Terça-feira, Maio 6, 2025
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Sumol+Compal preocupada com impacto do imposto sobre refrigerantes

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A Sumol+Compal considera que o imposto sobre refrigerantes, em vigor desde fevereiro, terá um impacto negativo no mercado.

“Em Portugal, o mercado dos refrigerantes será negativamente afetado pela aplicação, a partir de 01 de fevereiro, do Imposto Especial de Consumo às bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes”, refere a empresa, em comunicado.

O documento acrescenta que este impacto será “certamente significativo e mais forte nas vendas no canal alimentar, uma vez que nos estabelecimentos deste canal o preço médio por litro da bebida tende a ser bastante inferior ao preço médio por litro de bebida nos estabelecimentos do canal Horeca”, ou seja, nos hotéis, restaurantes e cafés.

A Sumol+Compal considera, ainda, que não é possível “prever a evolução do volume de negócios” em Portugal, já que o “mercado dos refrigerantes é o que tem maior peso, em valor, na categoria das bebidas refrescantes”. Atualmente, Portugal representa 70% do volume de negócios da empresa.

No mercado internacional, a marca espera aumentar as vendas, apesar de considerar que o crescimento “está muito dependente da evolução das vendas em Angola” – o principal mercado externo -, onde é preciso gerir, “por um lado, a necessidade de alargar a oferta do tipo de embalagens disponíveis e de aumentar a capacidade instalada e, por outro lado, o risco de rotura no abastecimento de matérias-primas e materiais de embalagem à fábrica do Bom Jesus, em resultado da dificuldade na obtenção de divisas”.

Quanto aos resultados de 2016, a Sumol+Compal registou lucros de 10,5 milhões de euros, mais 24,7% em relação a 2015 (8,4 milhões de euros), tendo atingido um volume de negócios de 355,8 milhões de euros (mais 4,3%).

No mercado português, as vendas subiram 5,4% para os 245,1 milhões de euros. Já no estrangeiro, as vendas subiram 1,3% para 101 milhões de euros.

Cápsulas já dominam mercado do café

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Um estudo da Euromonitor concluiu que o mercado das cápsulas vai continuar a aumentar na indústria do café, ainda que haja espaço para o café tradicional e para os cafés de especialidade.

O estudo, apresentado no XI Encontro Nacional de Torrefatores, organizado pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), revela que, em 2016, as máquinas de cápsulas representaram 84% das vendas de máquinas, com uma penetração no mercado português de 59%.

As estimativas é de que as cápsulas registem um valor CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 3% e que cheguem aos 75% do total das vendas de café a retalho em 2021.

Segundo o comunicado, os mercados em “franco crescimento” são a Alemanha, Itália e França”.

“Na Europa foram transacionadas 2,2 milhões de toneladas de cafés; 31,2 milhões de unidades de máquinas de café vendidas; e 7 mil milhões de euros gastos em lojas especializadas em café.”

O documento adianta que “os consumidores querem cada vez mais saber o que consomem, desde a tabela nutricional à lista de ingredientes, à sua história e origem”.

Consumidores portugueses estão mais optimistas

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O futuro é encarado com optimismo pelo maior parte dos consumidores portugueses. Um estudo do IPAM revela que 68% acredita que o seu poder de compra vai aumentar e que 63% considera que a situação financeira do agregado familiar vai melhorar.

Questionados sobre o que os leva a ter uma previsão tão positiva, 46% refere a integração no mercado de trabalho de um elemento da família. Apenas 9% dos consumidores inquiridos espera uma quebra na actual situação económica.

A análise do IPAM revela também que os portugueses continuam a comer cada vez menos fora de casa, sinal de uma mudança no comportamento que se iniciou nos anos de crise económica e que acabou por se manter. Por outro lado, as despesas com alimentação em casa tendem a manter-se estáveis.

