Domingo, Junho 15, 2025
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1 em cada 4 portugueses compra online semanalmente

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Por: Redação

 

O estudo Webloyalty “O Consumo Online em Portugal 2025” revelou que o consumo através da internet continua a crescer em Portugal. Um em cada quatro portugueses realizam compras online pelo menos uma vez por semana.

Além disso, a Webloyalty afirma, em comunicado, que 53% fazem-no uma ou várias vezes por mês, o que reforça esta tendência de digitalização do consumo.

A pesquisa, que envolveu “950 pessoas com mais de 18 anos com representatividade nacional”, destaca a possibilidade de haver uma comparação de preços (66%), a comodidade (60%) e o acesso a descontos e promoções (55%) como os principais fatores que levam os consumidores portugueses a preferirem comprar online.

Segundo Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil, “existem fórmulas que ganham cada vez mais adeptos: os clubes de compras para compradores recorrentes que lhes permitem beneficiar de cashback pelas suas compras online”.

O estudo revelou ainda que “a moda e os acessórios são os produtos que os cidadãos afirmam comprar mais online (78%), seguido de viagens (64%) e de produtos de tecnologia (59%)”.

Para além disto, foi possível apurar que o telemóvel é o dispositivo preferido para efetuar compras online (58%), superando o computador (40%) e o tablet (2%).

Por fim, a Webloyalty considera que “integrar soluções de retail media no ponto de venda digital ou ao finalizar o processo de compra permite às empresas portuguesas gerar receitas adicionais e tornarem-se mais competitivas”.

Para Eduardo Esparza, “o estudo da Webloyalty confirma o que já vínhamos observando: o consumidor português está cada vez mais conectado e procura ativamente a conveniência nas suas compras, a comparação de preços e as oportunidades de poupança que o ambiente online oferece”.

IA domina palco da Digitalks 2025. Experiência do cliente e e-commerce também brilham

Por: Catarina Sargento

 

A Dgt Lx 2025, evento da Digitalks que decorreu no Taguspark, em Oeiras, nos dias 22 e 23 de abril, reuniu 800 participantes, 64 oradores e 52 empresas parceiras num evento que teve como temas principais a inteligência artificial (IA), o e-commerce e o marketing.

Num balanço à PME Magazine, Flávio Horta, fundador da Digitalks, considerou que entre os momentos altos da edição deste ano, no palco, a “Inteligência Artificial é sem dúvida a bola da vez, que permeia todos os conteúdos, seja nas palestras ou nos painéis de debate”.

Contudo, a IA não foi o único destaque, a “experiência do cliente, omnichannel, investimentos e startups, dados, Web3, marketing b2b, storytelling e, como sempre, e-commerce”, também foram temas que geraram um impacto muito positivo nos participantes.

A Dgt Lx 2025 teve como mote “The future starts here” e contou com a presença de marcas como a EDP, GALP, L’Oréal, Millennium, Continente, entre outras, que marcaram presença não só no palco, mas também na plateia e na área de networking.

Para a organização, o evento teve o apoio do Taguspark, para além das “participações institucionais da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal de Oeiras, representadas pelos seus presidentes e secretários”. 

Alguns dos oradores da Dgt Lx 2025 foram Dennis Yu, especialista em marketing digital e orador principal, Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia da Microsoft, entre outros.

Durante os dias em que ocorreu este encontro aconteceram palestras como a “The CMO of future” feita por Joeri Billast, especialista em Web3 CMO e fundador da Efficado, empresa de estratégias digitais e Web3 Marketing.

 

“Eletricidade renovável a preços competitivos e pontos de carregamento para veículos elétricos” – Aprígio Guimarães

Por: Catarina Sargento 


A ACCIONA Energía, sediada em Espanha, dispõe de soluções 100% renováveis para a transição energética das Pequenas e Médias Empresas portuguesas.

Os principais serviços incluem o fornecimento de energia 100% renovável, certificada pela REN, e soluções de mobilidade elétrica para empresas, que incluem o investimento, instalação e exploração de pontos de carregamento de veículos elétricos.

Em entrevista à PME Magazine, Aprígio Guimarães, Country Sales Manager da ACCIONA Energía, explica que as “PME representam um segmento crucial para a ACCIONA Energía em Portugal, dada a sua importância na economia nacional. Paralelamente, estes são agentes fundamentais na transição energética, uma vez que representam uma parte significativa do consumo de eletricidade das empresas”. 

