Home / MERCADO / Economia / O renting será interessante para uma PME?
Carina Meireles
Carina Meireles, especialista em Finanças Pessoais (Foto: Divulgação)

O renting será interessante para uma PME?

Por: Carina Meireles, especialista em Finanças Pessoais

Dependendo do tipo de atividade, devemos sempre perceber o que queremos comprar e qual o financiamento mais indicado: leasing, renting, factoring, confirming, entre outros. Tudo depende da área de negócio, do bem que pretende adquirir, prazo de pagamento, etc. É muito importante ter em conta, que a empresa não se descapitalize na totalidade, porque pode precisar de dinheiro para pagar as despesas e investir.

O renting é uma solução de aluguer de equipamentos ou automóveis que pode ser para particulares ou empresas. No caso das empresas, este tipo de solução, permite que seja possível usufruir, no caso de equipamentos por exemplo, e mediante o pagamento de uma renda mensal ou trimestral acordada com a financeira ou banco, de um bem podendo não o chegar a comprar na realidade, o que para muitas empresas financeiramente pode fazer sentido. No caso do renting para os automóveis está geralmente associado à renda, para além do juro e comissão, o seguro, imposto e manutenção, e a possibilidade de uma entrada inicial, o que pode não se verificar no caso dos equipamentos.

E de forma a identificar melhor os benefícios do renting, aqui ficam cinco razões para alugar em vez de comprar:

1) Comprar um equipamento é considerado um dos piores investimentos que se pode fazer, porque desvaloriza muito rapidamente. Ao recorrer ao aluguer, o risco de desvalorização desaparece, pois quando chegar o termo do contrato, poderá ser devolvido à locadora.

2) Com o renting pode mudar quando quiser, optando por equipamentos de acordo com a atividade de cada empresa. Além disso, ao finalizar o contrato, basta pagar o valor residual para ficar com o bem ou trocar por um novo.

3) Pode ser 100% dedutível, em sede de IRC.

4) Uma PME pode-se tornar muito competitiva no mercado se se aliar às melhores financeiras do mercado, porque canaliza de certa forma o risco dos seus clientes para a financeira e ainda ajuda a gerir a carteira de clientes, com a renovação de contratos.

5) A dívida no renting é considerada fora do balanço, o que se torna atrativo contabilisticamente e financeiramente, contribuindo para uma melhoria dos rácios da empresa.

Estas são algumas das potencialidades na hora de escolher um renting, por exemplo, para a compra de um equipamento, que pode fazer toda a diferença no crescimento do seu negócio e permitir também uma gestão mais adequada das vendas, incrementando desta forma o seu potencial face à concorrência.