Domingo, Junho 22, 2025
Início Site Página 29

NOVA IMS desenvolve tecnologia de medição em tempo real

0

Por: Constança Ladeiro

 

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, apresentou uma tecnologia patenteada que promete transformar medições em tempo real utilizando drones.

De acordo com um comunicado enviado às redações, este sistema elimina a dependência de equipamentos complexos ou sinais GPS avançados ao utilizar referências visuais simples, como linhas ou objetos de tamanho conhecido, para calcular dimensões com precisão.

A sua aplicação abrange setores como a segurança fronteiriça e migrações com a possibilidade de monitorização em tempo real, facilitando o controlo de fronteiras e o acompanhamento de fluxos migratórios.

A construção e arquitetura com medições exatas e inspeções rápidas, aumentando a segurança e a eficiência em obras e levantamentos arquitetónicos ou na agricultura de precisão com o acompanhamento do crescimento de culturas e da produtividade na gestão agrícola.

Em resposta à PME Magazine, Marco Painho, docente da NOVA IMS explica que o desenvolvimento da tecnologia levou cinco anos e enfrentou desafios como a conceção de um procedimento para automatizar completamente o método.

Acrescenta também que atualmente, a NOVA IMS está a captar fundos para a criação de um protótipo funcional, estimando que a solução esteja disponível comercialmente dentro de um a dois anos.

O custo inicial de desenvolvimento é de 150.000 euros, e prevê-se um modelo de licenciamento para acesso, com atualizações de software contínuas.

O docente explica ainda à PME Magazine que um dos destaques da tecnologia é a sua acessibilidade, já que será totalmente automatizada, dispensando formação ou certificação prévia. Qualquer utilizador, seja profissional ou não, poderá beneficiar do sistema.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote “Data with Purpose”, através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições.

Construtora Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros

Por: Redação

 

A construtora nacional Garcia Garcia anunciou um aumento no salário mínimo dos seus trabalhadores para 925 euros brutos, superando em 55 euros o valor estabelecido pelo Governo para 2025.

A medida, que representa um incremento de 6,3% no ordenado mínimo interno, é acompanhada de aumentos salariais para colaboradores com rendimentos até 1.400 euros, que terão um incremento mínimo de 50 euros.

Além disso, o subsídio de alimentação será ajustado para 9,5 euros por dia, resultando num pacote salarial mensal mínimo de 1.134 euros.

A empresa, sediada em Santo Tirso, destaca que estas mudanças fazem parte da sua estratégia de responsabilidade social e visam atrair e reter talento. “Estas medidas adotadas representam o compromisso da Garcia com o bem-estar e a valorização dos seus colaboradores, reforçando a sua importância para a trajetória de crescimento e sucesso da empresa”, salienta a construtora.

A política salarial é complementada por outros benefícios, como um seguro de saúde extensível aos filhos dos funcionários menores de 18 anos, apoios educacionais, e prémios de desempenho regulares.

No final de 2024, a Garcia Garcia distribuiu um salário extra a todos os colaboradores, fruto dos resultados positivos do ano. Funcionários com mais de seis meses de antiguidade receberam, em média, o equivalente a dois salários adicionais.

TikTok 2025: Estratégias para as PME portuguesas

0

Por: Ana Vieira


O TikTok apresentou no início deste ano o “What’s Next Report 2025”, o quinto relatório anual com as principais tendências na ligação entre marcas e comunidades para 2025.

Para a realidade específica das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, e tendo em conta que em 2023 cerca de 40% das empresas destinou apenas 1% ou menos ao marketing (Barómetro PME Magazine 2024), Teba Lorenzo, diretora de vendas do TikTok em Portugal e Espanha apresenta estratégias.

A responsável, em resposta à PME Magazine, aponta em primeiro lugar o foco na “descoberta de conteúdos” da rede social em comparação com outras redes.

“Na maioria das plataformas, as páginas iniciais são dominadas por publicações de pessoas conhecidas ou canais que já se segue. O For You Feed do TikTok (uma espécie de página inicial) altera esta lógica com o seu algoritmo único, que prioriza vídeos de criadores que nunca se viu antes. Esta abordagem oferece uma vantagem significativa para os profissionais de marketing: a possibilidade de alcançar audiências mais amplas e apresentar os seus conteúdos a utilizadores fora da sua base de seguidores atual”, afirma.

