Sábado, Junho 21, 2025
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Chico Plus vence Digital Awards Cabo Verde 2024 na categoria Inovação Financeira

Por: Constança Ladeiro

 

A Chico Plus foi distinguida, no dia 31 de janeiro deste ano, na categoria de Inovação Financeira no Digital Awards Cabo Verde 2024 por oferecer diversas inovações que facilitam o acesso a serviços financeiros.

Como explicado em comunicado enviado às redações, o Digital Awards Cabo Verde 2024 realizou a primeira edição no Parque Tecnológico da Praia, destacando os projetos e talentos que impulsionam a transformação digital no país.

Com mais de 150 candidaturas distribuídas por 14 categorias e 50 mil votos recolhidos entre cabo-verdianos no país e na diáspora, o evento premiou personalidades, startups e plataformas que estão a inovar no setor digital.

Um dos grandes vencedores foi a Chico Plus, empresa 100% cabo-verdiana desenvolvida pela ASDIS – Cooperativa de Crédito e Poupança, em parceria com a DEVTRUST.


Chico Plus simplifica o acesso a serviços financeiros

Fonte da empresa explicou à PME Magazine que a plataforma é uma solução digital desenvolvida para atender às necessidades de instituições de microfinanças e microbancos na gestão dos seus produtos e serviços microfinanceiros, como microcrédito, poupança, transferências de dinheiro e micro-seguros.

Neste sentido, oferece um conjunto de ferramentas, como gestão de tarefas, visitas de acompanhamento por agentes de crédito, cobrança extrajudicial e judicial, notificações automáticas, contratos digitais e avaliação de beneficiários.

Chico Plus integra-se também a diversos sistemas importantes como a Central de Registo de Crédito (CRC) do Banco de Cabo Verde, permitindo a análise do histórico financeiro dos clientes, e o Cartão Nacional de Identificação (CNI), agilizando processos de autenticação.

Além disso, a plataforma está ligada ao Sistema de Pagamento Eletrónico (SISP), facilitando transações e transferências.

Deste modo, a Chico Plus destaca que a plataforma simplifica o acesso a microcrédito para populações que, de outra forma, teriam dificuldades em obter financiamento, como comunidades rurais, pequenos empreendedores, jovens e mulheres.

Ao reduzir a burocracia e otimizar processos internos das instituições de microfinanças, a Chico Plus melhora significativamente a eficiência e reduz os custos operacionais.

 

Este prémio é um marco importante para a plataforma

“Este prémio reconhece Chico Plus como produto relevante, com forte impacto social, com forte alinhamento estratégico, que vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento tecnológico de Cabo Verde”, afirma fonte da empresa cabo verdiana à PME Magazine.

Para a Chico Plus esta vitória representa um marco importante e um reconhecimento da qualidade e do impacto positivo da plataforma, além de fortalecer a reputação da empresa no setor. “O prémio valida o trabalho da equipa, fortalece a marca, impulsiona o
crescimento da empresa e reforça o compromisso da Chico Plus com a inclusão financeira e o desenvolvimento social de Cabo Verde”, conclui.

Taxa de desemprego situou-se em 6,4% em 2024

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Por: Redação


Em 2024, a média anual da população empregada foi de 5 112,3 mil pessoas e aumentou 1,2% (61,1 mil) em relação ao ano anterior. Porém, a população desempregada, estimada em 351,1 mil pessoas, manteve-se praticamente inalterada em relação a 2023.

A taxa de desemprego foi de 6,4% e a taxa de subutilização do trabalho foi de 11,0%, tendo ambas diminuído em relação a 2023 (0,1 p.p. e 0,7 p.p., respetivamente).

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024 a população empregada situava-se nos 5 148,8 mil pessoas, um aumento de 0,2% (7,9 mil) em relação ao trimestre anterior e 1,3% (65,1 mil) relativamente ao trimestre homólogo de 2023.

A proporção da população empregada em teletrabalho, isto é, que trabalhou a partir de casa com recurso a tecnologias de informação e comunicação, foi de 20,5% (1 057,8 mil pessoas), mais 1,3 pontos percentuais (p.p.) do que no 3.º trimestre de 2024.

