Terça-feira, Maio 6, 2025
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Pepsi retira campanha de publicidade devido a duras críticas (com vídeo)

A Pepsi pediu desculpas e retirou a nova campanha publicitária com Kendall Jenner, após a empresa ter sido alvo de duras críticas por parte do público. A empresa foi acusada de ter usado a imagem de uma manifestação de protesto para vender um produto.

A campanha publicitária, lançada a nível global, contou com a participação da modelo Kendall Jenner. No vídeo da campanha, Kendal vê uma cena de protesto e abandona a sessão fotográfica para se juntar à multidão que se aproxima de uma barreira policial. O que poderia ser um confronto tenso, acaba por ser um encontro de sorrisos e felicidade quando a modelo dá uma lata de Pepsi ao agente de polícia. Este sorri, agradecendo a lata e fazendo com que todos os intervenientes naquele protesto ‘explodam’ de alegria, parecendo ter sido aquele gesto a pacificar os ânimos.

Segundo ativistas sociais e comentadores, a imagem transmitida na campanha de publicidade passa a ideia precisamente oposta do que é estar em situação de manifestação na vida real. Nas redes sociais, a Pepsi foi acusada de apropriar-se de imagens de protestos reais para vender um produto, enquanto minimizando o perigo que os manifestantes encontram e a frustração que sentem ao manifestarem-se pelos seus direitos.

Em declarações feita à imprensa, a marca afirma que “A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem de união, paz e compreensão. Claramente falhámos o nosso objetivo e pedimos desculpas.”

José Escudero é o novo CEO da Driven

José Lorenzo Escudero é o novo CEO da Driven Portugal, empresa especializada na construção de canais digitais e plataformas de customer relationship management (CRM).

José Escudero assumiu funções no final de 2016, por ver na Driven uma empresa “com potencial necessário para se posicionar fortemente no mercado digital em Portugal, o qual se encontra em pleno processo de (r)evolução”, refere a tecnológica em comunicado.

O novo responsável é licenciado em engenharia informática pela Universidade Politécnica de Madrid e detém um MBA em tecnologia da informação pelo Instituto de Directivos de Empresa, em Espanha. Nos últimos dez anos desempenhou vários cargos na Celfocus, detida pela Novabase e Vodafone Portugal, e na antiga ZON (atual NOS).

A Driven é uma consultora tecnológica detida pela E.Gen Ventures, um grupo de investimento com empresas de diversas áreas de atividade, tendo como principal foco a busca pela inovação.

PT tem 20 mil euros para projectos inovadores

Os portugueses com ideias inovadoras têm até ao próximo dia 28 para submeter os seus projectos à avaliação do Prémio Inovação PT. A competição pretende contribuir para a identificação e promoção do talento português quando o assunto é tecnologia.

São admitidas participações individuais ou por parte de startups em fase de incubação. Os prémios esses serão divididas em duas categorias, onde os finalistas de Mestrados e Doutoramentos podem ganhar cinco mil euros e a startup vencedora receberá 15 mil euros.

Além de membros do Comité Executivo da PT, fazem parte do júri personalidade do mundo dos media, startups, academia e indústria portuguesa no geral.

Portugal melhora posição no ranking de fraude nas empresas

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Portugal melhorou a sua posição no ranking da consultora EY sobre a fraude nas empresas, passando do quinto lugar, em 2015, para o 19.º este ano.

Segundo os dados da consultora, a percentagem de inquiridos a admitirem suborno ou práticas de corrupção nas empresas caiu de 82% no inquérito anterior para 60%.

A Ucrânia lidera a lista, seguida pelo Chipre e Grécia. No polo oposto, Dinamarca, Finlândia e Noruega surgem como os países onde se identificam menos práticas de corrupção.

Segundo o estudo, 12% dos inquiridos em Portugal disseram estarem dispostos a oferecer pagamentos em dinheiro para ganhar ou manter negócios.

Outros 14% disseram estarem dispostos a contabilizar receitas antecipadamente e 21% disseram estarem dispostos a falsear os resultados da empresa, de forma a atingirem os objetivos

Ainda assim, 30% dos inquiridos diz que a atividade regulatória melhorou a dissuasão de comportamentos não éticos e 91% dizem que as ações legais a pessoas singulares ajudariam a minorar a fraude, suborno e corrupção.

Outro dado relevante no inquérito, tendo em conta o conjunto de países envolvidos, é o facto de a Geração Y (25 a 34 anos) demonstrar uma atitude mais permissiva face ao comportamento ético, com 73% a considerarem justificado caso ajude um negócio a sobreviver. Nos inquiridos entre os 45 e os 54 anos esta média cai para 49%.

“As empresas necessitam de tomar medidas para a criação de uma cultura, onde seja do interesse dos seus funcionários fazer o que está certo. Programas de formação e consciencialização podem desempenhar um papel importante para ajudar os indivíduos a perceberem as consequências da fraude e da corrupção, encorajando-os a apresentarem contribuições caso tenham preocupações sobre condutas não éticas”, sublinha Pedro Cunha, da EY Portugal.

