Sábado, Agosto 9, 2025
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Na engenharia e na vida, a criatividade é uma ferramenta valiosa

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Por: Luís Pereira, Research and Development Director da Opensoft

 

Fui uma das primeiras crianças da minha geração a ter um computador em casa, algo que determinou estar ligado para sempre ao mundo dos computadores. O objeto fascinou-me desde o início, muito além dos clássicos jogos que começaram a colar as crianças ao ecrã, e a engenharia informática tornou-se na escolha óbvia da minha vida académica e profissional.

Quando pensamos em criatividade, tendemos a pensar na expressão artística: em grandes pintores, músicos ou atores. Mas o meu percurso enquanto engenheiro de software mostrou-me que a criatividade tem muitas formas e feitios. É criativo quem se predispõe a pegar nas ferramentas que tem ao dispor para resolver um problema ou procurar ativamente fórmulas que tornem mais eficientes as tarefas do dia a dia. E a criatividade surge, também, sempre que um engenheiro de software reflete sobre as linguagens e os programas que manuseia diariamente e sugere rotas alternativas.

Um engenheiro é um criativo por excelência, mesmo que nem sempre o reconheça. Assim, a criatividade é bastante intrínseca à atividade de um engenheiro que, apesar de se relacionar com estruturas rígidas, mecanismos lógicos e linguagens matemáticas, tem como principal missão a resolução de problemas.

Felizmente, continuo a constatar que os cursos superiores nesta área ainda prezam este lado criativo, unindo muitas vezes a academia e o setor económico neste sentido. As instituições académicas, por exemplo, continuam a fomentar a busca ativa de soluções práticas durante o período de investigação para a tese de mestrado, período em que muitos alunos escolhem integrar empresas tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento de projetos internos.

Em todo o caso, não seria sensato tomar a criatividade por garantida. O espírito criativo merece ser nutrido, calibrado e reinventado, especialmente nos dias em que as tarefas do dia a dia nos levam ao limite. Por isso é que nos dias de hoje, enquanto líder de projetos e equipas, me cruzo com profissionais que no seu diariamente abordam as tarefas, técnicas ou relacionais, com um surpreendente sentido de criatividade.

Reconhecendo que não é uma componente simples de medir, acredito também que é importante que as empresas adaptem os seus parâmetros de avaliação no sentido de valorizar colaboradores mais criativos. Um perfil que participa e catapulta a inovação dentro de uma equipa acrescenta valor, tanto ao serviço entregue ao cliente como à organização, e deve ser reconhecido por isso.

Além disso, é essencial trabalhar ativamente para a criação de uma cultura aberta ao erro, à evolução, à experimentação e ao sentido crítico. Quer queiramos quer não, a busca de respostas criativas – mesmo que inseridas dentro de modelos lógicos e matemáticos – abre espaço para o erro. Neste sentido, é crucial mostrar aos que nos acompanham que existe espaço para evoluir nas capacidades técnicas e não técnicas. No fundo, a criatividade é uma ferramenta essencial para a criação de equipas de engenheiros mais resilientes e abertas à inovação.

UniPeople é o patrocinador principal do Fórum PME Magazine 2025

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Por: Ana Vieira


A UniPeople, empresa especializada em soluções financeiras para empresas e particulares, é o patrocinador principal do 3º Fórum PME Magazine, a decorrer nos dias 29 e 30 de outubro, no Taguspark, em Oeiras.

O evento, que reúne centenas de empresários portugueses, contará com a presença ativa da marca, que reforça assim o seu compromisso com o crescimento do ecossistema empresarial nacional.

“Acreditamos que o futuro de Portugal passa pela valorização das pequenas e médias empresas, e queremos deixar um legado de apoio ao empreendedorismo nacional”, afirma Igor de Brito, CEO do grupo UniPeople.


UniPeople quer facilitar a vida financeira das PME

Com o compromisso de simplificar o acesso à informação, aos serviços financeiros e à tomada de decisão, patrocinar o Fórum aparece como uma “oportunidade para reforçar o nosso papel enquanto facilitadores da vida financeira das PME, partilhando conhecimento e estando lado a lado com quem constrói o país todos os dias”, acrescenta o gestor à PME Magazine.

