Sexta-feira, Maio 2, 2025
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Perante a incerteza, os dados salvam o marketing

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Por: Sara Prates, enterprise account executive da Salesforce Marketing Cloud

Com muitas empresas a começarem a apertar o cinto perante o aumento da incerteza macroeconómica, os profissionais de marketing terão de fazer investimentos estratégicos com recursos finitos.

Embora haja este clima de mudança, os profissionais de marketing mostram-se otimistas quanto ao valor acrescentado que representam para as empresas, inclusivamente com a manutenção e crescimento das tendências de consumo pós-pandémicas. De acordo com o mais recente “State of Marketing” da Salesforce, que inquiriu seis mil profissionais do setor em 35 países, incluindo Portugal, 86% dos inquiridos nacionais diz que o marketing tem, hoje, mais valor para uma empresa do que há um ano.

Os desafios esperados são mais do que muitos, seja a necessidade de responder à mudança dos ventos económicos, preparar o negócio para a reforma dos cookies ou remover silos tecnológicos para melhorar a experiência do cliente, e os profissionais de marketing têm um malabarismo pela frente para equilibrar dados, personalização e confiança.

Redefinir o envolvimento do cliente com táticas e canais inovadores

A inovação é essencial à medida que as expectativas dos consumidores evoluem e os profissionais de marketing têm de continuar a adaptar-se aos novos canais que nascem e aos que perdem popularidade.

Embora o e-mail continue a ser um canal dominante – responsável por mais de 80% de todas as mensagens de outbound marketing – os profissionais desta área procuram novas fontes de contacto. Em Portugal, os marketeers priorizam o contacto áudio, assim como conteúdos e publicidade digitais, sendo que 81% dos mesmos diz manter a relação com os seus clientes e consumidores em tempo real, utilizando um ou mais canais. 

Com os dados a desempenharem um papel cada vez mais importante na compreensão das audiências e na forma como as empresas podem chegar até elas, torna-se fundamental o investimento em ferramentas e tecnologias que unifiquem dados de forma eficiente, permitindo que as marcas criem perfis únicos por cliente, executem campanhas automatizadas e infundam personalização em escala.

Os profissionais de marketing estão a enfrentar expectativas cada vez mais elevadas, limitação de recursos humanos e um fluxo de dados cada vez maior. A inteligência artificial ganha assim uma nova relevância para maximizar os esforços. A larga maioria destes profissionais a nível mundial (68%) diz ter uma estratégia de IA totalmente definida – um aumento dos 60% em 2021 e 57% em 2020.

Em Portugal, as prioridades vão para a melhoria no uso de ferramentas e tecnologias como um todo, com especial foco nas que ajudem a melhorar a colaboração.

Equilibrar a personalização com a privacidade

A necessidade de dados por parte dos marketeers está a crescer, à medida que expandem o seu alcance em mais canais. Com cada novo canal vêm dados adicionais de uso e desempenho a serem analisados ​​e otimizados. Destemidos, estes profissionais preveem que vão usar quase o dobro das fontes de dados em 2023 do que usaram em 2021.

Além de dados de transações e identidades digitais conhecidas, 80% dos profissionais de marketing portugueses ainda usam dados de terceiros, como identificadores de dispositivos e cookies de agregadores.

Apesar dessa dependência contínua de informações de terceiros, a maioria dos profissionais desta área em Portugal tem um plano em prática, com 60% dos quais a indicarem que já criaram uma estratégia totalmente definida para mudar para dados primários. Estratégias que passem por incentivar a partilha de informações dos consumidores podem ajudar a preencher a lacuna, enriquecendo os perfis de dados dos clientes.

À medida que a realidade dos novos regulamentos de privacidade entra em ação, os profissionais de marketing a nível global estão a definir metas mais conservadoras: 51% dizem que vão além da regulação e padrões do setor para proteger a privacidade do cliente, abaixo dos 61% no ano passado.

Investir em analytics

Para as empresas é essencial dar um salto de eficiência para maximizar o valor, identificando as métricas de marketing mais acertadas para demonstrar os valores da empresa.

Para compreenderem se os seus esforços estão a ser notados, a análise é cada vez mais vital para qualquer estratégia de marketing. Quanto mais rápido as empresas desbloquearem estes insights, mais depressa conseguem responder às necessidades dos clientes e tomar decisões informadas que levarão ao crescimento do negócio.

Com o crescimento das expectativas dos clientes, os desafios em torno da gestão de dados e a mudança nos objetivos das empresas, todos os milissegundos contam para o sucesso do marketing e da empresa num mundo cada vez mais digitalizado. Ao priorizarem a personalização, investirem nas ferramentas de colaboração certas, recolher e guardar dados de forma segura e mostrar valor acrescentado através de analytics, os marketeers vão poder continuar a desempenhar um papel fundamental no crescimento das empresas.

