Quinta-feira, Abril 24, 2025
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Portuguesa Sonder abre escritório em Barcelona

Sonder, reconhecida plataforma que conecta pessoas autênticas a campanhas publicitárias, acaba de entrar no mercado espanhol com a abertura de um escritório em Barcelona, o primeiro no processo de internacionalização da startup portuguesa no setor publicitário.

A operação em Barcelona será gerida por  Marina Muñoz Fortuny , e uma equipa de mais dois colaboradores.

Em Espanha, a Sonder conta já com 200 agenciados (“sonders”), pessoas que têm uma característica genuína e autêntica, sendo potenciais personagens para campanhas de publicidade.No mercado espanhol a Sonder já participou em campanhas do Banco Popular, e da Endesa e Iberdrola, distribuidoras de gás e energia elétrica.

Em atividade desde 2014,  direcionou mais de mil pessoas para 30 países diferentes. Trata-se de uma startup no setor de marketing que veio responder à necessidade do mercado publicitário, potenciando a ligação de pessoas com campanhas de marketing. Desde então a Sonder e os seus dois mil agenciados já colaboram em mais de 460 campanhas para marcas multinacionais, como a Coca-Cola, Dove, Lamborghini ou H&M.

Aquilo que nos diferencia dos outros é o que nos torna únicos, é sobre isso que estamos a construir, e é essa autenticidade, essa coragem de viver pelas próprias regras, que procuramos nas pessoas, que procuramos instigar na sociedade.” explica Fred Canto e Castro, CEO da Sonder.

LACS inagura cluster criativo para empresas em Lisboa

Foi na passada 6.ª feira, 8 de Junho, que se oficializou a abertura do novo projeto LACS – “Communitivity of Creators” – um cluster criativo orientado para empreendedores ligados às artes, ao design e às novas tecnologias assente em três grandes pilares: comunidade, comunicação & criatividade e que integra espaços dedicados à cultura e ao lazer.

Em  noite de festa, que contou com a presença do Ministro da Economia e outras personalidades do mundo empresarial, da inovação e das artes, foi apresentado à comunidade o edifício que outrora foi a cantina e balneários dos estivadores do Porto de Lisboa e que é hoje um exemplo de modernidade e tendências ao nível da arquitetura, equipamentos e materiais utilizados, cruzando e respeitando com enorme sucesso a identidade e referências do edifício original dos anos 50.

São 5.000 m2 de área com capacidade para receber cerca de 500 membros e que dão vida a uma comunidade de freelancers, startups, e projetos empresariais com dimensões e níveis de maturidade distintos que atuam nos mais diversos sectores.

Das mais de 60 empresas instaladas destaque para a EDP Starter, a Cognizant, Rock in Rio, Defined Crowd, Mycujoo, AbyPay, Sair da Casca, Supplies, Grupo Youbiz, APBA, Sportinveste, CTRL, Be2do, Parpe, KnooK, Media Project.

De relevar ainda a importância dos diversos parceiros que apoiaram o projeto LACS e cujo contributo foi fundamental para o seu sucesso, tais como a Tranquilidade, PT Empresas, EDP Starter, Rock in Rio, Robbialac, OTIS, Sanitana, Logoplaste, ParisSete, Talenter, SMEG, Vitra, Adico, Ductos, GJP e Santini.

João Prista von Bonhorst assume direção do Bairro Alto Hotel

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João Prista von Bonhorst é o novo diretor-geral do Bairro Alto Hotel. De regresso a Portugal, cessa funções como diretor de operações no Hotel Beau-Rivage, na Suíça, onde esteve durante quatro anos.

O novo responsável pelo hotel que reabre em 2019, depois de uma fase de ampliação e renovação, iniciou a sua carreira profissional em 2002, no Hotel de Crillon, em França.

A experiência que foi acumulando no setor da hotelaria de luxo, permitiu-lhe desempenhar cargos de chefia com responsabilidades nas áreas da estratégia, vendas, marketing, gestão e F&B.

Konica Minolta compra Grupo Meridian

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A Konica Minolta Business Solutions anunciou a aquisição do Grupo Meridian. A empresa espanhola é especialista no fornecimento de soluções para tecnologia de informação, comunicações, consultoria tecnológica, outsourcing, segurança de TI e desenvolvimento de software.

Fundada em 1999, o Grupo Meridian, sediado em Madrid, está a fornecer em Espanha bem como em toda a União Europeia soluções de tecnologia e TI que se enquadram nos negócios – tudo a partir de uma fonte unificada.  O portefólio da empresa de TI cobre serviços em cloud, aplicação de gestão documental vertical e serviços de TI abrangentes, adaptados às necessidades específicas dos clientes.

