Domingo, Junho 22, 2025
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Neurociências e Liderança: aprender para a Mudança

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Por: Mónica Rodrigues, fundadora e Board Member PWN Lisbon, fundadora e co-coordenadora do Programa de Neuroliderança


“A felicidade da tua vida depende da qualidade dos teus pensamentos.”
Marco Aurélio

Por que razão as neurociências importam para a vida?

2030 – os choques do agora

Inauguramos o ano de 2025. Desde há pelo menos vinte anos que os desastres acontecem, não só os desastres do capitalismo neoliberal, em setores tão díspares como a guerra, as crises financeiras, a crise na educação ou na saúde, só para mencionar alguns. Mas, na verdade, vários atores os têm explorado para implementar políticas de desregulação e de privatização, como uma espécie de terapia de choque. Como sobreviver em tempos de choque sucessivos que mudarão a nossa vida na próxima década? Como nos prepararmos para esse futuro cada vez mais imprevisível e incerto?

As neurociências, o cérebro e a vida – MUDE!
Regressando à questão de partida inicial, por que razão as neurociências importam para a vida? Importam muito e sempre, em qualquer momento da nossa vida, e por variadíssimas razões. Mas existem, a meu ver, duas que são fundamentais. A primeira razão, e numa ótica de medicina neuro-comportamental, prende-se com a compreensão da capacidade que o ser humano tem para resolver as dificuldades emocionais experienciadas nos primeiros anos de vida. Por outras palavras, ao longo dos primeiros estágios de desenvolvimento (entre o momento do nascimento até à primeira experiência de jovem adulto, tendo como referência Piaget ou Ericsson), existem várias “janelas de oportunidade temporais” nas quais, em presença de certas circunstâncias criadas, experiências como a negligência infantil podem ser resolvidas ou, numa linguagem simplificada, ultrapassadas. O que podemos extrair desta evidência? Podemos concluir que a chamada neuroplasticidade cerebral – a capacidade do sistema nervoso central para se adaptar e moldar a novas situações, confere ao ser humano, uma infinita capacidade de adaptação e preparação da mudança. E, para concluir, esta capacidade é fundamental para a preservação do “Eu” ao longo da vida.

A segunda razão, agora na ótica das neurociências cognitivas e das emoções, está associada ao facto de se ter compreendido como os processos de tomada de decisão não são tão e apenas racionais quanto apreciaríamos, mas são fundamentalmente emocionais. O que podemos agora concluir desta outra evidência? Podemos tirar três tipos de conclusões, a partir do desenvolvimento das neurociências: por um lado, podemos aprender tudo se adquirirmos uma disponibilidade para tal; por outro aumentamos o autoconhecimento e incrementar a eficácia e eficiência pessoal; por outro lado ainda, incrementamos a capacidade de síntese, âncora da antevisão do futuro. E, para concluir, estas capacidades são fundamentais para incrementarmos a nossa sustentabilidade enquanto ser, quer na esfera pessoal e familiar, quer na esfera do trabalho.

Um exemplo elucidativo da perspectiva que acabo de escrever foi a colaboração da neurocientista brasileira Pamella Billig Mello Carpes com a PWN Lisbon em 2017. Esta neurocientista laureada no “For Women in Science”, Prémio Unesco L’ Oréal 2017, partilhou os resultados das suas pesquisas na sua conferência sobre “A Importância do cuidado parental no início da vida para o desenvolvimento da aprendizagem e memória: Evidências de estudos experimentais”.

Em suma, é isto que significa aprender ao longo da vida. Tendo o “Eu” preservado, aprendemos tudo o que quisermos (”Querer é Poder”), normalmente em relação (como diziam os mosqueteiros, um por todos e todos por um), empreendendo para os diferentes ciclos de vida – bons e menos bons – e, já agora e se possível, estando atentos ao conhecimento desvendado pelas ciências. Olhar para a liderança a partir de uma perspectiva nova – a das neurociências.