“A presença neste fórum permite-nos escutar, aprender e contribuir para um ecossistema mais forte”, procurando gerar valor real para a comunidade empresarial, aprofundando o relacionamento com empresários, criando novas parcerias e posicionando-se como um parceiro próximo e orientado para soluções concretas.


Empresas vão ter direito a um diagnóstico financeiro gratuito

Durante o Fórum PME Magazine, a UniPeople irá dinamizar várias iniciativas, com destaque para um espaço de diagnóstico financeiro gratuito, onde os participantes poderão avaliar o seu “índice de vitalidade financeira”, numa abordagem inspirada no biohacking, ou seja, focada em otimizar o presente para maximizar o futuro.

A par disso, os visitantes terão acesso a condições especiais na contratação dos serviços da UniPeople, como forma de incentivo e apoio ao desenvolvimento dos seus negócios.

Com esta presença no Fórum PME Magazine, a UniPeople reafirma a sua visão estratégica sobre a importância da longevidade financeira, da inovação e da tecnologia no apoio às PME portuguesas.

Grupo Controlauto aumenta posição em Espanha

Por: Redação 


O Grupo Controlauto adquiriu 90% do capital social da empresa espanhola Mecod, passando a operar nove centros de inspeção em Espanha e um total de 60 na Península Ibérica.

De acordo com um comunicado de imprensa, a Mecod dispõe de um centro de inspeções moderno, com três linhas dedicadas a veículos e uma box independente para motociclos e ciclomotores.

A incorporação insere-se na estratégia de expansão e consolidação da empresa no mercado espanhol. 

Pedro Dias, administrador-delegado do Grupo Controlauto, comentou que “esta aquisição permite nos continuar a crescer em Espanha, o nosso mercado natural de internacionalização, e a consolidar a nossa posição de terceiro maior operador privado da Península Ibérica”.

O Grupo Controlauto é detido pelo Grupo Brisa, com uma posição de 76%, e pela espanhola Portobello Capital, com 24% do capital social.

Do imobiliário português ao investimento global

Por: Helena Schlindwein e Ana Vieira


A Invest 351, com sede no Porto, é uma empresa dedicada à mediação e consultoria em investimento imobiliário.

Com o propósito de democratizar o acesso ao setor, a empresa destaca-se por oferecer um serviço “One Stop Shop”, que acompanha o cliente em todas as fases do processo.

 

  • Invest 351 nasce para responder a uma lacuna no mercado imobiliário
  • A abordagem “One Stop Shop” garante um serviço completo: do estudo de mercado ao financiamento, gestão de obra e comercialização.
  • Mais importante do que crescer rápido é construir uma base sólida.

 

1.

PME Magazine – Como nasceu a empresa?

João Pedro Vieira (Partner) – A Invest 351 nasceu da vontade de democratizar o acesso ao investimento imobiliário em Portugal, respondendo a uma lacuna no processo de compra e venda de imóveis. Identificámos a necessidade de um serviço integrado e criámos uma estrutura que reúne internamente todas as valências, do início ao fim.

 

2.

Quem é o vosso cliente-tipo?

Trabalhamos com clientes institucionais e particulares que pretendem adquirir, desenvolver ou rentabilizar ativos imobiliários em Portugal, privilegiando a segurança jurídica, a rentabilidade e o acompanhamento personalizado em todo o processo.

 

3.

Qual foi o maior desafio enfrentado até hoje?

Gerir um crescimento acelerado sem comprometer a qualidade e a proximidade no serviço ao cliente. A internacionalização e a adaptação a diferentes contextos culturais e legais foram exigentes, mas essenciais para afirmarmos a nossa proposta de valor.

 

4.

Que produto ou serviço distingue o vosso negócio?

O modelo “One Stop Shop”, que assegura um acompanhamento completo: estudo de mercado, angariação, due diligence, financiamento, gestão de obra e venda. Oferecemos um serviço integrado, eficiente e adaptado às necessidades de cada investidor.

 

5.

