Quinta-feira, Maio 15, 2025
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Trabalhadores da PT em greve contra transferência “abusiva”

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Trabalhadores da PT Portugal estão em greve desde a meia-noite de sexta-feira contra a transferência de cerca de 150 colaboradores da empresa para outras empresas do grupo Altice e Visabeira.

Segundo a edição online do Dinheiro Vivo, Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT), acusou a Altice, que detém a operadora de telecomunicações, de querer transferir “de forma unilateral e abusiva” de 155 trabalhadores para outas empresas da Altice e Visabeira.

A greve tem a duração de 24 horas e foi convocada pelos sindicatos afetos à PT e à Comissão de Trabalhadores.

No início da paralisação, cerca de 40 trabalhadores concentraram-se junto à sede da operadora em Lisboa.

A última greve de trabalhadores da empresa aconteceu há mais de dez anos.

Tecnológica norte-americana recruta em Lisboa

A Crossover, tecnológica norte-americana especializada em serviços de outsourcing, vai realizar uma ação de recrutamento em Lisboa, no próximo dia 29, para programadores de software.

“Seguindo um formato de torneio de um dia, a competição pretende encontrar os melhores Javascript Chief Architects que prestarão, de forma remota, os seus serviços a empresas de software nos Estados Unidos. O evento é um processo transparente, avançado e competitivo que pretende encontrar os melhores talentos de IT a atuar em Portugal, através de um modelo de recrutamento que permite identificar profissionais com uma combinação única de talento e produtividade”, refere a empresa em comunicado.

As condições de trabalho são as que mais surpreendem pela positiva: 50 dólares (43 euros) por hora, 40 horas de trabalho por semana e a possibilidade de trabalhar remotamente.

A empresa adianta que não há um número limite de contratações, pelo que os candidatos deverão apenas mostrar aquilo que valem em testes que não prometem ser fáceis…

As candidaturas podem ser feitas online.

Abertas 250 vagas a estágios no estrangeiro pelo INOV Contacto

Já estão abertas as candidaturas ao programa de estágios no estrangeiro INOV Contacto, promovido pela AICEP.

Ao todo, são 250 as vagas a estágios remunerados, podendo candidatar-se os jovens até aos 29 anos com formação superior que não estejam a trabalhar nem a estudar à data do estágio. Devem, ainda, dominar a língua inglesa, prosseguir uma carreira internacional e ter disponibilidade para viver no estrangeiro.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro, prolongando-se até final do mês para as entidades de acolhimento. Os estágios são remunerados, com bolsa e subsídio de estagia, e decorrem por um período de seis meses, em qualquer parte do mundo.

O INOV Contacto é promovido pela AICEP e financiado pelo Programa Operacional de Integração Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, Fundo Social Europeu, Iniciativa Emprego Jovem.

Esta é já a 22.ª segunda edição do programa, que já resultou em mais de cinco mil estágios em 1100 entidades de 80 países, segundo dados do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

As candidaturas são feitas online.

Argentina em estreia absoluta no NERSANT Business

Uma delegação de empresários da Argentina vai estar este ano pela primeira vez no NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, organizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém.

O NERSANT Business, que se realiza de 23 a 25 de outubro em Tomar, tem vindo a afirmar-se como um dos maiores encontros internacionais de negócios do país, não só pelo número de delegações estrangeiras recebidas na região do Ribatejo, mas também pelo cada vez maior número de empresas portuguesas presentes e que vêm não só do Ribatejo, mas de todo o país.

Tendo começado com apenas seis delegações estrangeiras, o evento alcançou na sua última edição, realizada em outubro de 2016, 26 delegações estrangeiros, mais 9 do que no ano anterior. Tendo em conta os contactos recebidas pela associação empresarial, a Argentina será apenas um dos primeiros novos países a marcar presença na edição de 2017 do NERSANT Business, pelo que o número de delegações presentes deverá superar as presentes em 2016.

Oportunamente a NERSANT irá disponibilizar às empresas da região um mapa com as empresas estrangeiras inscritas e respetivos setores de atividade, a fim de se iniciar o planeamento das reuniões B2B que irão decorrer no evento.

Estudantes da UA desenvolvem robô para ajudar Proteção Civil

Projetado por 15 estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, no âmbito da unidade curricular de Projeto em Engenharia Electrotécnica lecionada pelo docente Nuno Borges Carvalho, o robô já está em fase de protótipo e à espera de todos os apoios para, no futuro, ser fundamental no trabalho da Proteção Civil. Para tal, os estudantes têm já delineado a HART – Human Aid Robotic Technologies, uma empresa que, quando nascer, vai dar suporte ao desenvolvimento e comercialização do robô.

