Sábado, Junho 21, 2025
Início Site Página 24

Especialista em construção de data centers escolhe Lisboa para base da Europa

0

Por: Redação


O CTS Group, empresa de design e construção de data centers nos países nórdicos, acaba de inaugurar a sua base europeia em Lisboa, anunciou a empresa em comunicado.

O novo escritório, localizado no Parque das Nações, conta com 50 colaboradores, número que deverá duplicar nos próximos meses e chegar aos 500 postos de trabalho, respondendo à procura internacional e às necessidades do mercado doméstico.

Filip Schelfhout, CEO do CTS Group, afirma: “Portugal é um país estratégico para a CTS Europe, onde desenvolvemos as nossas operações e onde contamos com uma rede de parcerias de elevado valor acrescentado. Estamos a promover projetos de referência no país, como a fábrica em Viana do Castelo para a produção de EPODS, e queremos ajudar a desenvolver o ecossistema em Portugal, auxiliando as empresas nacionais na sua internacionalização. Uma das nossas prioridades é também colocar as nossas competências únicas ao serviço de novos projetos em Portugal no setor dos data centers, contribuindo para tornar o país numa referência em infraestruturas para a economia digital e dos dados”.

A inauguração da nova sede reuniu colaboradores, membros da equipa de gestão sénior (SVP’s), clientes e parceiros em Portugal, incluindo Velox Electro, BIMMS, Mecwide e NordicEpod.

A Velox Electro, empresa do grupo sediada em Leiria, emprega mais de 200 pessoas dedicadas ao fornecimento de sistemas elétricos para a construção de data centers. No Porto, a CTS adquiriu uma participação maioritária na BIMMS, empresa de modelação e compatibilização de disciplinas, que conta com mais de 100 engenheiros. Em Barcelos, a CTS formou uma joint venture com a Mecwide, que emprega mais de 200 trabalhadores no setor.

O CTS Group e a Eaton, através da sua parceria NordicEpod, vão criar, em Viana do Castelo, uma fábrica produção de unidades de distribuição de eletricidade (EPODS) para data centers, que empregará 500 trabalhadores. Além da criação de postos de trabalho diretos, a NordicEpod fortalecerá a cadeia de abastecimento local, colaborando com empresas portuguesas e integrando-as no ecossistema do projeto.

A unidade em Viana do Castelo, com uma área inicial de 20 mil metros quadrados, terá um forte compromisso com a sustentabilidade, incorporando energia renovável e métodos de produção ecológicos.

Empresas portuguesas podem obter financiamento em cinco dias

0

Por: Constança Ladeiro

 

A Five Credit e a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) apresentaram uma nova solução que permite às empresas terem acesso a financiamento em apenas cinco dias.

A apresentação foi feita no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, no passado dia 5 de fevereiro, no âmbito de um roadshow nacional que percorrerá diversas localidades.

Destinada a apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal através de uma plataforma 100% digital, fonte oficial da Five Credit explica à PME Magazine que esta solução proporciona uma via eficiente, simplificada e transparente para garantir rapidamente o financiamento necessário.

Neste sentido afirma ainda que “a principal vantagem da Five Credit é, não só a facilidade em iniciar um pedido de financiamento, acedendo à plataforma, mas também a sistematização da recolha e tratamento de toda a informação necessária que permite dar uma resposta positiva ou negativa ao pedido de financiamento em apenas cinco dias”.

Em relação à AIP, a associação além de divulgar a solução, ajuda as PME na preparação da candidatura, garantindo que o processo de submissão de documentação seja rápido e eficiente, esta submissão pode ser feita online e conta com o suporte de contabilistas e revisores oficiais de contas.

Five Credit oferece dois tipos de soluções financeiras

A Five Credit opera sob regulamentação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e disponibiliza dois tipos de soluções financeiras para PME com mais de três anos de atividade, ou um financiamento a médio prazo, com montantes entre 25 mil e 500 mil euros e prazos até cinco anos, ou um financiamento a curto prazo, destinado a necessidades de tesouraria, com valores até 250 mil euros.

Em resposta à PME Magazine fonte oficial da Five Credit destaca que para os financiamentos a médio prazo, a taxa é indexada à Euribor, acrescida de um spread a partir de 2,5%. No caso dos produtos de curto prazo, é aplicada uma taxa fixa a partir de 1%.