Uma característica que, de resto, aumenta a oportunidade de vídeos tornarem-se “virais no TikTok, independentemente do número de seguidores. Para uma PME sem uma grande estrutura de marketing, esta é uma mensagem particularmente atrativa”.

Consistência é crucial

No desenvolvimento da estratégia digital de uma PME, a consistência é crucial, realça Teba Lorenzo.

“No TikTok, publicar conteúdos regularmente mantém uma marca visível e cria uma sensação de familiaridade junto do público. Isto é especialmente importante para fomentar a confiança e a interação. Além disso, uma abordagem divertida e contínua prepara os utilizadores para campanhas destinadas a gerar leads ou conversões”, explica a responsável. do TikTok, propriedade da chinesa ByteDance. 

Segundo a TikTok Marketing Science, 48% dos utilizadores consideraram uma publicidade menos intrusiva quando já tinham visto uma publicação orgânica da mesma marca. Este dado sublinha a forma como uma presença consistente pode aumentar a aceitação dos anúncios.

Usar conteúdo gerado por utilizadores

Em segundo lugar, as PME devem aproveitar o conteúdo gerado por utilizadores (UGC). De acordo com a diretora de vendas da plataforma, o UGC é uma das formas mais eficazes de criar conteúdos autênticos e envolventes sem exigir grandes investimentos de tempo ou dinheiro.

Por exemplo, a Driva, uma plataforma financeira australiana especializada em empréstimos pessoais e financiamento de veículos, utilizou UGC ao colaborar com criadores locais, integrando nos vídeos das suas campanhas.

Seguir tendências

Por fim, uma PME deverá tirar partido da natureza orientada por tendências do TikTok, acrescenta a responsável do TikTok à PME Magazine.

“Acompanhar sons, hashtags e estilos criativos aumenta significativamente a visibilidade dos seus conteúdos” ou ainda melhorando a sua acessibilidade com a integração de legendas geradas automaticamente através das ferramentas de edição do TikTok.

Para uma empresa que ainda não tem presença na rede social propriedade da chinesa ByteDance, a estratégia deverá começar pela definição do objetivo (meta do negócio), narrativa (voz da empresa), execução (aplicações como o CapCut ou ferramentas de edição nativas do TikTok), teste e adaptação (experimentar, analisar e adaptar).

Em conclusão, Teba Lorenzo, diretora de vendas do TikTok em Portugal e Espanha recorda que o “TikTok valoriza a criatividade e a experimentação, e mesmo com recursos limitados, é possível produzir conteúdos altamente envolventes”, mantendo sempre uma atitude curiosa.

Inventa expande equipa com Ana Neves

Por: Redação

 

A Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, anunciou a contratação de Ana Neves, uma profissional com mais de 20 anos de experiência no setor.

De acordo com um comunicado da Inventa, Ana Neves é mandatária da Patente Europeia (EQE), Agente Oficial da Propriedade Industrial (AOPI), e mandatária autorizada de marcas e designs pelo EUIPO, European Union Intellectual Property Office (Instituto da propriedade intelectual da União Europeia).

Ana Neves é Mestre em Regulação e Avaliação de Medicamentos e Produtos de Saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Além disso, o seu percurso tem-se focado maioritariamente nas áreas da propriedade industrial na indústria farmacêutica e bio farmacêutica, com destaque em consultoria e
estratégias para a proteção de ativos de PI (Propriedade Intelectual).

Segundo Tiago Reis Nobre, CEO da Inventa, “É com enorme satisfação que recebemos Ana Neves na nossa equipa. A sua notável experiência e excelência profissional são acompanhadas por uma forte aliança com os nossos valores e compromisso, essenciais para a proteção da inovação.”

Ana Neves também declarou estar entusiasmada por contribuir com a sua experiência para o crescimento da Inventa no setor da saúde.

“A marca pessoal funciona como um cartão de visita, atrai conexões, fortalece a credibilidade” – Maria Duarte Bello

0

Por: Ana Vieira

No contexto empresarial, a marca pessoal funciona como um diferencial competitivo num mercado cada vez mais global e impaciente.

Maria Duarte Bello, CEO da MDB – Coaching e Gestão de Imagem, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de líderes e empreendedores, descreve a marca pessoal como uma “impressão digital” que “reflete quem é, o que representa e como deseja ser lembrado”, abrangendo também aspetos emocionais e relacionais. 

