Segunda-feira, Maio 5, 2025
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A Glintt recruta para 45 vagas no Porto

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A Glintt, empresa tecnológica portuguesa, procura reforçar a equipa de desenvolvimento de software, com a contratação de 45 profissionais.

Procura essencialmente seniores e juniores para trabalhar em projetos na área da saúde, nos domínios de desenvolvimento web, plataforma, oracle e interface, com preferência aos residentes no grande Porto.

A empresa prevê também o reforço dos quadros em mais 100 pessoas até ao final do ano. As novas contratações serão não só para a área de IT, mas também para o marketing, recursos humanos e departamento comercial.

Os interessados deverão candidatar-se no site da empresa.

Câmara apresenta cluster de robótica de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa apresenta, no próximo dia 24 de Fevereiro nas instalações do Pólo Tecnológico de Lisboa, o  Lisboa Robotics, o cluster da Robótica na Cidade de Lisboa. A apresentação incluirá também a divulgação do programa estratégico, os parceiros e medidas já tomadas.

A apresentação do cluster será o ponto de partida para o estabelecimento formal de uma rede de parceiros estratégicos e um convite para participação a todos os interessados. O evento contará com a participação de Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro da Economia e Inovação.

AEP e Universidade Católica lançam programa para mercado americano

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A AEP – Associação Empresarial de Portugal em parceria com a  Católica Business lançam um Mini-programa Executivo – ”Operar no Mercado dos USA”, com o objetivo de capacitar Gestores e Empresários para o Projeto “NEXT CHALLENGE USA”. O Miniprograma tem início no próximo dia 7 de março e tem uma duração de 50 horas.

O programa arranca com um seminário de dois dias focado no planeamento estratégico “Strategies and Planning to Enter the US Market”. Orientado por Julie Petterson, e Edward Tashjian, Consultores seniors de trade policy e Mr. Arlen Gould, Vice-presidente executivo- Sodastream USA.

A segunda parte da formação é direcionada por área de interesse segmentada a distintos profissionais, com vários Workshops do Setor Agroalimentar e Setor Casa & Decoração sob os temas “Coaching into the american Market” e “Export Processes & Procedures”.

Projeto Next Challenge: USA – As oportunidade do TTIP para Empresas portuguesas, tem como objetivo ir ao encontro das oportunidades que se abrem nos Estados Unidos da América no futuro próximo, apoiando as PME´s portuguesas em novas abordagens comerciais e promovendo a capacitação e o conhecimento prático do mercado local.

Os EUA, enquanto Mercado desenvolvido, de grande dimensão, aberto e competitivo, perspetiva inúmeras oportunidades para as PME´s portuguesas exportadoras de Bens e Produtos, sendo o Next Challenge USA uma forma de as ajudar a se posicionarem comercialmente e a construírem novos caminhos como fornecedoras da nova Economia Americana.

Como ser uma mulher trabalhadora e ter tempo para o ginásio

Por: Ana Rita Justo

Não é fácil ser uma mulher trabalhadora e ainda assim ter tempo para cuidar da vida pessoal e manter a boa forma. O exercício físico surge como uma das grandes necessidades para quem tem um trabalho sedentário, mas a falta de tempo é a maior desculpa para o descurar.

Há, contudo, um esforço por parte dos ginásios para alterar as tendências do fitness, tornando as aulas mais curtas e eficientes. É o caso da marca exclusiva para mulheres Vivafit, que lançou no final de janeiro uma modalidade que permite perder até 420 quilocalorias por treino.

Trata-se do Burn It, uma modalidade dividida em duas, com aulas de força e de cardio, baseada no treino intervalado de alta intensidade (HIIT), que com o peso do corpo e outros utensílios como elásticos ou halteres faz com que a perda de gordura e tonificação sejam maiores, para a qual muito contribui a aceleração do metabolismo.