O Programa de Neuroliderança

Neste quadro, a PWN Lisbon foi pioneira ao iniciar um Programa de Neuroliderança com o sábio conselho do Professor Doutor Góis Horácio e a parceria de Nélia Câmara, equipa esta mais tarde incrementada com Rita Pelica, e posteriormente com Lara Próspero. Um programa pioneiro com treze anos e com várias atualizações dada a evolução da última década. Nas suas fundações encontramos os conhecimentos mais recentes: das neurociências, mas também da neurofisiologia, da psicologia, da nutrição e da geopolítica. Geopolítica? Sim porque vivemos tempos geradores de muita ansiedade. Por um lado, o sistema internacional está em profunda transformação, e as previsões são estéreis. Por outro, a ansiedade pode tornar-se disfuncional, perturbando o foco atencional.
Hoje, o Programa de Neuroliderança desenrola-se ao longo de seis meses, sendo composto por duas fases, cada uma com três módulos, e associando seis pilares fundamentais que ajudam a criar novas relações neuronais entre aspetos da vida que podem parecer desconectados mas que, ligados de uma certa forma, podem gerar novas redes neuronais que ajudam a promover uma nova visão, pessoal e transmissível, com impacto na mudança, no foco e na diminuição da ansiedade: a era digital; a geopolítica; a saúde; o stress, alimentação e neurofisiologia; a ética; e o life design.

O programa tem contado desde a primeira hora com a colaboração de voluntários que acreditaram nos valores da PWN Lisbon, e contribuíram com entusiasmo para a sua sustentabilidade. Impactámos mais de mil formandos, homens e mulheres. Mas é impossível esquecer todos os formadores que, generosamente, partilharam o seu saber e a sua experiência, neurocientistas, militares, artistas plásticos, médicos, gestores, engenheiros, psicólogos e professores. E também é impossível finalizar este artigo se mencionar todas as colaborações de oradoras oriundas de outras PWN e desde o primeiro ano: PWN Global, PWN Paris, PWN Roménia, PWN Varsóvia, PWN Zagreb, PWN Istanbul, PWN Nice.

Uma penúltima palavra a todos os parceiros e instituições amigas que nos proporcionam, ano após ano, a logística para que este milagre possa acontecer. Tudo começou na Academia Militar em 2011 e com a SinAse! A última palavra é dirigida ao meu Pai que, desde que eu era criança, percebeu que as mulheres iam mudar o mundo, mostrando-se que só não fazemos o que não queremos.

Obrigado a todos. Você e Eu, como Martin Buber ensina. Já conheceu a PWN Lisbon?

 

Parceria PME Magazine/PWN Lisbon 
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a PWN Lisbon (Professional Women’s Network).

eVaz lança aplicação para facilitar carregamento de carros elétricos

Por: Redação

 

A eVaz Energy, empresa especializada em mobilidade elétrica, lançou esta semana uma nova aplicação móvel para melhorar a experiência de carregamento de veículos elétricos (VEs).

Disponível para Android e iOS, a aplicação dá acesso a uma rede de mais de 350 mil pontos de carregamento na Europa, simplificando consumos e pagamentos e oferecendo uma experiência de mobilidade elétrica mais cómoda e acessível.

A aplicação oferece também funcionalidades adaptadas às necessidades de diferentes perfis de utilizadores. Para famílias, permite acompanhar carregamentos em casa ou em viagem, criando relatórios de consumo e permitindo a integração de vários veículos numa única conta.

Já as empresas têm acesso a ferramentas de controlo de custos, controlo de frotas, relatórios detalhados e acesso a um vasto leque de pontos de carregamento por toda a Europa, tornando a logística diária de uma frota elétrica mais eficiente.

Em comunicado, Pedro Vaz, fundador da eVaz Energy, destaca o objetivo da aplicação de eliminar barreiras na mobilidade elétrica, oferecendo soluções acessíveis e ecológicas. “Esta aplicação surge para dar resposta a utilizadores que pretendem viajar sem fronteiras, em Portugal e no estrangeiro, contando com a conveniência de uma rede de carregamento alargada e a fiabilidade de um serviço que conjuga sustentabilidade com o preço mais baixo do mercado”, explica o fundador.

A nova aplicação junta várias soluções já oferecidas pela empresa, como o PowerPack (para residências e pequenas empresas), MoveHome (com descontos para carregamentos domésticos) e MoveBase (para frotas empresariais e estacionamentos corporativos).

A eVaz Energy está registada desde 2018 como Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica e Operador de Postos de Carregamento.

 

“A Simplefy quer ser a Comunidade dos intermediários de Crédito em Portugal” – Rui Lopes

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Por: Ana Vieira


A Simplefy, empresa especializada em intermediação de crédito e na orientação financeira, completa este mês de janeiro dois anos.