Um processo que exige “estratégia, consistência e autenticidade”, explica a CEO da MDB em entrevista à PME Magazine.

PME Magazine (PME Mag.) – O que é a marca pessoal de um gestor e a qual a sua importância no mundo dos negócios?
Maria Duarte Bello (M. D. B.) – A marca pessoal de um gestor refere-se à perceção que os outros têm sobre ele com base nas suas ações, valores, competências, comunicação e a forma como se posiciona no ambiente profissional e na sociedade. É como uma “impressão digital” única que reflete quem é, o que representa e como deseja ser lembrado. Esta marca vai além das habilidades técnicas, abrangendo também aspetos emocionais e relacionais. A título de exemplo, posso referir a importância dos valores e propósito, que refletem a ética, os princípios e os objetivos que o gestor defende; a presença e comunicação isto é, como se apresenta comunica e interage, tanto presencialmente quanto no ambiente digital; e ainda a reputação, o que os outros dizem sobre ele, incluindo colegas e stakeolders.

“(…) uma marca sólida inspira confiança e facilita a construção de relacionamentos e alianças estratégicas”.

Relativamente à importância da marca pessoal no mundo dos negócios podemos destacar a diferenciação no mercado: A marca pessoal permite que o gestor se destaque num mercado competitivo, mostrando as suas qualidades “únicas”. A conexão e influência, pois uma marca sólida inspira confiança e facilita a construção de relacionamentos e alianças estratégicas. Compreende-se que um gestor com uma boa marca pessoal atrai mais oportunidades de negócios, parcerias e até promoções, pois é percebido como uma referência na sua área. E quando possui uma marca pessoal forte, ele envolve, naturalmente, melhor a sua equipa e clientes, sendo visto como um líder autêntico e confiável. Em tempos de crise, uma marca pessoal bem construída pode proteger o gestor e a sua organização, criando um amortecedor de confiança. Por último, o legado. A marca pessoal deixa um impacto duradouro, molda como o gestor será lembrado após a sua passagem por cargos ou organizações.


PME Mag. – Como é que um gestor pode construir a sua marca? 
Maria Duarte Bello (M. D. B.) – Construir uma marca pessoal requer estratégia, consistência e autenticidade. Um gestor que deseja estabelecer uma presença forte e positiva deve focar-se em alinhar as suas ações, comunicação e valores tendo em conta a percepção que deseja criar nos outros. Alguns dos passos imprescindíveis são o autoconhecimento, o posisionamento, a consistência na comunicação, uma presença online credível, assim como a criação de relações estratégicas. Quanto aos canais diria que o Linkedin é a plataforma mais profissional, ideal para compartilhar ideias, artigos e construir uma rede de contatos, e outros mais específicos como Instagram podem ser usadas de forma estratégica para partilhar aspectos da vida profissional e visão, desde que adaptadas ao tom profissional. A participação em webinars e conferências, seja como orador ou organizador aumenta a visibilidade e fortalece a imagem. Se for confortável para a pessoa, diria que a presença em podcasts ou youtube será benéfica para atingir um público ainda maior. Creio que a contribuição com artigos ou entrevistas em meios reconhecidos pelo setor contribuirá para uma boa reputação. É importante não descurar a presença em eventos empresariais, encontros de networking, palestras e mentorias pois revelam-se cruciais para criar uma presença pessoal marcante.

“(…) a contratação de uma empresa especializada depende dos recursos disponíveis e da complexidade do objetivo”.

Por sua vez, a contratação de uma empresa especializada depende dos recursos disponíveis e da complexidade do objetivo. Ora consideremos as seguintes vantagens: a expertise, onde se pode contar com profissionais especializados, pois estes podem identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria com maior clareza; economia de tempo porque delega a pesquisa, criação de conteúdo e estratégias de branding; planeamento estratégico porquanto a empresa pode ajudar a alinhar a marca com as metas de longo prazo; apoio em crises, dado que oferecem suporte para proteger a reputação em momentos críticos. Considero que não é necessária a contratação quando o gestor tem tempo e habilidades para trabalhar na sua marca de forma consistente e se possui recursos internos, como uma equipa de comunicação e/ou marketing, que possam oferecer suporte.

