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Magic Beans
Vítor Rodrigues, CEO da Magic Beans (Foto: Divulgação)

“O ADN da Magic Beans é operar de forma global e ter um centro de operações forte em Portugal” – Vítor Rodrigues

Por: Marta Godinho 

A Magic Beans é uma empresa que oferece serviços para apoiar as empresas no seu caminho de transformação digital e oferecer alternativas no ecossistema global de cloud services. O seu principal objetivo é a aceleração da adoção da cloud e maximização dos benefícios da mudança de paradigma da cloud para cada negócio. Em entrevista à PME Magazine, Vítor Rodrigues, CEO da Magic Beans, fala-nos do crescimento do plano de negócios, a sua estratégia de internacionalização e o programa AWS Managed Service Provider.

PME Magazine (PME Mag.) – A que se deveu este crescimento?

Vítor Rodrigues (V. R.) – No início do ano de 2022 desenhámos um plano de negócios com objetivos, ambicioso de crescimento, que conseguimos executar com o apoio fantástico de toda a equipa da Magic Beans nas diferentes áreas.

PME Mag. – Em que se baseia a estratégia de internacionalização desta empresa?

V. R. – O ADN da Magic Beans, desde a sua criação, é operar de forma global e ter um centro de operações forte em Portugal. Assim, todos os anos, selecionamos uma nova geografia para expandir a nossa presença na Europa. Selecionamos, essencialmente países europeus, com um tecido económico baseado em PME.

PME Mag. – No que consiste o programa AWS Managed Service Provider?

V. R. – O programa certifica as metodologias, processo e profissionais de empresas para a prestação de serviços de acompanhamento de clientes que adotaram a cloud da AWS. Fazemos manutenção preventiva e corretiva, baseada nas melhores práticas e acompanhamos constantemente os clientes nas vertentes de FinOps e Cost Optimization, Security Resilience e outros aspetos fundamentais para que possam tirarem o máximo partido das plataformas cloud.

PME Mag. – Como foi o crescimento da empresa durante a pandemia?

V. R. – Em linha com o ano de 2022. Em virtude do tipo de serviços que prestamos, o local de trabalho é indiferente. Na vertente do impacto económico fomos afetados como todas as economias, o que resultou num crescimento inferior ao que poderíamos ter tido sem pandemia, mas ainda assim com crescimento.

“Todos os anos selecionamos uma nova geografia para expandir a nossa presença na Europa. Selecionamos, essencialmente, países europeus com um tecido económico baseado em PME.”

PME Mag. – Quais os principais desafios que enfrenta agora?

V. R. – Os principais desafios, são a captação de talentos com conhecimentos técnicos, o desenvolvimento do negócio noutros países, o que é sempre desafiante, e contratar profissionais de vendas. Apesar de termos academias de formação interna, não é fácil encontrar pessoas com as características que procuramos e que entendemos serem fundamentais para poderem crescer com a empresa. Um dos perfis em que encontrámos maior dificuldade e, por isso, criámos recentemente uma academia específica, são os de vendas. Não existem profissionais suficientes com os conhecimentos adequados à profissão.

PME Mag. – Quais os planos para o futuro?

V. R. – Em termos de desenvolvimento de negócio, consolidar as geografias onde já estamos presentes suportando o crescimento do negócio internacional e continuar a aumentar a cobertura geográfica na Europa. Desta forma, fazer com que a Magic Beans seja cada vez mais uma referência para as empresas que querem adotar a cloud, bem como modernizar as suas aplicações e plataformas de suporte ao negócio.