 

“O nascimento do meu primeiro filho inspirou-me na criação de vários produtos” – João Paiva dos Santos

0

Por: Constança Ladeiro e Ana Vieira


João Paiva dos Santos é o fundador da Neosanté, uma farmacêutica focada em nutrição infantil e pediatria nascida em 2007, na altura, parte da Farma-APS Generis, um dos maiores grupos farmacêuticos nacionais do qual fazia também parte a Generis.

Inspirado pelo nascimento do filho, a Neosanté viria a ser a primeira empresa portuguesa a desenvolver leite adaptado para bebés, sob a marca Milkid, assim como a conquistar o mercado das cólicas infantis com o ColiPrev e o Infacalm.

Atualmente, a Neosanté dedica-se quase na totalidade a mercados externos com medicamentos para a pediatria, ginecologia, ortopedia, suplementos alimentares, dispositivos médicos, entre outros produtos.

Em entrevista à PME Magazine, João Paiva dos Santos explica que as soluções disponíveis no mercado não eram satisfatórias, daí ter optado pela criação de produtos. “Passei a encarar o desenvolvimento de produtos de uma forma focada em colmatar lacunas que identificávamos, em criar soluções inovadoras, criar produtos com valor acrescentado, mais práticas e mais eficientes”, conclui.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como é que a formação em Direito e especialização em Direito Comercial influenciaram a sua abordagem ao setor farmacêutico e de saúde?
João Paiva dos Santos (J. P. S.) – A nossa formação e as nossa bases acabam sempre por influenciar a forma como vemos e abordamos o nosso ambiente. Claro que os princípios que estão na génese do Direito, bem como a minha veia da justiça e da legalidade, me levaram a abordar a minha atividade na indústria farmacêutica com especial foco nestas áreas. Tal fez com que a compliance fosse desde sempre um dos pilares da nossa empresa. Além do mais, a minha formação teve um papel fundamental em tudo o que são questões legais e contratuais.

PME Mag. – Quais foram os principais obstáculos no início da Neosanté e como foram superados?
J. P. S. – O principal obstáculo foi um ponto específico da cláusula de não concorrência à qual fiquei obrigado aquando da venda do grupo FARMA-APS / Generis. Fiquei impedido de comunicar que a nossa empresa pertencera e era um spin-off do grupo. Ao trabalhar junto da pediatria, uma classe por natureza mais desconfiada de novos players, dado que os bebés não se sabem queixar se algo acontecer por falta de qualidade dos produtos, se pudéssemos ter usado toda a credibilidade que o grupo tinha junto da Indústria farmacêutica teríamos tido uma aceitação mais rápida e mais forte.

“(…) tivemos de construir a nossa reputação de início”

Assim demorámos muitos anos a conquistar a nossa notoriedade, tivemos de construir a nossa reputação de início, com as desconfianças que recaem sobre uma empresa novata e desconhecida, ao invés de uma empresa que vem de um grupo credível, sólido, robusto e com 25 anos de experiência. Financeiramente isto teve um grande impacto também.


PME Mag. – O nascimento do seu primeiro filho inspirou a criação do Milkid. Como é que essa experiência pessoal influenciou a forma como encara o desenvolvimento de produtos na área da saúde?
J. P. S. – O nascimento do meu primeiro filho inspirou-me na criação de vários produtos que eu considerava serem uma lacuna na pediatria e na nutrição infantil. Procurei soluções já existentes para as colmatar e nenhuma me satisfez. Então, decidi desenvolver esses produtos. Passei a encarar o desenvolvimento de produtos de uma forma focada em colmatar lacunas que identificávamos, em criar soluções inovadoras, criar produtos com valor acrescentado, mais práticas e mais eficientes. Passou a ser uma visão muito mais humana e focada nas necessidades das pessoas, algo que facilite e torne a vida e a saúde de cada um melhor.


PME Mag. – A empresa expandiu-se para fora de Portugal. Quais foram estratégias foram implementadas para alcançar e manter presença em mais de 25 mercados e quatro continentes?
J. P. S. – O nosso mercado internacional começou de uma forma natural e rapidamente percebemos que seria algo fundamental para nós. Decidimos focar-nos muito na internacionalização, tendo para isso apostado em duas vertentes. Uma das vertentes é o portfólio, investimos muito na criação de um portfólio interessante com produtos inovadores e de qualidade máxima. Fomos criando esse portfólio e estamos sempre a investir nele. Além, disso estamos focados em desenvolver as soluções customizadas para as necessidades dos clientes, desenvolvendo produtos que nos solicitam até para marcas próprias desses clientes.

