Home / Destaques / No ano de fundação, “a Guerin aumentou a sua frota de 7 para 400 veículos” – Delfina Acácio
Delfina Acácio
Delfina Acácio, diretora geral da Guerin (Fonte Divulgação)

No ano de fundação, “a Guerin aumentou a sua frota de 7 para 400 veículos” – Delfina Acácio

Por: Ana Vieira

A Guerin, empresa de aluguer de automóveis 100% portuguesa, oferece mais de 40 estações em todo o país, dispondo de um processo 100% digital de aluguer automóvel em Portugal.

Em entrevista à PME Magazine, Delfina Acácio, diretora geral da Guerin, descreve o rápido crescimento da empresa assim como a aposta num processo de aluguer totalmente digital, recorrendo ao “website, Kiosks e dispensadores, adaptados às necessidades dos clientes”.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Quando surgiu a Guerin e quantos trabalhadores tem atualmente?
Delfina Acácio (D. A.) – A Guerin é uma empresa 100% portuguesa que nasceu como Rent-a-Car no ano de 1989 tendo, à data, apenas 7 carros na sua frota. Em apenas um ano, a Guerin aumentou a sua frota de 7 para 400 veículos, um feito que ainda hoje inspira toda a companhia.

Desde então, o seu crescimento foi contínuo e não tardou a despertar a atenção do mercado nacional, passando a integrar o Grupo Salvador Caetano em 1999, sendo detida a 100% por esse que é o maior grupo automóvel ibérico e um dos maiores da Europa.

Em 2012, e fruto deste crescimento, a Guerin ganha reconhecimento internacional com a parceria estabelecida com a Enterprise, a maior Rent a Car internacional, uma parceria sólida e frutífera que dura até aos dias de hoje. Mais do que a maior Rent-a-Car do mundo, a Enterprise é reconhecida internacionalmente pelo seu foco permanente na qualidade do serviço que presta aos seus clientes bem como na sua melhoria contínua, sendo líder destacada do mercado global nessas dimensões essenciais.

Hoje a Guerin é o 2º maior player Rent a Car a operar em Portugal. Com mais de 40 estações em todo o país, incluindo Açores e Madeira (operações próprias), a Guerin é reconhecida pela sua dedicação à mobilidade verde e inovação digital no setor de aluguer de automóveis em Portugal seguindo na vanguarda desta jornada mais verde e mais digital ao leme do primeiro (e único) processo 100% digital de aluguer automóvel em Portugal, disponível nos principais Aeroportos do país. Atualmente, entre escritórios centrais e as mais de 40 estações que temos distribuídas por Portugal inteiro (ilhas incluídas), contamos em média com mais de 250 colaboradores.


PME Mag. – Como é que funciona o processo de aluguer inteiramente digital?
D. A. – A missão da Guerin é a satisfação dos seus clientes. Tendo por base essa preocupação e percebendo que o tempo é um bem cada vez mais precioso, decidiu desenvolver um processo de aluguer 100% digital e autónomo. Desde a criação da reserva à devolução do veículo, todo o processo de aluguer é realizado através de websites, Kiosks e dispensadores, adaptados às necessidades dos clientes.

O que pretendemos é acelerar todo o procedimento de aluguer, desde a entrega das chaves até à sua devolução. Com as novas máquinas – Kiosks e Key Pick Up e Key Drop – é possível fazer a recolha ou a devolução de um automóvel, de forma simples, sem necessidade de assistência e a qualquer hora. As vantagens desta transformação que temos vindo a fazer, e cujo caminho ainda estamos a percorrer, já estão à vista. Graças a este processo, deixámos praticamente de ter filas nas estações (um dos maiores problemas para qualquer empresa de rent-a-car).

Continuamos a caminhar no rumo ao futuro integralmente digital e online. Dando vida ao mote “do sofá para a mobilidade”, o nosso objetivo é que todos os clientes possam aceder 24h/24h, 7d/7d à versão mobile do Kiosk Guerin através dos seus dispositivos móveis, podendo reservar e aceder às nossas viaturas, bem como devolvê-las, num circuito 100% digital e online.