Qual o vosso maior orgulho até ao momento?

A confiança de clientes de mais de 15 nacionalidades e o contributo para projetos imobiliários com impacto relevante no território. Ver o nosso trabalho materializar-se em edifícios, comunidades e investimento com propósito é motivo de grande orgulho.

 

6.

O que gostariam de alcançar nos próximos anos?

Reforçar a nossa presença junto de clientes exigentes que valorizam competência e confiança. Queremos continuar a crescer com solidez, alargando parcerias e mantendo a base que nos diferencia: acompanhamento próximo e conhecimento profundo do setor.

 

7.

Uma lição aprendida que possam partilhar com outros empreendedores?

Mais do que escalar rapidamente, é essencial construir uma base sólida. Apostar em relações de confiança, manter uma equipa alinhada e adaptar-se com foco são os pilares que sustentam um negócio duradouro e com verdadeiro impacto.

DPD investe 4,5 M€ em novo centro logístico em Leiria

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Por: Redação

A DPD Portugal inaugurou um novo centro logístico em Leiria, num investimento de 4,5 milhões de euros, para reforçar a sua capacidade operacional na região centro.

Segundo um comunicado de imprensa, o centro foi feito para responder ao crescimento da empresa, melhorar a eficiência, aumentar a capacidade de entrega, reforçar a rede nacional e consolidar a posição de liderança no setor.

Com uma área total de 3145 metros quadrados, dos quais 2900 m² são dedicados a armazém, a nova instalação está preparada para gerir um volume diário de cerca de 10.000 encomendas.

A operação é assegurada por uma equipa de 50 colaboradores e uma frota composta por 38 viaturas (incluindo três elétricas) e seis camiões, garantindo uma resposta rápida e eficiente às necessidades dos clientes na região.

“O investimento em Leiria é parte integrante da nossa estratégia nacional, que visa consolidar a presença da DPD nas principais regiões do país, sempre com um olhar atento para a inovação e a sustentabilidade”, afirmou Olivier Establet, CEO da DPD Portugal.

Este projeto insere-se numa visão de longo prazo, com um horizonte de 15 anos, destinada a reforçar a capacidade de entrega da empresa, garantir uma resposta eficaz ao crescimento contínuo do sector e consolidar a posição de liderança da DPD no mercado português.

Closum integra Telegram e automatiza comunicações

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Por: Redação


A empresa Closum, uma plataforma de e-mail e sms marketing, vai disponibilizar uma nova funcionalidade no Telegram que permitirá às empresas automatizar as suas comunicações diretamente.

A nova função será lançada esta terça-feira, dia 29 de julho, durante o Closum Live Webinar e vai permitir, por exemplo, enviar automaticamente mensagens de boas-vindas.

Segundo um comunicado de imprensa, a novidade faz parte da estratégia da empresa portuguesa para ampliar os canais de comunicação das marcas, fortalecendo a sua presença nos meios preferidos dos consumidores.

Com isso, a empresa procura aumentar o engajamento, melhorar a experiência do cliente e impulsionar os resultados em vendas, aproximando ainda mais as marcas do seu público de forma eficaz e personalizada.

Assim, esta nova função utiliza a ferramenta de automações da plataforma, possibilitando que as empresas configurem o envio automático de mensagens, como boas-vindas, promoções personalizadas e pedidos de opinião.

Além disso, a integração facilita o gerenciamento de grupos e comunidades exclusivas no Telegram, promovendo interações mais diretas, segmentadas e escaláveis com o público.

As empresas também poderão monitorizar ações dos consumidores, como carrinhos abandonados, expedição de pedidos e dúvidas frequentes, tornando a comunicação mais rápida, simples e ajustada às necessidades de cada cliente.

“Com o lançamento do Closum Telegram, damos mais um passo para ajudar as marcas a estarem onde os clientes estão, com soluções inovadoras e personalizadas”, afirmou Vitor Brandão, CEO do Closum.

“Soluções flexíveis, com prazos de entrega reduzidos” – Delivery Express

Por: Helena Schlindwein e Ana Vieira

Fundada em 2018 por Francisco Castanheira, a Delivery Express nasceu da vontade de criar uma alternativa nacional às grandes multinacionais de logística urbana.

