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Qualidade e Inovação para reforçar competitividade das PME

São 47 as PME que estão a ser apoiadas nas suas necessidades de capacitação e modernização, no âmbito do projecto da AIP “QI: Qualidade e Inovação”.

O objectivo das empresas participantes, que já evidenciam uma intensidade exportadora de 53%, é a optimização do seu desempenho e a orientação para o desafio da inovação, de forma a garantir e incrementar a sua competitividade e a reforçar o seu posicionamento nos mercados externos.

Os resultados esperados após o fecho do projecto apontam para aumentos do volume de vendas das empresas superior a 5% no global e a 2,5 % nos mercados externos.

O projeto da AIP “QI: Qualidade e Inovação” incide na reformulação dos processos das empresas, organizativos e/ou tecnológicos, por forma a promover a eficácia e eficiência das metodologias de trabalho e a inclusão de atividades de inovação, enquanto elementos diferenciadores essenciais à competitividade. Baseia-se em intervenções de consultoria para implementação de sistemas de gestão de qualidade e de investigação, desenvolvimento e inovação, de acordo com os referenciais normativos ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.

Os dois sistemas implicam o desenvolvimento de uma nova cultura e estrutura organizacional orientadas para a identificação de oportunidades de melhoria e para o emergir de novas ideias, numa clara orientação para a antecipação das necessidades do mercado e satisfação dos clientes e restantes stakeholders de toda a cadeia de valor da empresa.

Para apoiar a implementação e monitorização dos novos processos, métodos e ferramentas de trabalho está previsto o investimento para desmaterialização de processos, na aquisição de software de apoio à gestão da qualidade, gestão de reclamações, gestão das ideias e oportunidades de melhoria, gestão da relação comercial com o cliente, gestão e partilha do conhecimento, gestão de projetos de investigação.

As PME aderentes podem contar, entre outros, com os seguintes benefícios proporcionados pela implementação do projecto da AIP: implementação de indicadores de gestão, fundamentais para a tomada de decisão; capacidade de lidar com a mudança, na medida que a aplicação dos requisitos normativos preparará as empresas para agir face às alterações no universo cada vez mais complexo, exigente e dinâmico em que atuam; implementação de ferramentas de gestão do conhecimento e de promoção de ideias para Inovação de produtos/processos, organizacional e marketing; aumento da perceção das exigências do mercado e dos clientes, levando à investigação e desenvolvimento de novos serviços e produtos e à melhoria efetiva das suas funcionalidades; aplicação de metodologias orientadas para a melhoria contínua, através da gestão por processos, permitindo uma gestão mais eficaz, uma melhor identificação e uma análise mais incisiva das oportunidades, dos riscos e ameaças ao negócio; e melhoria na Imagem, credibilidade e comunicação com os stakeholders.