Terça-feira, Julho 22, 2025
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E se fazer escolhas fosse uma competência a ser desenvolvida?

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Em parceria com Nova School of Business & Economics

De 24 a 26 de setembro, o Campus de Carcavelos da Nova SBE e o concelho de cascais acolhem a fase de imersão da primeira edição do Adam’s Choice, uma experiência de aprendizagem para Executivos, resultado de uma parceria inédita entre a escola de negócios cotada no Finantial Times e a empresa Mercer.

Para executivos que precisam apurar e tornarem-se decisores natos, esta experiência é única e marcante. Saiba como se tornar um decisor nato.

Mais do que um programa, uma experiência

Dividida em três fases ao longo de oito meses, com um período imersivo de três dias, a experiência de aprendizagem para executivos Adam’s Choice apresenta-se como um desafio desenhado à medida de cada participante. Conheça mais sobre a experiência.

As 6 dimensões: procurar e alcançar o equilíbrio

Desenvolvido pelo Dr. Bill Hettler, o modelo das 6 dimensões humanas, que promove um desenvolvimento equilibrado das diferentes componentes das nossas vidas, é a base sobre a qual assenta a metodologia Adam’s Choice. Saiba mais sobre as 6 dimensões humanas.

Um espaço para crescer, inovar e procurar o amanhã Hoje

À beira mar plantado, o Campus de Carcavelos da Nova SBE vai ser o palco principal do período imersivo da experiência Adam’s Choice. Um case Study internacional no que ás novas tecnologias diz respeito, a Nova SBE tem ainda mais para oferecer do que imagina. Conheça mais sobre o Campus de Carcavelos da Nova SBE.

Conheça o programa Adam’s Choice com a PME Magazine e usufrua de um desconto com o Código PME

“Intellectual Property Do’s and Dont’s”

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Nos próximos dias 3 e 4 de março, a Inventa International apresentará o seminário“Intellectual Property Do’s and Dont’s”.

A criatividade define a linha entre o fracasso e o sucesso e a tecnologia trouxe uma possibilidade de inovação e criatividade que antes não existia. Mas onde é que entra a Propriedade Intelectual?

Neste workshop com o primordial objetivo de apresentar aos profissionais de tecnologia e criatividade os diferentes tipos de ativos de propriedade intelectual e apontar o desígnio de proteção de cada um vai também perceber “onde” ou “quando” é que começa a necessidade da Propriedade Intelectual. No setor 4.0 os desafios correspondem às possibilidades quando é para proteger a inovação. Os empreendedores devem estar conscientes do que pode ser protegido, numa primeira fase e depois devem familiarizar-se com o que pode ser feito e o que é mais adequado para os seus negócios.  

O seminário será todo em inglês, nos dias, 3 de março a partir das 13h00 no LACS Conde de Óbidos, e no dia 4 às 14h00 em Cascais e às 17h00 nos Anjos, a agenda do seminário “Intellectual Property Do’s and Dont’s” é composta por:

Agenda

  • Basics of Intellectual Property
  • What is covered by a Trademark registration
  • Protecting a Design
  • The role of Copyright in protecting creative work
  • Why to file a Patent
  • Protecting software: Copyright vs Patent
  • Technology Transfer
  • Q&A

Pode participar deste seminário de forma gratuita, basta aceder aos links para se inscrever:

03 de março – LACS Conde de Óbidos;
04 de março – LACS Cascais;
04 de março – LACS Anjos;

HomeAway passa a ser Vrbo

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A HomeAway vai passar a chamar-se Vrbo, na sequência do processo de consolidação mundial anunciado em maio de 2019 pelo Expedia Group, cujo objetivo é posicionar a marca como a principal no que toca ao “alojamento alternativo”.

“Tal como acontece no mercado norte americano há 25 anos, a Vrbo irá focar-se em ajudar as famílias de todo o mundo a encontrar e reservar, de maneira simples e segura, o alojamento de férias perfeito”, refere a marca em comunicado.

Entre as funcionalidades da Vrbo estão os travel boards, “que permitem aos utilizadores salvar as suas propriedades favoritas num só lugar e partilhá-las”. A plataforma conta, ainda, com um assistente virtual “que responde às perguntas mais frequentes dos viajantes de imediato ou permite entrar em contacto com o proprietário de forma a esclarecer dúvidas”.