A segunda vertente respeita à nossa equipa apostando numa equipa de vendas internacionais e de marketing. A primeira foca-se em procurar novos parceiros e em oferecer novos produtos aos parceiros atuais. A segunda dá todo o apoio aos nossos parceiros em termos de marketing, bem como divulga o nosso trabalho em novos mercados para que a primeira equipa mais facilmente encontre novos parceiros. A isto associamos o nosso apoio em assuntos regulamentares e de qualidade.


PME Mag. – Em 2024, a Neosanté iniciou novas áreas como a cosmética, veterinária e medicamentos. Quais são as expetativas para estas divisões e como se alinham com a missão da empresa? Que ajustes ou adaptações na gestão foram necessários?
J. P. S. – As novas áreas foram definidas há uns anos. Traçámos uma visão de 10 anos, por isso fomo-nos preparando com a construção de portfólios, com a construção de equipas, com as provisões financeiras, etc. Focando-nos num caminho, focamo-nos no mesmo com todas as necessidades identificadas e não nos desviamos desse caminho.

“Temos a expetativa que estas áreas venham a representar uma percentagem significativa da nossa faturação (…)”

Estamos perfeitamente alinhados com a nossa visão, todas as áreas em que atuamos servem exatamente esse propósito. Temos a expetativa de termos um papel fundamental para que os nossos parceiros nos diversos mercados possam ter na sua oferta produtos de grande qualidade, que possam fazer a diferença de forma positiva na vida das pessoas. Temos a expetativa que estas áreas venham a representar uma percentagem significativa da nossa faturação, bem como uma porta de entrada em mercados novos.


PME Mag. – Como vê a evolução do setor da saúde em Portugal e qual o papel que a Neosanté pretende desempenhar?
J. P. S. – A indústria farmacêutica em Portugal tem uma reputação muito forte e para nós é um orgulho fazer parte dela. Enquanto operadores da mesma, cumpre-nos o papel de contribuir para a evolução do setor e, em particular, para a saúde dos portugueses, oferecendo soluções que contribuam para tal.

EVIO acelera expansão com nova ronda de financiamento

Por: Redação

 

A EVIO, uma plataforma para a mobilidade elétrica, encerrou 2024 com a sua primeira ronda de financiamento, garantindo um investimento total de 5 milhões de euros.

Entre os novos acionistas destacam-se os fundos HCapital New Ideas II, Lince Innovation Fund I e Lince Innovation Fund II, cujo apoio será essencial para impulsionar a expansão da empresa além-fronteiras.

O financiamento será direcionado para o desenvolvimento contínuo da plataforma de gestão de carregamento de veículos elétricos, consolidando a posição da EVIO no setor da mobilidade elétrica.

Carlos Almeida, CEO da EVIO, sublinha a importância desta captação de fundos para o crescimento da empresa. “Este investimento vai permitir ampliar a nossa presença internacional, fortalecer as nossas capacidades tecnológicas e continuar a desenvolver soluções inovadoras para os desafios deste setor em rápida evolução”, afirma o CEO.

Nos últimos meses, a EVIO consolidou a sua posição no mercado como plataforma de referência na gestão de frotas elétricas, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar os custos e a eficiência das operações.

Um dos marcos mais recentes foi o lançamento, em novembro, de uma nova versão da sua aplicação, que introduziu uma funcionalidade com a capacidade de identificar num mapa interativo os postos de carregamento com a melhor relação custo-benefício, permitindo aos utilizadores pouparem ao carregarem os seus veículos elétricos.

A entrada da HCapital e da Lince como investidores reforça o potencial da EVIO para crescer no setor da mobilidade sustentável. “Num momento decisivo de aceleração do mercado da mobilidade elétrica acreditamos que esta ronda permitirá à empresa consolidar a sua posição como um dos principais prestadores de serviços de mobilidade a atuar em Portugal capacitando-a para internacionalizar a sua operação”, declarou Rui Dias Alves, administrador da HCapital.    

Bling Energy lança modelo pioneiro de subscrição de energia solar

0

Por: Constança Ladeiro

 

A Bling Energy, startup portuguesa focada na transição energética, anunciou um novo modelo de subscrição de energia solar com baterias, tornando-se a primeira empresa em Portugal a oferecer esta solução.