Sem custos de entrada na adesão e sem necessidade de abrir uma loja física, a Simplefy inclui na sua estratégia a marca que o parceiro de Intermediação de Crédito possa já ter criado, contrariando o franchising tradicional.

Em entrevista à PME Magazine, Rui Lopes, CEO da Simplify, destaca a “possibilidade de um intermediário de crédito iniciar ou continuar o seu negócio de uma forma descomplicada, independente e com marca própria”.


PME Magazine (PME Mag.) – A Simplefy está prestes a comemorar dois anos de atividade. Como avalia o percurso da empresa e quais os principais marcos atingidos?
Rui Lopes (R. L.) – Um computador, um telefone, uma certidão comercial, um caderno com muitas ideias e, acima de tudo, muita vontade de descomplicar a intermediação de crédito. Este era o cenário a 23 de janeiro de 2023. De lá para cá, muita coisa aconteceu, com muitos milestones atingidos pelo caminho.

Em maio de 2023, lançámos a marca Simplefy no mercado, com o propósito de simplificar a intermediação de crédito e fornecer aos nossos parceiros as melhores ferramentas tecnológicas, formativas e operacionais.

“(…) temos, praticamente, 230 intermediários de crédito”

Em outubro do ano passado, fechámos o nosso primeiro contrato com um personal banker, figura chave no nosso modelo de negócio, e passado pouco mais de um ano, temos, praticamente, 230 intermediários de crédito que acreditaram na nossa ideia e pertencem à nossa comunidade.

É de realçar ainda que este ano a marca celebrou pela primeira vez em Portugal o Dia do Intermediário de Crédito Certificado, que se assinalou a 7 de julho, valorizando este segmento profissional. Para isso, realizou a conferência ‘O poder dos Intermediários de Crédito na Literacia Financeira dos Jovens’, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, que juntou Intermediários de Crédito, jovens e especialistas do setor para debater a importância destes profissionais no combate à iliteracia financeira de um segmento mais jovem.


PME Mag. – O mercado de intermediação de crédito tem registado um crescimento expressivo nos últimos anos. Quais são os fatores que têm impulsionado esse aumento e como é que a Simplefy se posiciona para atender a essa procura crescente?
R. L. –
O crescimento do setor a que assistimos é natural, dado que o mercado onde os intermediários de crédito “navegam” não foi inventado, mas sim regulado pelo Banco de Portugal. A somar aos players já existentes antes da legislação que entrou em vigor em 2018, temos vindo a assistir à entrada de uma vaga de profissionais provenientes do setor financeiro, como banca, seguros ou investimentos, que veem na intermediação de crédito um caminho profissional no qual podem empreender e aplicar os conhecimentos e experiência adquiridos ao longo dos anos.

A área do crédito, um dos principais motores da economia e impulsionadora de vários setores de atividade, conta hoje com profissionais especializados que apresentam soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, permitindo que estes tomem decisões financeiras acertadas e informadas.

“A Simplefy quer ser a Comunidade dos intermediários de Crédito em Portugal”

A Simplefy quer ser a Comunidade dos intermediários de Crédito em Portugal e aposta forte nestes perfis com experiência e conhecimento. A nossa proposta de valor vai ao encontro das necessidades destes profissionais que não veem no franchising tradicional uma mais-valia. Ambicionamos ser, igualmente, uma referência para as instituições financeiras com quem os nossos parceiros têm acordo de vinculação. O intermediário de crédito representa o banco, com o qual tem um acordo de vinculação, e é responsável pela correta apresentação de produtos de crédito.


PME Mag. – A Simplefy promove uma abordagem diferenciada ao tornar os seus parceiros em Personal Bankers e Financial Partners. Quais os principais benefícios desse modelo para os parceiros e para os clientes?
R. L. – O modelo de negócio original brand powered by Simplefy é inovador neste setor. A possibilidade de um intermediário de crédito iniciar ou continuar o seu negócio de uma forma descomplicada, independente e com marca própria faz com que a Simplefy tenha uma penetração maior no mercado.

Aliado ao nosso modelo, implementámos a filosofia Tech by Human, em que a tecnologia estará sempre ao serviço do humano e não o contrário. Com isto, desenvolvemos ferramentas tecnológicas robustas, eficientes e que se adaptam ao nosso negócio, maximizando, assim, a eficiência no dia a dia dos nossos personal bankers.

Outro pilar importante é a formação contínua e especializada que a Simplefy proporciona aos seus parceiros com módulos técnicos, comerciais e legais, que visam garantir a conformidade e boas práticas exigidas pelo regulador.