Inspirado por modelos de sucesso observados durante uma viagem pela Europa, Francisco Castanheira, co-fundador e CEO, apostou num serviço de entregas last-mile rápido, flexível e sustentável.

Hoje, com uma operação presente em mais de 40 localidades e cerca de 250 colaboradores diretos e indiretos, a Delivery Express trabalha com marcas como os CTT, DHL, Continente e Auchan.

Em entrevista à PME Magazine, Francisco Castanheira revela os principais fatores por trás deste crescimento acelerado, os planos de expansão nacional e a visão para manter um ritmo de crescimento anual entre 30% e 50% até 2030.

 

PME Magazine (PME Mag) – Como surgiu a Delivery Express?  
Francisco Castanheira (F. C.) – A Delivery Express foi fundada em 2018 com o objetivo de oferecer uma alternativa nacional às grandes multinacionais da logística urbana. Desde o início, a empresa focou-se em soluções de entrega last-mile personalizadas, rápidas e sustentáveis, posicionando-se como parceira estratégica de grandes marcas dos setores do retalho e e-commerce.  

Mais concretamente, foi depois de uma viagem que fiz pela Europa que identifiquei uma oportunidade de mercado – o sucesso das mochilas verdes do Uber Eats. Decidi, então, investir e realizar uma parceria com a Uber Eats em Portugal, lançando um serviço “chave na mão” de entregas last-mile. Graças a esta colaboração inicial, conseguimos rapidamente ganhar tração no setor da restauração. Posteriormente, aconteceu a expansão para outros setores como o retalho e o e-commerce, com parcerias com empresas como CTT, DHL, Continente e Auchan, e a Delivery Express a evoluir até se afirmar como uma parceira estratégica para grandes marcas.  

 

PME Mag. – Que fatores contribuíram para o crescimento de 57% da empresa em 2024?  
F. C. – Tivemos um crescimento YoY (Year over Year) 2023/2024 de 57% que resultou de uma combinação de fatores, desde o reforço das parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais, a expansão da cobertura geográfica e o investimento contínuo em inovação operacional.

“A crescente procura por serviços de entrega eficientes e sustentáveis, (…) impulsionou significativamente os resultados que tivemos em 2024”

A crescente procura por serviços de entrega eficientes e sustentáveis, em particular no comércio eletrónico e na distribuição alimentar, também impulsionou significativamente os resultados que tivemos em 2024.  

 

PME Mag. – A Delivery Express está presente em mais de 40 localidades. Como fazem esta gestão. E há planos para reforçar ou alargar essa cobertura em 2025?
F. C. – A gestão da operação em mais de 40 localidades é assegurada através de uma combinação de tecnologia, processos padronizados e equipas locais. A empresa aposta numa forte componente de planeamento logístico e monitorização em tempo real, para garantir a eficiência e a qualidade de serviço. Ao longo de 2025 continuamos a expandir-nos para novas zonas urbanas e semiurbanas, sempre alinhada com as necessidades dos clientes e com o compromisso de manter elevados padrões de sustentabilidade.  

 

PME Mag. – Como pretendem manter o crescimento sustentado de 30% a 50% ao ano até 2030?  
F. C. – Na Delivery Express estamos a implementar um plano de crescimento sustentado baseado em três pilares: a expansão da frota elétrica e digitalização dos processos logísticos; o reforço das parcerias estratégicas com marcas de referência; e diversificação da oferta de serviços. A aposta em tecnologias como inteligência artificial e automação vai permitir-nos escalar com eficiência, mantendo a flexibilidade e a  personalização que nos distinguem no mercado.  

 

PME Mag. – De que forma a Delivery Express se diferencia das grandes multinacionais do setor?
F. C. – A diferenciação da Delivery Express assenta sobretudo na agilidade, proximidade e capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada cliente.