Fundada em 1995 nos Estados Unidos e adquirida em 2015 pelo Grupo Expedia, a Vrbo passou de uma empresa de classificados a uma empresa focada no comércio eletrónico com maior flexibilidade para investir na tecnologia e no marketing, com o objetivo de fazer a ligação, de maneira simples e segura, entre os proprietários e as famílias procuram o alojamento perfeito para as suas viagens.

Como poupar com taxas de câmbio

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Conteúdo Patrocinado por Revolut Business

Num mercado cada vez mais global, as taxas de câmbio são uma realidade no dia a dia das empresas portuguesas. Grande parte das empresas fazem transferências internacionais com frequência, seja para pagamentos a fornecedores ou distribuidores, recebimentos de clientes ou pagamentos de despesas de colaboradores em viagem. Assim, como pode poupar quando trabalha com moedas estrangeiras? 

Taxas de câmbio: o que precisa saber

Portugal integra o Espaço Económico Europeu, no entanto, existem 176 outros países no mundo com 164 moedas que não o Euro. É, por isso, muito provável que a sua empresa já tenha feito algum tipo de transação financeira noutra moeda, seja por transferência bancária ou em viagens de trabalho. Mas existem taxas associadas às transações, que podem atingir custos elevados. É por isso importante perceber como pode poupar.

Taxas de câmbio, comissões e impostos

O custo associado a qualquer troca entre moedas é denominado taxa de câmbio. O Banco de Portugal divulga diariamente as taxas de câmbio de referência definidas pelo Banco Central Europeu, contudo, estas são meramente informativas. Os bancos e as agências de câmbio são livres para fixar as taxas de câmbio e comissões aplicadas, desde que os valores de venda e compra sejam devidamente divulgados publicamente.

Estas instituições fazem o câmbio de moedas entre elas a uma taxa dinâmica de mercado designada por taxa de câmbio interbancária. Esta taxa é dinâmica porque muda todos os segundos de todos os dias úteis, de acordo com a oferta e procura das moedas a nível global.

De forma a gerar negócio com este tipo de transações, os bancos e as agências de câmbio aplicam a sua própria taxa de câmbio, à qual ainda acresce uma comissão fixa. Em cima destes valores, ainda é preciso somar o imposto de selo. Por isso, sempre que fizer uma transferência ou pagamento em moeda estrangeira, estas três variáveis têm de ser adicionadas à equação.

Quanto está a pagar em taxas e comissões?

Para ter negócios ágeis, todos os pequenos gestos contam e por isso é imperativo que tenha bem presente as taxas de câmbio e comissões que está a pagar ao seu banco. 

Quanto é que custaria à sua empresa fazer um pagamento de 10.000 GBP? *

* Os valores constantes na tabela foram conferidos no dia 20/02/2020 às 00:00:00. Os valores podem ter sofrido alterações à data da leitura deste texto. 

Dicas e soluções para o seu negócio

Em 2019, as empresas em Portugal importaram 2 mil milhões de euros do Reino Unido. Numa análise em linha com a tabela acima, com o Revolut Business, estas empresas podiam ter poupado 8,9 milhões de euros só em taxas de câmbio. Nestas contas, não se considerou quanto poupariam as empresas nacionais se os pagamentos que os seus colaboradores fizessem nas viagens ao estrangeiro fossem realizados com o cartão Revolut. Conheça ainda outras quatro dicas.

1. Transparência 

Das 164 outras moedas que existem no mundo, a Revolut disponibiliza a taxa de câmbio interbancária em 150 moedas. A vantagem é que não precisa de consultar preçários extensos e complicados. Todas as transferências e pagamentos Revolut são feitos com transparência e a segurança de que estamos a oferecer a taxa de câmbio interbancária, pelo que nunca será surpreendido. No momento da transação, a plataforma Revolut diz-lhe imediatamente qual é a taxa de câmbio que será aplicada.

2. Aproveite as taxas de câmbio de mercado em dias úteis

A conversão de moedas em dias úteis não tem qualquer majoração para as 150 moedas. Há apenas quatro exceções, a Tailândia, a Turquia, a Rússia e a Ucrânia, onde se aplica uma majoração de 1%.

