Segunda-feira, Maio 5, 2025
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O Porto eleito “Melhor Destino Europeu 2017”

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A cidade do Porto volta a superar a concorrência de outros 19 destinos e conquista esta importante distinção pelo terceiro ano e com um recorde de 138 mil votos contabilizados.

Depois da nomeação e da disputa com cidades como Paris, Amesterdão, Londres ou Barcelona, o Porto volta a conquistar o título que já tinha arrecadado em 2012 e 2014, mas desta vez com uma votação ainda mais expressiva, já que superou os 138 mil votos – quase o triplo dos votos que há um ano deram a vitória à cidade croata de Zadar.

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, as cidades de Milão (Itália) e Gdansk (Polónia).Recorde-se que o “Melhor Destino Europeu” é atribuído através da votação on-line no site da European Best Destination, organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, e que faz uma pré-seleção das cidades a concurso.

A conquista deste título assume-se, por isso, como uma vitória de todos aqueles que demonstraram o máximo empenho e envolvimento no projeto, que uniu a cidade e reforçou o posicionamento do País na questão da atratividade turística do destino.

FreeStyle Libre é “Produto do Ano” na área da Saúde

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O sistema Flash de monitorização de glicose FreeStyle Libre, do Abbott, foi galardoado com o prémio de “Produto do Ano” na área da Saúde , tendo sido eleito por mais de 6.000 consumidores que o escolheram pela sua inovação tecnológica no controlo e gestão da Diabetes, uma doença que afeta quase um milhão de portugueses.

O Produto do Ano é o maior e único prémio mundial que elege os produtos que se destacam pela inovação e que conta com o voto direto dos consumidores. Criado em França em 1987, este galardão é atribuído em mais de 35 países de todo o mundo com o mesmo objetivo: guiar os consumidores até aos melhores produtos no mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação.

O FreeStyle Libre é uma ferramenta inédita na medição dos níveis de glicose para pessoas com diabetes, estando indicado essencialmente para pessoas com diabetes que necessitam de fazer diariamente várias picadas dos dedos* para controlar os níveis de açúcar, incluindo crianças entre os 4 e os 17 anos**.

Composto por um sensor com apenas 35mm x 5mm (semelhante a uma moeda de 2 euros) e com duração de até 14 dias, este sistema é colocado na parte posterior do braço e permite medir os níveis de glicose intersticial, de forma simples, fornecendo resultados instantâneos sobre os valores de glicose e indicadores de tendência. Após uma hora da sua colocação no braço, o FreeStyle Libre começa inicia a leitura da glicose, tratando a informação que recolhe e identificando tendências.

A grande inovação do FreeStyle Libre está no facto de, numa leitura sem dor e em apenas um segundo, a pessoa com diabetes obter informações relevantes sobre o presente (glicemia atual), sobre o passado e o futuro. Esta vantagem inovadora deve-se ao historial dos valores de glicose até oito horas antes da determinação e setas de tendência de glicose que são disponibilizados e que mostram se estão a subir, a descer ou constantes, o que permite que a pessoa com diabetes antecipar a tendência de evolução através desta determinação, ajudando a prevenir episódios de hipoglicemia (glicose baixa) e melhorando a sua qualidade de vida.

O FreeStyle Libre abre, ainda, caminho a uma nova abordagem na visualização e interpretação dos dados relevantes na gestão da Diabetes: o Perfil de glicose em ambulatório. Este recurso permite que uma grande quantidade de informação seja tratada e condensada num único relatório, onde se visualiza um dia típico no organismo da pessoa com diabetes. O sistema FreeStyle Libre é uma ferramenta onde se apresenta, de uma forma muito simples, toda a informação recolhida durante 14 dias, como se fosse um único período de 24 horas.

Lispolis recebe 1st InnoEnergy Reverse Pitch

A 16 de fevereiro o Auditório Veiga Simão, no LISPOLIS, irá receber a primeira edição do InnoEnergy Reverse Pitch, uma iniciativa em que grandes empresas e multinacionais apresentam os seus desafios de Energia e Tecnologias Limpas a uma audiência de Empreendedores.

Três grandes empresas vão abrir os seus processos de inovação e apresentar diferentes desafios perante uma audiência de empreendedores com grande experiência em tecnologia e conhecimento na área da Energia e Tecnologia Limpa. As empresas envolvem-se assim com a comunidade Lispolis, que em 2016 comemorou os seus 25 anos, ao apresentarem os seus problemas e necessidades, e solicitar os conhecimentos e criatividade da sua audiência. Após o evento, startups, fazedores e mentores vão preparar propostas para soluções inovadoras, com a possibilidade de financiamento para o desenvolvimento de soluções.