PME Mag. – Que opções e vantagens oferece a Guerin para as Pequenas e Médias empresas?
D. A. – O compromisso para com o segmento corporate é uma premissa intocável para a Guerin desde o início. Mesmo num país em que os picos do mercado de turismo são vários e muito pronunciados, destacamo-nos há 35 anos no mercado por assegurarmos todas as soluções necessárias para que as necessidades dos nossos clientes corporate sejam servidas ao longo de todo o ano, sem exceções, com o serviço de excelência a que estão habituados.

Para os clientes empresariais, dispomos de soluções completamente adaptadas, bem como de gestores inteiramente dedicados com um expertise de décadas no setor. Ao longo das últimas décadas, desenvolvemos soluções específicas e adaptáveis para os clientes empresariais, onde destacamos, desde logo, as tarifas exclusivas e adaptadas, as diferentes tipologias de frota disponível (comerciais, passageiros, veículos elétricos, carrinhas com caixa frigorífica, etc.), a duração e flexibilidade dos contratos (diários, mensais, etc.), o novo portal web exclusivamente dedicado aos clientes B2B (Business-to-Business), entre muitos outros. Além disso, estamos sempre disponíveis para desenvolver soluções tailor-made quando necessário.


PME Mag. – A mobilidade verde é uma preocupação para a Guerin? De que modo?
D. A. – Mais do que uma preocupação de toda a empresa e respetiva estrutura, contribuir tanto e tão rápido quanto possível para a transição para uma mobilidade verde global é um desígnio-chave para a Guerin. É, aliás, uma das dimensões core da nossa estratégia corporativa para os próximos anos, tendo sido pensada e construída de forma 100% alinhada tanto com o grupo Salvador Caetano, a que pertencemos, como com a Enterprise, o parceiro global do qual somos o representante exclusivo em Portugal.

Nesse sentido, deixo-vos um par de exemplos que ilustram bem o que já estamos a fazer nesta dimensão:

– Eletrificação crescente da nossa frota, sendo que atualmente já contamos com mais de 1/5 da frota eletrificada, caminhando rapidamente para 1/4 ao longo dos próximos meses;

– O nosso processo 100% digital, que detalhámos acima, permitiu a rápida transição para uma lógica 100% paperless, que já temos implementada em grande parte da nossa operação e que alargaremos nos próximos meses às localizações que nos faltam.


PME Mag. – O que significa para a empresa ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas 2024 (categoria Aluguer de Automóveis)?
D. A. – Trabalhamos diariamente há 35 anos para sermos líderes na satisfação do cliente. Esse é o crescimento que realmente nos importa, nos move e nos motiva. Garantir um melhor serviço, mais rápido, mais seamless (integrado), são atributos que nos permitirão ter clientes cada vez mais satisfeitos e, portanto, mais fidelizados.

A conquista deste prémio é reflexo direto da estratégia da marca que é atualmente a única empresa de Rent-a-Car em Portugal com um processo 100% digital e universal, sem custos adicionais ou exigências de estatuto especial para os clientes. Com efeito, a Guerin tem vindo a, progressivamente, renovar as suas estações, tornando-as cada vez mais modernas e digitais, cada vez mais próximas e funcionais, equipando-as com avançados sistemas de reserva que facilitam a vida dos clientes para oferecer uma experiência totalmente contactless e paperless, desde a reserva até à devolução do veículo.

A conquista do Prémio Cinco Estrelas, um prémio tão relevante para o mercado nacional, deixa-nos extremamente orgulhosos. Esta distinção valida o nosso compromisso com a inovação, excelência no serviço e foco constante na satisfação do cliente. Por outro lado, reforça o nosso compromisso e a nossa vontade de continuar a surpreender o mercado e os nossos clientes investindo cada vez mais na modernização das nossas estações e na adoção de tecnologias avançadas para tornar a experiência dos clientes cada vez mais digital e sustentável, rumo à mobilidade verde.