Por fim, o apoio operacional e comercial junto da nossa comunidade, através de ações de dinamização e sensibilização. Com este acompanhamento queremos que todos os nossos parceiros estejam alinhados com o ADN Simplefy.


PME Mag. – Com a implementação de novas regras para a publicidade de produtos financeiros em 2025, de que forma a Simplefy está a preparar os seus parceiros para lidar com as exigências de transparência e conformidade regulatória?
R. L. – Todos os intermediários de crédito que se juntam à Comunidade Simplefy têm no seu onboarding uma sessão dedicada à transmissão das principais regras que devem cumprir no exercício da sua atividade, com destaque para a manutenção das condições de exercício da atividade e supervisão realizada pelo Banco de Portugal, precisamente com vista a assegurar que estão em conformidade com o regulamento em vigor.

“Iniciámos a comunicação direcionada sobre esta temática para que garantam a conformidade com as novas regras (…)”

Atendendo a que se anteviam alterações neste final de ano, tomámos a iniciativa de realizar um webinar direcionado a todos os profissionais do setor de intermediação de crédito para recordar todas as regras. Além dos planos que temos para continuar a promover iniciativas similares, serão incluídas ações específicas no Plano de Formação de 2025. Iniciámos a comunicação direcionada sobre esta temática para que garantam a conformidade com as novas regras e faremos também ações de diagnóstico e esclarecimento para que possam proativamente promover a correção de possíveis erros que possam existir previamente à entrada em vigor do novo aviso.


PME Mag. – Como é que a experiência no setor financeiro no Brasil influenciou a visão e estratégias implementadas na Simplefy?
R. L. – O facto de conhecermos e experienciarmos outras realidades que não apenas a nossa, faz com que não sejamos estáticos e achemos que só existe uma forma de fazer as coisas.

O Brasil está um passo (ou vários) à frente de Portugal no que respeita à transformação digital do processo de crédito. Os bancos disponibilizam, há vários anos, integrações entre os seus sistemas e os sistemas dos grandes correspondentes bancários, que são o equivalente aos intermediários de crédito. O processo flui, em alguns casos, de ponta a ponta (da simulação à validação jurídica, passando pela pré-escritura), o que o torna mais rápido e menos complexo. Acreditando que isto irá acontecer em Portugal, temos hoje uma plataforma de gestão de operações preparada para esta revolução.

Do outro lado do Atlântico, trouxe também a visão clara de que este negócio é, acima de tudo, de pessoas e não de marcas. À semelhança do que se passa nos seguros, onde recorremos ao nosso tradicional agente de seguros, acredito que no futuro, sempre que precisarmos de crédito, iremos recorrer ao nosso personal banker, esteja ele onde estiver. A Simplefy quer ser a casa dos personal bankers.

12 meses, 12 surpresas para os empresários que querem ter mais vida através do seu negócio!

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Rita Maria Nunes TAB The Alternative Board

Rita Maria Nunes
Country Manager TAB Portugal


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Quantas vezes a sua empresa se assemelha mais a uma fonte de dores de cabeça do que a um empreendimento de sucesso? Se sente que a sua empresa consome a sua energia diária tenho um convite: em 2025 vamos mudar essa narrativa. Vamos transformar a empresa numa fonte de vidas e deixar de lado os problemas.

Ao longo do último mês muitos de nós andámos entretidos com calendários do advento giríssimos, com brindes maravilhosos. Foi por isso que decidi criar um Calendário do Advento do Empresário. Este calendário é um convite para abrir “portas” todos os meses a dicas que não só reestruturam o negócio mas também ajudam a reconectar-se com aquilo que importa.

Janeiro: Redescubra o Propósito do Seu Negócio…

Não é sobre crescer a qualquer custo, é sobre crescer com sentido. Pergunte-se: por que comecei este negócio? Como posso alinhar os objetivos financeiros com a minha realização pessoal? Onde quero que esteja empresa esteja no final do ano? Qual vai ser o meu papel em 2025?

O foco começa aqui e muitos empresários estão tão envolvidos no dia-a-dia da operação que se esquecem do real motivo pelo qual começaram a empresa, o negócio, e acima de tudo porque razão trocaram o certo pelo incerto e são hoje donos de uma empresa.


Fevereiro: Conheça o Chão Onde Pisa!