A dinâmica do evento consistirá na apresentação, por parte das empresas, dos seus desafios (Pitch) a uma audiência de Startups. Estas têm acesso a informações adicionais (Q & A) e têm um mês para apresentar uma proposta inicial para uma solução ao desafio escolhido. Se a empresa tiver interesse, a startup poderá ser contratada ou o projeto ser submetido para financiamento à InnoEnergy, no âmbito dos programas Highway ou Innovation Project. Os projetos podem, ainda, ter o seu financiamento garantido.

O objetivo final é resolver problemas, incentivar a inovação, criar valor e gerar oportunidades de negócios.

O evento tem acesso exclusivo aos participantes e não terá cobertura mediática. É um projeto inovador, que se propõe a minimizar o esforço de procura e oferta, criando uma ponte entre clientes com problemas reais, e empreendedores focados no desenvolvimento de soluções de sucesso para um mercado existente. Veja o vídeo em baixo.

Predibisa comercializa edifício Essenza que nasce no Porto

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Sobre o Parque da Cidade do Porto vai nascer o edifício residencial Essenza, composto por apartamentos de T1 a T6. A Predibisa, consultora imobiliária envolvida no negócio desde o início é responsável, atualmente, pela comercialização destas habitações.

Este é um projeto de autor, com a assinatura do gabinete de arquitetura de Manuel Ventura. Com arranque previsto para o primeiro trimestre do ano, a obra está a cargo da construtora Lucios, que juntamente com Essenza S.A. são os promotores. O edifício é composto por um total de 25 frações, estando já diversas vendidas.

Desde o primeiro momento que a Predibisa está ligada ao projeto, que arrancou com a promoção do terreno, passando pelo acompanhamento do projeto e agora com a fase de comercialização dos apartamentos. Este conceito habitacional distintivo conjuga elementos como segurança 24 horas por dia, conforto, elegância e modernidade com a tranquilidade da natureza, fruto de uma localização privilegiada, sobre o coração verde da cidade do Porto.

O piso térreo agregará habitações com tipologias de T1 a T4, com jardim e piscina privativa e também acesso direto às boxes da garagem. Já ao nível do primeiro e segundo pisos, estão destinadas tipologias T3, T4 e T5. Por outro lado, T4 e T6 compõem todo o terceiro piso, que beneficia de terraços com lounge e piscina privativa. Por último, surge um duplex de tipologias T3 a T5, com terraços e piscina privativa na cobertura. Todas as divisões distinguem-se pelo conforto e funcionalidade, sobressaindo a luz natural e pormenores arquitetónicos exclusivos, de autoria do designer Paulo Lobo, responsável pela decoração e acabamentos das zonas comuns do edifício.

Para o responsável da Predibisa pelo negócio, António Magalhães, “Essenza é um projeto verdadeiramente diferenciador e que se apresenta como um investimento seguro no segmento residencial premium, contribuindo para a renovação das linhas urbanas do Porto. Este edifício exclusivo localiza-se num lugar ímpar, sobre o Parque da Cidade do Porto, numa fusão entre a arquitetura contemporânea e a natureza, sinónimo de qualidade de vida”.

“Projetar um edifício para viver sobre o Parque da Cidade foi um enorme estímulo à imaginação. As ideias foram ganhando corpo, gerando forma, na procura do equilíbrio entre a natureza e artificialidade, entre a experiência acumulada e o desenho de investigação para um edifício contemporâneo. A construção materializará o projeto e todo o processo de conceção que o sustentou. O edifício Essenza irá permanecer e fundir-se com a memória do lugar e nas de quem nele habitar” refere Manuel Ventura, autor do Essenza.

Portugal importa mais bacalhau da Islândia

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Por Mafalda Marques

As compras de bacalhau à Islândia cresceram em volume e valor. Só no ano passado, Portugal importou às empresas islandesas 11 mil e 25 toneladas de bacalhau, o que representa o valor mais alto desde 2009.  

Este volume representa uma subida de mais de mil e 800 toneladas face a 2015, sendo que em valor as exportações de bacalhau da Islândia para Portugal cresceram para 52,4 milhões de euros.

