Terça-feira, Junho 17, 2025
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Atrizes de “La Casa de Papel” marcam presença no Comic Con Portugal

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Por: Mariana Barros Cardoso

A Comic Con é o maior festival de cultura pop do país e faz sempre por trazer novidades das áreas de cinema, televisão, videojogos, banda desenhada, literatura, cosplay Anime e New Media. O

O festival começa no próximo dia 12 de setembro e vai até dia 15, com uma programação dedicada ao cosplay, gaming, séries, filmes e banda desenhada. Para além da surpreendente Millie Boddy Brown, estrela da série “Stranger Things”, marcar presença no certame dedicado à cultura pop, Lisboa e Estocolmo, de “La Casa de Papel” também estarão disponíveis para tirar fotos, dar autógrafos e responder às perguntas dos fãs.  As atrizes Itziar Ituño e Esther Acebo são Raquel Murillo (Lisboa) e Monica Gaztambide (Estocolmo) na série da Netflix “La Casa de Papel”.

Estrelas nacionais e internacionais, conhecer cartoonistas, ilustradores, autores, puder discutir as suas criações, experimentar os jogos mais recentes, participar em torneios, ganhar prémios na zona de jogos, comprar edições especiais de livros de banda desenhada, artigos colecionáveis, action figuros e acima de tudo, todos os presentes devem vir vestidos com as suas personagens preferidas e os melhores terão direito a um prémio na competição “Heroes of Cosplay”.

O evento decorre no Passeio Marítimo de Algés e a NOS vai estar a oferecer 400 bilhetes nos próximos dias.

Recordes absolutos para Vinhos de Lisboa

Por: Mariana Barros Cardoso

Já arrancou o período das vindimas na região de Lisboa, que foi reconhecida recentemente pela revista Wine Enthusiast como um dos melhores destinos vínicolas para 2019.

A qualidade das uvas e o crescimento continuo da certificação e das vendas na ordem dos 20% polvilhando, assim, os recordes absolutos alcançados em 2018, o que permite um período de vindimas com grande otimismo e com uma trajetória de crescimento com exportações que ameaçam ultrapassar, este ano, os 50%.

Os Vinhos de Lisboa são exportados para mais de 80 países sendo que este ano já abriram mais 10 novos mercados de exportação e as vendas totais cresceram 70 milhões de garrafas só nos primeiros 8 meses do ano. Os principais mercados são a Europa, os EUA, Canadá, Brasil, Angola, China, Japão e Austrália, demonstrando assim a trajetória ascendente da internacionalização da região dos Vinhos de Lisboa.

Neste arranque das vindimas de 2019 é sentida mais tranquilidade face ao ano anterior, decorrente da apólice coletiva de seguros de colheira que neste primeiro ano abrangeu cerca de 5.000 hectares, mais de 50% das vinhas certificadas da Região, e com um capital seguro de 20 milhões de euros em valor das uvas seguradas.

“Apesar da previsão de quebra de produção de cerca de 10%, reina o otimismo e estamos seguros de que mais uma vez se confirmará a qualidade na diversidade que a região permite, algo que o mercado e os consumidores estão a procurar e a valorizar”, frisa Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

Em suma, para além das condições naturais que a própria região oferece, os Vinhos da Região de Lisboa têm apostado, nos últimos 10 anos, na reestruturação das suas vinhas com uma escolha de castas e de novos modelos de plantação direcionadas para a qualidade, sustentabilidade e competitividade.

 

Portugal sobe ao 12.º lugar no ranking da competitividade turística

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Portugal subiu dos 14.º para o 12.º lugar no ranking da competitividade turística, levado a cabo pelo Fórum Económico Mundial.

No Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, Portugal atinge o primeiro lugar na componente de infraestruturas turísticas, segundo refere um comunicado do gabinete da secretaria de Estado do Turismo.

“Portugal está na posição mais elevada de sempre, tendo subido oito posições desde 2013 (20.º lugar) e três lugares desde 2015 (15.º lugar). Este relatório do WEF faz uma análise aprofundada do turismo em mais de 130 economias mundiais”, refere o Governo em comunicado.

Nos recursos naturais e culturais, Portugal passou de 20.º para 15.º lugar, enquanto nos transportes aéreos passou de 31.º para 21.º lugar.

Ao todo, o índice avalia 14 itens para medir a competitividade do país.

“Portugal é cada vez mais uma referência internacional no turismo, sendo este relatório uma peça chave para captação de investimento”, refere a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado.

CAMB é o azeite alentejano que ganhou medalha de ouro

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Foram divulgados os resultados do 16º concurso internacional OLIVINUS 2019 – o qual integra o ranking mundial dos melhores azeites virgem extra do mundo e que recebeu participações de 194 empresas pertencentes a 18 diferentes países  – tendo os azeites CAMB sido, uma vez mais, reconhecidos e premiados: o Azeite de Moura DOP com medalha Prestígio Ouro e o Azeite Premium CAMB com medalha Grande Prestígio Ouro e com o Prémio Apresentação.