Ibersol conclui venda dos restaurantes Burger King

Por: Martim Gaspar

A Ibersol anunciou, na quarta-feira, o fim das negociações com a Restaurant Brands Iberia (RBI) quanto à venda da cadeia de restaurantes Burger King. A venda total dos restaurantes foi de 260 milhões de euros.

Segundo o comunicado enviado pela Ibersol à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, “[…] as partes vendedoras (subsidiárias da Ibersol SGPS) e as partes compradores (BK Portugal, S.A. e Burger King Spain, S.L.U., sociedades controladas pela Restaurante Brands Ibéria, S. A.) levaram hoje [quarta-feira, 30 novembro] a cabo, perante notário espanhol e junto das demais partes relevantes, as ações necessárias para efeitos da conclusão da referida compra e venda de ações (incluindo o recebimento do preço)”.

O negócio consistiu na venda das ações representativas do capital social das sociedades Iber King- Restauração, S.A. e Lurca S.A.U, de direito português e espanhol, da Ibersol para a Restaurant Brands Iberia.

A Restaurant Brands Iberia possui os direitos de exploração de marcas com Burger King, Tim Hortons e Popeyes. Após meses de negociação, a RBI propõe-se em tornar Portugal um “mercado-chave” para a marca Burger King, com um investimento de 150 milhões e a expectativa de abrir mais 90 restaurantes em Portugal até 2025.

Atualmente, Portugal possui 164 restaurantes, tendo atingido no ano passado os 145 milhões de euros em vendos, enquanto as vendas do Burger King Espanha superaram os mil milhões de euros.

Preços na produção industrial da zona euro recuam

Por: Marta Godinho

Antes dos produtos finais chegarem ao consumidor, já 2,9% dos seus preços recuaram pela primeira vez em mais de dois anos, em outubro deste ano, traduzindo-se em descidas no setor de energia.

Segundo indicadores do Eurostat desta sexta-feira, os preços recuaram pela primeira vez desde maio de 2020, ano em que se verificou o embate inicial da pandemia da Covid-19.

Estes dados revelam uma quebra mensal de 2,5% no índice que engloba os países da União Europeia. Esta quebra reflete a descida no índice dos preços na produção do setor energético com um recuo de 6,9% na Zona Euro (menos 6,6% na União Europeia). Outros setores industriais mantiveram subidas de 0,5% no mesmo mês de outubro.

Os registos mais elevados foram para os bens de consumo não duradouros, que registaram aumentos de 1,1%. No setor da produção de maquinaria e equipamentos, a subida foi de 0,3% e nos bens intermédios utilizados por outros setores da indústria, o seu aumento mensal verificado foi de 0,2%.

Relativamente a Portugal, os preços na produção industrial de outubro registaram uma queda de 0,4% face ao mês anterior. Em 2021, o registo foi verificado por uma subida de 13,8%.

Redes sociais monopolizam acesso dos portugueses à internet, diz estudo

Por: Marta Godinho

Depois da altura caótica de compras da Black Friday e da sucessão do Cyber Monday, o Showroomprive, clube de vendas privadas online especializado em moda e complementos de marcas exclusivas, realizou o seu estudo Annual Survey 2022 sobre a atual influência da tecnologia móvel em Portugal. Os resultados desta sondagem já foram publicados. O acesso às redes sociais é o principal motivo para os portugueses se ligarem à internet.

Dentro do universo da sondagem composta por 700 pessoas portuguesas com 50% homens e 50% mulheres, 46,73% dos inquiridos afirmaram ligar-se à Internet pelo seu telemóvel entre 10 minutos e 1 hora. No outro lado da balança, apenas 37,85% utiliza o telemóvel quando este apresenta uma nova notificação de mensagem ou chamada e somente 19,41% afirmou estar no online mais do que 1 hora.

Os principais motivos da dependência ao telemóvel são as redes sociais com um total de 62,29% dos votos, seguidos de 15,64% falar ao telefone. Seguidamente, com 9,22%, ver séries e/ou vídeos. Com um universo de 8,94% para música e gaming e, por fim, o m-commerce (compras realizadas online através de aparelhos móveis) com 3,91%, sendo a quinta prática mais votada e utilizada.