Impulsionando inovação nos serviços de TI, as tecnologias de office e software estão no centro das atividades de negócio do Grupo Meridian. A empresa fá-lo numa abordagem aberta e inovadora, trazendo conhecimento in-house dos parceiros internacionais e dos clientes exigentes. Esta abordagem passa o Grupo Meridian de um fornecedor de tecnologia para um parceiro estratégico de confiança para o negócio dos clientes.

“O Grupo Meridian e a Konica Minolta partilham o mesmo objetivo que passa por ajudar os nossos clientes a alcançar o próximo nível no percurso para o local de trabalho digital”, afirmou Vasco Falcão, diretor-geral da Konica Minolta Portugal e Espanha. Acrescentando, ainda, que “o Grupo Meridian e a sua experiência integram-se na perfeição na nossa oferta de serviços, particularmente, nas soluções para o local de trabalho do futuro”.

“Agora, seremos capazes de combinar os ativos da empresa multinacional Konica Minolta com a nossa experiência e soluções poderosas de TI e gestão documental – tudo em prol do serviço dos nossos clientes. Estamos desejosos para remodelar o local de trabalho do futuro dos nossos clientes, em conjunto com a Konica Minolta”, afirmou Alex Hidalgo, presidente do Grupo Meridian.

Patrocinadores da Seleção no Mundial podem ter retorno mediático de 120 milhões

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A participação da Seleção Nacional no Mundial 2018, que começa esta quinta-feira na Rússia, pode representar um retorno mediático de 120 milhões de euros aos patrocinadores.

Segundo um estudo levado a cabo pela Cision, na melhor das hipóteses, isto é, no caso de Portugal sagrar-se campeão do mundo, os principais patrocinadores – Galp, Sagres, MEO, Continente, Santa Casa, Nike, Novo Banco e Samsung – podem ter um retorno mediático de 120 milhões de euros.

No caso de a equipa portuguesa não passar da fase de grupos, o retorno será de 75 milhões e daí para a frente é sempre a somar: 85 milhões de euros se Portugal for apurado para os oitavos de final, 98 milhões se chegar aos quartos de final, 103 milhões em caso de eliminação nas meias-finais e 112 milhões em caso de presença na final.

Em comparação com o Euro 2016, no qual Portugal se sagrou campeão da Europa, a diferença é de menos cinco milhões de euros no retorno mediático.

“A previsão é baseada no acompanhamento sistemático do retorno mediático destas marcas nos Mundiais de 2014, 2010 e de 2006 e nos Europeus de 2016, 2012, 2008 e de 2004. A metodologia da Cision para avaliação do retorno mediático quantifica o tempo ou o espaço de exposição que as marcas têm na comunicação social, em espaço editorial. A exposição é avaliada com base no custo das tabelas publicitárias de cada meio, ou seja, fazendo a equivalência ao que as marcas teriam de pagar para ter a mesma exposição através de inserções publicitárias nesses meios”, esclarece a Cision em comunicado.

Sonae IM funde S21sec e Nextel

A Sonae Investment Management (Sonae IM) anunciou, na passada sexta-feira, a assinatura de um acordo para a fusão da S21sec e a Nextel, cujo objetivo é criar um líder europeu em cibersegurança.

“A empresa resultante da fusão da S21sec com a Nextel continuará a pertencer à carteira de investimentos da Sonae IM e irá posicionar-se exclusivamente no setor da cibersegurança, com operações em Portugal, Espanha e México e terá mais de 400 profissionais especializados”, refere a Sonae IM em comunicado.

Agustín Muñoz-Grandes, CEO da S21sec, anunciou, ainda, que em Espanha a empresa irá mudar de instalações para uma nova sede em Madrid, que será o edifício corporativo do Grupo Sonae, o que deverá ocorrer até final do ano.

Será, ainda, inaugurado um novo Centro de Operações de Segurança (SOC-CERT), com mais de 400m2 e uma equipa de 50 pessoas a trabalhar diariamente.

Com operações SOC em Portugal, Espanha e México, a S21sec/Nextel conseguirá oferecer o mesmo nível de serviço a todos os clientes nos países onde atua, com presença de pessoal especializado em diferentes fusos horários”, acrescenta o documento.

Porto recebe investimento de 50 milhões para biotecnologia

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O primeiro-ministro, António Costa, preside, na próxima terça-feira, à assinatura de um protocolo de investimento de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de investigação na Escola Superior de Biotecnologia do Porto. O protocolo será assinado na Universidade de Standford, em São Francisco.

O protocolo contará, ainda, com a AICEP (Agência para o Comércio Externo de Portugal) e a multinacional norte-americana Amyris, em consórcio com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

Segundo o programa provisório da visita de António Costa aos Estados Unidos, o chefe do Governo português fará uma intervenção sobre o tema “Investir em Portugal em Tecnologias de Informação, energias limpas e ciências da vida”.

