Home / Empresas / Portugal e Espanha juntam-se na transição energética
grupo
Da esquerda para a direita: Presidente de ANTRAM, Pedro Polonio, Presidente de Petronor, Emiliano López Atxurra, Presidente da CIP, Armindo Monteiro, Presidente da Repsol, Antonio Brufau, Presidente da CML, Carlos Moedas, Presidente da Fundação Corell, Marcos Besante, Vice-presidente da Fundación Repsol, António Calçada (Fonte: Divulgação)

Portugal e Espanha juntam-se na transição energética

Por: Djeisibel Lopes

A companhia energética Repsol, em parceria com a Corell e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), organizaram o Fórum Luso-Espanhol com o tema “O espaço ibérico conectado para acelerar a descarbonização”.

O evento permitiu a análise dos elementos para incentivar a descarbonização e reforçar a relação de competitividade industrial e empresarial entre Portugal e Espanha e contou com a participação de figuras empresariais relevantes de Portugal e Espanha.

A colaboração entre Espanha e Portugal e o seu compromisso com a transição energética e a descarbonização da economia têm sido notáveis, reforçando as suas políticas para trabalharem em conjunto e posicionarem-se como uma referência para uma transição energética sustentável e inclusiva”, destaca Antonio Brufau, presidente da Repsol.

O empreendedor destaca ainda a necessidade dos países aproveitarem da oportunidade para a descarbonização e adoção de uma mobilidade mais sustentável como forma de reforçar o investimento em infraestruturas terrestres e abastecimento energético.

Durante evento, Emiliano López Atxurra, presidente de Petronor, comenta que a transição energética exige a colaboração pública e privada para a evolução do setor industrial no novo ecossistema europeu.

Os convidados da primeira mesa-redonda, sobre “Conectividade logística e digital, catalisadora da transição energética”, debateram a importância do crescimento industrial para a Península Ibérica e o papel das ligações logísticas entre Portugal e Espanha com o resto da União Europeia no crescimento industrial.

Na segunda parte do Fórum Luso-Espanhol, sobre o “Desenvolvimento tecnológico e industrial para a transição energética na Península Ibérica”, foram assinaladas as possibilidades de Portugal e Espanha se converterem numa nova potência energética europeia.

A sessão terminou com o discurso de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, sobre a importância da colaboração num processo de integração mutuamente benéfico.