A população desempregada, 9 368,3 mil pessoas, aumentou 10,1% (33,6 mil) em relação ao trimestre anterior e 2,7% (9,6 mil) relativamente ao trimestre homólogo.

A taxa de desemprego foi estimada em 6,7%, valor superior em 0,6 p.p. ao do 3.º trimestre de 2024 e superior em 0,1 p.p. ao do 4.º trimestre de 2023.

Aprender ou Estagnar: Uma Carreira Sustentável e com Propósito constrói-se!

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Por: Carina Figueira, coordenadora do Programa YOUTH na PWN Lisbon, Head of People na Paybyrd e 360hyper


Quem não se prepara, quem não investe em si, pode estar a perder oportunidades que fazem toda a diferença na sua vida e na vida dos que o rodeiam. Vivemos numa Era em que as oportunidades tanto aparecem, como desaparecem, a uma velocidade impressionante.

Com mais de uma década de experiência em Aconselhamento de Carreira, tive o privilégio de ouvir centenas de histórias de alunos universitários e de acompanhar os desafios e conquistas de cada um. Se há algo que distingue aqueles que prosperam no mercado de trabalho, é a capacidade de cultivar a curiosidade e transformar a aprendizagem contínua num hábito.

Ao longo dos anos, acompanhando tantas histórias inspiradoras, percebi que o mesmo princípio se aplicava a mim: para continuar a crescer, também eu precisava de me questionar sobre onde queria chegar.

Neste nosso mundo em constante transformação, mantermo-nos atualizados tornou-se mais do que uma necessidade. O conceito de educação e de aprendizagem não se limita apenas à infância e aos anos formais de escolaridade; pelo contrário, a formação ao longo da vida sabe-se hoje crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional – para o desenvolvimento humano. Não é por acaso que as competências que se antevêem mais valorizadas no mercado de trabalho até 2030 incluem a curiosidade de aprender de forma contínua, assim como as competências tecnológicas, o pensamento criativo, a resiliência, a flexibilidade, a agilidade, a liderança e a influência social, segundo o mais recente relatório Future of Jobs, do Fórum Económico Mundial.

Olhando para trás, nunca deixei de estudar. Nesta jornada, a reflexão, o autoconhecimento, a preparação, o networking e, mais recentemente, a PWN Lisbon, têm sido os meus pilares.
Primeiro, participando como mentee do Programa de Mentoring, onde tive a sorte de ser acompanhada por uma Mentora perspicaz e encorajadora, Vera Rodrigues, Head of People da MC Sonae, cuja orientação foi essencial para a minha transição profissional de Career Advisor na Universidade para o universo Corporativo. E consegui!

Pela primeira vez, estava a liderar uma área e a trabalhar num contexto totalmente diferente. Nesta preparação, percebi como a aprendizagem pode assumir muitas formas: não se limita à formação em sala de aula, mas acontece também em conversas com profissionais mais experientes, que se tornam uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração.

Tudo isto se revelou essencial para me preparar, juntamente com as leituras que me acompanharam nesta jornada e que também fizeram a diferença. A reflexão, as minhas notas escritas no meu caderno “Futuro Profissional” ajudaram-me a desenhar o caminho que, de forma consciente, fui planeando, e que acabei por traçar.

Essa experiência foi tão transformadora que me levou a envolver-me ainda mais com a PWN Lisbon, desta vez através do Programa YOUTH que se revelou uma lufada de ar fresco. O programa desenhado a pensar nas jovens mulheres com ambição, capacita-as com ferramentas para o seu desenvolvimento profissional, networking e construção de carreiras sustentáveis, num mercado que se apresenta cada vez mais exigente. A mim, ajudou-me a estruturar o meu caminho, trazendo novas perspetivas sobre posicionamento, comunicação, ação e inovação, tendo sido extremamente útil para a minha função como Head of People na Fintech Holandesa PayByrd.

