Por: Redação
O Portal da Queixa atingiu um novo recorde de reclamações no primeiro trimestre do ano com os consumidores a registarem cerca de 58 mil ocorrências, um aumento de 18%, em relação a 2024.
De acordo com o Portal, no primeiro trimestre de 2025, os utilizadores manifestaram a sua insatisfação em 57.817 ocorrências, verificando-se um crescimento de 18% no número de queixas em comparação com o período homólogo de 2024, onde foram registadas 48.614 reclamações. Janeiro foi o mês com o maior volume de reclamações (24.310).
Segundo revelam os dados analisados, as categorias Correio, Transporte e Logística (11%); Comunicações, TV e Media (10.9%) e Serviços e Administração Pública (8.9%) dominam os setores com o maior volume de reclamações nos primeiros três meses do ano. Seguem-se as categorias Informática, Tecnologia e Som (6.5%); Banca, Pagamentos e Investimentos (4.9%) e Compras, Moda e Joalharia (4.7%).
Apesar de ser a categoria mais visada, Correio, Transporte e Logística é, simultaneamente, a categoria com a taxa de solução mais elevada na plataforma: 79.17%.
A análise por distribuição geográfica revela que a região de Lisboa domina com 31.2% do volume total de reclamações, seguida do Porto (17.9%); Setúbal (10.8%); Braga (5.7%); Aveiro (5.3%) e Faro (4.3%).
Sobre o perfil do consumidor mais participativo durante o primeiro trimestre, mais de 50% das reclamações foram apresentadas por consumidores entre os 25 e 44 anos e o público feminino supera o masculino, com um total de 51.08% das reclamações reportadas.