Por: Redação
O ano de 2024 registou um aumento de 10,7% no número de reclamações no Portal da Queixa, totalizando 224.256 ocorrências, o maior volume anual até hoje.
Em declarações à PME Magazine, fonte oficial da Consumers Trust, aponta que a subida do número de reclamações estará relacionada com o facto de os consumidores estarem cada vez mais exigentes e conscientes daí recorrerem mais à publicação online de más experiências.
Como estão mais digitais, também compram mais online e neste comércio eletrónico nem sempre as compras correm bem, acrescenta ainda.
O descontentamento dos consumidores foi especialmente elevado em dezembro, enquanto setembro foi o mês com menos reclamações.
Black Friday e Natal disparam reclamações
Este caso deve-se, sobretudo, a dois fatores sazonais: a Black Friday (29 de novembro) e ainda as compras de Natal, como explicou a fonte oficial da Consumers Trust à PME Magazine.
Com uma média de 614 reclamações por dia, os correios, serviços públicos e telecomunicações lideram o ranking dos setores mais reclamados.
Entre as marcas mais visadas, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) liderou, seguido pela MEO, CTT, Worten e NOS.
No entanto, apesar das críticas, algumas empresas mostraram progresso, com taxas de solução acima de 70% em setores como hiper e supermercados, comunicações (TV e Media) e correio, transporte e logística.
A nível internacional, o Portal da Queixa recebeu registos de 104 países, com destaque para reclamações oriundas do Brasil (39,6%), França (10,3%) e Espanha (9,1%).
Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust aponta que este ano espera intensificar as demandas dos consumidores, exigindo uma adaptação contínua para atender às expectativas dos clientes. “Em 2025, esperamos que estas exigências se intensifiquem, desafiando as empresas a combinarem inovação com propósito e a consolidarem o seu compromisso com a experiência do cliente”, explica o CEO.