Por: Marta Godinho
De acordo com o relatório da IFI Claims, empresa de consultoria e de informação de patentes, a empresa sul-coreana, Samsung, ultrapassa a IBM após 30 anos de liderança no número de patentes concedidas nos Estados Unidos da América.
Em 2021, o número de patentes da IBM concedidas nos EUA de 8,681 patentes apresentou um decréscimo de 49% face a 2022, levando a Samsung a ocupar a primeira posição do ranking.
O elevado número de patentes concedidas para a IBM nos EUA há quase 30 anos de liderança está diretamente relacionado com a particularidade dos EUA de obter patentes de programas de computador (software) , constituindo a grande maioria das patentes obtidas pela IBM no país, de acordo com o Phillip Monteiro, paralegal de propriedade intelectual na Inventa. Por outro lado, as proteções para os códigos-fonte dos softwares são, maioritariamente, concedidas por títulos específicos para a mesma matéria (ou seja, pouco provavelmente a IBM ocuparia a posição de liderança em patentes concedidas durante tanto tempo se mantivesse a mesma estratégia fora dos EUA).
Segundo Dario Gil, chefe de pesquisas da IBM, o declínio está ligado com uma mudança de estratégia da empresa que se iniciou em 2020, depois de ficar decidido que não seria um objetivo a liderança numérica de patentes concedidas.
“As patentes são apenas uma das medidas da real capacidade de inovação de uma companhia”, acrescenta, justificando que a IBM se propôs a valorizar a qualidade sobre a quantidade de pedidos recentes de patentes, com especial enfoque para as de computação quântica e inteligência artificial.
Quanto às dez empresas que se destacam como maior número de patentes, para além da IBM (única empresa americana destacada no top 5), encontra-se a Qualcomm, a Intel e a Apple, ocupando, respetivamente, as 7ª, 8ª e 9ª posições. A Huawei ocupa a 4ª posição nesta lista.
Apesar do crescimento do número de companhias asiáticas com mais patentes nas estatísticas das dez empresas, as companhias norte-americanas continuam a liderar a lista de patentes concedidas nos EUA com um total de 44% (142.703 patentes). Já as companhias japonesas são titulares de 46.504 patentes concedidas (16,6%) e as chinesas são titulares de 24.538 patentes (8,7%).
Nos dez países com maior número de patentes concedidas, quatro delas são originárias de países da Europa com grande interesse no mercado norte-americano, tais como a Alemanha (5ª no ranking com 14.746 patentes), a França (7ª posição com 5.541 patentes), o Reino Unido (8ª posição com 4.837 patentes) e a Suíça (9ª posição com 4.601 patentes).
2022 revelou-se como o terceiro ano consecutivo na diminuição no número de patentes concedidas pelo Instituto Americano de Patentes e Marcas (USPTO) devido à pandemia de Covid-19. Ainda assim, o número de pedidos de patentes nos EUA voltou a crescer ainda em 2022 depois da queda em 2021, retomando o crescimento exponencial iniciado em 2017.