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a ACCIONA Energía?
Aprígio Guimarães (A. G.) – A ACCIONA Energía iniciou o seu percurso como parte do Grupo ACCIONA nos anos 90, quando a empresa tomou a decisão estratégica de apostar na sustentabilidade através do investimento em energias renováveis. Ao longo dos anos, desenvolveu um forte portfólio exclusivamente em tecnologias limpas e, em 2021, constituiu-se como entidade independente e cotada na bolsa espanhola.

Atualmente, é uma das maiores empresas de energia renovável pura do mundo, sem qualquer legado fóssil. A sua missão continua focada em liderar a descarbonização global do sistema energético através de soluções limpas, inovadoras e sustentáveis.

PME Mag. – Como é que a nova linha de negócio da ACCIONA Energía pretende apoiar a transição energética das PME em Portugal?
A. G. – As PME representam um segmento crucial para a ACCIONA Energía em Portugal, dada a sua importância na economia nacional. Paralelamente, estes são agentes fundamentais na transição energética, uma vez que representam uma parte significativa do consumo de eletricidade das empresas. A ACCIONA Energía trabalha para facilitar esta transição, por via de soluções acessíveis, eletricidade renovável a preços competitivos e pontos de carregamento para veículos elétricos, contribuindo para um impacto positivo no sector empresarial e no meio ambiente.

PME Mag. – Que serviços são mais adequados às PME portuguesas?
A. G. – Os principais serviços adaptados às PME portuguesas incluem o fornecimento de energia 100% renovável, certificada pela plataforma EEGO da REN, e soluções de mobilidade elétrica para empresas, que incluem o investimento, instalação e exploração de pontos de carregamento de veículos elétricos.

Estas ofertas permitem às PME um maior controlo sobre os seus custos energéticos, enquanto melhoram o seu desempenho ambiental.

PME Mag. – Quais são as últimas inovações tecnológicas que a ACCIONA Energía pretende implementar?
A. G. – Além de fornecer energia renovável, a ACCIONA Energía orienta as PME na adoção de medidas de eficiência energética e na transição para soluções mais sustentáveis, incluindo a mobilidade elétrica e o autoconsumo.

A empresa está a investir no desenvolvimento de plataformas digitais para monitorização de consumos em tempo real e acompanhamento do mercado energético. Encontra-se, igualmente, a desenvolver soluções de mobilidade elétrica que permitirão uma gestão inteligente para as PME.

PME Mag. – Qual o papel da plataforma EEGO da REN na certificação da energia fornecida pela ACCIONA Energía?
A. G. – A plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem), operada pela REN, é o sistema oficial utilizado para certificar a origem renovável da eletricidade em Portugal. A ACCIONA Energía utiliza esta plataforma para garantir que toda a energia fornecida às PME é 100% renovável. Esta certificação garante rastreabilidade e transparência, ao fornecer às empresas documentação fiável que lhes permite demonstrar os seus esforços de sustentabilidade.

PME Mag. – Como funciona o modelo de “energia como serviço” proposto pela ACCIONA Energía e quais são as vantagens para as PME?
A. G. – A ACCIONA Energía oferece um modelo de Energy as a Service para pontos de carregamento de veículos elétricos para pequenas e médias empresas. Através deste modelo, todas estas entidades que tenham veículos elétricos na sua frota poupam dinheiro desde o primeiro dia, sem terem de fazer qualquer investimento inicial. Outras vantagens incluem custos operacionais mais baixos, um posicionamento ESG e credenciais de sustentabilidade mais fortes, bem como uma contribuição tangível para o combate às alterações climáticas.

NeoPME lança marketplace de produtos de IA para as PME

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Por: Redação

 

A NeoPME lançou um novo marketplace com mais de 10 produtos de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos para dar resposta aos desafios diários das Pequenas e Médias Empresas (PME).

Em comunicado, a empresa explica que “os produtos disponíveis abrangem áreas como operações, recursos humanos, finanças, legal, entre outras”.

A plataforma é “alimentada” por 15 especialistas de indústria que “não só ajudam no desenvolvimento dos produtos, mas também garantem que sejam integrados de forma eficaz, permitindo que as PME aproveitem ao máximo a tecnologia para otimizar as suas operações”.