Como explicado no comunicado enviado às redações, este modelo promete reduzir os custos energéticos até 70% para os consumidores, tornando as soluções de energia renovável mais acessíveis e sustentáveis a todas as famílias portuguesas.

“Em cada inovação ou produto que desenvolvemos, temos a convicção de que o futuro do acesso à energia deve ser acessível, sustentável e simples. Com este modelo de subscrição, agora alargado a 20 anos na bateria, eliminamos barreiras financeiras e ajudamos os portugueses a reduzir a sua dependência da rede elétrica tradicional”, afirma Bernardo Fernandez, CEO da Bling Energy, em resposta à PME Magazine.


O modelo da Bling Energy funciona por subscrição mensal

A empresa destaca que ao contrário da compra direta de painéis solares, que exige um investimento elevado, o modelo da Bling Energy funciona por subscrição mensal, permitindo um acesso mais flexível e económico à energia solar.

Durante os 20 anos de contrato, a empresa garante a substituição integral dos equipamentos, incluindo painéis solares, baterias e inversores, sem custos adicionais. O objetivo é proporcionar segurança total, evitando surpresas com a manutenção dos sistemas.

A Bling Energy explica ainda que, a poupança de até 70% na fatura de eletricidade depende de vários fatores, incluindo a localização da instalação, o perfil de consumo energético e a orientação do telhado.

Regiões com maior exposição solar, uma vez que tendem a gerar mais eletricidade, ou consumidores que utilizam mais energia durante o dia conseguem maximizar os benefícios. “A tarifa elétrica atual do cliente pode impactar a poupança, pois quem tem tarifas mais elevadas beneficiará mais ao substituir parte do consumo por energia solar” sublinha a empresa em resposta à PME Magazine.

Investimento na expansão das operações e melhoria da experiência do cliente

Desde o início do ano de 2024, a Bling Energy tem registado um crescimento acelerado, com mais de 500 instalações solares realizadas. Além disso, concluiu recentemente uma ronda de investimento seed de 2 milhões de euros, que está a ser aplicada na expansão das operações e melhoria dos serviços.

Em resposta à PME Magazine, a Bling Energy afirma que, uma parte do valor está a ser direcionada para o crescimento da equipa técnica, permitindo aumentar a capacidade de instalação e suporte, tornando o serviço mais eficiente e com maior capacidade de resposta.

A empresa também aposta na evolução da sua plataforma digital, permitindo aos clientes uma gestão mais intuitiva do consumo energético. A otimização do modelo de subscrição e um forte investimento em marketing e aquisição de clientes estão igualmente entre as prioridades, conclui a empresa.

“A nossa missão é promover o Porto como um centro tecnológico de excelência” – Luís Silva

Por: Constança Ladeiro

O Porto é um dos centros tecnológicos de Portugal, impulsionado pela crescente presença de startups, grandes empresas tecnológicas e uma rede de profissionais especializados.

A Porto Tech Hub, com quase dez anos, está por detrás desta transformação tecnológica na região com mais de 40 empresas associadas.

Nesta entrevista à PME Magazine, Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, explica como “a Porto Tech Hub desempenha um papel fundamental no fortalecimento do ecossistema tecnológico da região.”

PME Magazine (PME Mag.) – Quais são as iniciativas que a Porto Tech Hub tem para atrair e manter empresas e talentos tecnológicos?
Luís Silva (L. S.) – A Porto Tech Hub aposta em iniciativas como os cursos SWiTCH, desenvolvidos em parceria com o ISEP e outras entidades, como o Santander e a Câmara Municipal do Porto. Estes programas de pós-graduação visam requalificar e especializar profissionais em tecnologia e áreas tecnológicas emergentes, como cibersegurança e Quality Assurance.

Além disso, promovemos atividades de networking e eventos de partilha de conhecimento entre as associadas da Porto Tech Hub, que são atualmente 40.

O maior evento organizado pela Porto Tech Hub neste sentido é a Porto Tech Hub Conference, que reúne anualmente empresas nacionais e internacionais no Porto, bem como oradores de renome para discutir as tendências do mercado tecnológico.

 

PME Mag. – Quais são as principais características que tornam uma startup bem sucedida no Porto, e que papel a Porto Tech Hub desempenha nesse contexto?
L. S. – Startups bem-sucedidas possuem propostas de valor claras, modelos de negócio robustos, público-alvo bem definido, capacidade de ganhar escala, sem esquecer de aliar a inovação e tecnologia às soluções que oferecem.

