Home / Empresas / PME Magazine reconhece os três CEO mais digitais de Portugal
Mário Ferreira
Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, é o mais digital de Portugal (Foto: Divulgação)

PME Magazine reconhece os três CEO mais digitais de Portugal

A PME Magazine, em parceria com Pedro Caramez, especialista em LinkedIn, lançou a primeira edição do Prémio Social CEO, cujo objetivo é distinguir os CEO mais digitais em todas as plataformas online. Entre os 30 nomeados, os três vencedores são, respetivamente, Mário Ferreira, CEO da Douro Azul e presidente do Grupo Media Capital, Miguel Pina Martins, CEO da Science4You, e Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV.

Este galardão decorre de uma iniciativa em 2019 denominada “TOP50 Social CEO LinkedIn”, que reconhecia os CEO mais ativos nesta rede social profissional. A evolução em 2022 é a avaliação da performance em todas as plataformas digitais. 

Os nomeados foram escolhidos com base nos critérios profissionais com funções de CEO de empresas portuguesas ou sediadas em Portugal; perfil público, com base nos seguidores em todas as redes sociais; a existência de website do CEO; e a participação em websites. 

A avaliação das métricas recolhidas e a decisão final ficou a cargo de um prestigiado painel de júri composto por especialistas na área digital. Contudo, é interessante verificar que a avaliação final teve em conta a visibilidade mediática de cada um, o que comprova que a gestão de imagem tem um peso considerável na perceção pública dos nomeados. 

 

“Mostrar o que de bom de faz em Portugal”

Mário Ferreira, CEO da Douro Azul e vencedor do prémio revela que não dedica um tempo diário regular à gestão das plataformas digitais, fá-lo de forma “espontânea” quando aparece uma notícia que ache interessante. “Gosto de mostrar frequentemente o que de bom se faz e constrói em Portugal”, afirma. 

O LinkedIn é a plataforma que mais utiliza e a sua “favorita”, por “lidar maioritariamente com profissionais das mais diversas áreas e também porque é a plataforma onde se encontram artigos muito interessantes de variados temas”. 

Já Miguel Pina Martins, CEO da Science4You e segundo classificado mostrou-se surpreendido: “Para mim a nomeação já tinha sido um grande achievement, (…) a lista de nomeados é mesmo muito boa.” 

O empresário revela que dedica cerca de 15 minutos diários à gestão das redes sociais e plataformas digitais. Afirma que o truque é o foco “no principal da mensagem” que pretende passar e sublinha que “esse exercício faz com que não seja necessário despender de muito mais tempo”. 

O CEO da Science4You deixa ainda um conselho a outros líderes que queiram ter maior visibilidade: “Arrisquem e lancem-se nas plataformas digitais. Seguir outros líderes pode e deve servir de inspiração e motivação para que procurem relacionar-se mais com quem os segue. Esta é também uma excelente forma de criar oportunidades para a nossa marca e acima de tudo recolher feedback que pode ser utilizado para melhorar o nosso negócio.” 

Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV, ocupou o terceiro lugar no pódio e mostrou-se “satisfeito por verificar que dar prioridade estratégica à digitalização (e dentro desta às áreas de comunicação/social media) permite-nos estar distinguidos entre tantos nomeados de relevo e enorme mérito”. 

“Quando hoje temos indicadores que o tempo despendido em Portugal, ao longo do último ano, e de pessoas entre os 16 e os 64 anos é cerca de 7h20 por dia na internet e 2h18 nas redes sociais, isto diz bem de todo um novo espetro e realidade, onde soluções de comunicação online são fundamentais. Naturalmente e sobretudo enquanto líderes, existem cautelas a ter, mas a velha máxima de não levarmos algumas plataformas demasiado a sério e de também não nos levarmos a nós próprios no mesmo sentido, é crucial. A genuinidade e a humildade autêntica também aqui são premiadas”, concluiu. 

A essência do prémio partiu da exigência do mercado em práticas que transmitam, cada vez mais, a transparência da empresa e, onde o CEO seja a figura principal. Como tal, a presença deste nas plataformas digitais agrada a todos os públicos: colaboradores, clientes e stakeholders. 

Eis a classificação final do prémio Social CEO 2022:

grelha social

Os três vencedores do Prémio Social CEO foram selecionados por um júri composto por 14 profissionais, nomeadamente: 

– Anabela Chastre, CEO da Chastre Consulting; 

– Carla Rocha, radialista e fundadora da Carla Rocha Comunicação; 

– Carolina Afonso, CEO do Gato Preto; 

– Daniel Sá, diretor executivo do IPAM; 

– Diogo Maroco, diretor de marketing da Inventa; 

– João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal; 

– João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP; 

– Marco Gouveia, especialista em marketing digital e CEO da Marco Gouveia – Digital Marketing Training & Consulting; 

– Natacha Pereira, diretora da Lisbon Digital School; 

– Pedro Correia, diretor de marketing e comunicação da AEP – Associação Empresarial de Portugal; 

– Vanda de Jesus, managing director, country head of Portugal da iCapital

– Vasco Marques, fundador da Web2Business;  

– Pedro Brito, associate dean for Executive Education, Innovation and Corporate Relations & Fundraising da Nova SBE; 

– Pedro Caramez, especialista na rede social LinkedIn.

Mais informações em premiosocialceo.pt