Home / Empresas / O ‘doutor’ das máquinas industriais é português
Doutor

O ‘doutor’ das máquinas industriais é português

Por:Ana Rita Justo

Há um algoritmo 100% português que permite prevenir problemas em equipamentos industriais. Uma operação delicada, mas que pode ser determinante no sucesso dos negócios.

Fundada em 2011 em Oliveira do Hospital, a Enging assume-se como uma startup portuguesa inovadora.  Desenvolveu um algoritmo próprio que agora ajuda a prever e prevenir problemas em máquinas industriais,  melhorando a produtividade das empresas.

Tudo começou com o projeto da tese de mestrado do fundador e CEO, Marco Ferreira, desenvolvida na Universidade de Coimbra. Com o apoio da EDP Distribuição, a ideia foi testada durante dois anos em ambiente real e, dado o sucesso dessa prova, o negócio avançou.

“Disponibilizamos soluções não invasivas, que detetam a maioria das avarias em motores e transformadores através de uma nova técnica de manutenção preditiva baseada apenas em variáveis elétricas. Esta tecnologia é pioneira no mercado – usando um algoritmo que foi totalmente desenvolvido por nós – e destaca-se pelos resultados obtidos e pelos baixos custos”, refere Gualter Sampaio, business development manager da Enging, à PME Magazine.

Como funciona, então, esse algoritmo? Gualter dá um exemplo concreto: “Imaginemos um pacemaker no coração a monitorizar os seus batimentos em tempo real, 24 horas por dia, sendo que, quando é descoberto um problema, é emitido um alerta para o seu médico, podendo desde logo ser tomada uma ação médica.”

 

Saiba mais sobre este método inovador na edição de janeiro da PME Magazine.

 

Artigo corrigido às 14.06 horas de 21/01/2018