3. Ao fim de semana a taxa é fixa

Ao fim de semana os mercados cambiais estão fechados, mas a flutuação da taxa de câmbio interbancária é constante. Ou seja, as taxas que são fixadas para sábado e domingo podem ser muito diferentes na segunda de manhã, por isso, ao fim de semana a Revolut aplica uma taxa de câmbio fixa, com uma majoração de +0,5% para todas as 150 moedas e de +1% para as quatro exceções enumeradas anteriormente.

4. Contas multi-moeda

Comece hoje a fazer uma gestão inteligente das suas moedas. Com o Revolut Business pode ter contas multi-moeda, em 28 moedas diferentes, gerir o seu dinheiro a partir de cada uma delas e apenas cambiar para a moeda-mãe se essa transação for do seu interesse. Qual é a vantagem deste tipo de conta? Simples: pode receber ou enviar dinheiro sem estar exposto às constantes flutuações das taxas de câmbio, comissões ou impostos. Pode também escolher o momento mais oportuno para efetuar o câmbio para uma outra moeda, com um simples clique. 

Junte-se à revolução Revolut

Globalmente, mais de 300.000 freelancers e empresas, sejam pequenas, médias, grandes ou gigantes, já criaram contas Revolut Business, poupando tempo, preocupações e muito dinheiro em comissões e taxas de câmbio. 

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DGS deixa recomendações às empresas sobre Coronavírus

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A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um comunicado na sua página da internet, no qual deixa recomendações às empresas por causa do novo Coronavírus, também conhecido por Covid-19.

A DGS recomenda as empresas a definir planos de contingência para casos suspeitos entre trabalhadores e diz que as mesmas devem estar preparadas para a possibilidade de parte, ou a totalidade dos trabalhadores, não irem trabalhar devido a doença, suspensão de transportes públicos ou encerramento de escolas, devendo avaliar as atividades imprescindíveis na empresa e os recursos essenciais para as manter.

A DGS aconselha, ainda, as empresas a recorrerem a formas alterativas de trabalho, nomeadamente o teletrabalho, reuniões via vídeo e teleconferências, bem como acesso remoto dos clientes.

Para evitar contacto direto com casos suspeitos, as empresas deverão criar uma área de isolamento, segundo a DGS, “com ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica” e evitar tapetes, alcatifa ou cortinados.

Estas áreas devem estar equipadas com “telefone; cadeira ou marquesa (para descanso e conforto do trabalhador, enquanto aguarda a validação de caso e o eventual transporte pelo INEM)”, bem como água e alimentos não perecíveis, contentor de resíduos e solução antisséptica de base alcoólica, toalhetes de papel, máscaras cirúrgicas, luvas termómetro.

A DGS recomenda, ainda, no plano de contingência procedimentos básicos para higienização das mãos, regras de etiqueta respiratória, de colocação de máscara e outros procedimentos, como evitar o aperto de mão, as reuniões presenciais e os postos de trabalho partilhados.

Todas as recomendações da DGS podem ser lidas aqui.

A DGS refere que o período de incubação estimado do Covid-10 é de dois a 12 dias.

Em Portugal, houve já 25 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

Coronavírus: impacto na economia, nas empresas e na bolsa

Por: Mariana Barros Cardoso

Covid-19 ou coronavírus: a atenção mundial está de ouvidos postos no tema que viu o primeiro caso em 2019, alastrando-se até à data já com mais de 2 mil mortos e 80 mil pessoas infetadas. E, qual é o impacto e como é que afeta a economia, empresas e bolsa?

Na Europa nota-se o receio dos investidores face ao coronavírus. As bolsas estão a cair consecutivamente e a denotar o potencial impacto do vírus na economia global.

A semana abriu com fortes perdas para as bolsas mundiais e hoje, a quinta sessão, consecutivamente caiu, mantendo a tendência negativa. Isto acontece depois das autoridades da saúde dos Estados Unidos terem alertado os americanos para uma possível pandemia após ter sido reportado o número de infetados – Coreia do Sul é a quarta maior economia asiática e conta já com mais de 1.200 pessoas infetadas.  

O metal amarelo – ouro – é um ativo de refúgio com uma valorização de 0,88% para 1.649,53 devido aos receios dos investidores pelo coronavírus. O outro valorizou em oito nas últimas 10 sessões da bolsa.