“Delivery Express distinguimo-nos por disponibilizar soluções flexíveis, com prazos de entrega reduzidos e um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental”

Enquanto as grandes multinacionais operam com modelos mais padronizados, na Delivery Express distinguimo-nos por disponibilizar soluções flexíveis, com prazos de entrega reduzidos e um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Acredito que esta abordagem nos permite criar relações mais próximas e duradouras com os parceiros comerciais.  

 

PME Mag. – A Delivery Express tem metas definidas para expandir a sua frota de veículos sustentáveis nos próximos anos?
F. C. – Sim, sem dúvida! Atualmente, 25% da frota da Delivery Express é composta por veículos elétricos, e está previsto um reforço significativo dessa percentagem nos próximos anos. Estamos fortemente comprometidos com a transição energética no setor da logística e queremos promover uma mobilidade mais limpa e reduzir a pegada carbónica das nossas operações. Queremos chegar a 2030 com 75% de frota elétrica.  

Instagram agora é indexado pelo Google. O que muda?

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Por: Ana Vieira e Helena Schlindwein


Desde o dia 10 de julho de 2025 que o Google passou a indexar conteúdos públicos do Instagram
exibindo-os nos resultados de busca. A agência de Marketing Digital Adclick Group recomenda privilegiar conteúdos informativos, tutoriais e visuais, que respondam a dúvidas comuns do público.

Este avanço marca uma nova era para a presença digital de marcas no Instagram, especialmente para Pequenas e Médias Empresas (PME), que agora podem transformar a rede num canal real de tráfego orgânico, e não apenas de engajamento.

Com os conteúdos públicos do Instagram a aparecer no Google, as publicações ganham uma nova fonte de tráfego. Isso significa que mesmo quem não usa o Instagram pode encontrar posts, Reels e carrosséis ao fazer uma busca no Google.

Assim, de acordo com fonte do Adclick Group, o Instagram passa a funcionar também como um canal de descoberta orgânica e não apenas de engajamento, abrindo novas possibilidades para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online.

 

Qualidade e volume do conteúdo tornam-se cada vez mais relevantes

Tendo em conta a alteração, torna-se importante usar descrições com palavras-chave naturais e específicas, além de otimizar os nomes dos ficheiros das imagens antes de os carregar para o Instagram. Também é recomendado privilegiar conteúdos informativos, tutoriais e visuais, que respondam a dúvidas comuns do público.

A qualidade e o volume do conteúdo tornam-se cada vez mais relevantes. Além disso, os perfis devem estar públicos e manter uma frequência regular de publicação. Essa mudança representa uma excelente oportunidade para integrar a estratégia de SEO com a de social media.

Em explicações à PME Magazine, fonte do Adclick Group ressaltou a importância criar “carrosséis ou Reels que complementem artigos de blog ou páginas de produto; adotando regras de SEO na produção dos copies (uso de keywords estratégicas passa a ser fundamental e podem estar de volta as “já esquecidas” hashtags)”

Também vale adotar regras de SEO na produção dos copys, como o uso de palavras-chave estratégicas e o possível retorno das hashtags como recurso útil.

 

TikTok já aparece nos resultados do Google

Outras plataformas já estão em posições diferentes nesse cenário. De acordo com os especialistas da Agência de Marketing, o TikTok, por exemplo, já aparece nos resultados do Google há algum tempo, especialmente em pesquisas visuais.

Já o Facebook e o X são menos abertos à indexação pública e podem perder visibilidade se não seguirem o mesmo caminho das redes vizinhas.

“Esta mudança não afeta apenas social media. Estamos diante de uma alteração que vai moldar as pesquisas orgânicas e transformar a criação de conteúdo online. O movimento reforça a importância de uma estratégia multimodal, onde texto, imagem, vídeo e som estão todos em competição nos resultados de pesquisa”, conclui fonte do Adclick Group.

AssetFloow junta-se à EU AI Champions Initiative

Por: Ana Vieira e Helena Schlindwein


A AssetFloow, empresa portuguesa especializada em Inteligência Artificial Comportamental e Preditiva, foi convidada a integrar a EU AI Champions Initiative, passando a fazer parte de um grupo restrito de empresas europeias ligadas ao setor.