Pedro Sousa, CEO da NeoPME afirma que a empresa simplificou “a inteligência artificial para as PME, com produtos que resolvem os problemas do dia a dia das empresas”.

Um dos exemplos apresentados no comunicado é o NeoLog, um produto que “analisa dados históricos, localização em tempo real e perfis técnicos para sugerir automaticamente a melhor distribuição de tarefas”.

A NeoPME tem apostado na capacitação das empresas, através de parcerias com associações empresariais e entidades académicas, como é o caso da Nova FCT Executive Education, “com quem está a lançar programas de formação para capacitar as PME na utilização de produtos e soluções baseadas em inteligência artificial”.

AEP celebra 176 anos com distinções a empresas e personalidades

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Por: Redação

 

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) assinalou o seu 176.º aniversário distinguindo três empresas associadas, duas personalidades e uma instituição. O evento decorreu a 8 de maio, no Porto.

Em comunicado, a associação explica que as distinções atribuídas às empresas se deveram ao facto de estas “serem associadas da AEP há 50 anos”.

Assim, Jorge Pinto de Sá, presidente do grupo JPS Cork Group, recebeu o diploma em representação da empresa. Já no caso da Socitrel, Carlos Limpo de Faria, CEO, foi o representante. Por fim, Daniel Figueiredo, presidente da Mecanarte recebeu a distinção pela trajetória da empresa.

Por sua vez, a categoria de Sócios Honorários destinava-se a homenagear figuras ou instituições “por serviço importante prestado à atividade empresarial ou à AEP”.

Desta forma, o instituto INESC-TEC foi reconhecido “pelo seu papel no apoio ao desenvolvimento das empresas”. Elisa Ferreira, foi distinguida “pelo seu percurso na defesa da economia do país e a sua sensibilidade para a atividade empresarial”. Além destes, também Francisco Pinto Balsemão, foi homenageado “pelo seu desempenho como empresário e gestor, bem como ao serviço da causa pública”.

Fundada em 1849 como Associação Industrial Portuense, a AEP tem como missão “desenvolver e aperfeiçoar a indústria – instruir e educar as classes laboriosas – introduzir entre nós auxílio mútuo e o melhoramento da condição dos operários – e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter d’uma tal reunião”.

Cars & Cars, qualidade e inovação no mercado automóvel

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Empresa:
Cars & Cars  
Sede: Faro
Número de colaboradores: 4
Faturação em 2024: 8.500.000 €



  • Compromisso com a transparência e qualidade – A Cars & Cars surgiu para preencher a lacuna de confiança no mercado de automóveis usados, apostando na credibilidade e na excelência do atendimento.

  • Rigor na seleção e garantia de segurança – A empresa foca-se em automóveis nacionais com até 5-6 anos e implementa um processo rigoroso de inspeção e serviço pós-venda.

  • Diferenciação no mercado – Em vez de campanhas promocionais agressivas, a Cars & Cars aposta numa estratégia de preços justos e numa oferta diversificada ao longo do ano.

  • Adaptação às novas tendências e inovação – Investimentos em tecnologia, um novo website e a inclusão de veículos elétricos e híbridos fazem parte da estratégia de evolução da empresa para os próximos anos.

 

Pioneirismo e confiança no mercado de automóveis usados

A Cars & Cars foi fundada em 2003 com a visão de preencher uma lacuna no mercado de automóveis usados, caracterizado pela falta de transparência e profissionalismo. Identificámos uma oportunidade de criar um espaço que transmitisse confiança e excelência, tanto na apresentação dos veículos quanto na experiência do cliente. Naquela época, a ascensão da internet abriu novas possibilidades para a comunicação e o comércio. Assim, apostamos numa abordagem inovadora, combinando um ambiente acolhedor e distinto com uma forte presença online. Ao longo de 22 anos, mantivemos o foco na melhoria contínua, buscando sempre a excelência em todos os aspetos do nosso negócio. O nosso maior orgulho é a reputação de integridade e credibilidade que construímos junto dos nossos clientes e da sociedade.

Seleção rigorosa de veículos

A nossa estratégia de seleção de veículos baseia-se na preferência por automóveis nacionais, com um limite de idade de 5 a 6 anos. Esta abordagem garante a qualidade e a rastreabilidade dos nossos produtos. Excecionalmente, aceitamos retomas que não se enquadrem neste perfil, desde que passem por uma rigorosa inspeção técnica e possamos assegurar um serviço de excelência ao cliente final.