A preocupação com o orçamento é visível na compra de produtos alimentares mas também na de bens perecíveis, como roupa, sapatos e brinquedos, com 76% dos consumidores a admitir que a sua compra é “influenciada pelo preço e pela gestão rigorosa do orçamento”.

Nos bens duráveis, como equipamentos electrónicos e electrodomésticos, a qualidade assume um papel mais preponderante mas ainda assim não consegue rivalizar com os argumentos financeiros, que influenciam 68% dos inquiridos.

Mercado de investimento imobiliário em Portugal a caminho de novo record

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O investimento imobiliário no sector comercial em Portugal ao longo dos primeiros meses de 2017 continuou a registar uma atividade intensa. Após em 2016 se terem transacionado ativos imobiliários comerciais num volume global de mais de €1.300 milhões – o segundo valor mais alto de que existe registo em Portugal – 2017 promete bater novos recordes em termos de volume de investimento, segundo os últimos dados de research da Cushman & Wakefield.

Até à data foram fechados 10 negócios de investimento de imobiliário comercial em Portugal que envolveram cerca de €180 milhões. Em fase avançada de negociação foi possível apurar um montante que ronda os €600 milhões, valor que aponta para um volume de transações de investimento comercial em Portugal nos primeiros seis meses do ano próximo dos €800 milhões. A concretizar-se esta estimativa de volume de investimento de Janeiro a Junho de 2017, o primeiro semestre deste ano figurará no Top 3 do ranking de investimento imobiliário em Portugal, ultrapassado apenas por 2015 e 2016.

Os investidores estrangeiros mantêm-se extremamente ativos no mercado, mas é relevante uma maior presença deplayers nacionais, que terão sido responsáveis por 30% do volume investido. O sector que maior capital atraiu até à data foi o de escritórios, ultrapassando os €100 milhões em volume, valor para o qual contribuiu em larga escala o maior negócio até à data, a venda do Edifício Entreposto à Signal Capital por €65 milhões.
Tendo em conta as operações em fase avançada de negociação, 2017 deverá apresentar uma distribuição do investimento semelhante à verificada em 2016, com os sectores de retalho e de escritórios a captarem uma parcela muito significativa dos capitais investidos, e os ativos hoteleiros e industriais a contribuírem em menor escala.

Relativamente aos valores de mercado, 2016 foi marcado por uma correção acentuada das yields, com os valores prime a situarem-se nos 4,90% para escritórios, 5% para centros comerciais, 4,75% para comércio de rua e 6,50% para industrial; refletindo mínimos históricos para comércio de rua, escritórios e centros comerciais. As perspetivas de evolução de valor ao longo de 2017 apontam para uma correção menos acentuada, ou mesmo estabilidade, ao nível das yields, sendo mais provável uma valorização dos ativos via evolução positiva das rendas, sobretudo no comércio de rua e escritórios.

Holanda: partido do governo vence legislativas

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O partido VVD, liderado pelo atual primeiro-ministro, Mark Rutte, venceu, esta quarta-feira, as eleições legislativas na Holanda, conseguindo assim 33 lugares na câmara baixa do parlamento.

Fica, assim, aberta a possibilidade de formação de um governo de coligação de centro-direita com os democratas-cristãos e o partido Democracia D66, que conseguiram ambos 19 assentos parlamentares.

Para conseguir uma coligação maioritária (mais de 76 deputados), o VVC terá ainda de coligar-se com o partido trabalhista, PvdA, que conquistou nove lugares e que já na legislatura passada de associara ao executivo.

O partido neoliberalista PVV, liderado por Geert Wilders, foi assim o grande derrotado destas eleições, ao conseguir apenas 20 lugares no parlamento, isto depois de ser apontado pelas sondagens como o partido mais votado.

De resto, o partido ecologista Groenlinks conseguiu 14 lugares, quando na legislatura passada apenas tinha quatro. Também o Partido Socialista garantiu 14 deputados.

