Domingo, Junho 22, 2025
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“O Lumen Hotel tem uma componente tecnológica muito vincada” – Sérgio Bernardo

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Por: Ana Vieira


Cada vez mais portugueses escolhem celebrar a passagem de ano fora de casa, optando pelo conforto e pela experiência de um hotel, seja em busca de uma festa memorável, de um jantar sofisticado ou de um refúgio tranquilo.

Em 2023, a taxa média de ocupação nos hotéis portugueses para celebrar a fim de ano foi de 75%, de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal. Para este ano, a estimativa fica-se pelos 68%.

Em Lisboa, o Lumen Hotel realça quer a importância de preparar a data antempadamente, como a escolha de um programa diferenciador.

Em entrevista à PME Magazine, Sérgio Bernardo, diretor geral do Lumen Hotel, destaca o sistema de videomapping, que permite ao “longo de todo o ano a exibição de espetáculos temáticos, bem como projeções corporativas nos diversos eventos que são realizados no hotel”.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Lisboa tem uma oferta hoteleira cada vez mais competitiva. Como é que o Lumen Hotel se posiciona para atrair clientes nacionais e internacionais, especialmente durante uma época de grande procura, como a passagem de ano?
Sérgio Bernardo (S. B.) –
Sem dúvida, Lisboa tem uma oferta hoteleira não só muito competitiva como também com muita qualidade, o que é fantástico para o destino e ajuda na promoção do mesmo. O Lumen Hotel integra a United Hotels of Portugal, responsáveis pela promoção e divulgação comercial do hotel, o que é uma mais-valia enorme, pois têm uma presença muito forte a este nível e ajuda indubitavelmente a atrair clientes nacionais e internacionais durante todo o ano, inclusivamente para esta altura tão especial como a passagem de ano.

O facto de a promoção também ser feita com muita antecedência, com as ofertas temáticas e diferenciadoras como as que temos para a passagem de ano a serem pensadas cuidadosamente, contribui imenso para o resultado final e neste caso em especial, o hotel estará completo na passagem de ano como habitualmente sucede.

O “The Lisbon Light Show” acontece todos os dias no Jardim do Lumen Hotel (Fonte Divulgação)


PME Mag. – Como é que a digitalização e a tecnologia têm sido usadas no Lumen Hotel para personalizar e melhorar a experiência do cliente, não apenas no dia a dia, mas também durante eventos especiais como o réveillon?
S. B. –
O Lumen Hotel tem uma componente tecnológica muito vincada, é aliás uma das imagens de marca desta fantástica unidade.

“(…) recursos de videomapping para uma exibição temática à meia-noite, composta por um fogo de artifício digital”

Quartos equipados com tablets onde os clientes podem não só encontrar toda a informação do hotel como interagir com as equipas, WIFI de elevadíssima qualidade, business center equipado com cabine acústica, mas logicamente que o destaque tem de ser feito para o hardware e software de videomapping, que permitem ao longo de todo o ano a exibição de espetáculos temáticos, bem como projeções corporativas nos diversos eventos que são realizados no hotel, contribuindo de forma ímpar para eventos altamente diferenciadores, em cenários indescritíveis. Logicamente que o Reveillon não é exceção e utilizamos assim os recursos de videomapping para uma exibição temática à meia-noite, composta por um fogo de artifício digital, antecedida não só do show residente e diário – The Lisbon Light Show, como do espetáculo sazonal de Natal acompanhado pela projeção de neve artificial no lindíssimo pateo interior do hotel.

 

PME Mag. – Na vossa oferta de fim de ano existe alguma colaboração com produtores ou fornecedores locais? 
S. B. –
No pack de fim de ano existem diversas colaborações com fornecedores locais e nacionais, desde a criação dos espetáculos de videomapping como aos produtos que constituem as nossas ofertas gastronómicas para esta data tão especial.