“(…) a Porto Tech Hub desempenha um papel fundamental no fortalecimento do ecossistema tecnológico da região.”

A Porto Tech Hub promove o Porto como um centro tecnológico de excelência, conectando startups a redes locais e internacionais, oferecendo oportunidades de formação, e desenvolvendo parcerias estratégicas entre empresas. Também investimos em eventos e networking para ajudar startups a consolidar as suas competências e expandir horizontes.

PME Mag. – Nos últimos anos, a transformação digital tem sido central. Como a Porto Tech Hub apoia as PME na adaptação à digitalização?
L. S. – A Porto Tech Hub apoia as PME através de formação contínua e partilha de conhecimento técnico e estratégico. Organizamos eventos, workshops e conferências sobre tendências tecnológicas e soluções práticas de digitalização. Além disso, incentivamos colaborações entre empresas de diferentes dimensões.

Defendemos ainda políticas públicas que facilitem o acesso a ferramentas e financiamento para a digitalização, alinhadas com a Estratégia Digital Nacional.

 

PME Mag. – Como a Porto Tech Hub promove diversidade e inclusão no setor de tecnologia?
L. S. – Temos planeadas atividades de voluntariado com associações como a Estou Contigo, que combate a solidão nos mais idosos, com a Escola de Comércio do Porto e também com a Ensico, esta última dedicada a educação.

Também realizamos meetups mensais que abordam temas como recursos humanos, sustentabilidade e inclusão, criando um espaço de debate além das questões técnicas, com o objetivo de construir um ecossistema consciente e plural.


PME Mag. – Quais são os objetivos futuros da Porto Tech Hub, e quais desafios prevê?
L. S. – Queremos consolidar o Porto como um dos principais hubs tecnológicos da Europa, atraindo talento internacional e investimento. Planeamos expandir os nossos programas de formação e inovação, garantindo que a comunidade tecnológica local se mantém na vanguarda.

“Entre os maiores desafios que prevemos estão a retenção de talento num mercado cada vez mais competitivo e a rápida evolução das tecnologias”

Os maiores desafios incluem a retenção de talento num mercado global competitivo e a adaptação contínua às rápidas mudanças tecnológicas. Para superá-los, apostamos numa abordagem colaborativa e no fortalecimento da comunidade tecnológica.

Novas empresas em Portugal geraram 4,7 M€ em 2023

0

Por: Redação


Em 2023, nasceram em Portugal 246.741 novas empresas representando um crescimento de 6,3% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No ano passado, as novas empresas empregaram 288 912 pessoas e geraram 4 691 milhões de euros de volume de negócios, refletindo um crescimento de 8,8% e 2,3% face ao ano anterior. Em termos líquidos, diferença entre os nascimentos e mortes, registou-se um saldo positivo no número de empresas, do pessoal ao serviço e do volume de negócios.

Números que representam um crescimento de 24,1% comparando com 2022, reforçando a dinâmica do mercado português.

Embora o número de falências tenha atingido 175.457 empresas em 2023, evidenciando um leve aumento de 0,1%, o saldo líquido de empresas foi positivo, indicando um cenário favorável para os novos negócios.

Taxa de sobrevivência após um ano foi de 73,6%

A taxa de sobrevivência de empresas após um ano foi de 73,6%, uma pequena queda de 1,9 pontos percentuais em relação a 2022, enquanto a sobrevivência em três anos chegou a 48,9%, com um crescimento leve de 0,4 pontos percentuais.

As novas empresas geradas em 2023 empregaram 288.912 pessoas, contribuindo para um volume de negócios de 4,7 bilhões de euros, um aumento de 8,8% e 2,3% em relação ao ano anterior. 


Empresas de alto crescimento aumentaram 

O número de sociedades de elevado crescimento atingiu 6.949 em 2023, um aumento de 23,3% em relação a 2022. Estas empresas representam 12,5% do total das sociedades não financeiras com 10 ou mais empregados, além de contribuírem com 19,3% do emprego e 14,5% do volume de negócios total.

As gazelas, ou sociedades jovens de elevado crescimento, também mostraram um desempenho sólido, com um aumento de 8,3% em 2023, totalizando 665 empresas.

