Home / Empresas / Norte procura empreendedores em nanotecnologia
fmi finanças défice nanotecnologia pme magazine

Norte procura empreendedores em nanotecnologia

Novo programa do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia aceita candidaturas até 20 de novembro.

 

Empreendedores com projetos em nanotecnologia podem candidatar-se à iniciativa StartupNano, que procura startups nesta área no Norte do país, para incubação no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga.

Esta é uma iniciativa do INL e do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), em parceria com a Startup Braga.

Os projetos em fase inicial podem candidatar-se ao programa Launchpad, no qual seis ideias serão selecionadas e apoiadas durante três semanas por mentores e especialistas em nanotecnologia e no desenvolvimento de negócios. As seis ideias vencedores têm ainda a possibilidade de ganhar incubação gratuita no INL, mais de 40 mil euros em prémios e apoios e a participação num roadshow internacional para apresentar o projeto a investidores. Destas, três serão selecionadas para a fase de Aceleração. As candidaturas estão abertas até 20 de novembro e o programa começa a 25 de novembro.

A fase de Aceleração procura startups que já tenham um protótipo, podendo candidatar-se a um programa intensivo de quatro meses, no qual os empreendedores “vão receber apoio ao nível da validação do negócio, desenvolvimento de produto, ou até as particularidades de entrada em mercados complexos, tal como o da saúde”, refere o INL em comunicado.

Este programa começa em janeiro de 2017, ficando as candidaturas abertas até 20 de novembro.

“As startups terão a possibilidade de ser selecionadas para um roadshow aos Estados Unidos ou receber até 100 mil euros do investimento reservado para equipas no programa de Aceleração promovido pela Startup Braga”, adianta o comunicado.

StartupNano é cofinanciado por fundos da União Europeia, através do programa NORTE 2020.