A aprendizagem constante favorece, então, a reflexão sobre a própria carreira. Esse processo, intimamente ligado ao autoconhecimento, uma qualidade fundamental para tomar decisões alinhadas às aspirações individuais, profissionais e às exigências do mercado de trabalho, leva a que muitos profissionais encontrem novos caminhos, a partir da descoberta de novas paixões e competências. Refletir sobre esses aspetos é essencial para um crescimento contínuo e para garantir que seguimos um percurso alinhado com o que realmente desejamos.

Agora que estamos perto do fim, desafio-o a responder às seguintes perguntas:
• A sua carreira está alinhada com o seu propósito de vida?
• A sua formação e o seu desenvolvimento estão em dia?
• Tem dedicado tempo a pensar e a desenhar o seu plano de carreira?
• Sente paixão pelo que faz?
• Os seus olhos brilham quando fala sobre o seu trabalho?

A formação ao longo da vida não deve ser vista como um luxo ou uma obrigação, mas sim como um investimento essencial. Não é novidade que o mundo está sempre a mudar, e aqueles que se dedicam a aprender continuamente destacam-se e adaptam-se melhor.

Desenvolver-se profissionalmente significa abraçar a curiosidade, aprimorar competências e cultivar relações ao longo da vida. É desta forma que se constrói uma carreira mais satisfatória e alinhada com os desafios do presente e do futuro.

 

 

Parceria PME Magazine/PWN Lisbon 
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a PWN Lisbon (Professional Women’s Network).

Guerin reconhecida novamente com o Selo da Igualdade Salarial

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Por: Redação

 

A Guerin, rent-a-car portuguesa, foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o Selo da Igualdade Salarial, pelo segundo ano consecutivo.

O Selo da Igualdade Salarial, promovido pela CITE, certifica as entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, como explicado em comunicado às redações.

A distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da empresa em garantir que mulheres e homens colaboradores da Guerin sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais.  

Delfina Acácio, diretora geral da Guerin, sublinha que “para nós, na Guerin, a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”.

Afirma ainda que esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”, conclui a diretora geral da empresa.

Apesar dos avanços na redução das desigualdades salariais em Portugal, o número de empresas que alcançaram esta distinção em 2024 foi de 14.797, um valor que continua a ser reduzido face ao total de 1.453.728 empresas ativas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste sentido, esta distinção reforça a relevância do reconhecimento atribuído à Guerin que, atualmente, conta com 243 colaboradores, dos quais 104 são mulheres.

Mónica Brogueira assume a liderança do Gato Preto

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Por: Redação

 

O Gato Preto anunciou a nomeação de Mónica Brogueira como nova diretora de operações (Chief Operations Officer), assumindo a liderança da marca após a saída de Carolina Afonso do cargo de CEO.

Com mais de duas décadas de experiência no setor do retalho, Mónica Brogueira integra a empresa desde 2011, onde desempenhou funções como diretora da cadeia de fornecedores e logística. É também licenciada em Gestão de Empresas e detentora de um MBA pelo ISEG.

A transição ocorre após a saída de Carolina Afonso, antiga CEO do Gato Preto, que liderou a empresa desde 2022 e que foi reconhecida pela revista Forbes, por dois anos consecutivos, como uma das mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal, o que a colocou no Top 5 de mulheres mais relevantes na categoria de Retalho em Portugal.

Mónica Brogueira assume com grandes responsabilidade e entusiasmo a liderança da empresa assim como agradece a Carolina Afonso pelo seu trabalho. “O meu compromisso é continuar a construir sobre este percurso de inovação e diferenciação no mercado, mantendo sempre a nossa visão de estar mais próximos dos nossos clientes e de criar experiências que toquem o coração de todos”, afirma Mónica Brogueira.

Carolina Afonso expressou gratidão pela oportunidade de liderar a empresa e destacou o trabalho conjunto com a equipa para alcançar os objetivos traçados. “Tenho plena confiança de que, sob a liderança de Mónica Brogueira, que assume o cargo de Chief Operating Officer, a marca continuará a prosperar”, escreveu a antiga CEO na sua página de Linkedin.

Marca Cristiano Ronaldo vale 850 milhões de euros

Por: Redação

 

O IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing divulgou um estudo que avalia o valor da marca Cristiano Ronaldo em 2025, revelando o valor de 850 milhões de euros.

