O Relatório da European Telecommunications Network Operators (ETNO), The state of Digital Communications, evidencia o papel central que o setor das comunicações eletrónicas das redes de fibra tem assumido na Europa no combate aos impactos socioeconómicos da pandemia, destacando Portugal como líder mundial.
No documento em questão é destacada a liderança europeia no setor de comunicação em redes de fibra, com Portugal a apresentar-se como líder mundial em termos da melhor cobertura deste tipo de redes, com uma cobertura média de 77% dos lares. Neste estudo, a Europa apresenta uma cobertura média de 43%, valor acima de países como os Estados Unidos da América.
O relatório comprova ainda que o setor das comunicações na Europa é líder mundial no reinvestimento das receitas obtidas no desenvolvimento desta área. Neste contexto, Portugal apresentou um valor de 22% no terceiro trimestre do ano passado, valor que supera a média da Europa e do mundo.
Em termos do impacto da atual situação pandémica, Portugal demonstra também uma forte capacidade de resiliência, que se comprova com a sua capacidade de suportar o elevado tráfego (99%2), o dobro face ao período anterior à pandemia.
A ETNO faz ainda referência ao papel essencial que os operadores de comunicações eletrónicas têm desempenhado na resposta à atual crise económica e social, na qual também destaca o desempenho português.
Entre as atividades referidas pelo relatório, pode ser salientado o apoio dado por este setor ao funcionamento da economia numa realidade de teletrabalho, na disponibilização de infraestruturas, na entrega de mais serviços aos clientes e no apoio direto a segmentos mais carenciados da população.