Por: Marta Godinho
Com o objetivo de espalhar o segredo proativo, a Editora Lidel anunciou a publicação do livro “Seja proativo! Assuma o Controlo” da autoria de Alexandra O´Neill e de João Aragão e Pina. O Grupo Lidel, que opera há 59 anos, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. É, atualmente, uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, conteúdos temáticos e inovação.
Em entrevista à PME Magazine, os dois autores do livro falam sobre o seu lançamento, a necessidade e os benefícios de ser proativo nos dias que correm e as expetativas quanto à publicação deste livro.
PME MAGAZINE – Como surgiu a ideia para o livro?
João Aragão e Pina – A proatividade é um tema que me interessa há algum tempo. Por isso, é um construto que faz parte de um estudo amplo que estou a realizar com outros colegas e que permitiu criar workshops, que dinamizei para diferentes setores de atividade. Nestas ações, tornou-se ainda mais claro para mim a pertinência de se falar sobre a proatividade e de mostrar como podemos adotar comportamentos proativos. O livro surge da identificação desta necessidade prática. E para tornar esta viagem pela proatividade ainda mais rica, com perspetivas diferentes e muito ligadas ao contexto profissional, desafiei a Alexandra a fazer-me companhia. E não podia ter tido melhor companheira de viagem!
Alexandra O´Neill – A fantástica viagem pela proatividade surgiu através de (mais) um desafio do maravilhoso e proativo João! Uma pessoa que muito admiro e que me inspira para desafios verdadeiramente memoráveis e marcantes. De imediato colocámos as mãos no manche, e viajámos juntos!
PME Mag. – Porque é que sentiu necessidade de criar um livro que quer combater a procrastinação?
A.O.N. e J.A.P. – Alinhados, identificámos a reatividade como um comportamento demasiado frequente, abraçado de forma alargada no nosso horizonte. Em conversa digital, alicerçámos o nosso pensamento no conhecimento académico e profissional, reconhecendo a procura crescente por indivíduos e organizações proativas, verificando que, com frequência, não compreendemos do que se trata, como se aplica ou alcança o tão desejado comportamento. Quisemos questionar a ideia pré-concebida da génese do comportamento proativo, pretendendo demonstrar que cada um pode e deve tirar o maior partido deste comportamento, como uma escolha consciente e preparada!
PME Mag. – Sente que cada vez mais é necessário informar os leitores de que a proatividade leva ao sucesso?
A.O.N. e J.A.P. – Citando o livro Seja Proativo! O comportamento proativo, tanto num contexto pessoal como profissional, ao nível corporativo, académico, ou mesmo social, coloca-nos numa posição “avançada”. Este comportamento aumentará a probabilidade de cumprimento do planeamento efetuado, com possibilidade de incorporação de feedback, e eventual adequação, adaptação e melhoria. A redução de stress e pressão associada nomeadamente a prazos, e expectativas, inerente às diversas esferas de atuação, implicando em ações de menor probabilidade de erro ou arrependimento, serão também vantagens a sublinhar. Assim, e sendo estas variáveis de crescente preponderância na obtenção de sucesso pessoal ou profissional, consideramos que as vantagens desta ferramenta são significativas e assumimos a missão de a disseminar de forma informada e responsável.
PME Mag. – Quão importante é, nos dias que correm, sabermos conduzir a nossa vida no sentido da proatividade?
A.O.N. e J.A.P. – O contexto atual condicionado pela conectividade remota e avanços tecnológicos, recompensa de forma marcante, a capacidade de antecipação e ação, com olhos no futuro. Deste modo, uma preparação e reflexão prévia para a ação planeada e contextualizada, permite a progressão e o alcance dos objetivos a que nos propusermos, brindando-nos com uma vida de “voos e aterragens seguras, memoráveis e de elevada satisfação”. “Porque não assimilarmos diariamente que conseguiremos ser felizes se assumirmos o controlo? Podemos concretizar o que desejamos. Não haverá pior arrependimento do que, o de que não fizemos. Assim, prepare, planeie, reflita, comunique e aja!”
PME Mag. – A antiga frase “não esperes resultados diferentes se fizeres o mesmo todos os dias” pode ser aplicado a este livro?