Numa altura em que Itália continua a ser o maior foco de preocupação, o índice de referência para a Europa tem o valor mais baixo desde outubro. Lisboa desce 1,96 do PSI-20 para 4.978,92 pontos.

Que repercussões pode ter a palavra ‘pandemia’?

A OMS – Organização Mundial de Saúde – diz existir a possibilidade de assumir a epidemia como pandemia. No entanto é reforçado que não é na palavra que nos devemos concentrar.

Tedros Adnanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS esclarece, esta semana que uma pandemia é baseada em três critérios:

  • Dispersão geográfica do vírus;
  • Gravidade da doença;
  • Impacto na sociedade global;

Apesar destes três critérios não existe um número mínimo de países ou de mortes ou de taxas de contágio até que se declare uma pandemia.

É uma “palavra” com risco social e económico, assume o diretor da OMS, uma vez que as bolsas já estão a dar por adquirido que haverá um impacto económico que tem sido notório nos mercados.

O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Ferreira, avança ao Jornal de Negócios que “há vários níveis de impacto que já estamos a ver”, completa ainda com o facto de haver “um impacto social relacionado com o absentismo escolar, profissional e ainda cancelamento de viagens e/ou eventos. Num terceiro momento, há um impacto na economia global, que já se está a sentir e que está a ser bem traduzido na bolsa.”.

O ex-ministro da Saúde remata com o facto de ser “inevitável considerar esta variável nas projeções económicas. A economia vai arrefecer, pode é ser um arrefecimento mais ligeiro, ou menos”.

Carníval “contagiado” pelo coronavírus.

A Carníval, operadora do Diamond Princess, é uma empresa de cruzeiros turísticos. Foi ontem, terça-feira, que a Carníval foi “atingida” pelo coronavírus com uma penalização em queda de 5,92% na bolsa. Com uma variação este ano de menos 27,58% e um valor em bolsa de 22,5 mil milhões de euros, a operadora caiu para mínimos de 5 anos, tendo caído 6,8% só na segunda-feira.  

De forma geral o setor turístico sofreu uma queda com a expansão geográfica do novo coronavírus – atualmente com força na Europa, nomeadamente Itália.

A operadora com o cruzeiro Diamond Princess ao largo do Japão tem já alguns casos de pessoas infetadas com o covid-19.

Recorde-se que o vírus teve inicio na China em Wuhan onde foi registado o único surto registado e trata-se de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave 2.

CEO da Disney abandona o cargo

Bob Iger anunciou que irá abandonar o cargo de CEO da Disney, depois de 15 anos em funções.

O responsável irá continuar ligado à Disney enquanto presidente executivo até final de 2021, sendo substituído no cargo de CEO por Bob Chapek, presidente da Disney Parks, experiências e produtos.

Foi sob a liderança de Iger que a Disney adquiriu empresas como a Pixar, a Marvel, a Lucasfilm e, mais recentemente, a 21st Century Fox. Foi, ainda, sob o seu comando que a empresa lançou o serviço de streaming Disney+.

Ministra do Trabalho na cerimónia do plano +Plus da Santa Casa da Misericórdia e Casa do Impacto

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Por: Mariana Barros Cardoso

A Casa do Impacto lança fundo de investimentos +Plus.

Com um orçamento de 500 mil euros, o +Plus quer possibilitar o teste de novas ideias com potencial de impacto social e ambiental bem como o desenvolvimento de organizações sustentáveis que tenham ideias inovadoras e resultados comprovados.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, marcou presença no evento onde proferiu palavras de apoio a esta iniciativa.

Inês Sequeira, na qualidade de Diretora da Casa do Impacto, fala do projeto e diz que na Casa do Impacto “começámos com o que achamos prioritário: criar um ecossistema de impacto e estimular a existência de novos players, através da capacitação dos empreendedores para a tração dos projetos. Agora, o ecossistema já está num ponto de maturidade tal que nos permite lançar este fundo para possibilitar a criação de mais negócios e dar escala aos que já existem.”.

A Casa do Impacto é o polo de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que visa promover e apoiar negócios que desenvolvem soluções sustentáveis e com impacto positivo na sociedade. Para isto, os apoios financeiros e/ou não financeiros são concedidos à medida que cada ideia ou projeto atinge metas definidas, de forma a que o significado verdadeiro da ““responsabilidade social” e, por acreditarmos nos projetos, queremos acompanhá-los de perto e traçar em conjunto o percurso do negócio numa lógica de corresponsabilização com os empreendedores, assumindo também o risco.” reforça Inês.