Já para a decoração do hotel temos uma abordagem diferente, gostamos de envolver quem nele exerce funções diariamente, deixar que as equipas possam dar azo à criatividade e nos ajudem a personalizar esta que também é a casa deles, com ações diferenciadores como a pintura manual e personalizada dos vidros que constituem a fachada principal do hotel. Os clientes gostam de saber que valorizamos os recursos nacionais e locais, assim como ficam deliciados por ver esta envolvência das equipas de uma forma tão pessoal e única.

 

PME Mag. – Preparar um evento como a passagem de ano exige uma grande coordenação de equipas humanas e recursos. Quais são os maiores desafios que enfrentam e como garantem o serviço?
S. B. –
A planificação atempada é fulcral a todos os níveis, seja no que diz respeito às equipas como as necessidades de recursos. A grande dificuldade que afeta muitos hotéis é sem dúvida a escassez de recursos humanos, a qual se agrava quando as necessidades aumentam em resultado de alterações ou vendas de last-minute, mas felizmente o Lumen Hotel é uma unidade privilegiada, pois não só temos equipas estabilizadas que nos garantem a habitual excelência de serviço nesta altura tão exigente, como temos há muito previsões de o hotel estar completo, não existindo assim a possibilidade de muitas alterações de ultima hora e ações subsequentes que possam colocar a qualidade do serviço em teste.

 

PME Mag. – Quais são os vossos planos e expectativas para o próximo ano, em termos de crescimento, inovação e experiência do cliente?
S. B. –
As expectativas para 2025 são as melhores, pois tudo indica que caminhamos para mais um ano de sucesso, com excelentes níveis de ocupação e com o mercado mais uma vez a registar um crescimento sustentado.

“melhoria nos equipamentos de audiovisuais afetos aos eventos”

Temos em pipeline várias projetos, que nos irão ajudar a inovar como sempre procuramos fazer, com destaque para uma melhoria nos equipamentos de audiovisuais afetos aos eventos, bem como à implementação de um software diferenciador de sinalética digital. Logicamente que todas as melhorias impactam sempre positivamente nos clientes e felizmente tudo o que temos vindo a fazer tem sido amplamente reconhecido pelos nossos clientes e esperamos que assim continue.

Portugal no Top 5 na produção de vinho espumante em 2023

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Por: Redação

 

Portugal é o quinto maior produtor de vinho espumante na União Europeia (UE) em 2023, com uma produção de 25 milhões de litros.

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, na liderança da produção de vinho espumante na UE continua a Itália, com 638 milhões de litros, seguida pela França com 312 milhões de litros.

Logo a seguir está a Alemanha com 263 milhões de litros, Espanha com 206 milhões de litros e, em quinto lugar, Portugal.

A produção total de vinho espumante na UE atingiu 1,496 mil milhões de litros, representando uma queda de 8% em relação a 2022.

Em termos de exportação, a UE enviou 600 milhões de litros de vinho espumante para países fora da EU em 2023, uma redução de 8% em comparação com os 649 milhões de litros exportados em 2022.

Apesar desse declínio, os níveis de exportação permaneceram superiores aos observados em anos anteriores, como 2018 e 2019.

As categorias mais exportadas em 2023 foram o prosecco, representando quase metade das exportações (266 milhões de litros), seguido pelo vinho espumante de uvas frescas com 17% (100 milhões de litros) e o champanhe com 15% (91 milhões de litros).

20 marcas conquistam Prémio Escolha dos Profissionais

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Por: Redação

 

A ConsumerChoice, sistema de avaliação de marcas em Portugal, divulgou as 20 marcas vencedoras da 11.ª edição do prémio “Escolha dos Profissionais”, eleita por mais de 4.630 profissionais portugueses.

De acordo com um comunicado enviado, esta edição destaca-se pelo número recorde de marcas avaliadas (117 marcas), como também pelo aumento significativo do número de consumidores envolvidos no processo de avaliação.