Projeto único num mercado onde abundam soluções voltadas essencialmente para ambientes militares e que fazem uso das câmaras apenas para recolha de imagens, o robô tem também por novidade a capacidade de dispensar um operador já que, apontam os estudantes do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, na fase final de desenvolvimento o robô vai ser capaz de se mover e adquirir informação de forma autónoma.

Com 1,5 quilogramas e 23 por 28 centímetros, o robô pode facilmente ser usado em todos os cenários que necessitem de medir condições ambientais e em que a obtenção de um modelo tridimensional possa ser útil. Nestes cenários os estudantes incluem incêndios, colapsos parciais, grutas, demolições e operações de reconhecimento, busca e salvamento. O robô pode ainda ser usado para ajudar na avaliação da integridade e extensão de danos num edifício afetado por um sinistro.

Do interior dos escombros o robô conseguirá informar sobre a temperatura, humidade, concentração de monóxido de carbono e presença de focos de incêndio. Será ainda possível visualizar um modelo tridimensional do espaço onde o robô se encontra.

Todos estes dados serão disponibilizados em tempo real às equipas de salvamento através de uma aplicação de computador criada para o efeito, onde a informação é apresentada de forma clara, simples e concisa, para acelerar o processo de análise e tomada de decisões.

Montepio lança programa de apoio à inovação social

O Montepio Social Tech é o novo projeto da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) no âmbito do empreendedorismo e inovação social. Trata-se de um programa transversal de incubação, formação e aceleração de projetos de inovação social de base tecnológica, que tem a duração de 12 semanas, e termina num demo day e numa sessão de pitch a investidores. O objetivo é que aqui sejam lançadas as bases para o contacto entre projetos e investidores, havendo ainda lugar a um prémio simbólico de 10.000 euros para o projeto que apresente o melhor pitch, atribuído pela CEMG.

Posicionando-se como o banco da economia e inovação social, a CEMG acredita que o empreendedorismo e a inovação social são essenciais para responder aos desafios que afetam a sociedade portuguesa. Por isso o Montepio Social Tech nasce da convicção da instituição bancária de que as soluções de base tecnológica são fundamentais para o crescimento em escala de projetos de inovação social.

Candidaturas abertas até 3 de setembro

Ao Montepio Social Tech podem candidatar-se projetos em qualquer fase de desenvolvimento, estando as candidaturas abertas até ao próximo dia 3 de setembro. Dos vários candidatos serão selecionados 12 projetos que passarão então para as fases de incubação, formação e aceleração. Esta seleção será feita com base em fatores como o nível de compromisso da equipa, o conhecimento técnico e o potencial de geração de receitas e impacto social. Ao longo desta fase, os membros de cada projeto irão dedicar dois dias inteiros por semana ao desenvolvimento dos seus modelos de negócio e preparação de um pack para investidores.

Os parceiros da CEMG no Montepio Social Tech são o Laboratório de Investimento Social (LIS), que irá implementar a sua metodologia de aceleração de projetos de inovação social, o IES – Social Business School, que dará formação especializada às equipas, e o Impact Hub, espaço onde serão incubados os projetos selecionados. E conta ainda com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Católica Lisbon School of Business and Economics, da Universidade do Porto, da Deloitte Portugal e da Microsoft Portugal.

BPI lança novo prémio de apoio à integração de pessoas com deficiência

Estão abertas as candidaturas a mais uma edição do prémio BPI Capacitar, um prémio criado para apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Ao todo, o BPI disponibilizou 500 mil euros para este prémio, podendo as instituições privadas sem fins lucrativos com sede em Portugal candidatar-se até 30 de julho.

“As candidaturas serão avaliadas pela sua qualidade técnica – tendo em linha de conta a relevância, fundamentação e programação dos seus objetivos, a sua abrangência em termos de população alvo e o carácter inovador da sua abordagem – e pela sua sustentabilidade – sendo valorizadas a experiência e solidez da instituição candidata, bem como a adequabilidade e a exequibilidade do projeto em termos da sua aplicação de recursos humanos, materiais e financeiros”, refere o banco em comunicado.

Esta é a oitava edição do BPI Capacitar, que desde 2010 já atribuiu 3,9 milhões de euros para a implementação de 125 projetos de integração de pessoas com deficiência.

NERSANT consegue 64 milhões de euros em linhas de crédito para associados

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A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, assinou  em Lisboa, um protocolo com o Grupo Crédito Agrícola, que vai permitir às suas empresas associadas ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários. O protocolo, já em vigor, tem ainda à disposição cinco linhas de crédito, que representam no total 64 milhões de euros para as empresas associadas da NERSANT.