O Azeite de Moura DOP da CAMB é exclusivamente obtido das variedades Cordovil, Galega e Verdeal, sendo, na sua produção, apenas utilizadas as azeitonas colhidas diretamente das árvores sãs e em plena maturação. O transporte das azeitonas até ao lagar é efetuado o mais rapidamente possível após a colheita, para não comprimir a azeitona e não provocar danos mecânicos. O Azeite de Moura DOP foi reconhecido em 2018 com medalha de ouro no Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura 2018 e com duas estrelas de ouro na categoria Superior Taste Award da iTQi (International Taste & Quality Institute).

Já o Azeite Virgem Extra Premium CAMB é um produto de alta qualidade que, em 2016, recebeu medalha de ouro em Los Angeles, duas estrelas de ouro no ITQI Bruxelas e menção honrosa em Pequim, tendo sido ainda premiado com medalha de ouro, na categoria frutado maduro, no concurso Mario Solinas (o principal concurso internacional na área dos azeites virgens extra, organizado pelo International Olive Oil Council). Em 2017, este azeite foi distinguido como finalista da categoria frutado maduro no Mario Solinas Portugal e ganhou a medalha de ouro em Nova Iorque, continuando a ser reconhecido pela sua extraordinária qualidade. Em 2018, o Azeite Virgem Extra Premium CAMB recebeu igualmente medalha de prata no Olive Japan, medalha de ouro Gran Prestígio no Olivinus e Menção Honrosa no Argoliva.

Uma subida de 14,8% no preço das casas no 2º semestre deste ano

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O preço de venda das casas em Portugal Continental voltou a subir no 2º trimestre de 2019, apresentando um aumento de 14,8% em termos homólogos e de 3,9% em termos trimestrais, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais. Apurado a partir dos preços efetivos de transação, este indicador acompanha e evolução da valorização da habitação no país.

A subida homóloga agora apresentada está em linha com o ritmo de valorização do mercado observado ao longo dos últimos dois anos (desde julho de 2017), quase sempre em torno dos 15%. De destacar que esse período marca a recuperação definitiva do mercado residencial, assinalando um percurso de forte crescimento dos preços, em que a subida superaria, pela primeira vez em dez anos, os 10%. A variação homóloga mais elevada neste ciclo registou-se no final de 2018 (outubro e novembro), com subidas superiores a 17%.

Em termos trimestrais, a tendência é também de estabilização no ritmo da subida, com as variações a manterem-se entre os 3% e os 4% desde meados de 2017, igualmente o ciclo de maior valorização em cadeia desde 2007.

Foto: Divulgação

Não obstante o mercado manter uma forte valorização, os níveis de preço entretanto atingidos parecem estar a refrear as expetativas dos operadores, que se mostram cada vez mais cautelosos quanto à evolução dos preços. O próprio mercado está a reagir a esta tendência de valorização, com o lançamento robusto de nova oferta. São cerca de 93 mil novos fogos em pipeline desde 2017, um volume que é encarado pelos agentes imobiliários como uma importante resposta para estabilizar a subida de preços, tendo o potencial para resolver a pressão da procura e a falta de oferta no mercado”, nota Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário.

Metade dos portugueses considera que a crise não passou

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Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Lisboa (UL) concluiu que metade dos inquiridos considera que a crise económica em Portugal ainda não passou.

Segundo o “II Grande Inquérito de Sustentabilidade em Portugal”, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais, da UL, 53,5% dos inquiridos considera que a crise não passou, conta apenas 29,8% que considera que a crise está ultrapassada.

O desemprego surge como uma das principais preocupações dos inquiridos (38.8%), seguindo-se o baixo poder de compra (29,2%) e o baixo custo de vida (9,6%).

O estudo foi feito com base em 1600 inquéritos a residentes em Portugal, maiores de 18 anos, feitos entre 7 de novembro e 13 de dezembro de 2018.

“Projetos Mobilizadores” com investimento de 77 milhões

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Por: Mariana Barros Cardoso

Um investimento público de 77 milhões de euros para “Projetos Mobilizadores” dinamizam a inovação colaborativa em cadeias de valor que são prioritárias para a economia nacional em diferentes áreas.

Foram submetidas 26 candidaturas para novos “Projetos Mobilizadores” que envolveram 518 entidades promotoras e cerca de 211,7 milhões de euros em investimento, que esperam ser requeridos incentivos no valor de 134,8 mil milhões de euros. Mais de 54% das entidades que participaram são empresas sendo que 44% das mesmas são Pequenas e Médias Empresas. Entidades do Ensino Superior com uma percentagem de participação de 20,7%, 18,5% por Centros de Interface e 1,4% são Laboratórios Colaborativos.

17 das 26 candidaturas submetidas visam criar soluções na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, o que demonstra que a relação entre entidades de investigação científica e tecnológica e as empresas está cada vez mais próxima, sendo que 12 indicam mesmo esta como a sua principal área de atuação.