A quase totalidade deste peixe exportado para Portugal é salgado e vendido à indústria portuguesa de transformação que, depois, o seca. Em termos de exportações, Portugal é o segundo mercado mais importante para a Islândia, a seguir à Espanha.

Sobre as vendas totais de bacalhau, Portugal, com uma quota de 9,1%, é o quarto destino das exportações da Islândia em volume e o quinto em valor, num ranking liderado pelo Reino Unido que, com uma quota de 24%, utiliza o bacalhau fresco para o fish and chips, o peixe frito com batatas fritas servido nas rulotes de comida.

Ultrapassada no primeiro lugar do ranking no ano passado, a Espanha, com uma quota de 23,9%, ocupa a segunda posição, estando a França, que compra essencialmente bacalhau fresco, em terceiro lugar, sendo de salientar que das mais de 29 mil toneladas de bacalhau da Islândia importadas por Espanha no ano passado, mais de um terço são de bacalhau salgado.

Gudný Káradóttir, directora de alimentação, Pescas e Agricultura da Iceland Stofa revela em comunicado à PME Magazine que “as exportações de bacalhau da Islândia estão a crescer, tanto em volume como em valor, nos principais países importadores, incluindo Portugal. É  um produto de grande qualidade e uma procura crescente nos mercados mais exigentes, como os países europeus. O facto de ser pescado muito perto da costa faz com que não seja congelado em alto-mar, o que significa que quem compra congelado da Islândia compra um produto que só é congelado uma única vez”.

Para Portugal, a responsável prevê que “este ano continue a ser um ano de crescimento para o bacalhau da Islândia. Acreditamos que podemos crescer no competitivo mercado português, estamos a recuperar para níveis pré-crise financeira, e se este ano mantivermos o mesmo nível de crescimento que no ano passado poderemos ultrapassar as 11 mil e 300 toneladas registadas em 2007, o melhor ano da ultima década”.

Pesca é a terceira maior atividade económica da Islândia

No ano passado, a Islândia aumentou a maior parte das quotas de pesca para as principais espécies, incluindo o bacalhau, após uma auditoria ter revelado a sustentabilidade dos stocks de peixe nas suas águas. A pesca é a terceira maior atividade económica da Islândia e, nos últimos anos, o país implementou um extenso programa de pesca responsável para aumentar os stocks e garantir as melhores práticas de gestão e processamento do peixe, desde que é pescado até à chegada aos pontos de venda.

Montepio Acredita Portugal com 500 mil euros em prémios

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O concurso Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo a nível nacional e segundo maior do Mundo, contou com um total de 12.983 candidaturas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com as áreas da Indústria de Alta Tecnologia (1.410 projetos), seguidos do Comércio e Retalho (1.368), Restauração (1.289), Turismo (867) e Saúde (732).

Neste momento está a decorrer a segunda etapa, que passa pela realização de testes de empatia e prototipagem, seguida da fase de desenvolvimento do plano de marketing para cada ideia de negócio.

O concurso promovido pela Acredita Portugal e Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) tem como objetivo apoiar ideias, projetos e negócios promissores de qualquer cidadão, independentemente da idade e do nível de formação. A participação permite o contacto direto entre candidatos e especialistas e mentores, investidores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.

O concurso Montepio Acredita Portugal conta com o apoio do online DreamShaper, uma ferramenta pedagógica e interativa que permite transformar uma ideia num plano de negócio através de um processo simples, dividido em várias etapas, abordando oportunidades de negócio, testes de conceito, planos de marketing e financeiros, com recurso a vídeos tutoriais, exemplos e um glossário.

Os 150 semi-finalistas são selecionados a 1 de abril de 2017, e à fase seguinte passam apenas os 21 finalistas. A cerimónia de entrega de prémios acontece a 2 de junho de 2017. Além da CEMG, o concurso conta, entre outros, com parceiros como a Brisa, KCS IT, Creative Minds, SayU Consulting, Fundação PT, Microsoft, Sage, SIC Notícias e DNS.pt

 

Vera Moutinho distinguida com prémio Diversidade Cultural 2016

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Por Mafalda Marques

 

A docente e ex-aluna do curso de licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social foi distinguida nos prémios de comunicação Pela Diversidade Cultural 2016, na categoria de Imprensa Escrita, pelo trabalho “Devolvidos a Cabo Verde”, desenvolvido em conjunto com Catarina Gomes e Rui Gaudêncio e publicado no jornal Público.