“Cada vez mais as pessoas procuram soluções rápidas e eficazes para os seus objetivos quer sejam físicos (perda de peso, tonificação, combate à celulite) como psicológicos (bem estar, mais energia, menos stress etc) e, as aulas em formato de 30 minutos respondem perfeitamente a essa procura. São aulas devidamente estruturadas para que neste espaço de tempo, apareçam resultados”, sustenta Débora Muro, diretora de marketing da Vivafit.

A responsável adianta que cerca de 75% das mulheres nestes centros são trabalhadoras, sendo as restantes estudantes, desempregadas ou reformadas.

“O Burn it não só responde à mulher trabalhadora, mas sim a todas as mulheres que têm um curto espaço de tempo para treinar dividido entre todas as tarefas inerentes do dia a dia (trabalho, família, compras entre outros)”, acrescenta.

A modalidade está disponível em todos os 22 centros Vivafit do país.

Startup Santarém líder nacional na submissão de candidaturas ao Vale Incubação

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A Startup Santarém foi a entidade que mais candidaturas submeteu ao Vale Incubação uma das medidas lançadas em junho de 2016 no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo Startup Portugal. Até 31 de janeiro, foram submetidas ao IAPMEI 120 candidaturas, tendo 22 delas sido preparadas e submetidas pela NERSANT através desta sua incubadora, que assume assim liderança nacional ao submeter 18% das candidaturas.

O prazo para a 1.ª fase de candidaturas terminou no dia 31 de janeiro, tendo sido apresentadas a concurso, segundo o IAPMEI, 120 candidaturas provenientes de todo o país, em especial da região Centro, que submeteu 39 candidaturas. Do Alentejo, área onde se encontra localizada a Startup Santarém, chegaram 32 candidaturas, do Norte, 27, da região de Lisboa, 18 e do Algarve, duas.

Das 32 candidaturas remetidas pelo Alentejo, a maior região de Portugal e que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém (sub-região da Lezíria do Tejo), 22 das candidaturas foram submetidas pela Startup Santarém que candidatou assim 69% dos projetos da região Alentejo e 18% dos projetos a nível nacional.

O distrito de Santarém foi de facto o distrito que mais candidaturas apresentou a este incentivo ao Governo. As palavras foram do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que chegou mesmo a admitir ao jornal Expresso que do distrito de Santarém, vieram um quinto das candidaturas.

“Se pensarmos que um quinto das candidaturas a nível nacional são 24 candidaturas, podemos afirmar que a Startup Santarém foi líder no que diz respeito à submissão de candidaturas Vale Incubação ao IAPMEI”, referiu António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, que acrescentou ainda que “estes números vêm confirmar uma nova vontade empreendedora da região de Santarém, mas também o dinamismo da associação empresarial que todos os dias se debate por levar informação e trazer empresas para estes incentivos, que são preciosos nos dias que correm”. De referir que, em dezembro, a NERSANT mobilizou os empresários da região para conhecer o Vale Incubação, tendo realizado duas sessões de esclarecimento sobre o incentivo, em Torres Novas (Médio Tejo) e em Santarém (Lezíria do Tejo).

O Vale Incubação prevê apoios para a incubação e aceleração de empresas nos próximos quatro anos no valor de 10 milhões de euros e dirige-se a projetos simplificados de empresas com menos de 1 ano. São suscetíveis de apoio os projetos de aquisição de serviços de incubação na área do empreendedorismo, imprescindíveis ao arranque das empresas, a entidades devidamente acreditadas, como é o caso da NERSANT, que o fez através da Startup Santarém. Cada incubadora pode receber até 20 Vales, sendo que a Startup Santarém, com a apresentação das 22 candidaturas, ultrapassou este número.

Assim, através deste incentivo, podem ser adquiridos apoios na área da gestão (apoio na definição/consolidação do modelo de negócios, acompanhamento na gestão operacional do negócio e tutoria e capacitação na gestão), marketing (estruturação da estratégia de comunicação/marketing, promoção da atividade, produtos e serviços e estruturação e/ou consolidação do processo de internacionalização), e assessoria jurídica (assessoria e apoio jurídico).