Este valor representa um crescimento de 325% desde 2020, consolidando CR7 como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo.

A análise do IPAM, realizada com base no Sports Reputation Index, mede o impacto global do atleta através de 28 variáveis, distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.

Desde 2011, quando o valor da marca era de 24,5 € milhões, o seu desempenho desportivo e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionaram o crescimento exponencial até aos 850 € milhões em 2025.

O relatório do IPAM destaca que o crescimento da marca CR7 foi impulsionado por fatores como o aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% no número de seguidores nas redes sociais desde 2020.

O impacto de Ronaldo vai muito além do futebol

A completar 40 anos esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, o jogador português continua a expandir a sua influência para além do futebol, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.

Atualmente, Cristiano Ronaldo obtém 200 milhões de euros anuais pelo contrato com o Al Nassr e 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton.

Paralelamente, tornou-se a personalidade mais seguida no mundo, ultrapassando a marca de 1.000 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo o Instagram a plataforma com maior destaque, onde soma 648 milhões de fãs.

Por ano, 187 milhões de pessoas pesquisam por CR7 no Google

A influência de Ronaldo também se reflete nos meios de comunicação, gerando 22,3 milhões de notícias anuais globalmente e acumulando 187 milhões de pesquisas no Google por ano. O seu impacto transcende o desporto, sendo mencionado em 4.000 livros na Amazon e citado em 63.000 artigos científicos.

Com uma carreira cheia de títulos, Cristiano Ronaldo conquistou 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Nos últimos anos, tem reforçado a sua atuação como investidor, apostando em setores como hotelaria, moda e saúde, expandindo assim a sua marca para além dos relvados.

Para Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, o impacto de Ronaldo vai muito além do futebol. “É uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, conclui o diretor executivo do IPAM.

Lidl aumenta salário de entrada para 900 euros

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Por: Redação

 

O Lidl Portugal anunciou um investimento de 8,3 milhões de euros para aumentar os salários de todos os seus colaboradores a nível nacional até 10% ao longo de 2025.

Desde janeiro, explica a empresa em comunicado, os novos operadores de loja e entreposto passaram a receber um pacote de entrada superior a 1.100 euros, com um salário base de 900 euros, um aumento de 50 euros face ao valor anterior e 30 euros acima do salário mínimo nacional. O subsídio de refeição passou para 9,60 euros por dia, totalizando mais de 200 euros mensais.

A partir de março, o aumento salarial será alargado a todos os colaboradores do Lidl em Portugal.

Seguro de saúde e mais três dias de férias

Além disso, a empresa continua a apostar num pacote abrangente de benefícios, incluindo contratos sem termo desde o primeiro dia, seguro de saúde gratuito para todos os colaboradores, extensível ao agregado familiar, e oferta de três dias adicionais de férias.

Os trabalhadores têm ainda direito ao dia de aniversário pago, a um kit bebé para futuros pais e acesso ao programa “Cuidamos de Ti”, um serviço gratuito de aconselhamento psicológico, jurídico e financeiro.

O Lidl disponibiliza também mais de 200 parcerias com descontos em áreas como saúde, lazer, desporto e hotelaria.

Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal, sublinha que este investimento reflete o reconhecimento da empresa pelo trabalho das suas equipas.

“Estamos plenamente conscientes de que o nosso sucesso é fruto do empenho de todas as equipas Lidl (…) Reconhecer e valorizar o contributo das nossas pessoas, não é apenas essencial para nós, como também é preponderante para assegurar resultados sustentáveis que contribuem de forma relevante para a economia portuguesa”, conclui o CEO.

Além do Lidl, outras empresas em Portugal também anunciaram aumentos salariais para os seus colaboradores. A Mercadona aumentou o salário base para 1.247 euros brutos mensais, enquanto a construtora Garcia Garcia fixou o seu salário mínimo nos 925 euros, ambos acima do valor definido pelo Governo para 2025.