Apostamos num serviço de pós-venda premium

A qualidade e a segurança dos nossos veículos são prioridades absolutas. Implementamos um processo rigoroso de seleção de fornecedores e de preparação dos automóveis. Reconhecemos que todos os veículos podem apresentar fragilidades, pelo que investimos num serviço pós-venda eficiente e transparente, transformando eventuais desafios em oportunidades de fortalecer o relacionamento com os nossos clientes.

Dispomos de um catálogo vasto e preços competitivos

O mercado de automóveis usados é altamente competitivo, com empresas que adotam estratégias de marketing agressivas. A Cars & Cars diferencia-se pela sua abordagem baseada na qualidade, transparência e valorização do produto. Acreditamos que a nossa estratégia de oferecer uma vasta gama de veículos a preços competitivos ao longo do ano é mais eficaz do que campanhas promocionais pontuais.

Acompanhamos de perto as tendências do mercado, especialmente no que diz respeito aos veículos elétricos e híbridos. A nossa estratégia é selecionar veículos que ofereçam um bom equilíbrio entre preço, autonomia e tecnologia, garantindo a satisfação dos nossos clientes num mercado em constante evolução.

Experiência do cliente aprimorada

Estamos a investir em tecnologia para otimizar os nossos processos e melhorar a experiência do cliente. A implementação de um novo software de gestão e o desenvolvimento de um novo website são exemplos do nosso compromisso com a inovação. Além disso, estamos a explorar novas oportunidades para expandir a nossa oferta e fortalecer a nossa posição no mercado.

 

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Os Quality Awards são um sistema de avaliação que reconhece produtos ou serviços de qualidade com uma qualificação superior a 70%, na avaliação dos consumidores, em 10 dimensões de qualidade: desempenho, características, confiança, conformidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa/realidade, qualidade percebida e recomendação.

 

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Saúde Sul, fisioterapia de excelência com tecnologia de ponta e foco no paciente

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Empresa:
Saúde Sul
Slogan: Acreditar, Evoluir e Conquistar
Localização de clínicas: Moita, Miratejo, Seixal, Sintra-Mem Martins

 

 

  • Foco na personalização e qualidade clínica: A Saúde Sul aposta em planos terapêuticos individualizados, construídos a partir de avaliações médicas especializadas e ajustados ao longo do processo de reabilitação, garantindo tratamentos eficazes, seguros e centrados no paciente.

  • Tecnologia e inovação como pilares de atuação: A empresa integra tecnologias avançadas, como realidade virtual, ultrassons terapêuticos, pressoterapia para otimizar os resultados clínicos e oferecer uma fisioterapia moderna, baseada na evidência científica.

  • Crescimento sustentado e presença regional em expansão: Com unidades na Moita, Miratejo, Corroios, Seixal e, mais recentemente, Sintra – Mem Martins, a Saúde Sul consolida-se como referência no distrito de Setúbal e tem planos estratégicos para expandir nacionalmente com o mesmo nível de qualidade.

  • Tratamento das principais patologias músculo-esqueléticas: As patologias mais frequentes tratadas incluem a dor lombar e dor cervical, tendinites, lesões desportivas, reabilitação de condições pós-cirúrgicas ortopédicas, síndromes de sobrecarga muscular e patologias articulares degenerativas, como artroses, assim como os cuidados de reeducação postural e fisioterapia respiratória e programas de reabilitação neurológica e motora.

 

Excelência na reabilitação com foco no paciente

A Saúde Sul teve origem, na vila da Moita, com a vontade de expansão do trabalho realizado naquela Vila, com qualidade, respeito, segurança e resultados em saúde entregues aos utentes, através de uma prática clínica baseada na evidência científica, e depois de estabelecido um primeiro modelo de gestão e funcionamento técnico da primeira unidade do Grupo – a Clínica MOIFISA.

Aqui surgiu a vontade de criar um serviço de fisioterapia e reabilitação especializado, acessível, próximo e verdadeiramente centrado no paciente. A nossa motivação sempre foi proporcionar tratamentos de qualidade, adaptados às necessidades individuais de quem nos procura, num ambiente de confiança, profissionalismo e humanização. Desde a sua origem, as unidades Saúde Sul têm registado um crescimento sólido e sustentado, posicionando-se como uma referência na área da fisioterapia no distrito de Setúbal, através de uma equipa qualificada e de uma aposta na inovação, na formação continua dos nossos profissionais, e na proximidade com a comunidade.


