Por: Ana Vieira
A portuguesa Magic Beans, especializada na prestação de serviços de consultoria tecnológica para cloud, lançou uma nova unidade de negócios para o mercado da Inteligência Artificial e espera atingir um milhão de euros no primeiro ano de atividade.
Em entrevista à PME Magazine, Vítor Rodrigues, CEO da Magic Beans, justifica que a opção “teve em conta as caraterísticas deste segmento e um propósito mais amplo que é o de ajudarmos os nossos clientes a tirarem o máximo partido destas tecnologias”.
Com a marca própria Magic Data, Portugal e Espanha são os mercados alvo imediatos.
PME Magazine (PME Mag.) – O que motivou a Magic Beans a lançar uma unidade de negócios dedicada exclusivamente a Data&IA?
Vítor Rodrigues (V. R.) – As áreas de Data&IA são muito exigentes, estão em constante mudança, e esta transformação é além disso muito acelerada. A nossa decisão de lançarmos uma unidade de negócio dedicada a esta área, com profissionais especializados e que estão apenas a fazer Data&IA, teve em conta as caraterísticas deste segmento e um propósito mais amplo que é o de ajudarmos os nossos clientes a tirarem o máximo partido destas tecnologias. O foco e a especialização fazem toda a diferença.
PME Mag. – Quais são as principais tendências que vocês veem no mercado de IA e dados nos próximos anos?
V. R. – A IA vai dominar o ano de 2025, com a adoção desta tecnologia a acontecer de forma mais ou menos consciente por parte da maioria das pessoas, empresas e organizações, que têm sido relutantes a fazê-lo até agora. Desde logo porque, todos os fornecedores de TI estão a incorporar a IA nos seus produtos e serviços. E, portanto, qualquer organização irá usufruir das potencialidades desta tecnologia que já está incorporada nas aplicações ou/e nas plataformas que utiliza. Este é um tipo de adoção “menos consciente”.
“Qualquer estratégia de IA, para ser bem-sucedida, requer uma boa plataforma de dados”.
Por outro lado, temos um número crescente de empresas e organizações que estão a incorporar a IA de forma consciente nas suas funções e processos, alterando por completo a forma como costumavam trabalhar. E este é um movimento que está a acelerar e que acreditamos irá dominar todo o ano de 2025.
Qualquer estratégia de IA, para ser bem-sucedida, requer uma boa plataforma de dados. Sem uma gestão correta dos dados não existe IA fiável.
PME Mag. – Que soluções Data & IA podem ser usadas pelas Pequenas e Médias Empresas Portuguesas?
V. R. – As Pequenas e Médias Empresas podem extrair benefícios das soluções de dados e de IA em tudo equivalentes aos das grandes organizações, as únicas diferenças são a escala e a capacidade de acesso ao talento adequado. Na Magic Data oferecemos o nosso apoio às PME, tornando os nossos recursos (talento) acessíveis a estas empresas de uma forma ágil, flexível e fácil.
PME Mag. – A Magic Data tem a ambição de gerar 1 milhão de euros no primeiro ano. Quais são as principais estratégias da Magic Beans para atingir essa meta? E como chegaram a este valor?
V. R. – O mercado de Data & IA está a crescer muito rapidamente e existem boas oportunidades de negócio para as empresas de serviços profissionais que acrescentam valor através do foco, conhecimento e experiência certos.
“(…) vamos reforçar a equipa de vendas da Magic Beans”
Contamos já com vários projetos de clientes nas áreas de Data & IA provenientes da Magic Beans, e este é um bom ponto de partida. Além disso, vamos reforçar a equipa de vendas da Magic Beans para gerar novas oportunidades de negócio, ajudando os novos clientes a obterem o máximo valor das tecnologias e soluções de Data & AI.
PME Mag. – Após o foco inicial de Portugal e Espanha, há planos para expandir a atuação da Magic Data para outros países?
V. R. – Sim, temos planos para estender o nosso alcance a outros territórios onde a Magic Beans já está a operar, e nalguns outros adicionais. Além de Portugal e Espanha, a Magic Beans está presente no Benelux, em Itália, na Suíça, no Médio Oriente e na América do Sul.
PME Mag. – Quantos colaboradores tem a Magic Beans?
V. R. – Atualmente temos uma equipa de 70 profissionais na Magic Beans, e temos planos de crescimento muito ambiciosos com as nossas iniciativas, nomeadamente e no imediato com a Magic Data.