Para navegar, é preciso saber onde está. Este é o mês para entender o mercado, a concorrência e fazer análises comparativas sobre como está a empresa neste momento.

Começo por fazer Benchmarking. Além disso fazer uma Análise SWOT à empresa, à equipa, aos produtos e/ou serviços e até mesmo a si como líder nunca é demais. Se estas análises e diagnósticos não forem já uma rotina anual, convido-o a fazer deste processo de análise e diagnóstico algo rotineiro.


Março: Ponha as Finanças no Lugar

Se a gestão financeira parece um labirinto, comece simples. Analise o que entra, o que sai e onde quer investir. Lembre-se: a saúde financeira do seu negócio reflete diretamente na sua tranquilidade.

Reúna com o contabilista para analisar o início do ano, estabeleça rotinas de suporte documental importantes para analisar os números, compreenda os fluxos de caixa do negócio, o impacto da sazonalidade, opções disponíveis para capitalização, entre outros.


Abril: Cuide das Pessoas

Uma equipa alinhada ao propósito faz toda a diferença. Este mês, invista tempo em conhecer os seus colaboradores. O que os motiva? Como podem crescer com o negócio? Conheça as motivações deles e o que os leva a estarem consigo, na sua empresa, e não noutro lugar qualquer. Gente feliz faz milagres e uma equipa alinhada move montanhas!

Guarde tempo na agenda para falar com cada uma dos colaboradores, começando pelos líderes de departamentos e as chefias diretas e indiretas. Lidere pelo exemplo, garantindo que aqueles quem cuida também sabem cuidar aqueles sob quem têm a responsabilidade de liderar.


Maio: Menos Complicação, Mais Eficiência

Processos complicados drenam energia. Simplifique. Pergunte primeiro a si próprio: O que posso automatizar ou delegar para ter mais tempo para o que realmente importa? Estou a investir o meu tempo em tarefas que trazem maior retorno à empresa? E a sua equipa?

Crie desafios internos na empresa que premeiem a otimização operacional. Garanta que a equipa compreende a importância de automatizar processos rotineiros e que isso lhes irá trazer mais liberdade, mais tempo e desafios mais interessantes.


Junho: Seja a Voz do Seu Negócio

Aproveite o mês de junho para analisar qual o tom e mensagem da marca. O marketing não é sobre vender – é sobre conectar. Qual é a história que o seu negócio conta? Como quer ser lembrado? Este é o momento de criar uma narrativa que inspire e atraia potenciais clientes e talentos.

É importante ser-se autêntico. Histórias bem contadas criam empatia e destacam a sua marca no meio de tantas outras. Aposte numa comunicação transparente, em ser humano, em ser relevante.


Julho: Foque na Jornada do Cliente

Clientes felizes são os melhores embaixadores. Olhe para a experiência completa que o seu cliente tem com a sua empresa. Desde o primeiro contato até o atendimento pós-venda, onde podem melhorar? Dê um passo para fora do papel de dono e coloque-se no lugar do cliente. Peça feedback genuíno e use isso como um guia para encantar.


Agosto: Abra Espaço para Criar

Os empreendedores também precisam de férias! Este é o mês para dar um passo atrás, desconectar-se da parte operacional e recarregar as energias. Afinal, para liderar bem, precisa estar no seu melhor. Tire tempo para descansar, refletir e deixar a criatividade fluir naturalmente.


Setembro: Encontre Aliados

Nenhum empreendedor é uma ilha. Voltar ao trabalho com energia renovada significa também abrir-se a novas possibilidades. Procure parcerias que agreguem valor à sua empresa. Participe de grupos como peer boards, onde pode partilhar experiências e aprender com outros empreendedores. Mais do que procurar conselhos, procure um apoio genuíno de quem entende os desafios de liderar.


Outubro: Antecipe os Desafios

O inesperado acontece. Sempre. A previsão é a chave para evitar problemas maiores.

Dedique tempo a criar cenários: e se o mercado mudar? E se os custos aumentarem? Quais são os riscos que o meu negócio pode enfrentar? Planifique soluções antes de precisar delas. Este exercício de preparação dá confiança e estabilidade, permitindo que lide com o inesperado sem perder o rumo.


Novembro: Pare e Reflita

Com o fim do ano no horizonte, este deve ser o mês para uma pausa consciente. Avalie não apenas os números, mas o impacto do que fez. Quais foram as vitórias? Onde ainda pode melhorar? A reflexão honesta é a base para o planeamento futuro. Partilha essa revisão com a equipa, analisem as melhorias e celebrem as conquistas em conjunto.