O conjunto das gazelas foi responsável por um Valor Acrescentado Bruto de 1 309 milhões de euros, mais 177 milhões de euros, correspondendo a 1,2% do total das sociedades não financeiras com 10 ou mais pessoas remuneradas (valor idêntico ao do ano anterior).

Empresas procuram apoio legal para cumprir regras de igualdade de género

0

Por: Constança Ladeiro

 

A Dantas Rodrigues & Associados (DR&A), consultora de advocacia especializada, tem registado um crescente número de empresas à procura de apoio legal para cumprir a legislação sobre igualdade de género.

Esta legislação obriga empresas cotadas em Bolsa, empresas públicas e organizações do setor empresarial do Estado e local a adotar medidas concretas para promover a igualdade de acesso ao emprego, equidade salarial e conciliação entre vida profissional e pessoal.

Entre 2018 e 2022, o número de mulheres que ocupavam cargos de topo nas empresas cotadas em Bolsa quase que duplicou, passando de 58 para 105. No setor público, o crescimento foi de 36%, subindo de 217 para 295 mulheres em cargos de administração. Apesar dos avanços, a desigualdade persiste sobretudo em cargos executivos.

“Além da conformidade legal para evitar multas e sanções, o respeito pela igualdade de género em contexto empresarial melhora a reputação e a imagem da organização, o que a torna mais atrativa para captar novos profissionais”, destaca Joaquim Dantas Rodrigues, sócio-partner da consultora, em declarações à PME Magazine.

 

Muitas empresas enfrentam desafios na implementação destas medidas

Na mesma resposta, a consultora afirma ter identificado vários desafios para a implementação destas medidas, muitos dos quais estão enraizados na cultura organizacional, nas normas sociais e nas estruturas institucionais, como a resistência à mudança dentro das organizações e a presença de preconceitos, muitas vezes, inconscientes.

Um dos exemplos é a associação de determinadas funções a um género específico, o que limita oportunidades de crescimento para homens e mulheres. “Muitas empresas têm uma cultura profundamente tradicional enraizada que não favorece a igualdade de género. Em alguns casos, essa cultura baseia-se em normas tradicionais que perpetuam desigualdades”, explica a DR&A.

A consultora alerta ainda que a dimensão da empresa não pode ser desculpa para ignorar a igualdade de género. “O custo para a empresa da implementação das medidas é seguramente muito menor que o custo das sanções”, frisa a Dantas Rodrigues, lembrando que as coimas podem atingir os 61.200 euros e que, em casos mais graves, pode haver responsabilidade criminal.

 

A consultora faz uma monitorização constante às empresas

Para garantir um cumprimento contínuo da legislação, a Dantas Rodrigues & Associados explica à PME Magazine que faz um acompanhamento regular das empresas através de indicadores específicos.

Entre os principais métodos utilizados pela consultora estão a análise da representatividade, que avalia a proporção de homens e mulheres em diferentes níveis hierárquicos, e os indicadores de remuneração, para garantir que aumentos e promoções são distribuídos de forma equitativa.

Outros indicadores incluem a conciliação entre trabalho e vida pessoal, nomeadamente a utilização da licença parental por género e o acesso equitativo a horários flexíveis e teletrabalho. São ainda realizados inquéritos de satisfação para avaliar o impacto das medidas e identificar áreas de melhoria.

Gerir uma PME pode prejudicar a vida amorosa, revela estudo

0

Por: Redação


A liderança de uma Pequena e Média Empresa (PME) pode ser prejudicial para as relações amorosas, conclui um estudo da DPD, realizado pela OnePoll, empresa de estudos de mercado, junto de empresários portugueses.

O estudo, enviado em comunicado, evidencia o impacto negativo do trabalho dos responsáveis por PME nas relações, com 53% a afirmar que tem dificuldade em manter relações amorosas.

35% dos inquiridos já terminou um relacionamento devido à pressão do trabalho e a falta de tempo para se comprometer e incompreensão do(a) parceiro(a) relativamente às exigências do negócio estão entre as principais razões atribuídas ao término das relações.

Apesar das vantagens de gerir o próprio negócio – como ser o seu próprio chefe (70%), seguir a sua paixão (50%) e planear o crescimento da empresa (46%) – os resultados demonstraram que a liderança de uma pequena e média empresa pode ser prejudicial para as relações amorosas, já que 35% dos inquiridos afirmou já ter terminado uma relação devido às exigências do trabalho.

