Home / MERCADO / Economia / Portugal longe de ser o paraíso para os reformados, diz estudo
reforma no privado Portugal reformados funcionários públicos pme magazine
Foto de arquivo

Portugal longe de ser o paraíso para os reformados, diz estudo

O Global Retirement Index, um estudo da Natixis Global Asset, com um universo de 43 países mostra que Portugal não é dos países que melhor condições reúne para os reformados.

 

Portugal pode até ser um dos países de preferência dos estrangeiros quando reformados, no entanto, no que toca às condições fica muito abaixo, ocupando a 34.ª posição no Global Retirement Index.

A Noruega surge em primeiro lugar, um reino com pouco mais de cinco milhões de habitantes e com um dos maiores PIB do mundo. De 0 a 100%, a Noruega chega alcança o primeiro lugar em três categorias: saúde, com 88%, qualidade de vida, com mais de 90% e o bem-estar material, com 80%.

Em segundo lugar surge a Suíça com 84% e em terceiro a Islândia, seguida da Nova Zelândia. Apenas a partir do sétimo lugar aparece um país da zona euro, a Alemanha que, com mais de 80 milhões de habitantes, obtém uma percentagem de 87% no índice relativo à saúde, 67% no indicador relativo às finanças na reforma, 82% na qualidade de vida e 80% no bem-estar material.

Portugal ocupa o 34.º lugar, à frente de países como México, Chipre, Espanha, China, Turquia, Rússia, Brasil, Grécia e India. O indicador relativo à saúde bate os 74%, o das finanças na reforma chega aos 61% e o de bem material 45%.