Home / Opinião / ANABELA CHASTRE / Que modelos e tecnologias utilizar para acelerar a aprendizagem nas organizações?
aprendizagem
Anabela Chastre CEO da Chastre Consulting e presidente da Cimeira Lusófona de Liderança (Foto: Divulgação)

Que modelos e tecnologias utilizar para acelerar a aprendizagem nas organizações?

Por: Anabela Chastre, CEO da Chastre Consulting e presidente da Cimeira Lusófona de Liderança

As medidas de contenção da pandemia alteraram profundamente os tradicionais modelos de negócio e de trabalho e, com isso, aceleraram a necessidade de transformação digital em muitas empresas. A profunda e repentina mudança na forma como trabalhamos trouxe um grande desafio às organizações: a aprendizagem. 

De um momento para o outro, a aprendizagem on the job já não era suficiente. Era preciso complementá-la com novas técnicas através da formação. O problema é que os modelos de formação até então conhecidos também já não eram suficientes para dar resposta aos novos desafios. 

O que fazemos agora com a formação? Com as vantagens de um modelo presencial nunca questionado? Será que as pessoas querem aprender as mesmas temáticas, ou temos de pensar noutras? E atrás da câmara os formadores falam e usam técnicas de ensino iguais às do modelo presencial? Fiz estas questões a mim própria, no início da pandemia. Graças à proximidade que mantivemos com os nossos clientes fomos compreendendo que estas questões não eram só nossas, mas também deles. As empresas diziam-nos que os colaboradores precisavam, mais do que nunca, de motivação para continuarem a aprender. A formação e o coaching poderiam ser a solução, mas algo tinha de mudar.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.