A.O.N. e J.A.P. – Sem dúvida! No livro referimos isso mesmo, uma vez que a proatividade preconiza a antevisão do futuro, objetivando a identificação, procura e captura de oportunidades, criando estrategicamente a trajetória do nosso presente de modo a alcançarmos os nossos objetivos no futuro. Teremos assim, efetivamente, de nos distanciar dos hábitos e rotinas, de resposta a circunstâncias e pressões para manter o status quo, desviando-nos do conforto da rota que nos será familiar. “A proatividade implica alteração de trajetória, e consequente investimento de tempo e energia, sendo este investimento compensado de forma substancial e generalizada com a sua aplicação consistente e perseverante. Este investimento associado à preparação, planeamento e enquadramento da mudança de trajetória, assim como na sua implementação e acompanhamento, potenciarão a nossa capacidade de liderança, assim como o sucesso da ação”.
PME Mag. – Que comportamentos proativos recomenda ao público?
A.O.N. e J.A.P. – A proatividade implica a assunção de responsabilidade, de forma produtiva e positiva, no sentido do desenvolvimento e foco no que controlamos”. Em concreto, entre os diversos comportamentos que pode encontrar no livro, podemos destacar três: a definição de objetos e do respetivo plano de ação, a procura deliberada de feedback e a procura de um mentor. Recomendamos, assim, que coloque o controlo nas suas mãos e assuma efetivamente a responsabilidade sobre a sua rota, preparando-se, planeando o seu voo, e agindo em conformidade. Sugerimos que se foque sobre o que controla, agindo sobre a sua área de influência.
PME Mag. – Que benefícios estão intrínsecos nestes mesmo comportamentos?
A.O.N. e J.A.P. – Pessoas proativas exibem com frequência sentimentos de gratidão e felicidade, dado que a capacidade de gestão do tempo, lhes permite uma gestão pessoal e profissional mais eficiente.
PME Mag. – Sente que a proatividade devia ser cada vez mais cultivada nos dias que correm, principalmente como forma de alerta para as novas gerações que se estão a formar?
A.O.N. e J.A.P. – A tecnologia, globalização e transformação digital, redefiniram de forma marcante o modo como aprendemos e interagimos, implicando, mais do que nunca, a necessidade de adotarmos comportamentos orientados para a ação e auto motivação, perspetivando o futuro de forma competitiva, autónoma e dinâmica. Como referimos no livro, a nova era de comunicação e ligação remota, terminou com a abordagem de instrução e supervisão constante, evidenciando de forma marcante os indivíduos proativos que “afetam, moldam, expandem, reduzem e temperam” o que acontece nas suas vidas. Assim, e baseando-nos tanto na experiência, como na literatura e investigação publicada, a vantagem direta da adoção de comportamentos proativos será indiscutivelmente a capacidade de adaptação atempada à mudança, tanto ao nível pessoal como profissional, aspeto este, essencial para todas as gerações.
PME Mag. – Como é que sente que o seu livro se destaca de todos os outros já criados dentro da mesma temática?
A.O.N. e J.A.P. – Não há assim tantos livros que abordem exclusivamente o tema da proatividade. Ainda menos em língua portuguesa. E menos ainda que interliguem a investigação científica com a atividade prática, oferecendo um roteiro claro para o desenvolvimento dos comportamentos proativos. Esta viagem pela proatividade, assume no seu ADN, a experiência profissional e académica de cada um dos autores. Desde a esfera corporativa à universitária, desde a gestão ao ensino, associado a uma extensa pesquisa de conhecimento ao nível da literatura, ilustrada pelos testemunhos de uma tripulação ilustre e clarividente, a quem mais uma vez agradecemos pelo contributo relevante. A abordagem adotada, espelhada de forma metafórica na arte de voar, pretende auxiliar o leitor na consecução da proatividade, mostrando-lhe formas consolidadas e frutíferas de alcançar o controlo da sua vida.
PME Mag. – Que expetativas tem para o lançamento do livro?
A.O.N. e J.A.P. – Consideramos, que o coletivo beneficiará significativamente com a compreensão e assimilação individual da escolha de controlo sobre o futuro, através de comportamentos proativos e de envolvimento. Esperamos assim mostrar um horizonte de esperança e oportunidades, criadas pela consciência de que a preparação, planeamento e ação responsável e consciente poderão, partindo de cada um, moldar o futuro.