Home / Empresas / “O mundo mudou significativamente nos últimos dois anos” – Sérgio Viana
Retalho
Registado um crescimento de 15,3% em fevereiro (Foto: Pexels)

“O mundo mudou significativamente nos últimos dois anos” – Sérgio Viana

A empresa Xpand IT lançou, esta quinta-feira, online, um estudo sobre a indústria do retalho, com o nome “Hybrid Retail: A New Era, através da plataforma online Microsoft Teams”. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os dois moderadores, Sérgio Viana, partner & digital experience lead, e Filipa Moreno, digital experience evangelist, contando ainda com o convidado João Silveira, senior acccount executive retail da Microsoft Portugal.

O Xpand IT é uma iniciativa que começou há cerca de três anos, com foco na tecnologia e na expansão e divulgação da mesma, criando uma visão sobre o negócio e a indústria.

Após o período de pandemia, a empresa decidiu arriscar iniciando o estudo sobre o mercado do retalho, visto que este se modificou devido à tecnologia, ao confinamento, e à própria sociedade, surtindo alterações nas escolas, nas cidades, nos transportes e na tecnologia.

Sérgio Viana começou por dizer: “O mundo mudou significativamente nos últimos dois anos de uma forma que nenhum de nós estava à espera, e com reflexos tremendos, sendo que o retalho não é exceção”.

As conclusões do estudo foram apresentadas por Filipa Moreno, um estudo onde se verificou que os consumidores alteraram os seus hábitos de consumo, pois passaram mais tempo em casa, com rotinas destintas.

“Fruto não só da pandemia, mas também da forma como nós passámos a adotar mais os canais digitais, fez com que o nosso comportamento se alterasse”, referiu a responsável.

De acordo com os dados fornecidos pela Xpand IT, 64% das pessoas querem fazer negócio com as empresas que entendem as suas necessidades, 77% dos consumidores escolhem comprar online, 79% estão dispostos a partilhar informação sobre si mesmos desde que tenham compreensão pela marca, e por último 72% destes querem que as marcas com as quais interagem, contribuam positivamente para a sociedade.

Já João Silveira, apresentou a visão da Microsoft Portugal sobre o retalho, dizendo: “Não se deve deitar fora tudo aquilo que sabemos do passado, e alavancar e usar a tecnologia para conseguir fazer mais”.

Conhecer o cliente, os trabalhadores, dar destaque às cadeias de abastecimento e pensar no futuro são algumas das sugestões do responsável da Microsoft, para os desafios presentes.