Avaliação clínica minuciosa com elaboração de plano terepêutico individual

O processo de diagnóstico e acompanhamento nas unidades Saúde Sul inicia-se com uma avaliação clínica minuciosa, realizada por profissionais experientes – médicos especialistas em Medicina Física e de Reabilitação (MFR) devidamente credenciados. Através dessa avaliação são identificadas as necessidades e limitações de cada paciente, bem como os seus objetivos pessoais. Com base nessa informação, é elaborado um plano terapêutico individualizado, com intervenções ajustadas à condição clínica e evolução do paciente. O acompanhamento é contínuo, com reavaliações periódicas para ajustar o tratamento e garantir a eficácia e segurança de todo o processo de reabilitação.


Tecnologias avançadas nos tratamentos 

A inovação tecnológica é um dos pilares da atuação da Saúde Sul, e pretendemos contribuir para o contínuo desenvolvimento da Medicina Física e de Reabilitação, e da Fisioterapia em Portugal. Incorporamos regularmente tecnologias avançadas nos nossos protocolos de tratamento, como eletroterapia, ultrassons terapêuticos, pressoterapia, magnetoterapia, terapia por ondas de choque, tecarterapia, infiltração ecoguiada, infiltração com fatores de crescimento – plasma rico em plaquetas (PRP), plataformas de biofeedback, redução postural global, pilates clínico, PT clínico e equipamentos de realidade virtual aplicados à reabilitação motora. Estas soluções permitem-nos otimizar os resultados clínicos, reduzir o tempo de recuperação e proporcionar aos nossos pacientes tratamentos mais eficazes e ajustados às melhores práticas da fisioterapia moderna.


Acompanhamento e ajustamento do plano de tratamento  

Nas unidades do Grupo Saúde Sul cada paciente é único e, por isso, o tratamento que oferecemos é sempre personalizado. Começa por uma avaliação clínica detalhada, realizada por médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação – Fisiatra (MFR), onde se identificam a condição, histórico, objetivos e particularidades de cada caso. A partir daí, é definido um plano terapêutico adaptado, que pode incluir diferentes técnicas e recursos tecnológicos consoante as necessidades identificadas. Além disso, são realizadas reavaliações frequentes pelas equipas de fisioterapeutas, que em estreita ligação com o corpo clínico – médico especialista – acompanha a evolução e ajusta os procedimentos sempre que necessário, garantindo que o tratamento se mantém adequado e eficaz em todas as fases da recuperação.

Atenção a oportunidades estratégicas e parcerias 

Avaliamos a expansão da nossa atividade para outras regiões do país. O objetivo é levar a metodologia diferenciadora e os padrões de qualidade da Saúde Sul, que nos caracteriza, a mais pessoas, mantendo o compromisso com a proximidade, a personalização e a entrega dos melhores resultados em saúde para os utentes. Avaliamos continuamente oportunidades estratégicas e potenciais parcerias para que a expansão decorra de forma sustentável e com o mesmo nível de qualidade clínica que praticamos atualmente.

Em agosto de 2024, com a integração da mais recente unidade do Grupo, localizada em Mem Martins – Sintra, passámos também a servir os utentes da região de Sintra e concelhos limítrofes, alargando assim a nossa área de ação geográfica e disponibilizando os serviços e qualidade que nos caracterizam a mais utentes que acreditam e confiam no nosso trabalho.

Hoje estamos presentes na Moita, Miratejo, Corroios, Seixal e Sintra- Mem Martins.

 

Inovação, expansão e qualidade clínica para liderar o futuro da reabilitação

Os nossos objetivos para os próximos anos passam pelo reforço da capacidade instalada, a modernização contínua dos equipamentos e tecnologias, inovação, e a aposta na formação especializada e contínua da nossa equipa. Pretendemos ainda consolidar a presença da marca na região, expandir a atividade para novas áreas geográficas e continuar a investir na inovação tecnológica aplicada à MFR e fisioterapia. Paralelamente, vamos reforçar os nossos protocolos de qualidade clínica e promover campanhas de sensibilização junto da comunidade sobre a importância da Reabilitação Física e da Fisioterapia na promoção da saúde e bem-estar.