As empresas poderão ainda contratar às entidades acreditadas serviços no âmbito do desenvolvimento de produtos e serviços, como apoio à digitalização de processos de negócios e à proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual, e ainda no âmbito do financiamento, solicitando às entidades acreditadas apoio para a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação e apoio no contacto com investidores e entidades financeiras.

Portugal Crowd, a primeira plataforma de empréstimos coletivos imobiliários no país

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A Portugal Crowd (www.portugalcrowd.pt) é uma plataforma tecnológica que funciona como um ponto de contacto direto entre pessoas que pretendem investir e pessoas (ou empresas) que pretendem obter um empréstimo. A grande atratividade para os Investidores no conceito da Portugal Crowd, reside na garantia real imobiliária que é requerida a quem pede o empréstimo, a par das taxas de retorno (6% a 9%).

Através deste modelo de empréstimos coletivos, uma pessoa ou empresa é financiada diretamente por várias pessoas/investidores.

Por um lado, qualquer pessoa com um reduzido valor de investimento pode ter acesso a oportunidades com rentabilidades acima da média (geralmente vedadas aos pequenos investidores) e, por outro, assume-se como alternativa ao financiamento bancário (complexo e burocrático), para quem procura empréstimos.

Qualquer pessoa, desde que maior de idade, com NIF português e registada na plataforma Portugal Crowd, pode investir. Cada oportunidade tem um intervalo de investimento por pessoa de 50 euros (mínimo) e 2.499 euros (máximo).

A Portugal Crowd dispõe de uma equipa especializada que analisa e seleciona com o máximo de rigor as oportunidades de investimento abrangendo os âmbitos jurídico, económico, financeiro, bem como a avaliação dos ativos imobiliários. É na combinação destas diferentes vertentes de análise que resulta, ou não, a aprovação das oportunidades de investimento.

 

EAD anuncia aquisição da tecnológica Fin-Prisma

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A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado na gestão documental em regime de outsourcing em Portugal, anuncia a aquisição da empresa portuguesa Fin-Prisma num investimento que ronda um milhão de euros.

 As negociações começaram em 2016, mas a EAD faz questão de iniciar o novo ano com a aquisição da empresa especializada no desenvolvimento e implementação de soluções informáticas para gestão documental, a Fin-Prisma, que aporta à companhia as mais valias da agilidade e inovação nas soluções apresentadas às empresas através de serviços como Cloud Backup and Recover Saas, mobile capture, desenvolvimento aplicacional ou a conversão de suportes.

Esta empresa cem por cento portuguesa apresenta ainda uma rede sólida de parceiros para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, tendo mais de 5000 utilizadores das suas soluções, 50 terabytes de documentos armazenados e mais de 750 milhões de páginas digitalizadas.

A Fin-Prisma conta ainda com técnicos credenciados, processos certificados e tecnologia robusta que visam, essencialmente, o aumento do nível de eficiência da organização e a redução dos custos operacionais.

“Procurávamos uma empresa para nos consolidarmos no mercado, mas na complementaridade. Uma empresa capaz de dar o apoio necessário à integração de soluções e serviços, e a Fin-Prisma tem essas valências. Uma empresa com 23 anos de mercado, com um espírito renovado e com um portfólio robusto e que irá, com certeza, enriquecer a EAD”, afirma Paulo Veiga, CEO da EAD.

Com esta aquisição, a EAD continua o seu plano de crescimento e expansão para 2017, que passa também pelo investimento na Polónia e outros países da Europa de Leste.

Brisa reforça confiança na Zarph com produção de 33 painéis de via

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A Zarph, empresa especializada em gestão de tesouraria e sistema de pagamentos, acaba de concluir mais um negócio com a Brisa Inovação e Tecnologia, empresa do Grupo Brisa que se dedica a atividades de investigação e produção de equipamentos, sistemas e serviços inteligentes de transporte.

O projeto consistiu na produção e implementação de um total de 33 painéis de via (26 painéis 1×1 + 7 painéis 1×3) que serão distribuídos a nível nacional pelas praças de portagens geridos pela companhia.