O inquérito foi realizado entre novembro de 2016 e janeiro de 2017 e incluiu entrevistas a 4100 funcionários de grandes empresas em 41 países.

Bosch vai investir 38 milhões de euros em Braga

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A Bosch vai investir 38 milhões de euros em Braga ao longo dos próximos 20 meses para aumentar e desenvolver a área produtiva.  O projeto de investimento foi motivado pelo “interesse económico”, pelo que a empresa alemã beneficiará de incentivos de redução de IMI e IMT.

A necessidade de produção e a  complexidade dos novos produtos, levaram a Bosch a aumentar a área de desenvolvimento e a área produtiva. Até 2023, a Bosch estima que a sua área total atinja os 20 000 metros quadrados, aumento que irá permitir aumentar as quantidades produzidas.

O novo investimento da multinacional em Braga compreende a aquisição de terrenos, a construção de um novo edifício para a infraestrutura produtiva e para escritórios, uma nova cantina e um novo parque de estacionamento. Os recursos humanos serão reforçados com a criação de mil postos de trabalho em regime full time.

Grupo Europac adquire fábrica de embalagem por 9,8 milhões de euros

O Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) adquiriu duas sociedades titulares de uma fábrica integrada de embalagem na localidade cordovesa de Lucena. O valor da operação foi de 9,8 milhões de euros, o que representa um múltiplo post sinergias de 5,5 vezes o EBITDA para a Europac.

A nova instalação, que a partir de agora passará a denominar-se Europac Packaging Lucena, faturou 7,6 milhões de euros e gerou um EBITDA de 1,2 milhões no fecho de 2016, o que representa uma margem de EBITDA de 15,8%.

Atualmente, a fábrica dispõe de uma onduladora e três linhas de converting para a transformação da prancha de cartão em caixas numa nave de 15.000 m2 sobre uma área de 42.000 m2. No último exercício consumiu 7.000 toneladas de papel e produziu 16 milhões de m2 entre prancha de cartão e embalagem.

O Grupo Europac vai implementar um plano de investimentos de dez milhões de euros que será implementado gradualmente com o objetivo de aumentar a produção, adquirir novos ativos, otimizar os ativos disponíveis e ampliar as instalações. Durante este período de investimentos, espera-se criar 25 novos empregos diretos.

Crescer no mercado espanhol

José Miguel Isidro, presidente executivo da Europac, afirma que a aquisição da fábrica de Lucena é uma consequência da nossa vontade, manifestada em numerosas ocasiões, de crescer no sector da embalagem e dotar de maior coerência a estratégia comercial da Divisão Packaging em Espanha, onde a empresa ainda não tem o peso específico que lhe corresponde”.

A fábrica encontra-se estrategicamente localizada no centro geográfico da Andaluzia, com uma área de influência que abarca mercados em Córdova, Sevilha, Almería, Málaga, Jaén e Granada, todas elas a uma distância entre 70 e 150 quilómetros.

As participações do negócio estavam repartidas entre a ICOA (Industrias Cartones Ondulados Andaluces S.L.) e a OASA (Ondulados Andaluces, S.A.), duas sociedades complementares dedicadas à produção de prancha de cartão ondulado e transformação da prancha em embalagem.

Setor do trabalho temporário continua a crescer em Portugal

O setor do trabalho temporário continua a crescer em Portugal. Segundo o estudo da Informa D&B Setores “Trabalho Temporário”, a faturação cresceu 7,3% no ano passado, para os 1.175 milhões de euros.

“Este crescimento prolonga a tendência crescente registada nos dois anos anteriores, com taxas de 14,5% e 8,5%, o que permitiu que o valor do mercado se incrementasse em cerca de

300 milhões de euros entre 2013 e 2016”, refere a consultora em comunicado.

O mesmo estudo adianta que, no final de 2016, havia em Portugal 230 empresas autorizadas a operar no setor de trabalho temporário, sendo a zona de Lisboa a que detém maior número destas empresas (110 empresas). Segue-se a zona Norte, com 83 operadoras.

Ao todo, eram 84.089 os trabalhadores temporários em 2015, “um incremento de 11,6% com respeito ao exercício precedente, no qual o número de empregados situou-se em 75.354”.

Ainda segundo a consultora, regista-se um “alto grau de concentração” destas empresas, “de forma que as cinco principais empresas em termos de volume de faturação alcançaram em 2015 uma quota de mercado conjunta de 38%”.

“Para jovens e profissionais à procura de desafios, este evento é obrigatório”, António Trincão

Por: Denisse Sousa

A Tech Startup Job Fair é uma feira de oportunidades para startups e profissionais do Tech, reunidos num só evento.

A Tech não é uma feira só para startups, mas também para aqueles que procuram trabalhar no ramo, numa  plataforma onde é possível  entrar em contacto com outras empresas e Startups em rampa de lançamento do sucesso. Uma oportunidade para abrir portas a novas parcerias e novos negócios.