Temos por objetivo assegurar a melhor assistência clínica possível, de forma inovadora e centrada no paciente, que permita o crescimento rentável e que integre com êxito todas as unidades Saúde Sul. Para isso os nossos pilares estratégicos são: o crescimento de n.º de pacientes, a sustentabilidade; a inovação e formação; e a transformação digital.

 

 

 

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Os Quality Awards são um sistema de avaliação que reconhece produtos ou serviços de qualidade com uma qualificação superior a 70%, na avaliação dos consumidores, em 10 dimensões de qualidade: desempenho, características, confiança, conformidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa/realidade, qualidade percebida e recomendação.

 

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Restauração fatura 5.5 mil milhões com impulso do turismo e comida rápida

Por: Redação

 

A análise setorial da Informa D&B revelou que o setor da restauração em Portugal alcançou um total de faturação de 5.5 milhões de euros em 2024. Este valor representa um crescimento de 5,2% face ao ano anterior.

Segundo o relatório da Informa D&B divulgado em comunicado, “o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços” foram os principais motivos desta evolução.

Os restaurantes com serviço de mesa “têm a maior parte do volume de negócios, com 3750 milhões de euros”, já os de comida rápida continuam “a ganhar quota de mercado, representado 29% do total em 2024, com 1640 milhões de euros”.

No que toca aos autosserviços tradicionais, estes registaram uma subida, chegando aos 205 milhões de euros, mais 5% do que em 2023.

Apesar do elevado grau de atomização que caracteriza o setor da restauração, nos últimos anos, tem sido registada “uma tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias”.

Em 2023, o número de empresas gestoras de estabelecimentos de restauração em Portugal era 34 538, refletindo um aumento de 3,3% face a 2022.

Ainda assim, as cinco maiores empresas do setor detinham, em 2024, “uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto a das 10 principais era de 20%”.

5 mil euros para a melhor startup: está lançado o Prémio PME Pitch

Por: Redação


Com um prémio no valor de 5000 euros, o Prémio PME Pitch é uma iniciativa que acontecerá na 3.ª edição do Fórum PME Magazine, destinada a startups, micro empresas ou empreendedores em fase inicial do projeto.

O prémio será entregue durante o Fórum PME Magazine, que acontecerá em Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro deste ano.

3ºforum PME 2025

Os participantes terão a oportunidade de apresentar a sua ideia ou negócio num pitch de até três minutos perante um painel de investidores e jurados.

Mafalda Marques, diretora geral da PME Magazine explica que “o Prémio Pitch PME é direcionado a startups, microempresas e micro empreendedores em fase inicial do projeto, perante investidores e a audiência. O Pitch (de três minutos) vencedor receberá um prémio de 5000€. Se gostam de ver os ´Tubarões´ na TV, agora é possível assistir ao vivo”.

Para mais informações sobre como participar no Prémio PME Pitch clique aqui.


Fórum PME Magazine terá ex ministro da Economia como orador

O Fórum PME Magazine realizar-se-á em dois dias e contará com a presença do ex ministro da Economia, António Costa Silva como orador no evento.

O primeiro dia terá formação certificada pela DGERT que vai ter como base os resultados do mais recente Barómetro PME Magazine, o estudo periódico anual organizado pela publicação.

No segundo dia, o evento contará com a presença de António Costa Silva, antigo ministro da Economia e do Mar no XXII Governo Constitucional.

O evento terminará com a entrega dos Prémios Social CEO, que distinguem os diretores executivos mais digitais em Portugal.

Comunicação e Competências técnicas vs. Competências emocionais

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Por: Rui Machado, Performance mental e consciência 

Formamos pessoas para serem únicas? Muitos serviços estão a ser substituídos pela IA, e vão continuar a ser, mas a unicidade humana acredito que não. O “ingrediente” principal está em cada um de nós. Saberemos aplicá-lo no nosso dia-a-dia? Sabemos mesmo qual é esse “ingrediente” que nos distingue?