Dezembro: Celebre o Caminho Percorrido

Empreender é mais do que atingir metas, é sobre a jornada. Celebre cada passo que levou a sua empresa ao lugar onde está hoje. Não importa se foram grandes saltos ou pequenos avanços. Recarregue as energias com o reconhecimento do trabalho duro e inspire-se para sonhar ainda mais alto no ano que vai entrar.

Aproveito para fazer um plano estratégico para o ano seguinte que seja ambicioso e que o fator critico de sucesso mais importante seja a sua paz de espirito enquanto dono do negócio.

E Agora? Transforme o Calendário em Realidade

Empresários não são apenas líderes de negócios; são os arquitetos dos próprios sonhos. O que fará diferente este ano? Porque, no final, ou lidera o seu negócio, ou o seu negócio lidera-o a si. Está na hora de abrir a primeira porta deste calendário e começar a criar o futuro que merece – disruptivo, impactante e, acima de tudo, seu. Feliz 2025!

 

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Produtor Anselmo Mendes chega a 60 mercados fora de Portugal

Por: Redação

Anselmo Mendes, produtor e enólogo, encerrou o ano de 2024 com presença em 60 mercados internacionais e uma quota de exportação de 80%.

Contudo, fonte oficial da Anselmo Mendes admite à PME Magazine que houve desafios para alcançar este feito, como quebras que sentiram em alguns mercados europeus, que tradicionalmente tinham um grande peso na sua faturação.

No entanto, compensadas com a abertura de novos mercados e crescimento em alguns principais como Suécia, Noruega, EUA e Canadá.

De acordo com um comunicado enviado às redações, o ano foi marcado por uma das melhores vindimas do século, com condições ideais. “2024 foi um ano de grande progresso e realização para a nossa equipa. Expandimos a nossa área de vinha e reforçámos a equipa de viticultura, um passo estratégico para assegurar a qualidade que os nossos consumidores esperam”, afirma Anselmo Mendes.

A colheita foi acompanhada de vários reconhecimentos, como os Muros de Melgaço celebrarem 25 anos e entrarem no Top 100 vinhos do mundo da Wine Enthusiast, ou até mesmo o Loureiro Private ter sido eleito o melhor vinho branco varietal no Concurso Vinhos de Portugal.

Além disso, a marca também apostou no desenvolvimento de vinhos de luxo, como os Alvarinhos da Quinta da Torre, e no lançamento do inovador Corta Fogo, uma colaboração com a Quinta das Bageiras que combina Alvarinho e Bical.

Anselmo Mendes enfatiza a aposta em práticas vitícolas sustentáveis e a união entre métodos tradicionais e técnicas modernas, como a fermentação em carvalho. “Cada decisão que tomámos – desde a introdução de práticas vitícolas sustentáveis até à criação de vinhos pioneiros – reflete a nossa visão de longo prazo: unir a tradição e a modernidade respeitando, sempre, as características únicas das nossas castas e da nossa região”, conclui.

 

Expetativas e projetos para 2025

Para 2025, a marca prepara-se para continuar a crescer, com particular foco no fortalecimento das castas Alvarinho e Loureiro em mercados estratégicos como Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O Enoturismo será também uma prioridade, com a expansão da oferta na Quinta da Torre, acompanhada do lançamento de vinhos inovadores que têm sido amadurecidos ao longo dos anos.

Fonte oficial da Anselmo Mendes explica ainda à PME Magazine que “a ideia é ter provas com um lado mais didático e desmistificar aquela velha ideia de que os vinhos da região dos Vinhos Verdes não envelhecem bem e apenas são bons quando consumidos jovens”.

Neste sentido, uma das experiências que pretendem oferecer a quem os visita são provas diferenciadas, como provas verticais de Alvarinho onde as pessoas podem avaliar a evolução dos vinhos ao longo dos anos e perceber o potencial do seu envelhecimento, acrescenta.

Banco de Portugal alerta para notícias falsas sobre moeda de Cristiano Ronaldo

Por: Redação

 

O Banco de Portugal emitiu um comunicado, esta quinta-feira, a desmentir a emissão de uma moeda de coleção de 7,5 euros, em tributo ao futebolista Cristiano Ronaldo.

A informação de que seria emitida uma moeda em honra de Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Portuguesa de Futebol e atual jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita, é falsa, de acordo com o Banco de Portugal.