Uma das perguntas deste inquérito foi sobre o download de aplicações que os portugueses acabam por deixar instaladas no telemóvel para sempre. A maioria (45,81%) da afirmou que o faz por necessidade (uma vez que o seu uso é quase diário), seguido de 24,86% que afirma deixar as aplicações no telemóvel pelas vantagens e promoções que a aplicação oferece pelo clube de fidelização. Ademais, 12,71% afirma tratar-se de uma questão de gosto e favoritismo pela aplicação em causa, seguido de 8,80% que não apresenta um hábito de eliminar as aplicações quando faz o seu download. Por fim, 7,82% dos inquiridos fala sobre a facilidade e intuição da utilização da própria aplicação.

Quanto a questões de tendências e razões da sua utilização, 41,48% afirma que a principal utilidade neste tipo de aplicações é realmente a compra de peças de roupa, seguido de 26,40% dos inquiridos a afirmar a comparação de preços em diferentes marcas e websites. Em seguida, 19,34% aposta em conhecer as últimas tendências. Por fim, 5,73% dos inquiridos mencionou a venda de roupa.

Economia brasileira cresce 0,4% no terceiro trimestre do ano

Por: Martim Gaspar

O instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) anunciou, esta sexta-feira, o crescimento de 0,4% economia brasileira no terceiro trimestre do ano, em relação ao período homólogo. Apesar da desaceleração do crescimento face ao trimestre anterior (1%), este é o quinto mês consecutivo de crescimento económico para o Brasil.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o produto interno bruto aumentou 3,6%. Segundo o IBGE, o crescimento da economia brasileira deve-se ao crescimento no setor dos serviços, que representa 70% do PIB. Também a indústria e a agropecuária, apresentaram crescimentos de 0,8% e 0,9%, respetivamente.

Os dados correspondem às previsões dos especialistas, que antecipam um crescimento económico de 2,8% até ao final deste ano. Entre julho e setembro, verificou-se um crescimento de 1% no consumo das famílias brasileiras, 1,3% no consumo do governo e um aumento nos investimentos de 2,8%.

As exportações e as importações aumentaram 3,6% e 5,8%, respetivamente. O total de riqueza gerada entre julho e setembro alcançou os 2,5 biliões de reais, ou 468 mil milhões de euros, valores considerados como os mais altos na história do Brasil.

Kuboo quer renovar setor do ‘self storage’ em Portugal

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Por: Martim Gaspar

Neste episódio de “Minuto Empresas”, damos a conhecer a empresa de self storage Kuboo, fundada em 2017 com o intuito de responder à necessidade de armazenamento em Portugal, ao mesmo tempo que refere estar a reinventar o processo de armazenamento, tornando-o “mais acolhedor e humano, onde cada pessoa é atendida com tempo e dedicação”.

A Kuboo dispõe de três armazéns em Oeiras, Cascais e Setúbal que se destinam a self storage, um espaço que “surge como uma solução simples e eficaz para a falta de espaço e muito mais económica quando comparada com o mercado imobiliário”, refere Dora Cabaço, gerente da Kuboo Self Storage de Carnaxide, falando em nome dos administradores Ralph Dfouni e Pedro Rodrigues.

”Além disso, é extremamente seguro pois é permanentemente vigiado com sistemas de videovigilância e de alarmes de intrusão sofisticados”, acrescenta.

Com 23 funcionários, a responsável adianta que a empresa se distingue pela “generosidade do nosso serviço e a infinita ajuda que oferecemos aos nossos clientes”.

“Somos o self storage mais acarinhado em Portugal não só pelo feedback dos clientes, mas também por todas as avaliações no Google. As nossas receções são pensadas ao mais ínfimo detalhe para que todos se sintam em casa”, sublinha.

A Kuboo recebeu em 2022 o prémio de melhor self storage a nível europeu pela Federation of European Self Storage Associations, superando quatro mil concorrentes no que considera ser uma indústria em necessidade de renovação.

Navigator vai investir 103 milhões de euros na sustentabilidade

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Por: Martim Gaspar

A Navigator, em conjunto com um consórcio de 27 entidades, vai investir 103 milhões de euros na investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções para embalagens mais sustentáveis, substituindo as de plástico de origem fóssil.

A empresa será a promotora e líder de um consórcio de 27 parceiros nacionais, composto por 16 empresas e 11 universidades e centros de investigação. Segundo o comunicado, o consórcio cobre “toda a cadeia de valor desde a matéria-prima ao produto final – da Agenda Mobilizadora ‘From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil’, que integra a componente C5 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

Do investimento total, 80 milhões de euros serão destinados a investimento produtivo e 23 milhões a investigação e desenvolvimento. As embalagens serão compostas “por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta de eucalipto”, reforçando desta forma o valor acrescentado da floresta de eucalipto na economia nacional.

