Home / Empresas / Casos de Sucesso / Portugal Exportador: a montra das PME portuguesas
portugal exportador
Portugal Exportador contou com mais de 1100 participantes (Foto: Portugal Exportador - André Areias e Rui Minderico)

Portugal Exportador: a montra das PME portuguesas

Por: Mafalda Marques

Pela 14.ª vez, o maior evento de exportação em Portugal, o Portugal Exportador, reuniu no mesmo recinto empresas em busca do mesmo objetivo: alargar fronteiras.

A PME Magazine esteve presente na 14.ª edição do Portugal Exportador, promovido pelo Novo Banco, Fundação AIP e AICEP Portugal Global. Da banca à aviação, da tecnologia aos serviços, um pouco de tudo se viu, mas foram as oportunidades de networking que atraíram a atenção dos visitantes.

Dos Açores para o mundo

Criada em 2004, a LactAçores uniu três cooperativas com o intuito de enaltecer a origem dos laticínios açorianos – Unileite, Uniqueijo e CALF. Está presente em todos os continentes, com destaque para os mercados dos Estados Unidos da América e Canadá, para onde exporta os queijos de valor acrescentado com maior procura, nomeadamente a gama Queijo São Jorge DOP e queijos da ilha.

Também o mercado chinês começa a destacar-se nas vendas da marca desta união de cooperativas, incidindo, essencialmente, em leite (Leite UHT Gordo Nova Açores). Quanto ao mercado africano, Angola e Cabo Verde são mercados que procuram bens de primeira necessidade, como leite e queijo flamengo. No mercado europeu, comercializa um pouco de cada gama, destacando-se em Espanha a venda de leite UHT Nova Açores.

“O Portugal Exportador é uma oportunidade de estabelecermos networking, efetuarmos prospeção de mercado e de continuarmos a potenciar a notoriedade dos nossos produtos”, refere Sandra Ramos, responsável de marketing, em entrevista.

“Pretendemos adquirir novas ferramentas de apoio à exportação e internacionalização que nos permitam ajudar no trabalho de prospeção de mercado e potenciar a notoriedade dos nossos produtos”, adianta.

Com um pé em 50 países

Fundada em 1985, a Aralab fabrica câmaras climáticas. Tem uma presença global em mais de 50 países, fornecendo produtos e serviços desde a indústria farmacêutica à indústria automóvel. Com o processo de expansão, a região do Médio Oriente e o mercado asiático são os que mais têm desafiado. Está na Austrália, Nova Zelândia e grande parte do mercado americano, assumindo-se como uma empresa global, com presença nos cinco continentes.

“O Portugal Exportador é uma montra de prestígio e oferece-nos não só a possibilidade de divulgar a Aralab junto de potenciais clientes, mas também a possibilidade de, num único local, ter acesso a diferentes entidades que muito nos apoiam no dia-a-dia do nosso negócio como a AICEP, a Fundação AIP ou entidades do sistema financeiro”, afirma Luís Branco, membro da comissão executiva.

Soluções estratégicas

A APP (Advanced Products) é uma empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência, que desenvolve e comercializa soluções tecnológicas que garantem a cadeia térmica de produtos termossensíveis durante operações de transporte, manuseamento e armazenamento, mesmo em situações extremas. É parceira de empresas exportadoras portuguesas, colaborando com soluções inovadoras usadas nos diferentes mercados onde estas empresas atuam.

Para Manuel Pizarro, CEO da APP (Advanced Products), “a participação no Portugal Exportador foi uma decisão estratégica de divulgação e projeção do projeto de expansão internacional, o APP Forward, uma vez que o foco da Portugal Exportador é a divulgação, espaço de networking e procura de soluções e produtos de empresas portuguesas que querem crescer além- -fronteiras”.

Soluções de pagamento à medida

Já a Eu Pago é uma plataforma de pagamentos cuja missão é facilitar a vida das pequenas e médias empresas na integração dos meios de pagamento mais usados como o multibanco, o MB Way, débitos diretos, cartões Visa e Mastercard, tudo o que um comerciante precisa para receber pagamentos. A empresa participou pela primeira vez no Portugal Exportador por considerar que esta é uma feira fora dos padrões normais. “Somos uma spinoff de uma empresa de comércio eletrónico e frequentamos todos os eventos desta área. Por vezes, temos descuidado a nossa presença em eventos mais corporativos. Esta experiência superou as nossas expectativas, porque o público é mais especializado, as dúvidas são mais orientadas e práticas e é mais fácil trabalhar assim. As pessoas sabem o que querem e o que procuram”, explica Telmo Santos, um dos fundadores da empresa.

Transporte aéreo em foco

O transporte de bens e carga nas exportações continua a ser uma das preocupações das empresas. A Air Europa Líneas Aéreas, S.A.U. é uma companhia aérea espanhola fundada em 1986, pertencente à holding Globália. Esta foi a primeira vez que participou no Portugal Exportador e José Minguez, country manager da companhia em Portugal, explica as razões.

“Já estamos em Portugal há 10 anos, começámos a operação no ano 2009 com dois voos a partir de Lisboa. Hoje, temos quatro ligações diárias a partir de Lisboa e mais quatro a partir do Porto. Para nós, participar nesta edição é importante pelas possibilidades de divulgação e de networking. Sobretudo, estamos a informar como os aviões podem ajudar nas exportações, em 24 destinos, sendo um parceiro de negócio. Temos uma divisão dedicada a cargas, a Air Europa Cargo, que responde às necessidades das pequenas e médias empresas, em serviços e no transporte de bens”, explica.

Distribuição e revenda

Daniel Rocha, fundador da Gourmet da Vila, também participou pela primeira vez. Começou como uma plataforma de vendas online de produtos portugueses e cabazes para empresas e particulares. Agora, dedica- -se à distribuição, procura produtores que precisem de ajuda para se promoverem em Portugal e além-fronteiras e à revenda de produtos portugueses de alta qualidade para gift stores de forma simples e rápida. Por exemplo, a Gourmet da Vila distribui produtos de alfarroba desenvolvidos na Universidade de Faro, criando um substituto do chocolate, em barra ou creme. Outros produtos nobres como os patés de azeite, mostarda de legumes ou vinagre de figo da Índia são bons exemplos que levam aos eventos e provas onde participam, contando as histórias reais de produtores que dedicam a sua vida a um produto.

“Neste evento quisemos mostrar aos produtores que podemos ser o parceiro para divulgar os seus produtos no estrangeiro e a alguns compradores internacionais dizer que somos o parceiro certo, pois já trabalhamos o mercado português premium”, explica.