Por: Redação
Do crush ao cringe, ao longo de 2023, muitos destes termos tornaram-se virais e como tal os portugueses recorreram aos motores de busca à procura dos seus significados. Mas, afinal, quais palavras “da moda” motivaram o maior número de buscas online desde janeiro em Portugal?
De acordo com a Preply, uma plataforma online de aprendizagem de idiomas, “NPC”, termo que definiu uma das grandes tendências do TikTok nos últimos meses, foi o grande responsável pelo maior volume de buscas no nosso país.
NPC (Non-playable Character)
A sigla para a expressão inglesa “non-playable character” (algo como “personagem não jogável”) praticamente dominou a internet: gerou milhões de memes do Instagram ao Twitter, centenas de artigos jornalísticos e até foi analisada por especialistas de várias áreas, como antropólogos e profissionais da Comunicação, tudo por descrever uma maneira bastante peculiar de agir no TikTok.
Em termos gerais, estamos a falar de um tipo de performance específica entre certos tiktokers, onde, através de livestreams, os internautas imitam personagens de jogos para interagir com os seguidores. Nessas transmissões ao vivo, não é incomum encontrar pessoas com vozes infantis, gestos repetitivos e fantasias nada discretas, elementos que fazem lembrar o comportamento artificial presente em jogos como GTA e Resident Evil.
A grande curiosidade por trás das performances (e o que possivelmente esteve por trás de tantas pesquisas online sobre o assunto), principalmente entre aqueles que não estão familiarizados com a plataforma de vídeos, reside no facto de que imitar personagens de jogos durante as livestreams está a render boas quantias aos produtores de conteúdo.
TBT (Throwback Thursday)
Um velho conhecido entre os utilizadores das redes sociais, #tbt (acrónimo para “throwback thursday”, algo como “quinta-feira de regresso”) é a hashtag utilizada em plataformas como o Instagram para identificar conteúdos que, embora tenham sido recentemente publicados pelos internautas, na verdade remetem ao passado (ou seja, foram registrados dias, semanas ou meses atrás).
Cringe
Usada na sua língua original para descrever o ato de retrair-se, nos últimos anos, a palavra tem sido recuperada no contexto da internet para abranger tudo o que é mais embaraçoso, antiquado ou ridículo que alguém possa ver. Neste contexto, aliás, é como se o termo adquirisse um significado semelhante ao de “vergonha alheia”, caracterizando hábitos supostamente constrangedores como usar emojis em excesso, tirar fotos sem camisa ou ser fã de estilos musicais já “ultrapassados”.
LOL (Laughing out Loud), Crush ou BTW (By the Way) foram ainda outros temas que fizeram parte dos mais procurados pelos portugueses, de acordo com a plataforma.