A PME Magazine esteve à conversa com António Trincão, Co-Founder & CEO da YouCanEvent, empresa organizadora deste evento.

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PME Mag: É a primeira vez que este evento acontece em Lisboa? Quais as previsões participação?

António Trincão: Sim, é a primeira vez. Esperamos ter á volta de cerca de 300 a 400 participantes. A par dos outros eventos co-organizados em Barcelona e Nova Iorque o Tech Startup Job Fair, é um evento bastante atrativo para a comunidade empreendedora em Portugal.

PME Mag: Porquê trazer um evento deste tipo para Lisboa? 

A.T:  Acima de tudo pelos input’s internacionais e modelos de eventos de empreendorismo que acontecem lá fora. A par do WebSummit, Lisboa deve ser o maior hub de eventos e entretenimento principal no sector empreendedor, e trazer eventos deste estilo, é o 1º passo para acompanhar o efeito “WebSummit”.

PME Mag: Quais as vantagens de participar num evento como TechStartupJobs? 

A.T: Para qualquer jovem estudante ou profissional á procura de desafios, este é o evento obrigatório. A principal vantagem deste evento é poder trabalhar numa startup, onde todos já sabemos o que significa pelo ecossistema de positividade e flexibilidade no modo de trabalhar.

PME Mag: Quais as atividades a que os participantes terão acesso?

A.T:  Visita de todos os stands de startups que estão a contratar, visita aos stands de alguma das melhores incubadoras a nível nacional, acesso a apresentações/talks das startups contratantes, after party de convivio oficial no espaço.

PME Mag: O TechMeetups é uma grande comunidade. Por onde vai andar esta feira para além de Lisboa?

A.T: Berlim, Amsterdam, New York, London, e por aí fora.

PME Mag: A Microsoft é um grande parceiro deste evento. O que esperam desta parceria?

A.T:  A Microsoft é um parceiro incansável no que toca a apoiar iniciativas de empreendedorismo. Desta forma esperamos a participação de toda a sua comunidade.

PME Mag: Crê que a comunidade tecnológica em Portugal está cada vez maior e com mais reconhecimento lá fora?

A.T:  Sem dúvida. Lisboa teme deve urgentemente querer “estar ao nível” de Londres, e aproveitar as condições favoráveis que tem para criar o maior e mais “cool” hub de empreendedorismo e tecnologia na Europa.

Ministra do Mar e Porto de Lisboa em São Paulo para promover Portugal

Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, e uma delegação da Administração do Porto de Lisboa e da Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) estarão, a partir de terça-feira, em São Paulo, para a Intermodal South America, um dos maiores eventos de logística, transportes e comércio externo.

A feira decorre entre 4 e 6 de abril e nela será promovido o porto da capital portuguesa junto dos investidores presentes.

A 23.ª terceira edição da Intermodal South America contará, este ano, com 600 expositores, brasileiros e internacionais, esperando-se cerca de 45 mil visitantes.

“A Intermodal South America reúne os principais protagonistas do mercado nacional e internacional e é um evento com particular relevância para promover o porto de Lisboa e estabelecer negócios e parcerias”, sublinha Rui Raposo, presidente da CPL, citado pela edição online do Jornal Económico.

Esta é uma das iniciativas promovidas pela CPL para apoiar a revitalização do porto de Lisboa.

Com o mesmo intuito, no próximo dia 15 de maio realiza-se, na Gare Marítima de Alcântara, um seminário para debater os desafios, o valor económico e social do porto de Lisboa.

Rita Nabeiro fala aos empresários portugueses (com fotos e vídeo)

Dezenas de empresários estiveram presentes, esta quarta-feira, no lançamento da quarta edição da PME Magazine, no Lispolis, em Lisboa, no qual Rita Nabeiro, diretora-geral da Adega Mayor e figura em destaque nesta edição, deu uma palestra motivadora.

Abordando o seu percurso, que começou nas Belas Artes muito antes de se dedicar aos negócios da família – A Adega Mayor faz parte do Grupo Nabeiro – Rita Nabeiro lembrou a importância de nos mantermos fiéis a nós próprios e de passarmos essa motivação para a equipa com a qual trabalhamos.

A empresária falou, ainda, sobre o mercado do vinho, que em Portugal conta com “mais de dez mil marcas”, um mercado fragmentado, mas que não faz com que a Adega Mayor desista do seu desejo de se afirmar cada vez mais dentro do setor.

Apesar de apontar também ao mercado internacional, sobretudo aos “mercados dos cafés”, onde já se encontra a Delta, marca de cafés do Grupo Nabeiro, Rita Nabeiro espera continuar a desbravar terreno e a apresentar uma “marca forte”.

Leia aqui a entrevista de Rita Nabeiro à PME Magazine.

Veja aqui o vídeo do lançamento da PME Magazine:

Fotos e vídeo: CN Media

(Notícia atualizada a 04/04/2017 às 9.56 horas)