Doutor Finanças redefine liderança para impulsionar crescimento e internacionalização

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Por: Redação


A fintech Doutor Finanças, especialista na área do bem-estar financeiro, anunciou alterações na liderança do Grupo, com o fundador e CEO Rui Bairrada a assumir agora o cargo de Chairman, numa opção estratégica a pensar na internacionalização.

Como Co-CEO passa a estar Nuno Leal, até então administrador executivo no Banco BAI Europa, e Vanda de Jesus, que transita da fintech iCapital, onde assumia o papel de Country Head.

Em comunicado, a empresa faz saber que o novo modelo de gestão surge com o propósito claro do Grupo consolidar-se como o melhor parceiro de gestão das finanças pessoais, lançar novas áreas de negócio e avançat com o processo de internacionalização.


Em 2024 o Doutor Finanças faturou mais de 21 M€

Em 2024, o melhor ano da empresa, de acordo com o mesmo comunicado, o Doutor Finanças faturou mais de 21 milhões de euros, apoiou 185 mil pessoas contabilizando 280 colaboradores na equipa interna e quase 300 especialistas na equipa da rede de lojas.

Rui Bairrada, Chairman do Doutor Finanças, explica que “a opção por este modelo de gestão prende-se com a dimensão e organização da estrutura, com o facto de precisarmos de líderes que estejam focados no dia de hoje e outros que estejam focados no amanhã. No fundo, ter dois Co-CEO permite que o Doutor Finanças tenha um CEO em dois sítios diferentes ao mesmo tempo.”

Rui Bairrada foi eleito o líder mais digital de Portugal   

No 2ª Fórum PME Magazine, que se realizou em outubro de 2024, Rui Bairrada recebeu o prémio Social CEO 2024, a distinção que reconhece os líderes nacionais mais digitais.

Rui Bairrada, “o líder de afetos”, foi eleito por um painel de jurados como o líder mais digital. Rui Miguel Nabeiro, CEO Delta Cafés, ficou em 2º e Tim Vieira, fundador e CEO da Brave Generation Academy, em 3º. 

“Continuamos a produzir de forma artesanal, com foco nos detalhes” – Francisco Bastos

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Por: Ana Vieira

Há 91 anos, na Praça da Liberdade, no Porto, um salão de chá viria a tornar-se uma das maiores confeitarias de Portugal.

A Arcádia, fundada pela família Bastos, que ainda hoje se mantém à frente da marca, foi responsável, primeiro pelas populares drageias de licor, e mais tarde pelos macarons, uma linha de gelados e bolachas artesanais, entre outros.

Com uma faturação em 2023 de quase 18 milhões de euros, a Arcádia Chocolates tem 44 lojas e mais de 400 colaboradores. Em entrevista à PME Magazine, Francisco Bastos, diretor-geral do Grupo Arcádia realça que continuam a “produzir de forma artesanal, com foco nos detalhes, e a investir na formação das equipas, para que cada colaborador compreenda e valorize a nossa filosofia”. 

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como é que a Arcádia equilibra a criação de novos produtos com a preservação dos clássicos que definem a marca?
Francisco Bastos (F. B.) –
Na Arcádia, acreditamos que a inovação e a tradição podem coexistir em harmonia. Trabalhamos constantemente para criar novos produtos que respondam às tendências e aos gostos dos consumidores, mas sempre preservamos os clássicos que são a alma da nossa marca, como os bombons artesanais e as amêndoas de Páscoa. Este equilíbrio é alcançado respeitando as receitas e os processos que definem a qualidade da Arcádia, enquanto apostamos em inovação para surpreender e encantar os nossos clientes.
 

PME Mag. – Sendo uma empresa familiar com várias gerações de história, que papel desempenham os valores familiares na gestão e na cultura empresarial da Arcádia?
F. B. – Os valores familiares são o coração da Arcádia. Desde a sua fundação, a empresa tem sido guiada por princípios como a integridade, a dedicação e a valorização das pessoas. Estes valores refletem-se não só na forma como conduzimos o negócio, mas também no nosso compromisso com a qualidade, com os clientes e com os colaboradores. Este legado familiar cria uma cultura de proximidade e respeito que inspira confiança e assegura a continuidade da visão da marca ao longo das gerações.
 