Os critérios de avaliação variaram conforme o setor, refletindo as necessidades específicas de cada área.

No setor financeiro, destacaram-se a Montepio Crédito (Empresas de Crédito ao Consumo), a Eupago (Soluções de Pagamentos para Empresas), a Raize (Crédito a Empresas – Plataformas Financeiras) e a Credibom (Crédito Automóvel) reconhecidas pela sua clareza, agilidade e credibilidade.

Na área de cosmética, fatores como segurança, pigmentação e diversidade de produtos foram decisivos para premiar a Cosmética Click (Loja Online de Cosmética Profissional), a Andreia Profissional em duas categorias (Verniz Gel e Gel; Coloração & Descoloração) e a Pluricosmética (Lojas de Cosmética Profissional).

No setor de construção, as marcas Weber (Colagem e Betumação de Cerâmica), Pecol (Silicones e Selantes), Mapei (Produtos Químicos para Construção), Margrés (Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos) e Seciltek (Sistema de Isolamento Térmico) foram valorizadas pela eficiência e suporte técnico.

Por fim, no retalho profissional e restantes setores diversos, os critérios principais foram a rapidez das soluções que asseguram qualquer imprevisto, a confiança e a credibilidade da marca. Neste caso, venceram marcas como, a Locarent (Gestão de Frotas Automóveis) e a Citroën (Veículos Comercias), na área automóvel, a Manpower (Recrutamento e Seleção) na área de Recursos Humanos e a AdvanceCare (Sistemas de Saúde).

Sistema e técnicas de avaliação

Quanto ao método de avaliação utilizado, segundo a ConsumerChoice, numa fase inicial identificam-se os atributos mais valorizados pelos profissionais, para aplicar a metodologia de avaliação mais apropriada, como testes de produtos, cliente mistério e auditorias online, entre outras.

Posteriormente, as marcas premiadas são as que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos profissionais e que atingiram os graus de satisfação mais elevados.

Mercadona aumenta salário base para quase 1250 euros

Por: Redação

 

A Mercadona, cadeia de supermercados, vai aumentar os salários de mais de 100 mil trabalhadores em Portugal e Espanha, a partir de janeiro, com o objetivo de contribuir para o aumento do seu poder de compra.

O salário base para novos colaboradores passará a ser de 1.247 euros brutos/mês, equivalente a 23% acima do Salário Mínimo Nacional (SMN). Após quatro anos na empresa, o vencimento chega a 1.705 euros brutos/mês, ou seja, 68% acima do SMN.

A empresa decidiu também, tendo em conta a sua estratégia de partilha dos lucros, distribuir um prémio adicional além do tradicional prémio de desempenho, cujo objetivo é recompensar o esforço dos colaboradores. 

Além disso, “Como já vem sendo habitual, os colaboradores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, e caso sejam atingidos os objetivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade”, como explicado em comunicado.

Todos os colaboradores da Mercadona têm contrato efetivo desde o primeiro dia, com uma progressão salarial em 5 níveis, alcançados no máximo em cinco anos.

Cada mudança de nível resulta num aumento de 11%, ao qual se soma agora o acréscimo de 8,5%, totalizando uma evolução salarial de cerca de 20%.

Empresas como o Ikea, a Declathon e a the Navigator Company vão também aumentar ou já aumentaram os salários dos seus colaboradores.

A IKEA Portugal anunciou um aumento no salário de entrada para 1.025 euros brutos/mês, a partir de janeiro de 2025, e reforçou os benefícios, incluindo seguros de saúde e apoio ao bem-estar dos colaboradores.

Na Decathlon, qualquer colaborador a tempo inteiro terá um salário bruto mensal garantido de 1.093 €, também a partir de janeiro. A este valor poderão ainda somar-se prémios mensais de desempenho (de 0 a 20%).

Já a Navigator Company, do setor industrial, elevou o salário de entrada para 962 euros brutos/mês e decidiu antecipar o pagamento de prémios. Estas iniciativas foram já implementadas ainda em 2024.

“Valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições” – Eliana Barros

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Por: Ana Vieira


A Ownever, fundada por Eliana Barros, surgiu para criar malas e acessórios intemporais, honrando o artesanato e as tradições portuguesas.

Com a pele como matéria-prima, a marca promove a reparação e o restauro de peças, num serviço que pretende contrariar o consumo desenfreado resumido no princípio “reparar, cuidar e valorizar”.

“Aura”, a mala mais recente, foi pensada para “representar a arte da porcelana portuguesa, uma tradição em risco de extinção no norte do país, de forma subtil mas impactante”, explicou a fundadora Eliana Barros à PME Magazine. 

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Ownever? 
Eliana Barros (E. B.) – A Ownever nasceu em 2021, mas o conceito foi sendo amadurecido ao longo de vários anos. A ideia surgiu da vontade de criar malas de enorme qualidade em Portugal, com um design clássico e intemporal, que transcendesse tendências passageiras e se tornasse parte de um guarda-roupa eterno.

“valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições”

Pretendia criar peças capazes de serem transmitidas de geração em geração, mantendo a sua durabilidade graças à possibilidade de serem reparadas. Foi fundamental valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições que, por vezes, estão em risco de desaparecer devido à falta de visibilidade. O nosso propósito é dar vida a acessórios que contem histórias – tanto de quem os cria como de quem os usa – e que sejam estimados e apreciados ao longo do tempo.

PME Mag. – A matéria-prima da Ownever é a pele. Que percurso faz este material até ser transformado numa mala para venda? 
E. B. – Trabalhamos com diferentes tipos de pele, desde peles de curtimento vegetal, biodegradáveis e de origem nacional, até peles de outras marcas de luxo que reaproveitamos para criar peças únicas. As peles reaproveitadas são principalmente italianas e francesas, enquanto as biodegradáveis são produzidas em Portugal. Todo o processo é cuidadosamente acompanhado para garantir a qualidade e sustentabilidade dos materiais que utilizamos.


PME Mag. – Muitos dos vossos produtos utilizam pele reciclada. Como é feito este processo e que impactos tem no ambiente?
E. B. – Grande parte das peles descartadas acabam em aterros e, quando não são biodegradáveis (ou seja, não possuem curtimento vegetal), podem demorar mais de 50 anos para se degradar. Ao reaproveitarmos estas peles, evitamos que sejam descartadas e prolongamos a sua vida útil, reduzindo assim o impacto ambiental. Este processo reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular.

Mala Aura junto a Santos
A Aura é uma homenagem ao Sr. Pinto e à sua família, os últimos guardiões da arte da porcelana em Barcelos (Fonte Divulgação)


PME Mag. – A mala “Aura”, a peça mais recente da coleção da marca, foi buscar inspiração à porcelana portuguesa. Como foi o processo criativo e material?
E. B. – A criação da mala “Aura” foi um projeto de dois anos. O processo começou com a procura da pessoa certa para colaborar, até chegarmos ao design que fazia sentido para a nossa visão minimalista e clássica. O desafio era representar a arte da porcelana portuguesa, uma tradição em risco de extinção no norte do país, de forma subtil mas impactante.

“(…) peça que reflete simplicidade e, ao mesmo tempo, homenageia esta arte [porcelana] única”.

O resultado é uma peça que reflete simplicidade e, ao mesmo tempo, homenageia esta arte única. Foi um prazer enorme trabalhar com o Sr. Pinto e a sua família, que nos acolheram com generosidade e carinho. Esperamos que toda essa dedicação esteja refletida na mala “Aura”.

PME Mag. – Como funciona o vosso serviço de reparação? 
E. B. – O nosso serviço de reparação é gratuito para alguns modelos Ownever. Para outros, assim como para malas de outras marcas, oferecemos um orçamento personalizado. O processo é simples: os clientes enviam-nos imagens ou vídeos da mala a reparar, indicar as
necessidades – seja restauro, mudança de cor ou outro pedido – e nós fornecemos um orçamento. Após aprovação, tratamos do restante e entregamos o produto reparado diretamente na casa do cliente.

