Terça-feira, Abril 29, 2025
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PME inovadoras recebem 1,1 milhões de euros pelo Horizonte 2020

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Oito empresas portuguesas dos setores agroalimentar, biológico, marinho, transportes, segurança informática e software informático receberam o total de 1,1 milhões de euros através do Instrumento Pequenas e Médias Empresas (PME) do programa Horizonte 2020.

Através do Instrumento Pequenas e Médias Empresas do Horizonte 2020, programa de financiamento da investigação e inovação da União Europeia, as oito PME portuguesas receberam um total de 1,1 milhões de euros.

Das empresas selecionadas sete estão em fase um, que consiste na “realização de estudos de viabilidade de empresas inovadoras que pretendam transpor as suas ideias disruptivas do laboratório para o mercado”, refere o comunicado enviado.

“Cada empresa beneficia de um financiamento no valor de 50 mil euros que permitirá agilizar a execução dos estudos de viabilidade para os respetivos projetos”, acrescenta o documento.

O Instrumento PME do Horizonte 2020 atribuiu “um total de 86 milhões de euros em fundos europeus a 236 PME de 31 países” e o número total de PME beneficiadas com esta ajuda subiu a 2.116,  “o que representa uma alocação de 694,8 milhões de euros de fundos europeus”.

Presidente da República apadrinha projeto para ligar Portugal de lés-a-lés

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Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado a apadrinhar este projeto que tem como objetivo ligar Portugal de norte a sul.

 

Comparada à route66 americana, este é um projeto turístico intermunicipal, cuja ideia inicial foi aprovada em maio e que agora conta com o Presidente da República como padrinho.

Em visita à região do Douro, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o concelho impulsionador do projeto Santa Maria de Penaguião. Luís Machado, autarca local, é o homem por detrás de vários projetos, entre eles o de transformar a estrada nacional 2 num projeto turístico para unir Portugal de norte a sul.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de formação da associação de 32 municípios por onde passará a estrada e propõe-se a criar uma rota turística onde estarão incluídos os lugares e atrativos por onde passar ao longo do trajeto.

“Esta é a oportunidade de unir o país”, defendeu o autarca em declarações.

Marcelo Rebelo de Sousa apoia o projeto e defende a necessidade de haver mais turismo em Portugal, que o turismo não estraga a terra, mas sim valoriza.

“Portugal Próximo”: o combate à desertificação das regiões

O Presidente continua a sua viagem pelo norte do país no âmbito da iniciativa “Portugal Próximo” dedicada a Trás-os Montes e que o levará ainda a Vila Real, Bragança e Guarda até quarta-feira.

A primeira edição da iniciativa “Portugal Próximo” foi em abril deste ano, quando chefe do Estado foi até ao Alentejo durante três dias e visitou nove concelhos dos distritos Portalegre, Évora e Beja.

A iniciativa “Portugal Próximo” pretende combater a desertificação e dinamizar a economia em regiões do interior do país.

ANA confirma subida das taxas aeroportuárias em Lisboa e Porto

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Em novembro e dezembro as taxas aeroportuárias aumentam sete cêntimos por passageiro em Lisboa e cinco cêntimos no Porto.

 

A ANA informou, esta terça-feira, que no decorrer de um crescimento do tráfego acima do previsto, as taxas aeroportuárias aumentam sete e cinco cêntimos em Lisboa e no Porto, respetivamente, de 1 de novembro a 31 de dezembro.

Liderada por Jorge Ponce de Leão, a ANA afirma que este ajustamento tarifário é o resultado de um aumento de 8,7% no tráfego aéreo, muito acima do inicialmente previsto. Face a este aumento, a taxa sobe de 10,94 para 11,01 euros no aeroporto de Lisboa e de 7,84 euros para 7,89 no aeroporto do Porto.

“O modelo de fixação das taxas aeroportuárias da ANA – Aeroportos de Portugal é baseado em estimativas feitas com mais de seis meses de antecedência em relação ao ano de aplicação das taxas. No caso da estimativa realizada em 2015, com vista ao apuramento das taxas a aplicar em 2016, constata-se que a mesma teve por base um cenário muito conservador de crescimento do tráfego”, lê-se no comunicado da gestora dos aeroportos portugueses.

A ANA afirma que esta nova taxa entrará em vigor a partir de 1 de novembro até 31 de novembro de 2016 com o objetivo primário de recuperar parte da receita não cobrada por variação do volume de tráfego, o que permitirá minimizar o impacto para os clientes.

A empresa acrescenta que em 2016 investirá mais de 72 milhões na rede de aeroportos em resposta ao crescimento do tráfego.

Startup Guide: o livro de Startups portuguesas

Por: Denisse Sousa

Startup Guide é um livro para quem quiser instalar a sua startup. A edição da capital portuguesa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Microsoft e SAP que terá escrita criativa, dicas, case-studies e recomendações para quem dá os primeiros passos no mundo empresarial.