47% dos empresários afirmaram sentir dificuldades em lidar com as pressões acrescidas de gerir um negócio, sendo que os principais desafios mencionados incluem questões financeiras (35%).

O estudo revela ainda que os desafios nas relações amorosas não são exclusivos dos solteiros: entre os 70% dos empresários que estão numa relação, quase 1 em cada 10 (9%) discute por causa do trabalho com o parceiro pelo menos duas vezes por semana, enquanto quase um quinto (19%) admite que não passa tempo suficiente com o(a) companheiro(a).

Mais de metade (53%) dos inquiridos acredita que teria mais sucesso na vida amorosa se o seu parceiro também fosse dono de um negócio.

O inquérito foi realizado junto de 250 empresários portugueses, tendo sido a amostra constituída por 144 homens, 105 mulheres e 1 inquirido de género não binário.

A acompanhar este estudo, a DPD lançou a campanha “The Love Business” para ajudar os empresários de pequenas e médias empresas (PME) a encontrar (e manter) relações compatíveis com o seu ritmo profissional.

2025: O ano em que os dados definem quem lidera o setor alimentar

0

Por: Fabiana Lopes, Head of Business Development na DIG-IN


Em pleno 2025, o setor da restauração e alimentar encontra-se numa encruzilhada. De um lado, os consumidores esperam mais: mais personalização, mais sustentabilidade, mais inovação. Do outro, os desafios operacionais fazem com que as empresas tenham de ser mais criativas e eficazes do que nunca. A chave para equilibrar estas expectativas? Dados.

Os dados não são apenas números ou gráficos sem vida. São a ponte que liga restaurantes, marcas e as reais necessidades dos seus clientes. Em 2024, por exemplo, o Korean BBQ e o brunch dominaram preferências, enquanto palavras-chave como “sushi” e “healthy food” lideraram as pesquisas online. Estes padrões, revelados pelos dados da DIG-IN, indicam não só tendências, mas também ajudam a prever as próximas grandes oportunidades.

Para além da Inteligência Artificial e da análise preditiva, é a integração de diferentes ferramentas tecnológicas que permite a transformação do setor. A análise de tendências de mercado, cruzada com dados históricos e em tempo real, possibilita a criação de estratégias adaptadas a cada realidade. Isto inclui a personalização de experiências gastronómicas, a identificação de novos mercados, o apoio à inovação no lançamento de produtos e a abertura de novos espaços. Além disso, a eficiência operacional beneficia de soluções baseadas em dados, como gestão otimizada de inventários e redução de desperdício, promovendo sustentabilidade e rentabilidade.

Para os restaurantes, sejam pequenos negócios familiares ou grandes grupos, os dados oferecem uma vantagem competitiva sem precedentes. Restaurantes independentes podem explorar nichos de mercado, ajustar menus de forma ágil e melhorar a relação com os clientes através de experiências mais personalizadas. Já os grandes grupos têm a oportunidade de centralizar processos e obter uma visão global que os ajuda a antecipar mudanças e a tomar decisões mais informadas. Crucialmente, a análise comparativa de performance com a concorrência permite identificar áreas de melhoria e alinhar estratégias para maximizar o impacto no mercado.

No caso das marcas, o cenário é igualmente promissor. Insights detalhados sobre preferências emergentes e padrões de consumo permitem a criação de campanhas mais eficazes e produtos que respondam diretamente às expectativas dos consumidores. A capacidade de ajustar ofertas em tempo real e de monitorizar resultados com precisão confere às marcas uma agilidade essencial num mercado em constante evolução.
Uma das tendências mais promissoras para 2025 é a sustentabilidade como pilar central. Ingredientes como as algas, ricos em nutrientes e de baixo impacto ambiental, estão a ganhar espaço nos menus e nas prateleiras. Mas a sustentabilidade vai além dos ingredientes e passa também por operações mais eficientes, otimizadas através de dados, que permitem reduzir desperdício e melhorar a logística.

Mais do que uma tendência, os dados estão a moldar o futuro da restauração e das marcas em Portugal. Num mercado cada vez mais dinâmico, estas ferramentas não são apenas reativas mas sim os motores que permitem liderar a inovação e criar experiências únicas. A questão não é se os dados vão continuar a transformar o setor, mas como é que restaurantes e marcas os irão utilizar para criar um futuro mais inovador, personalizado e consciente.

O futuro está servido e os dados são o ingrediente principal.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: