Home / MERCADO / Economia / PIB cresce 4,9% e 15,5% no segundo trimestre do ano
Comissão Europeia
Comissão Europeia financia projetos nacionais (Foto: Pexels)

PIB cresce 4,9% e 15,5% no segundo trimestre do ano

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) o PIB disparou para 15,5% no segundo trimestre de 2021, crescendo cerca de 4,9%.

Foi esta manhã que o INE deu a conhecer os resultados referentes ao PIB. Neste segundo trimestre verifica-se que o PIB português cresceu 4,9% em cadeia, e disparou para 15,5% quando comparado com os resultados do período homólogo.

De acordo com o INE, “esta evolução é influenciada por um efeito base, uma vez que as restrições sobre a atividade económica em consequência da pandemia se fizeram sentir de forma mais intensa nos primeiros dois meses do segundo trimestre de 2020, conduzindo então a uma contração sem precedente da atividade económica”.

Mesmo assim o Instituto destaca que o “contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB acentuou-se e o contributo da procura externa líquida foi menos negativo no trimestre”.

De salientar que neste segundo trimestre registou-se “uma perda nos termos de troca”, justificado pelo “comportamento deflator das importações sido influenciado, em larga medida, pelo crescimento pronunciado dos preços dos produtos energéticos”.

Relativamente ao PIB na zona euro, e segundo uma estimativa publicada hoje pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat, Portugal registou a maior subida, com um aumento de 4,9% em cadeia, seguido pela Áustria, com 4,3% e da Letónia, com 3,7%. Por oposição a Lituânia e a República Checa registaram o menor aumento do PIB, com 0,4% e 0,6%, respetivamente.

Em comparação homóloga, o PIB nacional subiu, então, 15,5%, sendo o quarto maior aumento, ficando atrás de Espanha, França e Itália, com subidas de 19,8%, 18,7% e 17,3%, pela respetiva ordem.

Em termos globais, o PIB ajustado sazonalmente na zona euro aumentou 13,7% e na UE 13,2% no segundo trimestre de 2021 quando comparado com mesmo período do ano anterior. Sobre a variação em cadeia, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 2% na zona euro e 1,9% na UE, face ao período homólogo.