PME Mag. – Como se posiciona a Ownever relativamente a campanhas comerciais de redução de preço como a Black Friday, saldos ou outras promoções?
E. B. – Não participamos em promoções ou campanhas como a Black Friday. Aliás, fechamos a loja online nesse dia. Não acreditamos em desvalorizar o trabalho que fazemos, nem as pessoas que o realizam. Somos contra o consumismo desenfreado e preferimos incentivar um consumo consciente e responsável. Defendemos o princípio de “menos e
melhor”: reparar, cuidar e valorizar.

Formação ao Longo da Vida: o compromisso da ENSP NOVA com o Futuro

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Por: Rui Santana, sub diretor para o ensino da Escola Nacional de Saúde Pública, NOVA

 

A formação ao longo da vida, ou “lifelong education”, mais do que uma tendência, é uma necessidade vital no mundo em constante transformação em que vivemos, muito em particular na área da saúde. Ciente da importância deste conceito, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) tem estruturado a sua ação no sentido de proporcionar formações em linha com as necessidades identificadas e antecipando desafios futuros, tendo nascido recentemente o programa NextGen EducaTion.

Esta abordagem reflete o compromisso contínuo da ENSP NOVA com a aprendizagem e o aperfeiçoamento de competências ao longo da nossa existência, não apenas no início da carreira profissional ou em momentos de mudança, mas como uma prática integrada no quotidiano. Em áreas de elevada complexidade e impacto social, como a Saúde Pública, a formação contínua assume um papel central, permitindo que os profissionais antecipem as mudanças, integrem novos conhecimentos científicos e tecnológicos e respondam de forma eficaz aos desafios emergentes.

Num setor tão dinâmico como a Saúde Pública, onde as decisões afetam diretamente o bem-estar das comunidades, a formação contínua é indispensável para garantir intervenções informadas, éticas e adaptadas às realidades locais e globais. A formação ao longo da vida habilita os profissionais a compreenderem e agirem em temas tão variados quanto a transição demográfica, a desigualdade em saúde, as epidemias globais e as oportunidades trazidas pelas inovações digitais. É, portanto, uma ferramenta estratégica não apenas para a capacitação individual, mas também para a consolidação de sistemas de saúde mais resilientes e equitativos, capazes de evoluir de respostas excessivamente focadas na doença para soluções centradas nas pessoas e na sua saúde, tirando partido da inovação que todos os dias chega a este setor.

Perante um panorama onde a oferta de formação contínua é vasta e diversificada, a ENSP NOVA procura assumir um papel distintivo de integração da formação ao longo da vida numa estratégia institucional mais ampla: “Leading the Way to a Healthy Future”. Este compromisso reflete-se numa abordagem holística e inovadora que combina “lifelong education” com outras dimensões estratégicas, como “executive education”, “innovation center education”, “knowledge bank” e “communities education”.

Promovendo uma aprendizagem colaborativa e transformadora, a ENSP NOVA visa não apenas capacitar profissionais de Saúde Pública para os desafios atuais, mas também fomentar a criação e a partilha de conhecimento que inspire mudanças duradouras nos sistemas de saúde, mas também nas comunidades. Esta visão integrada posiciona a Escola como um verdadeiro catalisador de mudança no setor e como um parceiro para a renovação que todos sabemos ser necessária para continuar a assegurar no futuro os ganhos em saúde que atingimos nas últimas décadas.

Sintetizando seis décadas de experiência em formação de pós-graduação, a ENSP NOVA culmina esta abordagem numa proposta concreta de valor: desta forma nasce o “NextGen EducaTion”, um programa que colige as principais necessidades do mercado sob a forma de cursos de curta duração, da gestão de projetos à segurança do doente, da comunicação è economia em saúde, quase todos online ou maioritariamente online.