As competências técnicas, normalmente mais focadas no lógico/matemático, são necessárias e devemos investir nelas, sem dúvida. E as competências emocionais? Não serão elas que “no final do dia” fazem evoluir o ser humano? Quando evoluímos, evolui tudo o que fazemos. Então formar mais pessoas com foco na unicidade será uma excelente forma de nos integrarmos e evoluirmos com a IA, acredito muito nisso! Aprender a comunicar melhor, é uma ajuda enorme nesse processo.

Comunicar é algo que parece simples (talvez até seja), no entanto verifico que há demasiadas pessoas com dificuldades em fazê-lo.

Do lado de quem recebe a comunicação, estará a ouvir? Como costumo dizer, muitas vezes estamos à espera de que o outro se cale para falarmos. Mas podemos escutar, apenas prestar atenção ao que é dito. Do outro lado, quem está a comunicar tem a consciência que é responsável por se fazer entender? Ou vai escolher continuar a dizer algo como: vocês não estão a entender, burros que não percebem nada ou, como escreveu Thomas Erikson, estou “Rodeado de idiotas”.

Comunicar é bem mais do que falar e ouvir, visto que comunicamos de formas diferentes. Aqui gostaria de referir as múltiplas inteligências de Howard Gardner, das quais destaco as seguintes: intrapessoal, interpessoal, linguística e também a inteligência emocional.

O autoconhecimento (Inteligência intrapessoal) é um ponto de partida. Se não me conhecer, não vou investir em mudar algo do qual não tenho perceção. Também não vou conhecer os padrões que tenho, como ajo e reajo, acabo por gerar comportamentos aleatórios e não conscientes.

Compreender para melhor interagir com outros (Inteligência interpessoal), dá-nos a capacidade de comunicar e liderar melhor, pois sabemos quais as necessidades que a outra pessoa tem. A psicologia das necessidades humanas (Tony Robbins), pode ajudar-nos a identificar as motivações por trás de nossas ações, a tomar decisões mais alinhadas com os nossos valores e a alcançar um maior nível de felicidade e realização. Ter a capacidade de identificar noutra pessoa, por exemplo, a necessidade de certeza, pode fazer diferença entre chamar-lhe “idiota”, porque só estava a colocar entraves, ou fornecer à pessoa os elementos que lhe tragam essa certeza, e a comunicação flui.

Saber usar a linguagem verbal e escrita, incluindo a leitura (Inteligência linguística) é também um fator diferenciador na comunicação.

Já a inteligência emocional, segundo (Salovey & Mayer, 1990), é “A capacidade de monitorar sentimentos e emoções, tanto próprios quanto dos outros, discriminá-los e usar essa informação para orientar pensamentos e ações”. Simplificando, é a habilidade de lidar de forma eficaz com as emoções, usando-as como uma fonte de informação valiosa, tanto as que consideramos boas, como as menos boas. Para mim não existem más, pois todas nos trazem informação. A escolha que fazemos depois, para agir ou não, é de cada um.
Sentir e observar as minhas emoções foi algo que transformou a minha vida. Imaginem que a nossa vida é orientada para nos sentirmos com mais bem-estar! Ao sentir, conhecer e entender mais as emoções, sem as julgar como boas ou menos boas, consegui perceber se me estava a aproximar ou afastar desse bem-estar. Quando estamos próximos ou mesmo a sentir bem-estar, devemos continuar e até fazer mais daquilo que nos está a trazer esse sentimento. Quando nos estamos a afastar podemos fazer perguntas como:

1. O que me está a fazer sentir esta emoção e o que a gerou? (observar curioso)
2. Consigo gerir a emoção sozinho ou a quem posso pedir ajuda?
3. O que eu quero em vez disto? (que me traga bem-estar)

Qualquer emoção deve ser olhada. Quando não o fazemos, perdemos informação para o nosso autoconhecimento e crescimento enquanto pessoa. Depois podemos escolher agir sobre a informação que a emoção nos trouxe, mesmo que seja não fazer nada e deixar que ela passe, no entanto de forma consciente para nós.

Algumas perguntas que podemos colocar a nós próprios, são:
– Qual a minha intenção quando comunico algo?
– Quais as necessidades que estou a satisfazer quando comunico? E as da outra pessoa?
– Como posso comunicar melhor e como vou fazê-lo?

Numa empresa saudável onde nos sentimos bem e queremos estar, uma comunicação onde todos falam a mesma língua, mesmo sabendo que comunicamos de forma distinta, é a alavanca para que essa empresa tenha mais e melhores resultados.

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A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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