O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) realizou um estudo sobre os hábitos dos portugueses face às compras de Natal, que revela que 44% dos inquiridos prefere comprar exclusivamente online. De igual forma conclui ainda que, em 2021, os portugueses preveem dedicar uma fatia maior do seu orçamento familiar às compras de Natal, num valor médio de 398 euros, mais 6,5% do que os 374 euros de 2020.
Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora deste estudo explica: “Após as alterações que a pandemia impôs ao comportamento do consumidor no Natal de 2020, quisemos perceber se os comportamentos se mantiveram em 2021 ou se verificamos um regresso à normalidade”.
“Os resultados mostram-nos, realmente, um clima mais otimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009”, ressalva a responsável, citada em comunicado do IPAM.
O IPAM procurou ainda saber se os portugueses iriam receber subsídio de Natal, concluindo que 29% dos inquiridos não o recebe nesta altura, o que poderá ter um impacto negativo no comportamento face ao consumo nesta quadra.
Sobre os produtos a comprar, as preferências variam consoante as faixas etárias: para as crianças até aos 12 anos estas preferem brinquedos (47%), seguidas de roupas e sapatos (22%) e livros (6%). Em relação aos adolescentes, entre os 12 e os 18 anos, as escolhas caem nas roupas e sapatos (29%), jogos eletrónicos (17%) e acessórios (12%). Para os adultos, a opção mais escolhida com 29% foi roupa e sapatos, acessórios de seguida (23%) e livros (17%).
Este estudo do IPAM que caracteriza o comportamento dos consumidores é realizado pelo 13.º ano consecutivo, o que possibilita uma análise detalhada das principais alterações nos hábitos de consumo desde 2009.