Candidaturas

As candidaturas ao +Plus são feitas através de um formulário online disponível no website da Casa do Impacto, entre 20 de fevereiro e 30 de abril. Podem candidatar-se pessoas ou entidades coletivas de qualquer parte do mundo, desde que a implementação da ideia ou negócio seja em território nacional, sem prejuízo de internacionalização numa fase mais avançada.

Critérios

Os critérios de seleção têm por base o perfil do(s) candidato(s), a inovação do projeto, a exequibilidade do modelo de negócio e os resultados e contributos previsto para a resolução do desafio social em causa (o impacto positivo na sociedade). Posteriormente, será ainda avaliado o empenho e envolvimento do(s) candidato(s) na entrevista e eventos, a capacidade de integração de feedback e cumprimento de metas estabelecidas.

Como se distribuí o investimento

Na vertente testing, as ideias ainda não iniciadas deverão contar com o início de implementação no prazo máximo de 1 ano, a contar da data da atribuição do financiamento. Aqui será atribuído investimento até ao valor de 20.000,00 €. Na vertente de early stage os projetos devem ter até 3 anos. Neste caso, a doação ou bolsa será no valor máximo de 100.000,00 €. Cabe à Equipa de direção e júri a decisão de atribuição de financiamento e montante, decisão que é depois remetida a Conselho Consultivo, composto pelos parceiros estratégicos do +Plus: a Missão Continente, a Sociedade de Advogados Vieira de Almeida, a Danone, a Fundação Altice e a Fidelidade.

Todos os candidatos terão acesso ao resultado da deliberação no prazo máximo de 90 dias, a partir dos quais contam-se 45 dias para a contratualização com os projetos selecionados.

As candidaturas elegíveis e selecionadas recebem apoio durante 3 anos, ao que acresce um período de seis meses caso se verifique um eventual atraso na conclusão das operações e no cumprimento do plano de investimento.

OMS alerta para “eventual pandemia” de coronavírus

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O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou, esta segunda-feira, que o mundo deverá preparar-se para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, conhecido como Covid-19.

Em conferência de imprensa em Genebra, Suíça, o responsável disse ser “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse.

Em Itália, registaram-se já seis mortos devido ao Covid-19, na Coreia do Sul oito mortos e 800 infetados, enquanto no Irão registaram-se 12 mortes e 47 casos confirmados.

Entretanto, em Portugal, há um novo caso suspeito de coronavírus: um doente proveniente de Milão, Itália, que se encontra internado no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, por suspeita de infeção pelo Covid-19. Não há, ainda, confirmação da Direção-Geral de Saúde.

Bolsas em queda

Os efeitos do novo coronavírus já se fazem sentir na economia mundial. Esta segunda-feira, as bolsas de valores um pouco por todo o mundo estão em queda, refletindo os receios de uma eventual pandemia. A bolsa de Milão caía, esta segunda-feira, 5,84%, já nos Estados Unidos, Nasdaz e Dow Jones caíam 2,87% e 2,47%, respetivamente. Em Lisboa, o PSI-20 caía 3,45%.

Até ao momento, em todo o mundo registam-se, segundo a OMS, 78.811 casos confirmados do novo coronavírus, 77.042 deles na China e também 2445 mortes neste país. Fora da China, há casos confirmados em 28 países e 17 mortes registadas até ao momento.

Lufthansa negoceia compra de posição de Neelman na TAP

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A companhia aérea alemã Lufthansa estará a negociar com David Neelmar a compra da posição que o empresário possui na TAP através da Atlantic Gateway.

Segundo avança a edição online do Jornal de Negócios, a Lufthansa estará neste processo de aquisição em parceria com a norte-americana United Airlines, ambas integrantes da Star Alliance, aliança aérea que também inclui a TAP.

O mesmo jornal avança que uma das hipóteses é estas duas companhias comprarem a posição de 50% que David Neelman controla na Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP. A outra hipótese é a aquisição da totalidade da posição, implicando também a compra da participação de 50% detida por Humberto Pedrosa.

Recorde-se que, na semana passada, a TAP revelou ter fechado o ano de 2019 com um prejuízo de 105,5 milhões de euros.

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O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

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Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

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Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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