 

Após o lançamento em Estocolmo, várias cidades demonstraram interesse em ter o Start Up Guide. Sissel Hansen, mentora por detrás do projeto Startup Guide World, denota o facto de Lisboa ser “intrigante e importante cidade” no que toca ao empreendedorismo.

Segundo Sissel, “Lisboa tem uma reserva muito interessante de talento e reúne todas as condições para um perfeito equilíbrio trabalho vs. qualidade de vida, como nenhuma outra grande cidade na Europa. Queremos ajudar a potenciar o crescimento económico e a sustentabilidade, identificando empreendedores de referência, e esperamos criar um bom ponto de partida para quem estiver interessado em instalar-se em Lisboa, sejam locais, expatriados ou nómadas digitais”, continua.

Qualquer pessoa pode fazer parte do Startup Guide na criação de conteúdos. As nomeações terminam a 11 de julho e podem ser feitas através do site oficial.

A edição do Startup Guide Lisboa vai coincidir com o maior evento de tecnologia do ano, a Web Summit, no mês de novembro, na capital.

Atividade económica da Zona Euro estagnou em junho

Atividade económica da Zona Euro registou o nível mais baixo desde o último trimestre de 2014.

 

O índice de gestores de compras (PMI Composite Output Index), que mete a atividade privada na Zona Euro na indústria e nos serviços fixou-se nos 53,1 pontos em junho, o mesmo valor que tinha sido registado em maio.

Segundo o relatório da  Markit Economics, o resultado da atividade económica em junho “mostra uma leitura média do índice básico para o segundo trimestre um pouco abaixo da abertura do trimestre (53,1 versus 53,2) e é o nível mais baixo desde o último trimestre de 2014”.

Ainda assim, a produção industrial nos países do euro registou o crescimento mais rápido do ano em junho, superando o setor dos serviços “pela primeira vez em três meses”. Já os serviços cresceram ao ritmo mais lento em quase um ano e meio.

Alemanha, Itália, Espanha e Irlanda aumentaram “a sua atividade em resposta a rápidos fluxos de novos negócios”.

“Todas as respostas da indústria e 90% das do sector dos serviços foram obtidas antes do resultado do referendo, por isso, qualquer potencial impacto do ‘Brexit’ ainda não surgiu”, ressalva o comunicado.

Embraer investe 103 milhões de euros em Portugal

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Investimentos da Embraer serão feitos em Évora e na OGMA.

 

A brasileira Embraer vai reforçar o seu investimento em Portugal, num total de 103,6 milhões de euros na fábrica em Évora e também na Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA).

Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal, já anunciara um investimento de 93,6 milhões de euros na unidade de Évora. Contudo, segundo o jornal brasileiro Valor Econômico, a empresa irá ainda investir 10 milhões de euros na OGMA para reforçar a capacidade da companhia na manutenção e produção de peças.

O reforço é feito de forma a que a OGMA tenha capacidade de resposta face ao projeto do KC-390, apresentado esta segunda-feira em Alverca com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O investimento em Évora servirá para equipas as unidades para produção em série dos E2, novos aviões comerciais E-Jets da construtora.

Na fábrica de estruturas metálicas, o investimento será de 63,6 milhões de euros, prevendo-se a criação de 199 postos de trabalho diretos e permanentes até 2018.

Já na unidade de compósitos, o investimento será de 30 milhões de euros, estimando-se a criação de 63 postos de trabalho diretos e permanentes até 2018.

Refira-se que o investimento em Évora conta com apoios comunitários de 34,6 milhões de euros.

Parque Industrial da Autoeuropa pode perder 300 postos de trabalho

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Redução nas horas de produção preocupa representantes de empresas do Parque Industrial da Autoeuropa.

 

A redução da Volskwagen(VW) Autoeuropa para um turno diário a partir de setembro e a extinção dos dois dias de paragem pode levar ao corte de 300 postos de trabalho no Parque Industrial de Palmela.

Segundo a edição digital do Diário Económico, os representantes dos trabalhadores do Parque Industrial – Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT) – reuniram-se, na segunda-feira, para perceber o impacto da redução da produção da Autoeuropa nas 13 empresas do Parque Industrial.

”Mais de 300 postos de trabalho podem vir a desaparecer neste complexo industrial”, explica a ORT em comunicado.

Desde o início do ano a produção da Autoeuropa tem vindo a cair – nos primeiros cinco meses do ano a quebra na fábrica de Palmela foi de 21,7% para os 48.474 veículos.

Estima-se, de resto, que as alterações ao funcionamento da VW Autoeuropa resultem numa quebra diária na produção dos atuais 460 veículos para apenas 315.

As ORT pedem, por isso, ao Ministério da Economia e do Trabalho, aos grupos parlamentares e administrações que encontrem soluções que “garantam manter os postos de trabalho quando sabemos que a partir de meados de 2017 todos estes trabalhadores e muitos mais serão necessários neste parque industrial”.

