Home / Empresas / Programa +CO3SO Emprego com intenções de investimento em 540 milhões
ana abrunhosa +CO3SO Emprego
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial (Foto: Governo de Portugal)

Programa +CO3SO Emprego com intenções de investimento em 540 milhões

Iniciativa de criação ao emprego nas áreas rurais foi lançada no verão de 2020, com uma dotação de 90 milhões de euros. Excedente de candidaturas levou a intenção de reforço do financiamento.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o objetivo inicial do programa +CO3SO Emprego seria criar 1.600 postos de trabalho, com base num apoio de 90 milhões de euros às empresas do interior do país.

Este apoio pretende ajudar diretamente as empresas, comparticipando na íntegra os salários dos trabalhadores, incluindo as contribuições para a Segurança Social, tendo ainda uma taxa extra de 40%, cujo valor será injetado na liquidez das empresas.

No entanto, com um total de 2400 candidaturas recebidas e cerca de 4700 postos de trabalho propostos, as intenções de investimento são agora de 540 milhões de euros.

O programa “teve uma resposta avassaladora, com as empresas, o setor social e a diáspora a apresentarem intenções de investimento seis vezes superior à dotação inicial disponível”, revelou a ministra Ana Abrunhosa, durante uma audição regimental na comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, na Assembleia da República.

Já Ana Paula Xavier, presidente da Federação A Minha Terra (FMT), a associação de Grupos de Ação Local (GAL), que analisou a maioria das candidaturas, salienta a coragem das empresas, que se mostram dispostas a criar postos de trabalho “numa altura como a que atravessamos”.

“É um sinal extremamente positivo, que revela que o Estado pode contar com as empresas para a retoma económica de que tanto precisamos”, acrescenta.