Segundo a instituição, não há qualquer emissão realizada ou planeada de uma moeda comemorativa, ou de coleção dedicada ao jogador.

Estas informações têm circulado em plataformas digitais internacionais, gerando confusão entre os consumidores e entusiastas de numismática.

“O Banco de Portugal tem tomado conhecimento de notícias falsas divulgadas em sites estrangeiros, relativamente à emissão pelo Banco de Portugal de uma moeda de coleção, no valor de 7,5 euros, em homenagem ao futebolista Cristiano Ronaldo”, lê-se numa nota no site oficial do Banco de Portugal.

Ainda de acordo com a entidade portuguesa, a competência para aprovar e implementar o Plano Numismático anual é da responsabilidade da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), que também não prevê qualquer emissão de moedas relacionadas ao atleta.

Reclamações no Portal da Queixa batem recorde em 2024

Por: Redação

 

O ano de 2024 registou um aumento de 10,7% no número de reclamações no Portal da Queixa, totalizando 224.256 ocorrências, o maior volume anual até hoje.

Em declarações à PME Magazine, fonte oficial da Consumers Trust, aponta que a subida do número de reclamações estará relacionada com o facto de os consumidores estarem cada vez mais exigentes e conscientes daí recorrerem mais à publicação online de más experiências.

Como estão mais digitais, também compram mais online e neste comércio eletrónico nem sempre as compras correm bem, acrescenta ainda.

O descontentamento dos consumidores foi especialmente elevado em dezembro, enquanto setembro foi o mês com menos reclamações.

Black Friday e Natal disparam reclamações

Este caso deve-se, sobretudo, a dois fatores sazonais: a Black Friday (29 de novembro) e ainda as compras de Natal, como explicou a fonte oficial da Consumers Trust à PME Magazine.

Com uma média de 614 reclamações por dia, os correios, serviços públicos e telecomunicações lideram o ranking dos setores mais reclamados.

Entre as marcas mais visadas, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) liderou, seguido pela MEO, CTT, Worten e NOS.

No entanto, apesar das críticas, algumas empresas mostraram progresso, com taxas de solução acima de 70% em setores como hiper e supermercados, comunicações (TV e Media) e correio, transporte e logística.

A nível internacional, o Portal da Queixa recebeu registos de 104 países, com destaque para reclamações oriundas do Brasil (39,6%), França (10,3%) e Espanha (9,1%).

Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust aponta que este ano espera intensificar as demandas dos consumidores, exigindo uma adaptação contínua para atender às expectativas dos clientes. “Em 2025, esperamos que estas exigências se intensifiquem, desafiando as empresas a combinarem inovação com propósito e a consolidarem o seu compromisso com a experiência do cliente”, explica o CEO.

Growset impulsiona negócios tecnológicos com foco em low-code e inteligência artificial

Por: Ana Vieira

 

A Growset foi criada com o propósito de partilhar a experiência dos seus fundadores no setor tecnológico, apoiando empreendedores a iniciarem ou consolidarem os seus negócios.

O foco principal está em apoiar empresas tecnológicas que operam com low-code e inteligência artificial, seja em estágio inicial ou scale-up

A empresa acredita no poder da cooperação e na complementaridade de competências como motores para gerar valor e impacto no mercado.

“Entendemos que estas empresas beneficiam significativamente da partilha de experiências com quem já enfrentou desafios semelhantes e compreende as suas necessidades específicas”, explica a Growset à PME Magazine.

Experiências essas acumuladas pelos três partners: João Prior, especialista em user experience e tecnologia, trabalhou nos últimos anos na Deloitte.

Frederico Mangas, fundador da Indigo, empresa especializada em serviços low-code, é também investidor e impulsionador de empresas tecnológicas.

Nelson Rodrigues, fundador da Mediaweb, empresa focada em soluções digitais e low-code complementadas por tecnologias tradicionais e inteligência artificial, apoia novos empreendedores na optimização ddos seus processos de negócio.

Growset Labs, um espaço dedicado à aceleração de negócios disruptivos 

Atualmente, a Growset gere um portfólio diversificado em áreas como desenvolvimento de software, UX, IA, consultoria tecnológica e formação. Através do Growset Labs, a empresa investe em inovação, num espaço dedicado à aceleração de ideias e negócios disruptivos.