De acordo com um comunicado de imprensa, até o início deste ano, apenas uma empresa portuguesa fazia parte desta iniciativa. Agora, com a entrada da AssetFloow, Portugal passa a ter dois representantes neste grupo, que inclui nomes como a Mistral AI, o Carrefour e a General Catalyst.

A integração da AssetFloow neste programa foi possível graças ao reconhecimento do trabalho que a empresa tem desenvolvido, tanto em Portugal como no estrangeiro, através da aplicação de IA Comportamental e Preditiva em setores como o retalho, os bens de consumo, a logística e a gestão da cadeia de abastecimento.

A tecnologia desenvolvida pela empresa permite melhorar a “eficiência operacional, da antecipação de padrões de comportamento do consumidor e da optimização de processos com base em inteligência preditiva”, explicou Katya Ivanova Santos, co-founder & CEO da AssetFloow à PME Magazine.

Um reconhecimento que, considera Katya Ivanova Santos, “valida o trabalho que temos vindo a desenvolver em Portugal e além-fronteiras, ao aplicar IA Comportamental & Preditiva para transformar setores como o retalho, bens de consumo, logística e a gestão da cadeia de abastecimento”.

Gi Group Portugal, soluções humanas para os desafios do trabalho

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Empresa:
Gi Group Portugal
Lema: Your Job, our Work

 



  • Respostas locais com visão global:
    A Gi Group nasceu com o objetivo de ter impacto real na vida das pessoas, adaptando os seus serviços às especificidades do mercado português, mantendo o apoio de uma rede internacional presente em mais de 30 países.

  • Soluções integradas e personalizadas:
    A empresa oferece serviços de recrutamento, outsourcing, formação e consultoria, sempre com uma abordagem personalizada para empresas e candidatos, independentemente da sua dimensão ou setor.

  • Foco na escassez de talento e requalificação:
    A Gi Group enfrenta desafios como a falta de profissionais qualificados e o envelhecimento da população ativa, apostando na formação e no recrutamento especializado como resposta.

  • Expansão com inovação e proximidade:
    Os planos futuros passam por reforçar a presença territorial, apostar em soluções digitais e aprofundar a especialização por setores, mantendo o compromisso com um mercado de trabalho mais justo e eficiente.

 

Contribuir para um mercado mais justo

A Gi Group nasceu da ambição de criar uma empresa global de soluções de recursos humanos, com impacto real na vida das pessoas e na performance das organizações. Em Portugal, essa missão mantém-se viva: queremos ser um parceiro estratégico para empresas e candidatos, contribuindo para um mercado de trabalho mais dinâmico, justo e sustentável.

Atualmente, enfrentamos vários desafios no mercado português, como a escassez de talento em setores-chave, o envelhecimento da população ativa e a necessidade urgente de requalificação profissional. Para ultrapassar estes obstáculos, apostamos numa abordagem integrada que combina formação, recrutamento especializado, soluções de outsourcing e consultoria em talento. A nossa proximidade ao mercado, com um forte conhecimento dos diferentes setores de atividade e uma equipa de consultores altamente especializada, aliada à experiência internacional do Grupo, permite-nos desenhar respostas eficazes e ajustadas à realidade de cada cliente.

 

Proximidade e personalização

Portugal tem especificidades únicas, como uma forte concentração do mercado de trabalho em determinadas regiões e setores, bem como uma estrutura empresarial dominada por PME. Em comparação com outros países, sentimos que há uma grande valorização da proximidade e da personalização. É por isso que, apesar da nossa dimensão internacional, operamos em Portugal com equipas locais altamente capacitadas, garantindo uma resposta ajustada à realidade nacional, mas beneficiando das melhores práticas do Grupo.

 

Identificação dos requisitos técnicos e comportamentais 

O processo de recrutamento da Gi Group é simultaneamente estruturado e adaptável, começando sempre por uma análise detalhada das necessidades do cliente. Através de uma abordagem consultiva, identificamos não só os requisitos técnicos e comportamentais do perfil pretendido, mas também o contexto organizacional e os objetivos da função, garantindo um verdadeiro alinhamento estratégico.