Empresas Sonae recrutam “game changers” através do Programa Contacto

As Empresas Sonae lançaram uma nova edição do Programa Contacto, iniciativa pioneira em Portugal de captação de jovens de elevado potencial. Até 02 de abril, finalistas de licenciatura e mestrado e recém graduados podem candidatar-se ao programa e ter a oportunidade de estagiar e desenvolver carreira numa das Empresas Sonae.

Criado em 1986, o Programa Contacto tem por missão atrair e integrar jovens talentos nas Empresas Sonae, com diferentes nacionalidades e formações de base, que ambicionem trabalhar com líderes reconhecidos, desenvolver competências ambidextras e construir uma rede alargada de networking .

O Programa pretende, também, consolidar a longa e estratégica relação de parceria que a Sonae mantém com as Universidades, contribuindo deste modo para uma ligação efetiva entre a academia e o mercado de trabalho.

O Programa Contacto procura talento jovem e diverso ao nível de background académico, nacionalidade, experiências extracurriculares e de vida que se demonstrem dinâmicos, criativos, colaborativos, com uma imensa vontade de aprender.

Onde estão os “Game Changers”?

Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management da Sonae, afirma: “Game Changers são jovens que questionam a forma como as coisas estão feitas; que constroem e utilizam uma learning network para mudar o seu rumo e daqueles que o rodeiam, de forma positiva e construtiva.”

Assim, o Programa Contacto em 2017 está à procura de “Game Changers” entre os jovens talentos que, para se candidatarem, devem registar-se no site www.sonaegamechanger.com , fazer o upload do seu currículo e responder ao desafio “Are you a Game Changer?”. A resposta pode ser dada em texto, imagem, vídeo, jogo ou outro qualquer formato criativo em suporte digital, e deve abordar a interpretação pessoal do conceito de “Game Changer”.

Próximas fases do Programa Contacto 2017

O período de candidaturas termina a 02 de abril, sendo a primeira seleção de candidatos comunicada até ao dia 10 de abril. A 20 de abril irá realizar-se o Assessment Day, onde os jovens selecionados terão a oportunidade de se dar a conhecer e conhecer as Empresas Sonae e os seus lideres, participando em diferentes desafios e dinâmicas. Este processo culmina com uma escolha partilhada, onde os líderes selecionam os trainees que gostariam de poder contar na sua equipa e os trainees identificam as empresas que gostariam de integrar. Nessa sequência, e de acordo com o match efetuado, serão endereçados convites aos trainees que integrarão o Dia Contacto, a 18 de maio, que irá assinalar o início dos estágios numa das Empresas Sonae durante 9 meses.

Durante os estágios terão a oportunidade de contactar com os líderes da Sonae e de trabalhar num projeto estratégico nas Empresas Sonae.

Desde a sua criação pela Sonae, o Programa Contacto já recebeu mais de 40 mil candidaturas, que conduziram à seleção e participação de mais de 4.500 jovens de diferentes áreas de conhecimento e nacionalidades no ‘‘Dia Contacto’’, sendo que algumas centenas destes acabaram por integrar as equipas das Empresas Sonae.

A Volvo Cars recebe distinção 2017 World’s Most Ethical Company®

Esta é a primeira vez que a Volvo Cars recebe o galardão, atribuído pelo Ethisphere Institute, num processo que, só este ano, envolveu 124 empresas nomeadas tendo sido a Volvo Cars uma – entre apenas quatro – da indústria automóvel.

“Estou bastante orgulhoso por termos sido reconhecidos como uma das empresas mais éticas do mundo. A responsabilidade nos negócios é uma parte fundamental da herança da Volvo Cars e que está perfeitamente enraizada na nossa cultura corporativa. Uma abordagem ética deve ser entendida não somente como a coisa mais acertada a fazer mas também como aquela capaz de acrescentar valor financeiro à empresam” afirma Håkan Samuelsson, presidente e CEO  da Volvo Cars.