PME Mag. – Quais foram os maiores desafios ao crescer o negócio sem perder a qualidade artesanal?
F. B. – O maior desafio foi garantir que o crescimento não comprometesse os padrões de qualidade e autenticidade que nos definem. Para isso, continuamos a produzir de forma artesanal, com foco nos detalhes, e a investir na formação das equipas, para que cada colaborador compreenda e valorize a nossa filosofia. Além disso, implementámos processos rigorosos de controlo de qualidade, que asseguram que cada produto mantém o sabor, a textura e a experiência únicos da Arcádia, independentemente da escala do negócio.
 

PME Mag. – Como foi desenhada a expansão da Arcádia nas plataformas digitais? E quais os maiores desafios da expansão?
F. B. – A expansão nas plataformas digitais foi pensada para complementar a experiência em loja física, mantendo o mesmo nível de qualidade e atenção ao cliente. Investimos numa plataforma de e-commerce intuitiva e em campanhas de marketing digital, com destaque para as redes sociais, onde partilhamos histórias, lançamentos e promoções.

O maior desafio foi traduzir a experiência única da Arcádia para o ambiente digital, garantindo que os clientes percebessem o valor artesanal e a tradição por trás de cada produto, mesmo sem o contacto físico.
 

PME Mag. – Qual a presença da Arcádia nos mercados internacionais? Quais os produtos mais populares?
F. B. – Atualmente, a Arcádia tem alguma presença nos mercados internacionais, embora de forma ainda esporádica, com foco em parcerias pontuais e eventos que valorizam os nossos produtos premium e artesanais. Reconhecemos o potencial de crescimento neste canal e estamos a desenvolver estratégias para reforçar a nossa presença internacional nos próximos anos. Ao mesmo tempo, acreditamos que ainda temos muito espaço para crescer no mercado nacional, consolidando a nossa posição como uma referência no segmento de chocolates premium e fortalecendo a nossa relação com os consumidores em Portugal. Esse equilíbrio entre o mercado interno e externo é fundamental para o crescimento sustentável da Arcádia.
 

PME Mag. – Como é que a empresa lida com a responsabilidade social, que ações têm tomado para apoiar causas sociais, ambientais ou outras?
F. B. – A responsabilidade social é um pilar importante da Arcádia. Trabalhamos com fornecedores que garantem práticas agroflorestais sustentáveis, e que investem em projetos como o apoio a comunidades produtoras de cacau.

Além disso, a Arcádia tem participado em projetos locais e nacionais que promovem a educação, o bem-estar, a saúde mental e a inclusão social, através de parcerias como por exemplo o Projeto Manicómio e a Associação A Casa do Caminho. Na vertente ambiental, adotamos práticas que minimizam o impacto ambiental, como a redução do uso de plásticos single-use e a implementação de soluções mais sustentáveis nas nossas operações.

Por que um advogado é o melhor amigo do empresário?

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Ana Paula Fontes, Portugal Founders Board TAB

Dra. Ana Paula Fontes
Advogada e membro do Portugal Founders Board da TAB


 

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Na História, personalidades como Leonardo da Vinci exemplificaram o conceito de “Homem do Renascimento”, alguém que se destacava em várias áreas do conhecimento: arte, ciência, engenharia e filosofia. Naquela época, o ideal era que uma única pessoa fosse capaz de dominar múltiplos campos, realizando inovações revolucionárias. No entanto, o cenário atual é bem diferente. O mundo dos negócios exige uma especialização profunda, em que cada área do conhecimento exige um profissional qualificado para garantir o sucesso. Isso é particularmente verdadeiro para os empresários, que se veem constantemente desafiados a lidar com questões complexas, muitas das quais fora de seu campo de conhecimento.

