Home / Empresas / NOS e AWS incentivam startups no 5G
5G NOS AWS
O programa irá impulsinor a aposta das empresas em tencologia 5G (Foto: Pixabay)

NOS e AWS incentivam startups no 5G

A NOS e a Amazon Web Services (AWS) lançaram um programa que procura apoiar as startups, que apresentem os melhores projetos, a impulsionar o seu desenvolvimento através de tecnologias 5G, com investimentos pelo Fundo NOS 5G. As candidaturas abrem hoje e irão prolongar-se até ao próximo dia 11 de abril.

O Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa, foi lançado pela NOS e pela AWS, com o apoio da Startup Lisboa, tendo como objetivo ajudar as empresas candidatas a desenvolver os seus projetos de tecnologia 5G, com investimentos e acesso direto a incubação na Startup Lisboa.

Com velocidades muito mais rápidas e capacidade de ligar milhões de dispositivos entre si, o 5G apresenta-se como um dos principais impulsionadores da economia digital. Nesse sentido, as duas empresas decidiram lançar este programa, de forma a desafiar as startups portuguesas a aproveitarem esta nova tecnologia, desenvolvendo as suas ideias de negócio.

Através deste programa, o apoio será dado na construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo de 5G em Portugal, de forma a contribuir para a transformação digital e a criação de oportunidades associadas a esta tecnologia móvel.

Para o Acelerador 5G, podem concorrer startups com atividade em Portugal e que apresentem um modelo de negócio que possa ser potenciado pela tecnologia 5G ou que pretendam explorar novos negócios através desta tecnologia.

As startups que forem selecionadas, irão beneficiar do contacto com potenciais investidores e terão acesso a sessões com técnicos de negócio da NOS e da AWS, bem como de uma oferta de serviços da AWS que poderá chegar aos 100.000 euros (AWS Activate). Além disto, o vencedor do programa irá ainda receber um prémio monetário de 7.500 euros.

O programa tem uma duração de sete semanas, sendo composto por webinars e momentos de acompanhamento individual a cada projeto. Existirá, também, espaço para sessões de networkingopen innovation e talks de especialistas em tecnologia 5G. O programa termina a 30 de junho com a apresentação pública dos projetos finalistas a potenciais parceiros e investidores.