O projeto possibilitará a criação de 11 novos produtos inovadores de origem sustentável, a criação de 100 postos de trabalho e um volume de negócios anual que ultrapassará os 120 milhões de euros.

Crédito y Caución promove almoço entre empresas portuguesas e Durão Barroso

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Por: Martim Gaspar

A Crédito e Caución promoveu um almoço entre o ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e as principais empresas portuguesas e espanholas que participaram no World of Bussiness Ideas (Wobi), que decorreu na semana passada, em Madrid, Espanha.

A sua participação no Wobi incidiu sobre o impacto na mudança geopolítica atual e as consequências que as empresas terão de enfrentar.

Segundo Durão Barroso, os maiores aspetos a ter em atenção no ano de 2023 serão a incerteza de uma saída estável da guerra na Ucrânia e os crescentes processos de desglobalização que levaram a dois blocos comerciais.

Microsoft e LinkedIn lançam programa de competências digitais

Por: Marta Godinho

O “Skills for Jobs” é um programa desenvolvido em parceria pela Microsoft e pelo LinkedIn que vai proporcionar 350 novos cursos e seis novos certificados Career Essentials para os empregos mais procurados na economia digital.

Estas duas empresas digitais vão oferecer 50 mil bolsas de estudo LinkedIn Learning para conseguir apoiar pessoas na capacitação digital. A Microsoft pretende ajudar na capacitação e certificação de 10 milhões de pessoas em competências digitais até 2025.

Este programa surge no contexto da Global Skills Initiative, que já ajudou 80 milhões de pessoas na procura de emprego através do acesso a materiais de competência digital.

A iniciativa já capacitou mais de 417 mil pessoas em Portugal que concluíram mais de sete mil percursos de aprendizagem no Microsoft Learn e no LinkedIn. Em Portugal, os cursos mais concorridos são “Get Started with AI”, “Create PowerApps” e “Power Platform Fundamentals”, no Microsoft Learn, e “Project Manager”, “Critical Soft Skills” e “Data Analyst” no LinkedIn.

Seis das maiores funções com mais procura a nível global são profissional administrativo, gestor de projetos, analista comercial, administrador de sistemas, programador de software e analista de dados, segundo dados do LinkedIn e do Burning Glass Institute. Ademais, os novos certificados e cursos serão oferecidos em inglês, alemão, francês, português, espanhol, chinês, japonês e árabe.

As pessoas – sobretudo as que mudam de carreira – precisam de mostrar aos recrutadores que possuem estas competências. Em conjunto com o LinkedIn, lançamos estes novos cursos e certificados, também em português, para assegurar que todos têm as mesmas oportunidades no acesso às competências numa economia digital em permanente mudança”, avança Andres Ortolá, diretor-geral da Microsoft em Portugal, citado em comunicado.

Os certificados disponibilizados permitem ajudar a combater a falta de competências, desde coisas mais simples e básicas de literacia digital às mais técnicas e avançadas. Depois de finalizado o processo, as pessoas recebem um crachá do LinkedIn que identifica o certificado que foi obtido e a destreza no conjunto de competências.

Todos estes cursos estão disponíveis no LinkedIn e em Microsoft Community Training (MCT) em formato descarregável para ser utilizado noutros sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) para parceiros sem fins lucrativos.

Taxa de inflação desce para 9,9% em novembro

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Por: Marta Godinho

Evidenciada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), a taxa de variação homóloga recuou para 9,9% este mês face aos 10,1% de outubro, segundo a estimativa avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira.

O indicador de inflação subjacente (índice total, excluindo produtos energéticos e alimentares não transformados) registou uma variação de 7,2% em novembro, 0,1% acima do registado no mês anterior. A variação de novembro foi a taxa mais elevada desde dezembro de 1993.

Esta é a primeira descida dos valores da inflação desde agosto, mês esse que tinha registado o singular recuo da variação homóloga do IPC desde junho de 2021.

De acordo com o INE, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para 24,8% em novembro. Este valor é inferior em 2,8% ao mês anterior.

Por outro lado, o índice dos produtos alimentares não transformados “terá apresentado uma variação de 18,4% (18,9% em outubro), contrastando com a aceleração estimada nos produtos alimentares transformados, que terão registado uma variação de 16,8% (14,1% no mês precedente)”, refere o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 10,3% em novembro que se pode comparar com os 10,6% verificados no mês anterior.

Entre outubro e novembro, a variação do IPC foi de 0,3% (1,2% em outubro e 0,4% em novembro de 2021), o que se reflete numa variação média de 7,3% nos últimos 12 meses.

Esta estimativa rápida vai publicar os dados definitivos referentes ao IPC de novembro a 14 de dezembro.