Hoje, o empresário precisa estar focado em diversos aspetos, como a gestão financeira, a inovação, o marketing e a gestão de pessoas, mas não pode ser especialista em todos esses campos. Num mercado global e altamente competitivo, isso torna-se uma tarefa hercúlea, onde uma falha numa área específica pode colocar todo o negócio em risco.
Nesse contexto, o advogado surge como um verdadeiro aliado, proporcionando segurança, orientação estratégica e proteção legal. Ele é o suporte jurídico necessário para assegurar que o negócio tenha uma base sólida e legal desde o momento da sua criação até à sua possível venda ou extinção. O papel do advogado vai muito além de atuar em processos judiciais; ele é um consultor estratégico, oferecendo soluções jurídicas que permitem ao empresário focar-se no crescimento e inovação, sem temer as repercussões legais.

Segurança Jurídica: A Base de um Negócio Sustentável

A segurança jurídica é o alicerce em que qualquer negócio se deve apoiar. No mundo corporativo, onde as interações com fornecedores, clientes e colaboradores são complexas, um erro simples pode gerar consequências devastadoras. O advogado especializado oferece o suporte necessário para garantir que todos os contratos e documentos legais estejam em conformidade com a legislação vigente, minimizando riscos de litígios. A elaboração de contratos, o cumprimento de obrigações legais e a resolução de conflitos com fornecedores e trabalhadores são apenas algumas das áreas onde um advogado pode evitar danos irreparáveis ao negócio.

Orientação Estratégica: Impulsionando o Crescimento do Negócio

Além de oferecer segurança jurídica, o advogado também desempenha um papel fundamental na orientação estratégica do negócio. Quando um empresário decide expandir a sua empresa ou adotar uma nova estratégia de mercado, ele precisa considerar vários fatores legais, como estruturas contratuais, direitos laborais, impostos e até questões de propriedade intelectual. O advogado torna-se um conselheiro estratégico, fornecendo conselhos valiosos sobre as melhores práticas jurídicas, que podem ter um impacto direto nos resultados financeiros e na sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Proteção Legal: Salvaguardando o Futuro do Negócio

A proteção legal oferecida por um advogado vai além da prevenção de litígios; trata-se também de antecipar problemas antes que eles se concretizem. Nenhuma empresa está imune a disputas laborais, fiscais ou a questões envolvendo concorrência desleal e, muitas vezes, a falta de preparação jurídica pode levar a sérios prejuízos financeiros ou mesmo à falência. Nesse cenário, o advogado desempenha um papel crucial, não só defendendo os interesses da empresa em processos judiciais, mas também garantindo que a empresa esteja protegida contra ações legais adversas que poderiam comprometer a sua estabilidade.

Imagine, por exemplo, um empresário que, devido a um erro na gestão fiscal, não pagou corretamente os impostos devidos, resultando numa auditoria e aplicação de pesadas multas. Sem um advogado para orientá-lo e negociar com as autoridades fiscais, a empresa teria de arcar com as consequências da sua falha. Contudo, um advogado especializado poderia intervir para minimizar os danos, corrigir os erros e até negociar o pagamento de dívidas de forma que o impacto financeiro fosse reduzido, salvaguardando a saúde financeira da empresa e evitando danos maiores à sua reputação.

A Lei Como Aliada do Empresário

A função do advogado vai além de simplesmente resolver problemas legais. Ele atua como um aliado estratégico, um verdadeiro parceiro do empresário em todas as fases do ciclo de vida da empresa. Desde o momento da constituição do negócio até a sua eventual venda ou extinção, o advogado é o profissional que garante que a empresa opere de acordo com as leis, sem abrir mão da sua liberdade de ação no mercado. Por isso, ele é um dos pilares mais importantes para garantir que o empresário consiga concentrar os seus esforços no crescimento, sem ser constantemente sobrecarregado pelas complexidades legais que surgem ao longo do caminho.

Conforme afirmou o monge dominicano Henri Dominique Lacoindaire: “A liberdade oprime e a lei liberta.” No contexto empresarial, a lei não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como uma ferramenta de liberdade. Quando compreendida e aplicada corretamente, ela permite que o empresário navegue no mundo dos negócios com confiança, sabendo que as suas decisões estão protegidas e amparadas pela estrutura jurídica. O advogado, nesse caso, não é apenas um defensor das regras, mas um facilitador da liberdade empresarial, proporcionando a paz de espírito necessária para o sucesso e a prosperidade do negócio.

 

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A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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