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Shaown Nandi
Shaown Nandi, director of technology, strategic industries and accounts da Amazon Web Services (Fonte: Divulgação)

Os chatbots são apenas o começo. Eis como tirar partido do verdadeiro potencial da IA generativa

Por: Shaown Nandi, director of technology, strategic industries and accounts da Amazon Web Services

Parece que a Inteligência Artificial (IA) generativa está em todo o lado. O lançamento explosivo de chatbots avançados e de outras tecnologias de IA generativa, como o ChatGPT e outros, chamou a atenção de todos, desde os consumidores aos líderes empresariais e aos meios de comunicação social.

Mas estas ferramentas de conversação são apenas a ponta do icebergue no que diz respeito ao potencial impacto da IA generativa. O valor, ainda maior, da IA generativa surgirá quando as empresas começarem a aplicá-la em nome dos seus clientes e funcionários.

Existe um grande número de casos de utilização empresarial, desde a conceção de produtos ao serviço de apoio ao cliente, à gestão da cadeia de fornecimento e muitos, muitos mais. Novos modelos, chips e serviços para programadores na nuvem, como os da AWS, estão a abrir a porta à adoção em grande escala, em variados setores.

Compreender o campo de possibilidades – e o risco – da IA generativa é extremamente importante para os CIOs que pretendem começar a tirar partido desta tecnologia e que tencionem obter uma vantagem para as suas empresas. Seguem-se as cinco dicas para começar.

  1. Ponha a sua “casa de dados em ordem”

A IA generativa chegou para ficar e está pronta para ter um impacto transformador no nosso mundo. As potenciais vantagens de a utilizar na sua empresa são demasiado grandes. Mas o início desta viagem é garantir que tem as bases de dados corretas para a IA/ML. Para treinar modelos de qualidade, é necessário começar com dados unificados e de qualidade da sua empresa.

Por exemplo, a Autodesk, uma empresa de software global, fez experiências ao criar um processo de design generativo na AWS para ajudar os designers de produtos a criar milhares de interações e a escolher o design ideal. Estes modelos de aprendizagem automática dependem de uma estratégia de dados sólida para ligar características de desempenho definidas pelo utilizador, dados do processo de fabrico e informações sobre o volume de produção.

  1. Prever casos de utilização em torno dos seus próprios dados

A IA generativa pode ser utilizada para desenvolver modelos preditivos para as empresas ou para automatizar a criação de conteúdos. Por exemplo, as empresas poderiam gerar previsões financeiras e planeamento de cenários para fazer recomendações mais informadas sobre despesas de capital e reservas. Ou a IA generativa pode atuar como assistente de médicos para criar recomendações de diagnóstico, tratamento e acompanhamento. A Philips está a fazer exatamente isso. A empresa de tecnologias de saúde vai utilizar o Amazon Bedrock para desenvolver capacidades de processamento de imagem e simplificar os fluxos de trabalho clínicos com reconhecimento de voz, tudo isto  utilizando IA generativa.

Também estamos a assistir os clientes da AWS a aproveitar a IA generativa para otimizar os ciclos de vida dos seus produtos, como empresas de retalho que procuram gerir com mais precisão a colocação de inventário, problemas de falta de stock, entregas e muito mais – ou a utilizá-la para criar, otimizar e testar layouts de lojas. Ao identificar estes cenários numa fase inicial e ao explorar as possibilidades com os dados de que já dispõe, pode garantir que o seu investimento em IA generativa é focado e estratégico.

  1. Mergulhe nos benefícios de produtividade do programador

A IA generativa pode proporcionar benefícios significativos para a produtividade do programador. Pode ser um assistente poderoso para tarefas de codificação repetitivas, como testes e limpeza, libertando os programadores para que se concentrem em tarefas mais complexas que exigem competências humanas de resolução de problemas. Os CIOs devem trabalhar com as suas equipas de desenvolvimento para identificar áreas em que a IA generativa pode aumentar a produtividade e reduzir o tempo de desenvolvimento.

Por exemplo, em abril, a AWS lançou o CodeWhisperer, um companheiro de codificação que gera sugestões de código de linha inteira e de função completa em tempo real com base nos comentários dos programadores. Os participantes que utilizaram o CodeWhisperer durante uma pré-visualização concluíram as tarefas 57% mais rapidamente, em média, e tiveram 27% mais probabilidades de as concluir com êxito do que aqueles que não utilizaram a ferramenta. Trata-se de um salto incrível na produtividade dos programadores, que reduz o tempo e aumenta o sucesso. E isso é apenas o começo.

  1. Aceite os resultados com um grão de sal

A IA generativa é tão boa quanto os dados com os quais é treinada, e há sempre o risco de preconceito ou imprecisões. Por vezes, o resultado é uma alucinação, uma resposta que parece plausível mas que, na realidade, é inventada. Por isso, oriente os seus programadores, engenheiros e utilizadores empresariais para que considerem os resultados da IA generativa como direcionais e não como prescritivos.

Gerir as expectativas comerciais em relação à exatidão e considerar alguns dos desafios especiais que envolvem a IA generativa responsável. Estes modelos e sistemas ainda estão a dar os primeiros passos e não há substituto para a sabedoria, a capacidade crítica e a curadoria humana.

  1. Tenha em conta a segurança, na legislação e na conformidade

Tal como acontece com todas as tecnologias, a segurança e a privacidade são fundamentais, e a IA generativa introduz novas considerações, incluindo em torno da PI (Propriedade Intelectual). Os CIOs devem trabalhar em estreita colaboração com as suas equipas jurídicas, de segurança e de conformidade para identificar e mitigar estes riscos, garantindo que a IA generativa é implementada de forma segura e responsável. Além disso, defina o âmbito dos seus planos em relação à conformidade e aos regulamentos e pense cuidadosamente sobre a quem pertencem os dados que está a utilizar.

A IA generativa tem o potencial de ser uma tecnologia transformacional, resolvendo problemas interessantes, aumentando o desempenho humano e maximizando a produtividade. Experimente casos de utilização, aproveite os seus benefícios, compreenda os riscos e estará bem posicionado para tirar partido da IA generativa para o seu negócio.