Em causa está o arranque, em 2017, da produção de um novo modelo que irá aumentar o número de trabalhadores e a produção automóvel.

Lançámos a PME Magazine (veja o vídeo)

Dezenas de empresários assistiram ao lançamento da PME Magazine. Veja o vídeo.

Está no ar a PME Magazine. No passado dia 30 de junho, dezenas de empresários embarcaram no Confeitaria Nacional River Cruise, em Lisboa, para assistirem ao lançamento da primeira revista digital dedicada exclusivamente às PME.

Salimo Abdula, presidente da Confederação Empresarial da CPLP, foi o convidado de honra, tendo falado sobre as oportunidades para as PME nos nove Estados-membros da comunidade.

Um dia diferente, em que empresários puderam fazer networking e travar novos conhecimentos.

Trimestralmente, a nossa revista continuará a organizar eventos de networking para empresários, sempre com um momento de formação.

 

Veja aqui o vídeo do lançamento da revista:

Administração da CGD demitiu-se

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Ministério das Finanças assegura, porém, que administração da CGD manter-se-á em funções até ser substituída.

 

O Ministério das Finanças confirmou, esta segunda-feira, a demissão da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Segundo noticiara o jornal Público, a administração do tinha enviado uma carta ao ministro das Finanças ainda a 21 de junho, referindo não ter mais condições para se manter em funções, devendo sair a 30 de julho.

Em declarações ao Diário Económico, a tutela liderada por Mário Centeno confirmou a demissão, mas adiantou que “não vai haver nenhuma ausência da administração na CGD”, que se manterá em funções até ser substituída.

A existência da carta foi tornada pública depois de os presidentes da CGD, Álvaro Nascimento e José de Matos, terem enviado um email aos trabalhadores do banco público onde dixiam que “chegou ao fim a jornada” dentro da Caixa.

A existência da carta foi conhecida ontem depois dos presidentes, Álvaro Nascimento e José de Matos, terem enviado um e-mail aos trabalhadores da CGD afirmando que “chegou ao fim a jornada em que convosco servimos a CGD”.

De salientar que, em março, o governo já teria convidado o vice-presidente do BPI, António Domingues, para liderar a CGD. Contudo, a tomada de posse tem vindo a ser adiada. No passado dia 22 de junho, Mário Centeno adiantou, contudo, que o novo presidente entraria em funções em julho.

ISEG lança curso de marketing digital para gestores e licenciados

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Por: Denisse Sousa

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) lança em setembro o curso de pós-graduação em Marketing Digital. Este curso tem por objetivo dar a gestores e licenciados ferramentas de operacionalização e monitorização.

 

Este curso é a resposta do ISEG às necessidades das empresas e de mercado. Helena Martins Gonçalves, coordenadora científica da pós-graduação em Marketing Digital do ISEG afirma em entrevista à Briefing que as “novas tecnologias e a internet colocam novos desafios à gestão e ao marketing que requerem formação atual e especializada, nomeadamente na área do Marketing Digital.”

A pós-graduação dirige-se a profissionais com graus académicos em Gestão, Economia, Marketing, Comunicação e áreas similares, mas apontando especialmente para diretores e gestores de marketing e de comunicação, também jovens licenciados que procuram desenvolver carreira em consultoria com especialização em marketing digital.

“Considerámos fundamental ter parceiros de relevo internacional e nacional nestes domínios, como é o caso da Google e da PHD, pois enriquecem a pós-graduação através das competências especializadas e contributos que dão a esta formação do ISEG, sendo também um fator diferenciador em relação às ofertas que estão no mercado” afirmou a coordenadora em entrevista.

A Google e a PHD também irão lecionar diferentes unidades do currículo da pós-graduação e a PHD patrocina o prémio no valor de 1.500 euros ao melhor aluno do curso.

Inserido em três blocos letivos, o curso de Marketing Digital, foca-se no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital integrada passando por todas as fases: planeamento, implementação, monitorização e avaliação.

“A pós-graduação em Marketing Digital do IDEFE/ISEG procura oferecer uma combinação equilibrada das componentes teórica e prática, privilegiando a partilha de conhecimentos e melhores práticas através da análise de casos e trabalhos práticos que permitam uma aproximação real na vertente mais operacional dos conceitos abordados.” Afirma Helena Martins Gonçalves.

A coordenadora cientifica do curso afirmou ainda à Briefing que este curso diferencia-se por integrar uma construção de estratégia, pelo conjunto do corpo docente especializado e experiente “capaz de conciliar uma abordagem teórica e prática, incluindo o desenvolvimento de campanhas; possibilitar a preparação para a certificação (opcional) em Google AdWords; e ter como parceiros a Google e a PHD (Grupo OmniCom), entidades de relevo na área, tanto em termos internacionais como nacionais.”