Home / Empresas / Quatro anos a apoiar o ecossistema empreendedor em Portugal
Foi em setembro de 2022 que a associação foi oficialmente criada (Foto: Divulgação)
Foi em setembro de 2022 que a associação foi oficialmente criada (Fonte: Divulgação)

Quatro anos a apoiar o ecossistema empreendedor em Portugal

Por: Cíntia Costa

Em quatro anos, muito mudou no ecossistema empreendedor em Portugal. A Associação 351 – Comunidade Portuguesa de Startups tem tido um impacto notável na transformação de um ecossistema que era anteriormente mais isolado e descentralizado, numa comunidade verdadeiramente aberta, inclusiva, colaborativa e conectada.

Em julho de 2019 nascia a comunidade 351, um organismo informal para apoiar o ecossistema vibrante de startups e novas ideias de negócio, que tinha como membros desde curiosos e aspirantes a empreendedores, até fundadores de startups que começavam a dar os seus primeiros passos no sentido de mudar o mundo. 

O conceito de comunidade surgiu por Malik Piara e Fernando Jardim, após uma conversa sobre a falta de cooperação entre os organismos de suporte a empreendedores, como incubadoras, aceleradoras e venture builders, e da falta de orientação que os novos empreendedores tinham quando começavam a sua jornada. 

Surgiu assim a primeira manifestação da comunidade: a criação de um Slack com vários canais para que as pessoas do ecossistema se pudessem conectar entre si, sem intermediários nem políticas de exclusividade.

Entre os principais tópicos discutidos estão as notícias relacionadas com empreendedorismo e negócios, os eventos a acontecer em Portugal, os pedidos de ajuda para um projeto, as oportunidades de financiamento em aberto e a partilha de visões e opiniões entre membros.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.