O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou, esta segunda-feira, que o mundo deverá preparar-se para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, conhecido como Covid-19.
Em conferência de imprensa em Genebra, Suíça, o responsável disse ser “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.
“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse.
Em Itália, registaram-se já seis mortos devido ao Covid-19, na Coreia do Sul oito mortos e 800 infetados, enquanto no Irão registaram-se 12 mortes e 47 casos confirmados.
Entretanto, em Portugal, há um novo caso suspeito de coronavírus: um doente proveniente de Milão, Itália, que se encontra internado no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, por suspeita de infeção pelo Covid-19. Não há, ainda, confirmação da Direção-Geral de Saúde.
Bolsas em queda
Os efeitos do novo coronavírus já se fazem sentir na economia mundial. Esta segunda-feira, as bolsas de valores um pouco por todo o mundo estão em queda, refletindo os receios de uma eventual pandemia. A bolsa de Milão caía, esta segunda-feira, 5,84%, já nos Estados Unidos, Nasdaz e Dow Jones caíam 2,87% e 2,47%, respetivamente. Em Lisboa, o PSI-20 caía 3,45%.
Até ao momento, em todo o mundo registam-se, segundo a OMS, 78.811 casos confirmados do novo coronavírus, 77.042 deles na China e também 2445 mortes neste país. Fora da China, há casos confirmados em 28 países e 17 mortes registadas até ao momento.