A segunda edição do NextGen EducaTion está prestes a ser lançada, beneficiando da experiência da ENSP NOVA na formação de milhares de profissionais nas mais diversas áreas da saúde pública. Esta trajetória confere à Escola uma base sólida para continuar a liderar iniciativas que combinam tradição e inovação, preparando profissionais para enfrentar os desafios de um futuro em rápida transformação, enquanto reforçando o seu posicionamento e reconhecimento internacional, que não só informa as suas práticas educativas, como contribui para o avanço do conhecimento em saúde pública, com resultados mensuráveis.

 

Parceria PME Magazine/ENSP-NOVA 
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

InnoWave abre mais de 20 vagas em áreas tecnológicas

Por: Redação

 

A tecnológica portuguesa InnoWave está a recrutar mais de 20 profissionais para diferentes áreas tecnológicas, oferecendo oportunidades em regime híbrido em Lisboa e posições totalmente remotas para projetos internacionais.

As vagas disponíveis abrangem níveis de experiência que vão desde recém-licenciados a especialistas seniores.

Entre os cargos em Lisboa destacam-se posições como assistente financeiro, engenheiro sénior de dados e programador de OutSystems.

Para funções remotas, a empresa procura especialistas em áreas como governança de dados, especialista em qualidade e consultor de integração especializado em Apigee.

Tiago Gonçalves, CEO da InnoWave, afirma que estas contratações representam uma aposta estratégica na expansão da empresa e no reforço da sua cultura de inovação. “Estamos a recrutar para mais de 20 posições, refletindo o crescimento sustentado da InnoWave e o nosso compromisso em atrair os melhores talentos. Queremos oferecer oportunidades desafiantes e apoiar o desenvolvimento profissional numa cultura que valoriza a inovação e o equilíbrio”, explica o CEO.

A InnoWave oferece um pacote de benefícios, como seguro de saúde com cobertura para consultas de psicologia, três dias extras de férias, reembolso de propinas para formação técnica e bónus de desempenho.

Além disso, a empresa promove iniciativas através do programa Care+, que reforça a sua imagem de um ambiente saudável e equilibrado. Este esforço foi reconhecido com o selo Healthy Workplace 2024, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A empresa avança na integração da Inteligência Artificial (IA), aplicando-a em áreas como recursos humanos e vendas para aumentar a eficiência e automatização. Os colaboradores recebem formação em IA, com foco em princípios éticos e aplicações práticas.

Páginas Amarelas nomeia novo CEO

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Por: Redação

 

A Páginas Amarelas, empresa especialista em produtos e serviços digitais para Pequenas e Médias Empresas (PME), anunciou a nomeação de João Souto como novo CEO.

João Souto, que anteriormente ocupava o cargo de Chief Revenue Officer, assume o desafio estratégico de acelerar a transformação digital das Pequenas e Médias Empresas em Portugal.

António Alegre, anterior diretor geral da marca, termina funções executivas e mantém-se na estrutura como presidente do Conselho de Administração.

“A nomeação do João Souto constitui uma evolução natural dentro da Páginas Amarelas e uma de várias mudanças planeadas que visam organizar e robustecer a marca, assim como o grupo”, complementa António Alegre.

João Souto traz mais de 25 anos de experiência em estratégia e gestão de negócios. A sua relação com a Páginas Amarelas remonta a 2006, ocupando cargos como diretor comercial e Chief Revenue Officer.

Além disso, o novo CEO planeia tornar a empresa mais ágil, eficiente e rentável, acompanhando o ritmo acelerado das demandas digitais das PME.

“Aceitar dirigir um negócio como o da Páginas Amarelas é entusiasmante e desafiante, num contexto de forte crescimento das necessidades de digitalização das PME portuguesas e capitalizando sobre o legado deixado por António Alegre, principal responsável por trazer a empresa para o século XXI”, explica o CEO.

