Por: Ana Vieira
“Liderar” é o título do livro escrito pelas amigas e parceiras Sandra Alvarez e Carolina Afonso que reflete, ao mesmo tempo que aponta ferramentas, para uma gestão da vida pessoal e carreira, criando valor.
Longe da conceção do líder intocável e distante, as autoras compartilham as próprias experiências, retratando uma liderança feita de pessoas reais, expostas a dúvidas, receios e falhas, mas igualmente capazes de fazer escolhas, crescer e inspirar.
Em entrevista à PME Magazine, Sandra Alvarez e Carolina Afonso afirmam que hoje “Já não se fala em chefes, mas sim em líderes, na perspetiva de alguém que inspira, mobiliza e aponta caminhos”, indicando a transformação do conceito de liderança, quer aplicado ao mundo empresarial, quer à vida pessoal.
PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a ideia de lançar o livro “Liderança”?
Sandra Alvarez e Carolina Afonso (S. A. e C. A.) – A ideia de escrever este livro nasce “bottom-up”, isto é, não partiu de nós mas sim das inúmeras pessoas à nossa volta, desde colaboradores, colegas, amigos, família, parceiros que várias vezes nos perguntam, “como fazem?”, “como é que vocês conseguem?”. Notámos que existe uma curiosidade grande por parte das pessoas em saber como gerimos as nossas vidas, como integramos a vida profissional e pessoal, como se lideram equipas e como gerimos o nosso tempo e tomamos decisões.
Mas mesmo assim não foi uma decisão fácil, nem de um dia para o outro. Deixámos passar alguns anos para confirmarmos que o interesse se mantinha e também para amadurecermos como líderes, com conteúdo que consideramos que poderá ser ainda mais interessante e útil para quem nos lê. Pois para nós, faz sentido se assim for.
Sentimos então que era, agora, o momento certo de fazer uma retrospetiva do nosso percurso, do que nos alicerçou enquanto líderes e falar um pouco da nossa jornada. Fazemo-lo aos olhos das líderes que somos hoje mas também das que gostaríamos de ser, numa perspetiva de evolução futura.
PME Mag. – Qual a relação entre a Carolina Afonso e a Sandra Alvarez?
(S. A. e C. A.) – Somos amigas, apesar de muitas pessoas dizerem que parecemos irmãs. Na verdade conhecemo-nos em âmbito profissional, já há alguns anos atrás na perspetiva de cliente – agência. A relação evoluiu para fora do âmbito profissional e hoje somos parceiras de vários projetos, desde a escrita de livros, à coordenação de cursos, entre outros projetos. Desafiamo-nos constante e mutuamente.
PME Mag. – O conceito de liderança mudou. Na mesma medida para homens e mulheres?
(S. A. e C. A.) – A liderança é um conceito dinâmico e há muitas variáveis de contexto que a influenciam, desde fatores macroeconómicos, geopolíticos e até os avanços tecnológicos. Estas forças externas têm efeito direto na liderança, sendo que os líderes melhor preparados são aqueles que têm conhecimento destas variáveis e se adaptam, procurando oportunidades e criando valor. Assim, impacta diretamente lideranças, independentemente do género. Contudo, existe sempre um fator cultural e social associado, mais que não seja quando vemos que não estamos todos no mesmo patamar, a nível mundial, no que à equidade de género diz respeito.
PME Mag. – Qual o vosso “ideal” de líder? Que características deve ter?
(S. A. e C. A.) – Não há líderes ideais, há sim líderes em construção permanente. O trabalho de um líder não se esgota no tempo, não se completa. Evolui. Acreditamos que hoje em dia há características muito importantes, pois a liderança humanizou-se. Já não se fala em chefes, mas sim em líderes, na perspetiva de alguém que inspira, mobiliza e aponta caminhos. Um líder orientado para a criação de valor tem as pessoas na sua génese. Afinal um negócio é de pessoas para pessoas. E estas pessoas fazem parte de um ecossistema, onde estão colaboradores, clientes, parceiros, acionistas, fornecedores. E este ecossistema tem de ser cuidado e gerido para que possa ser transformador e ter um papel que vai além da empresa e que tem impacto positivo na sociedade.
PME Mag. – “Este livro oferece competências para cada um se liderar a si mesmo na direção de uma vida mais gratificante”. É possível ser um bom líder, numa profissão, sem uma vida pessoal equilibrada?
(S. A. e C. A.) – É o que tentamos fazer, num compromisso que nem sempre é fácil. Porém ambas pomos em prática o que apelidamos de “multitasking com foco”, isto é, a capacidade de gerir vários projetos em simultâneo, profissionais e pessoais, sem descurar na exigência e nos resultados que procuramos atingir. Para o conseguirmos fazer acreditamos no Work Life Integration do que em Work Life Balance. Para nós a vida profissional e pessoal misturam-se, pois acreditamos que assim conseguimos estar à altura de ambos os desafios, sem que um prejudique o outro.
É uma filosofia de vida que faz com que assumimos as consequências das decisões que tomamos e privilegiamos o que faz mais sentido para nós em cada fase da vida em que nos encontramos.