Sendo o acesso ao crédito bancário um dos constrangimentos à competitividade empresarial, a NERSANT tem procurado soluções para as suas empresas associadas. Hoje, a NERSANT levou a efeito mais uma ação no âmbito desta estratégia, com a assinatura de um protocolo de parceria com o Grupo Crédito Agrícola.

O Grupo Crédito Agrícola disponibiliza ao abrigo do protocolo, cinco linhas de crédito, no âmbito das quais as operações de concessão de crédito terão que se enquadrar. Estão assim já disponíveis para as empresas associadas da NERSANT, uma linha de crédito para apoiar processos de empreendedorismo / criação de novas empresas, uma linha de crédito para apoio à tesouraria das empresas, uma linha de crédito para apoiar investimentos em eficiência energética, uma linha de crédito para a reindustrialização e, por fim, uma linha de crédito para apoio social. No total, são 64 milhões de euros disponíveis para as empresas associadas da NERSANT.

“Esta parceria ganha especial relevância numa altura em que a capitalização e financiamento às empresas é fundamental. Congratulamo-nos com o mesmo e esperamos que as nossas empresas associadas possam vir a fazer uso deste novo instrumento que cuidadosamente preparámos”, referiu Maria Salomé Rafael, Presidente da Direção da NERSANT, que acrescentou que “é este o papel de uma associação empresarial: promover o desenvolvimento do Ribatejo, apoiando a atividade empresarial e dinamizando projetos de melhoria da envolvente empresarial regional.”

Dirigido exclusivamente para empresas associadas da NERSANT, quer sejam empresários em nome individual ou pessoas coletivas de qualquer setor de atividade, o protocolo poderá beneficiar mais de 2500 empresas.

O protocolo, já em vigor, vai assim permitir às suas empresas associadas ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários, bem como de seguros disponibilizados pelo Grupo, que podem ser disponibilizados e contratados, consoante os casos, quer pela Caixa Central, quer por qualquer uma das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo suas associadas, e que integram o Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo, quer pelas Seguradoras e demais empresas que integram o Grupo.

Foi assinado, em representação da NERSANT, pela sua Presidente da Direção, Maria Salomé, e pelo seu Vice-Presidente, Domingos Chambel. Em representação do Grupo Crédito Agrícola, assinaram o Presidente do Conselho de Administração Executivo, Licínio Pina, e o vogal José Alexandre.

Produção de banana na Madeira deve chegar às 22 toneladas em 2017

A produção de banana na região autónoma da Madeira deve atingir as 22 toneladas este ano, mais 800 toneladas do que em 2016.

A informação foi veiculada pelo secretário regional da Agricultura Humberto Vasconcelos, durante uma visita à XVII Mostra Regional da Banana, que decorre em Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol.

Já temos mais 800 toneladas processadas relativamente ao ano passado e estamos a desenvolver um grande trabalho junto dos intermediários e comerciantes no mercado nacional para que o escoamento se faça naturalmente”, disse, sublinhando que 85% da produção tem como destino a exportação.

O governante adiantou que o executivo madeirense está a investir em novos sistemas de certificação de qualidade, de forma a defender os produtos da agricultura regional.

Uniplaces lança Summer Experience com 28 estágios de verão

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A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, dá inicio à segunda edição da Summer Experience, iniciativa que visa a realização de 28 estágios de verão por alunos portugueses e internacionais. Os estágios têm a duração de 4 a 10 semanas e decorrem nas instalações da sede, em Lisboa.

“O objetivo desta iniciativa é facultar a estes estudantes universitários a sua primeira experiência de trabalho, numa das mais reconhecidas start-ups do nosso país. A Uniplaces conta com um plano de recrutamento bastante ambicioso para os próximos anos e a Summer Experience dá a estes estudantes a possibilidade de perceber a realidade de uma start-up. Pretendemos que no final dos estágios, alguns dos estudantes fiquem connosco na empresa”, explica Francisca Matos, VP of People and Culture da Uniplaces.

No total, serão 18 estudantes portugueses e 10 alunos internacionais que ao longo das próximas semanas irão integrar as áreas de People&Culture, Tech e Operations. A Uniplaces conta atualmente com 183 colaboradores e pretende recrutar, até ao final de 2017, cerca de 60 novos profissionais.

Desde que foi lançada, a plataforma já registou mais de 62 mil quartos arrendados por estudantes de mais de 165 nacionalidades.

Para consultar o portal de carreiras da Uniplaces, visite aqui .

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

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Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

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1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

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Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

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1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

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7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

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Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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Cancelamento de assinaturas

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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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