PME Mag. – Quais são os elementos-chave que podem inspirar confiança e credibilidade para potenciais investidores? 
M. D. B. – Acredito que a confiança e a credibilidade são fundamentais para garantir qualquer tipo de apoio. O que exige uma combinação de transparência, competência e valores alinhados às expectativas dos investidores. Claro que existem várias formas de demonstrar, como por exemplo, atuar com clareza e transparência ao fornecer informações detalhadas e honestas sobre o plano de negócios, projeções financeiras e riscos; demonstrar as competências da equipa envolvida no projeto; possuir uma visão clara e inspiradora, apresentando um propósito forte e uma visão de longo prazo que motive o investidor a querer participar; apresentar um plano financeiro robusto, demonstrando controle sobre os números, incluindo projeções financeiras realistas e bem fundamentadas e ainda que entende o mercado, concorrência e tendências; provar que possui os recursos, habilidades e plano necessários para implementar a visão ao mostrar por exemplo, um cronograma detalhado com etapas do projeto, marcos e métricas de sucesso.

Acrescento ainda, mostrar o quanto se está empenhado pessoalmente no sucesso do projeto já que deve lembrar-se de que os investidores não apoiam apenas a ideia, também investem nas pessoas por detrás dela. É necessário demonstrar paixão, competência e compromisso.


PME Mag. – Qual a importância das redes de contacto estratégicas para empreendedores, e como a marca pessoal pode ser usada para criar e manter essas conexões?
M. D. B. – Não existem dúvidas de que as redes de contacto estratégicas são cruciais para empreendedores porque fornecem acesso a recursos, oportunidades e insights que podem acelerar o crescimento dos negócios e fortalecer a sua posição no mercado. Além disso, a marca pessoal é uma ferramenta poderosa para atrair, construir e manter as conexões, onde se destacam a credibilidade e autenticidade do empreendedor.

Relativamente ao acesso a recursos, as redes bem construídas ajudam os empreendedores a ter acesso a investidores, mentores, parceiros e fornecedores que podem oferecer apoio financeiro, técnico ou estratégico. Muitas oportunidades de negócios, como parcerias ou contratos, surgem de indicações e relacionamentos pessoais. Ao conectar-se com outros profissionais aprende-se com as experiências e erros, até a evitar armadilhas e identificando melhores práticas. Também é preciso não esquecer o apoio em momentos críticos, porque em tempos de crise ou incerteza uma rede sólida pode oferecer conselhos, soluções e suporte moral. Nota-se um aumento de visibilidade, quando participam nas redes estratégicas, pois colocam os empreendedores em evidência, aumentando a notoriedade no mercado, ao mesmo tempo que constroem credibilidade, estando associado a profissionais ou grupos de destaque o que reforça a percepção de autoridade e competência.

“Criar uma marca pessoal forte, passa pela autenticidade, diferenciação, networking ativo, presença digital (…)”

A marca pessoal funciona como um cartão de visita, atrai conexões, fortalece a credibilidade e cria um círculo de confiança. Um empreendedor que trabalha a sua marca de forma consistente e investe em networking estratégico tem mais oportunidades de alcançar e sustentar o sucesso. Sabemos que a marca pessoal é essencial para destacar o empreendedor num mercado competitivo. Relembro que criar uma marca pessoal forte, passa pela autenticidade, diferenciação, networking ativo, presença digital e ainda pelo compromisso em projetos ou iniciativas que envolvam outros empreendedores, criando conexões mais profundas. Efetivamente, depois de criar é absolutamente necessário manter essas mesmas conexões. A fim de conseguir isto temos em conta a regularidade, isto é, manter contacto frequente, seja por mensagens, reuniões ou atualizações sobre projetos; oferecer valor, ao ajudar a sua rede seja através de insights ou apoiar projetos e relacionar-se de forma personalizada ao demonstrar interesse genuíno nas pessoas.


PME Mag. – Baseado na sua experiência em coaching e desenvolvimento de líderes, quais são os erros mais comuns que vê empreendedores cometerem ao tentar construir uma marca pessoal forte? Como evitá-los?
M. D. B. – Com base nos insights de coaching e desenvolvimento de líderes, os empreendedores frequentemente enfrentam desafios ao construir uma marca pessoal, muitas vezes cometendo erros que podem prejudicar a sua credibilidade e impacto. Creio que a falta de autenticidade, pois muitos empreendedores tentam criar uma imagem que não reflete quem realmente são, copiam modelos de outras pessoas ou exageram nas suas competências.