Com base nesse diagnóstico, ativamos a nossa ampla rede de sourcing, que inclui bases de dados internas, portais de emprego, canais digitais e redes sociais — onde apostamos fortemente na divulgação das oportunidades em aberto. Para além disso, a nossa equipa de recrutadores experientes trabalha em estreita colaboração com os candidatos, promovendo uma relação próxima e proativa que permite identificar talento de forma ágil e eficaz.

Dependendo da complexidade do perfil, o processo de seleção pode envolver entrevistas presenciais ou remotas, testes técnicos, avaliações comportamentais ou assessment centers. Uma vez selecionado o candidato ideal, acompanhamos todas as etapas da sua integração na empresa cliente, assegurando que esta ocorre de forma fluida e alinhada com a cultura e objetivos da organização. Sempre que necessário, disponibilizamos também soluções onsite, com equipas dedicadas da Gi Group a operar diretamente nas instalações do cliente, garantindo proximidade, agilidade e um acompanhamento permanente.

 

Desenhamos soluções à medida

A personalização é um dos pilares da nossa atuação. Como parceiro de negócio estratégico, desenvolvemos soluções integradas e ajustadas à realidade de cada cliente, seja este uma PME local ou uma multinacional com necessidades globais.

Trabalhamos com uma lógica de “design de soluções”, que parte da análise dos desafios específicos da organização para construir modelos de serviço flexíveis — off-site, near-site ou on-site — com um ponto de contacto único que assegura coordenação, eficiência e proximidade.

Além disso, beneficiamos do know-how global da Gi Group Holding, presente em mais de 37 países, o que nos permite aplicar boas práticas internacionais com uma forte capacidade de adaptação ao mercado local.

No que toca aos candidatos, prestamos um acompanhamento próximo e contínuo, garantindo que cada proposta profissional está alinhada com os seus objetivos, competências e potencial de crescimento.

O nosso compromisso é entregar soluções que simplificam a complexidade da gestão de talento, criando valor duradouro para empresas e profissionais.

 

Competências como proatividade ou espírito de equipa são transversais

As empresas que colaboram com a Gi Group Portugal procuram, cada vez mais, profissionais flexíveis, resilientes e com capacidade de adaptação a contextos exigentes e em constante transformação. Competências como proatividade, espírito de equipa e orientação para resultados são hoje fundamentais, independentemente da função ou setor.

A procura mantém-se elevada em áreas ligadas à operação, produção, atendimento e funções técnicas, refletindo as necessidades de um mercado em evolução. Destacam-se particularmente os setores da logística, indústria, retalho e serviços, impulsionados por fenómenos como o crescimento do e-commerce, a automação e a reconfiguração das cadeias de abastecimento.

 

Aposta nas áreas de outsourcing, formação e consultoria em talento

A Gi Group Portugal está fortemente comprometida com a inovação contínua dos seus serviços e com o reforço da sua presença no mercado nacional. No futuro próximo, pretende expandir a oferta de soluções integradas de recursos humanos, nomeadamente nas áreas de outsourcing, formação e consultoria em talento. Paralelamente, irá continuar a investir na digitalização e em ferramentas tecnológicas que otimizem os processos de recrutamento e gestão de pessoas.

A empresa ambiciona também aprofundar a sua especialização por setores de atividade, disponibilizando serviços ainda mais personalizados e ajustados aos desafios específicos de cada cliente, ao mesmo tempo que reforça a sua presença territorial, acompanhando o crescimento económico de novas regiões e apoiando empresas localizadas fora dos grandes centros urbanos.

Integrada na Gi Group Holding, beneficia de uma visão global e estratégica, mas atua com proximidade e conhecimento profundo do contexto local. O seu compromisso mantém-se firme: ser um parceiro de confiança na construção de um mercado de trabalho mais eficiente, justo e sustentável.

 

 

 

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Os Quality Awards são um sistema de avaliação que reconhece produtos ou serviços de qualidade com uma qualificação superior a 70%, na avaliação dos consumidores, em 10 dimensões de qualidade: desempenho,características, confiança, conformidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa/realidade, qualidade percebida e recomendação.

 

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Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

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A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

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O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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