A Volvo Cars tem um programa de Ética e Conformidade cujos objetivos são prevenir e mitigar um conjunto de riscos éticos e legais que cobre as mais diversas áreas onde se incluem a corrupção, os direitos humanos, as leis da concorrência, o controlo de exportação e a proteção de dados.

Este programa inclui um Código de Conduta, baseado em convenções e normas internacionais, que pretende fornecer as guias orientadoras das ações quer dos colaboradores quer dos parceiros de negócio. A Volvo Cars está fortemente comprometida numa cultura de Liderança Ética. No último ano foi lançado um novo programa focado na ética associada à responsabilidade e práticas de negócios. Até à data, mais de 400 colaboradores já receberam esta formação.

 

“Changer é aquele que respira a sua própria essência e consegue fazer a diferença” – Ana Rita Clara

Por: Denisse Sousa

Ana Rita Clara, apresentadora de televisão e empreendedora, celebrou os dois anos do seu blogue pessoal Ana272 numa receção intimista. A PME Magazine esteve presente para perceber como é que a apresentadora mantém o equilíbrio entre os mundos da televisão, lifestyle e empreendedorismo.

Lançado em Miami, o blogue Ana272 consegue ser hoje uma plataforma de novas tendências, empreendedorismo, design e moda, mas sobretudo um espaço atual num reflexo do mundo empresarial nos dias de hoje.

“O blogue Ana272 passa por um período muito feliz e muito forte. Temos muitas parcerias, mais de 500 visualizações por mês e é um projeto que respira empreendedorismo. Não só mostra o meu lado pessoal, mas também temos uma estrutura e pensamento de empreendedor, onde mostramos quem são os novos rostos da mudança no nosso país”, explica a apresentadora.

Change It além-fronteiras

Para além do blogue pessoal, Ana Rita Clara é a cara do projeto Change It, um movimento empreendedor, alargado aos mais variados setores, que procura estimular a mudança dentro de cada um para a mudança a nível global. A 15.ª edição aconteceu no dia 7 de março, em parceria com o festival FESTIn e a Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP. Contou com a presença de vários changers sob a temática “O novo feminismo e o empreendedorismo”, no âmbito do mês da Mulher.

Com uma comunidade em Portugal de já sete mil pessoas, Ana Rita Clara espera levar o espírito Change It além-fronteiras através da celebração de protocolos estratégicos de forma a incentivar mais encontros criativos dentro e fora do país.

“Esta edição passada foi de facto um sucesso e queremos levar o Change It para um outro momento. Vamos celebrar um protocolo com a Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP e ainda com a Universidade Católica, porque o lado académico também é importante”, sublinha.

Ana Rita Clara espera, assim, “tornar as pessoas mais changers ao fazer do projeto algo mais sólido, que dá voz ao que se faz em várias partes do país, mais convidativo e com uma rede de networking consolidada para aqueles que desejam ser empreendedores e criar negócio”.

“Queremos dar às pessoas ferramentas para mudar a sua vida e aqui vão encontrar isso. Estes encontros não pretendem ser só momentos de debate e de conversa, pretendemos ter coisas reais.”

“Ser changer é arriscar e saber arriscar”

Nas suas 15 edições, o Change It abordou temáticas que impulsionam a mudança a nível global, como um “polvo que se desdobra em várias áreas”, refere Ana Rita Clara. Em edições passadas o movimento marcou presença no NOS Alive sob a temática da disrupção com artistas plásticos, esteve com a ANJE no Porto, onde se falou sobre empreendedorismo, no Greenfest, para abordar a temática da sustentabilidade e no Funchal sob o lema economia criativa.

“O que eu quero apresentar ao mundo é um projeto onde todos se sintam confortáveis para fazerem a sua própria mudança”, reitera.

“O Change It não é um projeto de discurso óbvio ou simplista. É um espaço que incentiva à mudança.”

Para Ana Rita Clara um changer é uma pessoa que não tem medo de arriscar, mas principalmente sabe arriscar. “Sejam changers por vocês mesmos. Não copiem ninguém. Sejam originais. Ser changer é aquele que respira a sua própria essência e consegue fazer a diferença naquilo que é”, termina.