Com 11 e 8 candidaturas estão as áreas de Tecnologia dos Materiais e da Automação e Robótica, respetivamente. As outras duas áreas tecnológicas de maior incidência são a Eletrónica e Instrumentação e a Energia, com 7 e 6 candidaturas cada. Do total de investimento necessário para desenvolver os 26 projetos candidatos, mais de metade (117,6 milhões de euros, correspondentes a 55,6%) localiza-se no norte do país. Cerca de 23,5% destinam-se ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos no centro de Portugal, 17,5% em Lisboa e os restantes 3,4% no sul.

As candidaturas destinam-se ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos realmente impactantes nas cadeias de valor de setores prioritários para a economia.  A dotação orçamental para a segunda edição desta medida de apoio à I&D colaborativa gerida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), cujo prazo de candidaturas terminou a 9 de agosto, é de 77 Milhões de Euros.

Nova geração e cultura exótica renovam agricultura algarvia

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Por: Mariana Barros Cardoso

É a 12º edição das conferências Vida Rural, com o objetivo de abordar a diversificação da agricultura algarvia e a abrangência do leque de culturas na fruticultura. As conferências começam dia 10 de setembro.

As culturas exóticas e um maior investimento em culturas de frutas exóticas, a produção de pequenos frutos, o aumento da produtividade de citrinos e o fortalecimento de uma nova geração de jovens agricultores são alguns dos cenários a ter em conta nos debates da edição deste ano, que não deixará de abordar os desafios do mercado bem como o surgimento de novas doenças e as dificuldades de angariar mão-de-obra para as explorações agrícolas.

Já confirmados estão os oradores José Tomás, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, que vai abordar o panorama da fruticultura algarvia; Leonor Cruz, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que falará sobre ameaças e doenças, contenção e prevenção; Amilcar Duarte, da Universidade do Algarve, que se vai focar na cultura do abacate; João Bento, do JBIGroup, que se vai debruçar sobre a produção de manga; e Isabel Martins, diretora da revista Vida Rural.

Reunidos em mesa redonda, para debater os desafios do recrutamento para as operações agrícolas e o impacto da sazonalidade e da mecanização, estão os oradores Luís Sabbo, produtor algarvio; Bruno Cruz, do Vale da Rosa; Luís Pinheiro, da Maravilhas Farm; e Madalena Feu, do IEFP Faro.

Organizada pela IFE by Abilways e pela revista Vida Rural, a conferência decorre na Biblioteca Municipal de Faro, onde especialistas vão debater os novos panoramas, mas também os desafios e as soluções sobre “tudo o que move a fruticultura a sul”.

LEWIS gere comunicação ibérica de Luís Simões

Por: Mariana Barros Cardoso

O operador de referência Luís Simões escolhe a LEWIS para gerir a sua comunicação em Portugal e Espanha.

“A LEWIS compreendeu os nossos objetivos estratégicos de mercado, oferecendo uma abordagem prática, inovadora e equilibrada para a nossa marca. A equipa de trabalho selecionada – em Lisboa e Madrid – foi igualmente importante para esta decisão. Acreditamos em relacionamentos de longo prazo e esperamos que a LEWIS esteja connosco por muitos anos”, diz Anabela Simões, Coordenadora do Gabinete de Comunicação da Luís Simões.

A LEWIS é uma agência de comunicação global construída para ajudar e inspirar as marcas na transformação do amanhã. A LEWIS oferece um pacote completo de serviços de Relações Públicas, Marketing e Digital que permite a vários clientes em todo o mundo atingir resultados tangíveis.

“Estamos muito entusiasmados por poder trabalhar com uma das empresas mais respeitadas da Península Ibérica. É um orgulho colaborar com uma marca capaz de crescer e evoluir de forma tão saudável ao longo dos seus setenta anos de vida. O futuro é promissor.”, acrescenta Jorge López M-C, SVP da LEWIS.

Clara Casanova Ferreira e Sarai Iborra assumem a gestão da conta ibérica e irão trabalhar em conjunto com a equipa de comunicação da Luís Simões para aumentar a notoriedade da empresa na Península Ibérica. No que diz respeito aos serviços, a agência prestará consultoria em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e criação de conteúdos em espanhol e português. A campanha irá concentrar-se em obter repercussão nos meios generalistas e económicos, bem como nos meios especializados em logística e transporte.

SIBS e outros seis operadores criam sistema europeu de pagamentos

A SIBS juntou-se a outras seis operadoras, a MobilePay, a Banccontact, a Bluecode, a Swich, a VIPPS e a TWINT, para criar um sistema de pagamentos móvel a nível europeu.

A notícia está a ser avançada pela agência Bloomberg, sendo o objetivo disponibilizar um serviço de transações para cerca de 25 milhões de utilizadores na Europa.

“O crescimento rápido dos pagamentos móveis vai levar a uma cada vez maior procura pela possibilidade de pagar em qualquer sítio da Europa com a solução móvel de cada um, deixando os cartões e as carteiras físicas para trás”, refere o presidente executivo da MobilePay, Mark Wraa-Hansen, citado em comunicado. 

A nova Associação do Sistema de Pagamento Móvel Europeu terá sede em Zurique, Suíça, conta com 350 bancos parceiros.

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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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