O programa ‘Engenheiras Por Um Dia’ regressa, após uma edição 100% online devido à pandemia. O ano letivo de 2021/2022 vai ser retomado com atividades presenciais de mentorias e experimentação para profissionais das áreas de engenharia e tecnologia.
Segundo o gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, tem hoje início a 5ª edição do programa ‘Engenheiras Por Um Dia’, um programa que visa promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, que as engenharias e as tecnologias são uma opção, não se esquadrando apenas no domínio masculino.
Desta forma, o objetivo é também desconstruir esta ideia pré-concebida e combater os estereótipos que dificultam a entrada nestas opões escolares e de carreira.
127 serão as entidades participantes, incluindo 42 escolas ou agrupamentos de escolas, 15 instituições de ensino superior e 70 empresas, associações e municípios, que, em conjunto, vão potenciar desafios de engenharia, ações de mentoria, de role model e workshops, como também visitas de estudo.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade referiu: “este programa foi pioneiro no lançamento de uma política pública estruturada de combate à segregação sexual das escolhas educativas e profissionais, especificamente na área do digital e das tecnologias, áreas hoje já reconhecidas e previstas nos financiamentos previstos no Programa de Recuperação e Resiliência.”.
Esta iniciativa está incorporada na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação- Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em conjunto com o Programa INCoDe.2030, que já contou com 10.411 jovens do 3ºciclo e do ensino secundário, desde 2017.