Na manhã de terça-feira, António Costa irá visitar a tecnológica Cisco, que tem mais de 400 unidades de negócio no mundo e já emprega 380 pessoas em Portugal.

Ao início da tarde, está prevista uma visita à Google em Silicon Valley, que, recorde-se, irá abrir uma unidade de negócio em Oeiras.

Haverá, ainda, uma reunião com os principais responsáveis do Silicon Valley Bank, onde estarão presentes startups portuguesas já com escritório em São Francisco.

Estão, ainda, previstos contactos com investidores norte-americanos na área do agroalimentar e, quarta-feira, o primeiro-ministro visitará uma fábrica da corticeira Amorim instalada em Napa Valley.

Portugal perde mil milhões de euros todos os anos com contrafação

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Portugal perde, todos os anos, 8,2% de vendas diretas em 13 setores económicos devido à contrafação, o que representa mil milhões de euros, segundo um estudo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

“Devido à presença de contração, os 13 setores perdem anualmente 8,2% de vendas diretas em Portugal”, refere o relatório.

A percentagem equivale a mil milhões de euros perdidos, numa média de “98 euros por habitante, por ano”.

Os 13 setores mencionados são produtos cosméticos e produtos de cuidados pessoais; vestuário, calçado e acessórios; artigos de desporto; brinquedos e jogos; artigos de joalharia e relojoaria; malas de mão e de viagem; indústria discográfica; bebidas espirituosas e vinhos; produtos farmacêuticos; pesticidas; ‘smartphones’; e baterias e pneus.

“Uma vez que os fabricantes legítimos produzem menos do que fariam na ausência de contrafação, empregando assim menos trabalhadores, verifica-se também uma perda direta de 434.000 postos de trabalho nesses setores”, adianta o estudo.

Segundo o EUIPO, as perdas anuais diretas sofridas por estes setores nos países da União Europeia chegam aos 60 mil milhões de euros, o equivalente a 7,5% das vendas.

Projeto do Grupo Super Bock no Hub Criativo do Beato

O Super Bock Group apresentou a The Browers Company, situada no Hub Criativo do Beato (Lisboa) e que representa um investimento de três milhões de euros.

O Browers Beato vai integrar uma microcervejeira para produção de cervejas em pequena escala, uma zona de restauração e uma área para eventos e workshops culturais e de promoção da experiência cervejeira, numa área aproximada de 700 m2.

Este é um novo modelo de negócio na atividade do Super Bock Group através do qual a empresa continuará a dar o seu contributo para o crescimento da categoria de Cervejas em Portugal, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento do Hub Criativo do Beato, um pólo inovador focado no empreendedorismo, na inovação e nas indústrias criativas.

Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura são os arquitetos responsáveis pelo projeto que vai iniciar já em setembro de 2018.

O Browers Beato será um dos primeiros espaços a funcionar no Hub Criativo do Beato. O antigo edifício da central elétrica da Manutenção Militar, será um dos maiores hubs de empreendedorismo da Europa.

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

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A Findster, startup portuguesa que concebeu e desenvolveu um sistema de localização de animais de estimação em tempo real, acaba de anunciar que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e Eduardo Carvalho desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP) no Google I/O 2018 que decorreu na Irlanda.

Numa hackathon que contou com a participação de 26 empresas mundiais, a equipa da Findster foi a única representante portuguesa em Dublin e arrecadou o primeiro lugar na sua primeira participação nesta conferência de programadores organizada anualmente pela gigante tecnológica norte-americana.

A equipa portuguesa criou e desenvolveu uma Accelerated Mobile Page – página de internet otimizada para um carregamento simplificado e mais rápido quando acedida através de dispositivos móveis – do site da Findster. O resultado final recebeu a maioria da votação atribuída não só pelos restantes programadores participantes, mas também pela Mobile Transformation Team da Google.

“Os hackathons de AMP são um ótimo formato para dispositivos móveis. O evento juntou programadores talentosos de toda a Europa que lhes permitiu, durante um dia, aprender as melhores práticas de desenvolvimento de AMP pelos engenheiros da Google”, afirmou Olga Nozal.

A gestora de UX Mobile da Google para Portugal e Espanha salienta ainda que

“a Findster foi eleita a vencedora do evento com uma página muito bem desenhada e completa que respondia a todos os critérios. Com uma AMP foram capazes de reduzir os tempos de carregamento em 57% e conseguiram fazer esse trabalho impressionante em apenas algumas horas”.

“A vitória nesta maratona de programação promovida pela Google é uma prova da excelência tecnológica da Findster. O futuro do e-commerce é mobile e uma página mobile lenta é o suficiente para um cliente abandonar a página antes sequer dela carregar. Com o conhecimento adquirido nesta competição, implementámos também nós a tecnologia AMP na nossa página”, afirma André Carvalheira, managing director da Findster.