A iniciativa foi promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e a cerimónia de entrega de prémios decorreu  na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O ACM lançou, no dia 3 de maio, Dia Mundial da Imprensa Escrita, a 2.ª Edição do Prémio Comunicação “Pela Diversidade Cultural”.
Com o objetivo de promover a diversidade cultural nos media, este concurso irá repetir-se em 2017  para premiar trabalhos no domínio da integração das comunidades migrantes e comunidades ciganas presentes em Portugal, bem como do combate à discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental.
O período de candidaturas, que podem ser individuais e coletivas, vai decorrer novamente entre maio e julho e irá distinguir os melhores trabalhos, realizados e publicados em 2017.
À semelhança da edição anterior de 2015, o concurso prevê a participação de profissionais da Comunicação Social, Jornalismo devidamente credenciados, de guionistas e argumentistas de obras transpostas para televisão, cinema e teatro, e também de jovens entre os 15 e os 24 anos de idade.
Recorde-se que, o Prémio Comunicação “Pela Diversidade Cultural” sucedeu ao Prémio de Jornalismo “Pela Diversidade Cultural”, anteriormente dirigido, em exclusivo, aos profissionais dos media.

 

Amarelo, branco e preto é coisa do passado. Cabify com imagem nova

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A Cabify renovou a sua imagem e adotou um novo leque alargado de cores. A intenção é aproximar a plataforma do público, sendo que as novidades se vão fazer sentir no logótipo (um “C” com movimento) e materiais gráficos da marca.

Nuno Santos, general manager da Cabify Portugal, explica que esta mudança procura ir além dos negócios e ser uma verdadeira mudança para a sociedade.

A empresa anunciou também  que o interface da app vai mudar, ficando mais simples e intuitiva para os utilizadores. A actualização será gradual em cada um dos mercados em que a marca está presente.

Presente em 12 países e mais de 30 cidades, a Cabify conta com mais de 100 mil utilizadores corporativos. Está em Portugal desde o ano passado, tendo ultrapassado as 500 mil viagens no País.

European Innovation Academy procura jovens empreendedores

European Innovation Academy, o maior programa de aceleração em inovação digital da Europa, chega a Portugal numa parceira com a Beta-i, a Câmara Municipal de Cascais, a Universidade Nova de Lisboa e o Santander Totta.

 Os jovens empreendedores participantes vão estar imersos num contexto multicultural de 400 participantes, oradores, mentores e investidores, oriundos de 63 nacionalidades diferentes. O acelerador arranca a 16 de julho e prolonga-se até dia 4 de agosto com sede em Cascais.

O programa foi desenhado especificamente para estudantes universitários  desenvolvido há vários anos em colaboração com três instituições de topo, a Universidades de Berkeley e Stanford, e a Google, e pretende trazer também para a Europa o know-how das aceleradoras de Silicon Valley.

Este programa pretende formar 100 equipas constituídas pelos melhores alunos de diversas nacionalidades e colocá-las a trabalhar num ecossistema internacional e diversificado constituído por formadores, mentores e grandes empresas e investidores.

Em três semanas, pretende-se criar 50 projetos de diferentes áreas, digitais nomeadamente smart devices, big data, IoT, impressão 3D, mobile e aplicações web, que possam ser apresentados aos investidores, que virão cá para esse efeito.

 

InnoEnergy quer financiar startups portuguesas de energia

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A InnoEnergy, aceleradora europeia especializada em energias renováveis,  abriu uma nova call de investimento para apoiar o lançamento de startups do setor energético. As candidaturas terminam a 7 de abril.

Este é o sexto ano que a InnoEnergy abre calls destinadas a projetos de base tecnológica que já tenham realizado a prova de conceito e cuja proposta de valor tenha como premissa base mudar o futuro da indústria energética.

Em comunicado, a aceleradora refere que ao “potenciar o contacto entre os projetos apoiados e a sua vasta comunidade de especialistas neste setor, consegue ajudar as empresas (startups, PME ou grandes empresas) a ultrapassar os desafios relacionados com a comercialização de tecnologia e a encurtar o percurso entre o laboratório e o lançamento”.

O investimento angariado no âmbito destas calls, desde 2011, já deu origem a investimentos totais de 1.2 mil milhões de euros. A InnoEnergy participou diretamente com 147 milhões, tendo angariado o restante junto de parceiras. O resultado traduziu-se na criação de 250 projetos em toda a Europa, que lançaram 78 produtos comercialmente viáveis.