Resultado de uma parceria entre o IEFP, a Estrutura de Missão Portugal Digital e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), o programa Emprego+Digital visa a formação profissional de trabalhadores da indústria na área digital. O plano agora é a expansão da iniciativa para outras áreas económicas.
O projeto Emprego+Digital, a acontecer em 2021, junta empresas e Governo na promoção de 1500 ações de formação gratuitas em competências digitais, destinadas a 25 mil trabalhadores de todo o país.
A iniciativa, que uniu o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), a Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD) e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), recebeu inscrições de cerca de 23.500 trabalhadores em apenas três semanas.
Na cerimónia de apresentação da iniciativa, decorrida no passado dia 18 de dezembro, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, elogiou a rápida mobilização e adesão da indústria ao projeto.
Orçamentado em mais de seis milhões de euros, o programa Emprego+Digital abrange, para já, os setores da metalurgia, metalomecânica, vestuário, calçado, cerâmica e mobiliário. A intenção é expandir para outros setores da economia nacional, de preferência espalhados pelo país, para que a formação não esteja restrita às grandes cidades.
Os temas da formação incluem a utilização básica das ferramentas digitais, o apoio ao cliente, a área financeira e outros cursos mais avançados, como por exemplo o desenho assistido por computador.