“(…) a tentativa de agradar a todos, sem direcionar a comunicação para um público específico revela-se prejudicial”.

A falta de consistência em mensagens, tom ou ações gera confusão e prejudica a credibilidade. A título de exemplo, um empreendedor que promove valores de sustentabilidade, mas que se associa a práticas ou parceiros que não os seguem. Também a tentativa de agradar a todos, sem direcionar a comunicação para um público específico revela-se prejudicial. Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com o excesso de autopromoção que pode ser percebido como egocentrismo, afastando conexões valiosas. Além do mais, muitos empreendedores constroem a sua marca de forma estática, sem ajustar a abordagem com base no feedback ou nas mudanças do mercado e chegam a subestimar a importância do networking. Nota-se por vezes, que a marca pessoal do empreendedor não reflete os valores ou objetivos da sua empresa, criando um conflito de mensagens.

Suponho que os erros mais comuns na construção de uma marca pessoal decorrem geralmente da falta de planeamento, autenticidade ou consistência. A fim de os evitar os empreendedores devem focar em: conhecer a si mesmos e ao público-alvo, ser consistentes nas suas mensagens, investir na construção de conexões genuínas e ter a preocupação em evoluir continuamente com base no feedback que vai recebendo. Ao evitar estes erros e ao trabalhar estrategicamente, os empreendedores podem construir uma marca pessoal sólida que impulsione a sua credibilidade, inspire confiança e abra portas para novas oportunidades.

Continente investe 6 milhões de euros na sua primeira loja inteligente

Por: Redação

 

Leiria celebrou na sexta-feira, dia 10 de janeiro, a abertura da primeira loja inteligente do Continente, que elimina ter de registar os produtos manualmente na hora do pagamento.

A nova loja, Continente Bom Dia Leiria São Romão, representa um investimento de 6 milhões de euros, sendo 1,5 milhões de euros destinados à implementação da tecnologia Sensei.

De acordo com um comunicado, este investimento não só posiciona a loja como um espaço de vanguarda no retalho, como também gerou a criação de 28 novos postos de trabalho na região.

A inovação principal é a integração da tecnologia smart checkout, que permite aos clientes realizar compras de forma autónoma e em tempo real, utilizando visão computacional e inteligência artificial.

Esse sistema permite que o cliente adicione os produtos ao carrinho virtual enquanto percorre a loja, e ao chegar ao smart checkout, basta validar e pagar os produtos. “Mais do que eliminar filas, a tecnologia da Sensei transforma toda a experiência de compra e oferece ao Continente Bom Dia dados em tempo real para otimizar operações e aumentar a eficiência”, explica Vasco Portugal, um dos fundadores da Sensei.

Além disso, a loja disponibiliza seis caixas autónomas, duas caixas manuais, um estacionamento gratuito com 55 lugares e quatro postos de carregamento para veículos elétricos.

A sustentabilidade também foi um fator importante no projeto, com painéis fotovoltaicos, lâmpadas LED de baixo consumo, e equipamentos para controlo de consumo de água.

Portuguesa Barkyn reconhecida pela Google

Por: Redação


A Barkyn, marca portuguesa de produtos e serviços para cães, teve a sua aplicação Assistant reconhecida globalmente como um caso de estudo pela Google.

Publicado no dia 8 de janeiro de 2025, o estudo destaca a inovação e o uso avançado de Inteligência Artificial (IA) que fazem da Assistant um produto de vanguarda.

A aplicação oferece suporte personalizado em tempo real para donos de cães, incluindo uma avaliação de saúde do animal por meio de reconhecimento de imagem e IA.

Para garantir a precisão do modelo, mais de 50.000 cães foram analisados e centenas de dados científicos foram usados para treinar os algoritmos de IA.

Funcionamento da App

A missão da Barkyn é aumentar a vida saudável dos cães, sendo a aplicação uma ferramenta crucial para atingir esse objetivo, pois permite que donos de cães realizem uma avaliação detalhada da saúde dos seus animais.

Com base em apenas três fotos, a aplicação analisa parâmetros como condição corporal, saúde ocular, saúde oral e estado do pelo e da pele.

A avaliação é depois convertida numa pontuação de 0 a 100, oferecendo aos donos um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde do animal e sugestões práticas para melhorá-lo.