A visão da Growset é atuar como catalisadora de mudanças no setor tecnológico, apoiando empresas a inovar e competir em mercados globais.

Para alcançar esse objetivo, a empresa planeia investir 10 milhões de euros nos próximos dois anos, canalizando recursos para ideias e negócios tecnologicamente inovadores com uma abordagem sustentável.

Comprar casa em Portugal em 2024 atinge recorde

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Por: Redação

O objetivo de comprar casa em Portugal continua a ser adiado por muitas famílias, tendo em conta os preços praticados a chegarem aos 2.827 euros/m2, de acordo com o Idealista.

Segundo o mais recente relatório do portal imobiliário, os preços das casas em Portugal subiram 10,4% em dezembro de 2024 face ao mesmo mês de 2023.

Segundo o índice de preços do idealista, que diz respeitos aos anúncios no portal, comprar casa tinha um custo de 2.827 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro de 2024, tendo em conta o valor mediano, atingindo um novo máximo histórico na série do índice de preços do idealista.

Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 3,4%.

Vila Real lidera a subida de preços

Olhando para as capitais de distrito, os preços das casas em 2024 subiram em 20 capitais de distrito, com Vila Real (21,2%), Évora (17,9%) e Leiria (15,4%) a liderarem a lista.

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa: 5.718 euros/m2. Porto (3.705 euros/m2) e Funchal (3.542 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (732 euros/m2), Portalegre (811 euros/m2), Castelo Branco (908 euros/m2), Bragança (917 euros/m2), Vila Real (1.056 euros/m2), Viseu (1.147 euros/m2) e Beja (1.209 euros/m2).

Empreender: como tirar a ideia do papel em 2025

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Por: Carlos Rebelo, presidente da JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico


Com o início de 2025, as resoluções e desejos para este ano já estão traçados para a maioria das pessoas. O início de um novo ano é frequentemente associado a novos começos e crescimento e, por isso, este poderá ser também um período propício para quem pretender tirar a ideia do papel e lançar o seu negócio próprio em 2025.

Alcançar uma maior estabilidade financeira, melhorar a qualidade de vida e, também, a oportunidade de deixar uma marca pessoal no mundo são algumas das principais motivações que norteiam os empreendedores. No entanto, para atingir estes objetivos é necessário estar disposto a correr riscos e a enfrentar muitos desafios. Apesar de não existir uma estratégia infalível para suceder, há etapas que devem ser tidas em conta para manter o rumo na finalidade.

Assim, para começar a empreender, terá primeiramente de ter uma ideia inovadora que possa ser transformada num negócio – esta é a base de qualquer iniciativa empreendedora. Isto envolve identificar um problema latente e que os empreendedores tenham a capacidade de desenvolver uma solução para o mesmo, que impacte o maior número de pessoas possíveis e que possa trazer valor ao tecido empresarial. Portanto, em boa verdade, o valor de uma ideia reside no problema que tem de ser solucionado.

Depois disso, é necessário obter um conhecimento profundo de todo o ecossistema: analisar a concorrência e o público-alvo é fundamental para conseguir posicionar o negócio no mercado e certificar-se que o está a fazer de forma correta. De seguida, é também crucial definir um modelo de negócio que seja rentável e gerador de lucro, assegurando a escalabilidade do negócio. Ter este aspeto em consideração vai permitir a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo.

Os futuros empreendedores devem também saber que é imprescindível construir uma boa rede de contactos. Pertencer ao ecossistema de inovação e empreendedorismo oferece a oportunidade de estar rodeado de pessoas que partilham as mesmas experiências e vivências, mas que podem oferecer uma visão diferente para o mesmo problema. Por isso, criar e manter relações profissionais baseadas na confiança é fundamental para partilhar conhecimento e experiências, potenciar oportunidades e encontrar os investidores certos que possam injetar capital no negócio e prestem apoio no seu desenvolvimento.

O empreendedorismo pode estar ao alcance de todos. Mas ser empreendedor não é meramente aquele que se aventura a lançar um negócio próprio; é aquele que não só tem a coragem de transformar a ideia em realidade e de dar os primeiros passos mas, sobretudo, que continua a persistir até concretizar a sua visão de negócio e alcançar os objetivos definidos.

Em 2025, a inovação vai continuar a moldar a economia e a chegada do novo ano pode revelar-se num momento favorável para tirar a ideia do papel e lançar um negócio que impacte positivamente a sociedade.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
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Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

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III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

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A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

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Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

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Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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