Bolsa de Turismo de Lisboa de volta à FIL

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A FIL recebe, a partir desta quarta-feira e até domingo, a 29.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feita do setor em Portugal.

A região da Madeira e a cidade de Viseu estarão em destaque nesta edição do evento, que terá também enfoque no Turismo de Natureza.

No plano internacional, destaque para os estreantes Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil).

Ao todo, a BTL abre portas com 1200 expositores, entre eles todas as entidades regionais de turismo e 30 municípios, bem como 42 destinos internacionais, num total de mais de 37 mil metros quadrados.

No Pavilhão 4, pela primeira vez, haverá um espaço dedicado à gastronomia.

Depois de no ano passado, a feira ter recebido 75.428 visitantes (mais 4% do que em 2015), a organização espera este ano voltar a ultrapassar a fasquia dos 75 mil visitantes.

Os primeiros dois dias da BTL são dedicados, exclusivamente, a profissionais do setor, com bilhetes a 10 euros.

Já o público em geral poderá visitar a feira a partir de sexta-feira, com os bilhetes a variar entre os 2,5 euros e os 5 euros.

FEEDZAI supera 130 milhões de dólares em contratos em 2016

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A Feedzai, start up portuguesa líder de Inteligência Artificial que está a moldar o futuro da deteção de fraude de pagamentos, superou a barreira dos 130 milhões de dólares em contratos em 2016, o que resulta num crescimento superior a 100% face a 2015. A empresa ultrapassou a barreira dos 35 milhões de dólares em vendas, no último ano.

Este crescimento solidifica a grande aceitação mundial desta tecnologia made in Portugal que permite combater a fraude em tempo real e tornar o comércio seguro, em todo o mundo. A Feedzai colabora com algumas das maiores empresas do mundo de várias indústrias como a banca, telecomunicações, comércio e retalho.

Em 2016, o forte crescimento da Feedzai originou a necessidade de recrutamento de especialistas na área de Engenharia e Data Science. No final do ano alcançou um total de 150 colaboradores, ou seja, mais 70 que no ano anterior. A empresa pretende juntar 200 novos profissionais à equipa nos próximos anos, acompanhando a expansão global. No âmbito das políticas de recursos humanos, a Feedzai prevê alocar cerca de 700 mil dólares para a formação dos seus colaboradores, ao longo de 2017.

A ronda de financiamento, realizada em outubro de 2016 por parte da norte-americana Citi Ventures, teve como principal objetivo suportar a expansão das ofertas da empresa de Inteligência Artificial em novas geografias, nomeadamente na Ásia-Pacífico. Os planos da empresa passam pela abertura de novos escritórios nessa zona, e também na Europa, Alemanha, que se juntarão aos existentes em Lisboa, Porto, Coimbra, Londres Nova Iorque e San Mateo.

“O recrutamento de talentos é um dos nossos grandes desafios em 2017, pois estamos à procura das pessoas certas que tenham a capacidade de se juntar à Feedzai para trabalhar com a mais recente tecnologia de Inteligência Artificial e Big Data. Competimos com as maiores empresas tecnológicas na busca deste talento, e orgulhamo-nos de contar com parte do top 1% de talentos na área de Data Science”, afirma Nuno Sebastião, CEO e co-fundador da Feedzai.

“Em 2016 tínhamos como objetivo terminar o ano com 175 colaboradores, o que não foi possível porque simplesmente não encontrámos as pessoas certas para se juntarem à empresa. Acredito que os próximos anos serão de crescimento contínuo, mas sempre gerimos a empresa de forma ponderada e os timings certos têm-nos levado ao sucesso”, explica ainda o CEO da Feedzai.

Nos últimos dois anos, a Feedzai integrou a lista Tech Tour Growth 50, que destaca as empresas de maior potencial e crescimento na Europa.