“Não há nada assim no mercado. Imagine submeter uma fotografia do seu cão a mil especialistas e receber um diagnóstico consensual sobre a sua saúde e como melhorá-la. É isso que fazemos… em segundos”, explica André Jordão, CEO e fundador da Barkyn.

Além disso, após a avaliação inicial, a aplicação oferece apoio contínuo, com aconselhamento semanal sobre a saúde do cão e até sugestões de atividades para fortalecer o vínculo entre os donos e os seus animais.

Banco Montepio aumenta salário mínimo para 1200 euros

Por: Redação

 

O Banco Montepio anunciou a conclusão da revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para 2024, com um aumento salarial de 3% aplicada a todos os colaboradores do Banco, ativos e reformados.

Este aumento reflete o compromisso da instituição em assegurar uma melhoria nas condições salariais da sua equipa, “estas iniciativas representam o nosso compromisso contínuo com os colaboradores, garantindo melhores condições de trabalho e um ambiente de valorização e reconhecimento que está sempre em avaliação”, explica Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio.

Além disso, foi alcançado um acordo de princípio com o Mais Sindicato, o SBN (Sindicato dos Bancários do Norte) e o SBC (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias), para um aumento de 2,5% para 2025, também relativo à tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniária.

O acordo também contempla um aumento do subsídio de almoço para 11,60 €, assim como o aumento do plafond para crédito habitação, que passará a ser de 250.000 €.

Outra medida relevante é a retribuição mínima mensal que será aumentada para 1.200 €, o que representa um aumento de 4,3% relativamente ao valor atual.

Pedro Leitão conclui afirmando estar confiante “que estas medidas contribuirão para um ambiente de trabalho ainda mais positivo e motivador para todos os nossos colaboradores”.

Transferências bancárias imediatas devem ficar mais baratas 

Por: Redação

 

O Banco de Portugal informa que a partir desta quinta-feira, 9 de janeiro, as transferências bancárias imediatas em Portugal tornam-se mais acessíveis.

As instituições financeiras estão proibidas de cobrarem mais por transferências imediatas do que pelas transferências tradicionais, assim, só podendo cobrar menos ou o mesmo preço do que o aplicado às transferências regulares SEPA (Single Euro Payments Area), ou seja, Área Única de Pagamentos em Euros.

Esta mudança resulta de um regulamento europeu aprovado no ano passado, que visa incentivar o uso de transferências imediatas, permitindo que os fundos sejam disponibilizados em 10 segundos, todos os dias e a qualquer hora.

Além disso, o regulamento estabelece que os bancos devem disponibilizar um serviço de confirmação do beneficiário, aumentando assim a segurança das operações.

Em Portugal, as transferências imediatas representavam quase 7% do total de transferências realizadas anualmente, significativamente abaixo da média de 15,5% na União Europeia.

As transferências imediatas são agora mais convenientes quer para consumidores normais, quer para Pequenas e Médias Empresas (PME), já que normalmente estas operações envolviam uma comissão entre os 0,50 euros e os 2,50 euros, conforme o banco.

Sendo o limite máximo por transação de 100.000 euros, com esta medida, espera-se que as transferências imediatas se tornem mais populares entre os utilizadores.

Quanto vai receber de salário e pensão em 2025?

0

Por: Redação

O Doutor Finanças, especialista na área do bem-estar financeiro, disponibilizou um simulador do salário e da pensão líquida já atualizados com as novas tabelas de retenção na fonte para 2025.

No simulador, o utilizador terá de inserir os dados relativos ao tipo de rendimento – como o vencimento base, retribuições extraordinárias e outros valores sujeitos e/ou isentos de IRS – composição do agregado familiar, e valor diário do subsídio de alimentação (quando aplicável.

Como resposta, o utilizador obtém de imediato uma estimativa do salário líquido que irá auferir ao final de cada mês já a partir de janeiro.

Esta análise considera já as atualizações de 2025, incluindo a subida do salário mínimo nacional para os 870 euros, a atualização do mínimo de existência para os 12.180 euros anuais e os novos limites dos escalões de IRS, refere a fintech em comunicado.

“As novas tabelas de retenção na fonte vão permitir aos portugueses ter um pouco mais de liquidez mensal. Os nossos simuladores foram atualizados para ajudar cada um a compreender o impacto no seu rendimento. É mais uma oportunidade para repensar na sua saúde financeira”, salienta Sérgio Cardoso, administrador da Academia Doutor Finanças.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: