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Andreia Jotta Yunit
Andreia Jotta, diretora de Marketing e Parcerias da Yunit (Foto: Divulgação)

“Neste momento o foco será o mercado interno” – Andreia Jotta

Depois de ter passado por instituições como a UNESCO, Ministério das Finanças, IFE – International Faculty of Executives e pelo Instituto Informação e Franchising, Andreia Jotta assume agora a direção de Marketing e Parcerias da Yunit Consulting.

Andreia Jotta acaba de assumir a direção de Marketing e Parcerias da empresa Yunit Consulting. Licenciada em Relações Internacionais, o percurso profissional da nova diretora levou-a para a área de relacionamento com o cliente e marketing, ligado ao ramo das vendas B2B.

Segundo Bernardo Maciel, CEO da Yunit, “este reforço da equipa insere-se no âmbito da aposta da Estratégia 2020-2022 da Yunit, que tem como objetivo criar mais valor para parceiros e PME, através das nossas competências diferenciadoras, de forma a ajudar as organizações a dar o salto”.

Depois de 20 anos de experiência e em entrevista à PME Magazine, Andreia Jotta explica como surgiu a oportunidade de integrar o cargo de diretora de Marketing e Parceria da Yunit, e quais as motivações que a levaram a aceitar este novo desafio profissional.  

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu o convite para assumir o cargo de diretora de Marketing e Parcerias na Yunit Consulting?

Andreia Jotta (A. J.) – O convite surgiu no seguimento de uma parceria existente entre a Yunit e a Câmara de Comércio, que tem mais de três anos, ao longo dos quais foram reforçadas as relações pessoais e profissionais entre os interlocutores de ambas as organizações. Esta relação acabou por revelar a existência de um alinhamento muito grande entre mim e a Yunit em termos de propósito, visão e valores: ousadia, confiança, transparência, compromisso e individualidade.

PME Mag. – Quais considera ser as mais-valias que traz para a Yunit?

A. J. – Ao longo de mais de 20 anos de carreira tenho feito por cultivar a construção de relacionamentos. Sou uma “pessoa de pessoas”, orientada para o cliente, enérgica, resiliente, organizada e acredito que esta minha atitude positiva irá entusiasmar e inspirar a equipa em que me insiro agora, contribuindo desta forma para a concretização dos objetivos e da missão da Yunit. Numa perspetiva mais prática, creio que poderei fazer a diferença na organização trazendo uma experiência e abordagem ao marketing na vertente B2B focada na geração de negócio para a empresa, contribuindo desta forma para uma maior integração e alinhamento entre marketing e vendas.

“Esta relação acabou por revelar a existência de um alinhamento muito grande entre mim e a Yunit em termos de propósito, visão e valores”

PME Mag. – Na sua opinião, que área estratégica da Yunit tem mais potencial de crescimento?

A. J. – As áreas de Benefícios Fiscais e Incentivos ao Investimento são aquelas em que Yunit já está muito bem posicionada e as suas valências são claramente reconhecidas pelo mercado. O desafio será reforçar a nossa proposta de valor na área de Consultoria de Gestão, em que pretendemos ser o principal parceiro das empresas, desde o pensamento estratégico à implementação da mudança.  Esta proposta traduz-se em servir o mercado numa lógica de one-stop-shop em que disponibilizamos competências que servem as empresas de forma integral e holística em todas as frentes no apoio à gestão: do Corporate Finance ao Apoio ao Investimento e ao Financiamento, mas também na Eficiência Operacional, Fiscalidade e ou Gestão de Projetos, sempre com o foco na melhoria da performance e criação de valor para os nossos clientes.

PME Mag. – A sua área de intervenção será apenas nacional ou também internacional?

A. J. – Neste momento, o foco será o mercado interno tendo em conta o plano estratégico 2020 – 2022 que foi definido. Num futuro próximo, poderá ser mais abrangente, até porque temos prestado serviços no apoio ao investimento direto estrangeiro. De forma direta ou via parcerias, temos apoiado, pontualmente, algumas empresas e investidores a estabelecerem-se no mercado nacional. É objetivo para 2022 tornar esta ação mais efetiva e proativa. Espanha, Reino Unido e América Latina são a origem dos casos já trabalhados.

“Numa perspetiva mais prática, creio que poderei fazer a diferença na organização trazendo uma experiência e abordagem ao marketing na vertente B2B focada na geração de negócio para a empresa”

PME Mag. – A Yunit tem como público-alvo as PME. Que conhecimento de terreno traz para aportar valor à estratégia da Yunit?

A. J. – As PME são o motor do desenvolvimento da economia nacional, representando 99,9% do total das empresas no nosso país, por isso, são claramente o nosso segmento natural. Enquanto diretora de marketing da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa tive oportunidade de conhecer e acompanhar a realidade e os desafios destas empresas. Trazer esse conhecimento para a Yunit será com certeza muito útil para o desenho de soluções mais relevantes e ajustadas àquilo que são os desafios destas empresas.

PME Mag. – Como vê a Yunit daqui a um ano?

A. J. – Acredito que a Yunit possui um ADN que faz a diferença porque, para sermos um valor acrescentado para as PME, temos de saber o que é viver como PME. Ter as mesmas dificuldades e desafios faz-nos estar mais próximos de sermos relevantes para os nossos clientes e colocarmos as suas necessidades no centro da nossa atuação. Por isso, estou certa de que este caminho que estamos a fazer irá permitir que, daqui a um ano, possamos olhar para o nosso tecido empresarial e constatar que temos empresas mais competitivas, mais bem preparadas, que criam mais valor para a economia nacional e orgulharmo-nos de poder dizer que desempenhámos um papel relevante nesta transformação.