Home / Empresas / Ambiente / Novas abordagens à sustentabilidade por um futuro melhor
ambiente
A Fruta Feia e a Trash4goods, pretendem aumentar a consciência dos cidadãos para a sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Novas abordagens à sustentabilidade por um futuro melhor

Por: Martim Gaspar

O tema da sustentabilidade é um dos tópicos mais aclamados na atualidade, com eventos e figuras públicas dedicadas à discussão deste assunto. A verdade é que, no presente, caminhamos para um futuro com possíveis catastróficas consequências ambientais, em grande parte devido ao modelo de constante consumo da nossa sociedade. Para aliviar o problema em mãos, organizações como Fruta Feia e Trash4goods surgem com iniciativas para contribuir para uma sociedade com menos desperdício e mais sustentável.

Segundo o COP27, cimeira mundial sobre o ambiente que contou com a participação de vários líderes mundiais em outubro deste ano, verificou-se que se as indústrias não reduzirem pelo dobro as suas emissões de gases com efeito estufa até 2030, as consequências ambientais podem vir a ser irreversíveis.

Além das enormes quantidades de poluição produzida pela indústria, é importante não descurar a poluição criada nas nossas atividades quotidianas. Seja poluição dos transportes ou doméstica, qualquer tipo de poluição põe em causa o meio ambiente. Todos podem contribuir para aliviar este problema, praticar reciclagem ou recorrer a transportes públicos são exemplos. No entanto, muitas das vezes consideramos que este trabalho não vale o esforço, visto não nos sentirmos motivados por uma possível recompensa no final do dia.

Neste contexto, surgem organizações como a Fruta Feia e Trash4goods, que pretendem aumentar a consciência dos cidadãos para a sustentabilidade ao mesmo tempo que reaproveitam desperdícios ou fornecem vantagens para a prática da reciclagem, oferecendo aos cidadãos a sua própria “recompensa” que poderão adquirir.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.