Home / MERCADO / Economia / Open Accelerator promove futuro digital da saúde
Open Accelerator
(Foto: Pexels)

Open Accelerator promove futuro digital da saúde

O Open Accelerator, um programa de aceleração de startups, procura identificar e financiar projetos inovadores e tecnológicos que possam melhorar a vida dos doentes. Os projetos premiados podem obter um financiamento de até 100 mil euros.

O programa internacional, que já vai na sua quarta edição, desafia as startups a apresentar soluções digitais no âmbito das ciências da saúde. As empresas, que podem submeter a sua inscrição até dia 20 de julho, serão depois selecionadas para participar num programa de aceleração intensivo de quatro semanas. No final, podem ser premiados três projetos vencedores, que serão financiados num valor de até 100 mil euros.

Os projetos apresentados podem enquadrar-se em quatro setores tecnológicos principais. São eles as tecnologias digitais para o bem estar; o diagnóstico; a prevenção, monitorização e terapêutica; e as tecnologias digitais para a digitalização dos ensaios clínicos.

No entanto, esta edição os participantes são convidados a transformar a Covid-19 “numa oportunidade de crescimento para o sistema de saúde”, afirma a organização em comunicado. Assim, propõe-se que o foco sejam as novas formas de interação entre profissionais de saúde, indústria e comunidade, que surgem como consequência da pandemia da Covid-19.

O Open Accelerator é um projeto internacional promovido pela Z-Cube, empresa de investigação da Zambone. Contou, nos últimos três anos, com a participação de vários projetos de diversas startups, que resultaram em “soluções úteis, capazes de definir o futuro dos modelos de saúde que mudam e se reforçam, sobretudo graças à adoção de tecnologias de vanguarda”, refere ainda a organização.