João Souto é licenciado e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, possui um MBA em Gestão de Empresas pela Porto Business School e especialização em Design Thinking para Inovação Empresarial pela Católica Lisbon School of Business & Economics.

PWN Lisbon e Santander promovem liderança feminina com bolsas de formação

Por: Redação


A Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon), organização com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres, em parceria com a Fundação Santander Portugal, vai atribuir 50 bolsas de formação a mulheres.

O Santander W50 Portugal 2025, destina-se a mulheres em posições de gestão ou em conselhos de administração que desejem avançar na carreira.

As candidaturas estão abertas até 7 de janeiro de 2025, através da plataforma Santander Open Academy, devendo as candidatas realizar a sua inscrição, preenchendo o formulário, escrevendo uma breve biografia e uma carta de motivação.

O Programa inclui formação na sede da London School of Economics

As 50 mulheres selecionadas terão a oportunidade de participar num curso online, sobre liderança feminina, certificado pela London School of Economics (LSE).

Além disso, poderão candidatar-se ao Programa Global SW50 2025, que oferece um curso presencial de cinco dias na sede da LSE, em Londres.

Paula Perfeito, presidente da PWN Lisbon, destaca o impacto da parceria na projeção de talentos femininos para novas ambições de liderança. ”Esta parceria entre a PWN Lisbon e a Fundação Santander Portugal, agora renovada, consiste numa plataforma de desenvolvimento do talento feminino, com exposição estratégica a uma rede de formação de âmbito internacional, permitindo projetar cada profissional para uma nova ambição na liderança”, explica Paula Perfeito.

Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, reforça a importância da diversidade na gestão para decisões estratégicas e sustentáveis, pois considera que “hoje sabemos que a diversidade nos órgãos de gestão é crítica para a tomada de decisões é fundamental para construir empresas e instituições sustentáveis.”

Segundo Inês Rocha de Gouveia, Head of Santander Universidades, o programa W50 empodera mulheres ao criar uma rede internacional de oportunidades e networking.

Há 28 anos que o Grupo Santander aposta em educação, empregabilidade e empreendedorismo e mais de 1,5 milhões de pessoas e empresas já foram apoiadas pelos seus programas.

Loures Innovation Hub reabre após reestruturação

Por: Redação

 

Após dois anos encerrado para reestruturação, o Loures Innovation Hub, localizado no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, reabriu oficialmente.

Em declarações à PME Magazine, fonte oficial do Loures Innovation Hub, explica que a reestruturação teve como objetivo, além de um rebranding, a necessidade de criar um regulamento e consolidar o modo de funcionamento das instalações, bem como trabalhar no processo de licenciamento cumprindo exigências legais.

Este espaço está preparado para acolher startups e pequenas e médias empresas de qualquer setor, desde que apresentem projetos inovadores. “O nosso grande objetivo é apoiar o crescimento de startups e empresas inovadoras, de forma a que possamos criar uma dinâmica de desenvolvimento local e novas oportunidades no concelho de Loures”, explica Luís Charneira, um dos responsáveis pelo Loures Innovation Hub.

Contudo, a infraestrutura destaca-se pelo foco no setor agroalimentar. O hub inclui um Kitchen Lab, cozinha equipada para testes e demonstrações culinárias; um Food Lab, com 400 m² destinados à produção industrial de alimentos e um Food Market, pensado para o lançamento de novos produtos.

No que diz respeito às empresas que têm demonstrado interesse no espaço, tratam-se de projetos neste setor, alguns já no mercado outros ainda em fase inicial que procuram aumentar a sua produção, como explicado à PME Magazine.

Qualquer empresa incubada terá à sua disposição um acompanhamento personalizado por equipas especializadas em cada área, planos de mentoria, negócio e financiamento e, ainda, acesso a redes de investidores.

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3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
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Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

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A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

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O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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