Quinta-feira, Abril 3, 2025
InícioEmpresasPortugal e Espanha juntam-se na transição energética

Portugal e Espanha juntam-se na transição energética

Por: Djeisibel Lopes

A companhia energética Repsol, em parceria com a Corell e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), organizaram o Fórum Luso-Espanhol com o tema “O espaço ibérico conectado para acelerar a descarbonização”.

O evento permitiu a análise dos elementos para incentivar a descarbonização e reforçar a relação de competitividade industrial e empresarial entre Portugal e Espanha e contou com a participação de figuras empresariais relevantes de Portugal e Espanha.

A colaboração entre Espanha e Portugal e o seu compromisso com a transição energética e a descarbonização da economia têm sido notáveis, reforçando as suas políticas para trabalharem em conjunto e posicionarem-se como uma referência para uma transição energética sustentável e inclusiva”, destaca Antonio Brufau, presidente da Repsol.

O empreendedor destaca ainda a necessidade dos países aproveitarem da oportunidade para a descarbonização e adoção de uma mobilidade mais sustentável como forma de reforçar o investimento em infraestruturas terrestres e abastecimento energético.

Durante evento, Emiliano López Atxurra, presidente de Petronor, comenta que a transição energética exige a colaboração pública e privada para a evolução do setor industrial no novo ecossistema europeu.

Os convidados da primeira mesa-redonda, sobre “Conectividade logística e digital, catalisadora da transição energética”, debateram a importância do crescimento industrial para a Península Ibérica e o papel das ligações logísticas entre Portugal e Espanha com o resto da União Europeia no crescimento industrial.

Na segunda parte do Fórum Luso-Espanhol, sobre o “Desenvolvimento tecnológico e industrial para a transição energética na Península Ibérica”, foram assinaladas as possibilidades de Portugal e Espanha se converterem numa nova potência energética europeia.

A sessão terminou com o discurso de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, sobre a importância da colaboração num processo de integração mutuamente benéfico.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category