Os painéis de informação utilizados pela Brisa nas suas praças de portagem têm com objetivo informar os condutores sobre o modo de pagamento disponível em cada via. O negócio, avaliado em 75 mil euros, surge no âmbito de uma relação de confiança entre a Zarph e a Brisa, uma vez que já tinha fornecido painéis em 2013 e 2014.

Segundo João Pedro Esteves, Diretor-adjunto da Brisa Inovação e Tecnologia, “tínhamos para este projeto requisitos muito específicos, que sabíamos que uma empresa como a Zarph tinha capacidade de cumprir. Esta confiança é fruto de uma relação desenvolvida ao longo dos anos e tem sido um fator decisivo para o desenvolvimento de novos projetos.”

De acordo com o Pedro Mourato Gordo, CEO da Zarph, “a operação com a Brisa Inovação e Tecnologia reforça a confiança que os nossos parceiros depositam na nossa experiência. Este é um projeto de extrema importância para a Zarph no arranque deste ano e reforça a nossa presença no mercado nacional, no qual estamos a crescer e consolidar.”

Receitas do turismo subiram 10,7% em 2016

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As receitas do turismo em Portugal subiram 10,7% em 2016 em comparação com o ano anterior.

“As receitas da atividade turística de 2016 ascenderam aos 12.680 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal divulgados hoje. Estes resultados significam um crescimento de 10,7% face ao ano de 2015, mais 1.200 milhões de euros, o que representa o maior crescimento absoluto dos últimos dez anos”, refere a Secretaria de Estado do Turismo em comunicado.

Os meses de outubro (10,3%), novembro (10,8%) e dezembro (10,7%) foram os que registaram maior subida, tendo o saldo da balança turística subido 12,7% para os 8.800 milhões de euros.

“Em 2016, e pela primeira vez, foram os turistas franceses quem mais gastou em Portugal – 2.277 milhões de euros -, seguidos dos turistas do Reino Unido – 2.267 milhões de euros – e dos espanhóis – 1.641 milhões de euros. Já em percentagem de crescimento, o ‘top 3’ é constituído pela Alemanha — 17,6% -, seguida da Itália — 17,2% – e da Irlanda — 16%”, adianta a Secretaria de Estado do Turismo.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, refere no comunicado que estes resultados “refletem o dinamismo da atividade turística e a capacidade de Portugal crescer cada vez mais em valor, o que demonstra que os turistas que nos visitam estão a gastar mais no destino Portugal”.

Easypay lança concorrente portuguesa da rede Multibanco

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A Easypay vai avançar com a instalação das suas caixas automáticas, sob a marca abypay, no segundo trimestre, naquela que vai ser a primeira concorrente portuguesa da rede Multibanco, e até dezembro arranca com operações em mais seis países. A abypay é 100% portuguesa e está a ser trabalhada há um ano e meio com o objetivo de ter um alcance global, num  investimento previsto para 2017 é de 1,5 milhões de euros.

“Desenvolvemos uma solução única no mundo, revolucionária, que permite fazer transferências de dinheiro instantâneas, para qualquer parte do mundo e em qualquer moeda, em segundos e com um custo de poucos cêntimos”, vincou o líder da Easypay, que é uma instituição de pagamento registada no Banco de Portugal.

A Easypay, empresa lançada no ano 2000, gere sistemas de pagamentos, tem atualmente 4.000 empresas clientes e conta com 17 trabalhadores.

Em 2016, a Easypay teve um volume de transações de 84 milhões de euros e um total de 3,1 milhões de transações, um crescimento significativo face aos dados de 2015 (64 milhões de euros em volume de transações e 2,1 milhões de transações). Já o resultado líquido ascendeu a 125 mil euros em 2016 e a 94 mil euros no ano anterior.

Através da abypay, a Easypay vai deter a primeira rede de ATM portuguesa concorrente da rede Multibanco, que é gerida pela SIBS.